Marinha realiza Operação Aspirantex/2022
A Marinha do Brasil (MB) realiza, até o dia 27 de janeiro, a Operação “Aspirantex/2022”, na área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com previsão de visita aos portos de Rio Grande (RS), Itajaí (SC) e Paranaguá (PR).
O propósito da “Aspirantex” é contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, e para a familiarização dos Aspirantes da Escola Naval sobre a vida no mar, com ênfase na orientação para os alunos do 2º ano na opção de Corpo e na escolha da sua área de Habilitação.
A Operação está dividida em seis fases, dentre pré-comissão, fases de mar, fases de porto e regresso. Durante as fases de mar, serão realizados diversos exercícios de caráter estritamente militar, relacionados às tarefas básicas do Poder Naval, e ação de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. Nas fases de porto, em cumprimento aos protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias e às medidas de prevenção à proliferação da Covid-19, os navios não serão abertos à visitação pública.
O Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, será o Comandante do Grupo-Tarefa, responsável pelo planejamento e execução das atividades relacionadas à “Aspirantex”, que contará com a participação dos seguintes meios navais, aeronavais e Organizações Militares: Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, Navio Doca Multipropósito “Bahia”, Fragata “Liberal”, Fragata “Independência”, Submarino “Tikuna”, Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, Navio de Apoio Oceânico “Mearim”, Grupamento de Mergulhadores de Combate, Carros Lagarta Anfíbio, e aeronaves “Super Cougar”, Seahawk”, “Bell Jet Ranger III”, “Esquilo”, “Skyhawk”, além das pertencentes à Força Aérea Brasileira, “Orion” e “Bandeirante Patrulha”.
FONTE: Marinha do Brasil
Não sabia que o tikuna tinha voltado ao setor operacional, legal.
Retorno do Tikuna, incorporação próxima do Riachuelo, novo NSS, 2022 promete ser um ano bem melhor para a Força de Submarinos.
Inclusive visitei o NSS Alte Guilhobel e o navio é muito confortável, além de novíssimo. Esta passando por algumas homologações e acertos operacionais, mas acredito dar grandes alegria ao serviço da armada.
Também acredito nisso !
Tem que usar antes que quebrem e virem as Rainhas Sereias do Cais do Porto!
Só resta a saudade de ver o S-31 Tamoio participando da operação Aspirantex, triste ver este gigante no AMRJ inoperante.
A Corveta Barroso não está operando?
Não está nessa operação e nem esteve na do ano passado.
É possível que esteja passando por “PMG” originalmente planejado para iniciar em junho de 2020 com duração de 2 anos cuja data de início não pôde ser cumprida então é possível que o início tenha sido adiado para 2021 e consequente retorno em 2023.
Tenho visto ela no Arsenal, tenho quase certeza que se trata de PMG, aliás, ela empurrou muita água desde que foi comissionada, muitas das vezes carregando o piano devido a disponibilidade de demais meios de escolta.
Verdade Johan até então a “Barroso” parecia estar em toda parte. Torçamos para que não ocorram muitos atrasos no período de manutenção.
Boas lembranças da Aspirantex/96 a bordo do NTrT Custódio de Melo, vulgo “todinho”. Bravo Zulu.
Pegando um “gancho” no seu comentário Leo, muitos anos atrás fui acometido por uma dúvida: o “Custódio” no início trazia o indicativo NTr 1 logo mudado para G 15. Em seguida foi reclassificado como “NE” e o indicativo mudado para U 26 quando inclusive na década de 1960 meu pai o visitou no México encontrando a bordo um velho amigo então aspirante. . Quando o “Custódio” foi substituído na função “NE” pelo “Brasil” em meados da década de 1980, teve o indicativo alterado para G 20 não retornando ao G 15. . Com o tempo descobri que em 1972 a… Read more »
Estranha a ausência dos Wild Lynx nesta comissão. Falando nisto, como anda a entrega desses helicópteros? Se bem me lembro, agora em 2022 os últimos modernizados serão recebidos, não é?