Resgate do caça F-35C que caiu no Mar da China Meridional pode levar 2 meses
“Recuperação pode custar vários milhões de dólares”, disse Carl Schuster, capitão aposentado da Marinha dos EUA
A Guarda Costeira Japonesa emitiu um aviso de navegação para que os marinheiros tenham cuidado com as operações de resgate, enquanto a Marinha dos EUA está se preparando para recuperar o caça F-35C que caiu no dia 24 de janeiro no Mar da China Meridional.
Um especialista disse que pode levar até o final de março para que o avião seja recuperado.
O caça F-35C Lightning II chocou-se com o convés do porta-aviões USS Carl Vinson e depois caiu na água.
O Departamento Hidrográfico e Oceanográfico da Guarda Costeira do Japão (JHOD) no aviso de navegação emitido disse que as operações de salvamento estão sendo realizadas na parte norte do Mar da China Meridional “até novo aviso”.
Um aviso de navegação é um aviso público aos marinheiros sobre mudanças nos auxílios à navegação e atividades ou perigos marítimos atuais, incluindo zonas de pesca e exercícios militares.
De acordo com as coordenadas fornecidas pelo JHOD, a área de salvamento fica a cerca de 170 milhas náuticas da costa oeste da ilha de Luzon, nas Filipinas.
A Marinha dos EUA ainda não confirmou que esta é a operação de salvamento de seu caça, mas um porta-voz disse na semana passada que a Marinha “está fazendo arranjos de operações de recuperação para a aeronave F-35C” envolvida no acidente a bordo do USS Carl Vinson, que estava realizando exercícios. aproximadamente na mesma área no Mar da China Meridional.
Especialistas disseram à Radio Free Asia que a profundidade da água no local é de cerca de 3.000 metros a 3.500 metros.
Não está claro se um navio de salvamento foi despachado. A 7ª Frota tem um navio de resgate baseado no Havaí, o USNS Salvor, e levaria 10 dias para chegar ao local.
“O primeiro passo seria enviar um UUV (veículo submarino não tripulado), ou uma embarcação submersível, para pesquisar o local, localizar o avião afundado, para verificar se ainda está intacto, o que aparentemente é o caso desta vez”, disse Carl Schuster, capitão aposentado da Marinha dos EUA e ex-diretor de operações do Centro de Inteligência Conjunta do Comando do Pacífico dos EUA.
Uma foto e um videoclipe que circulam nas mídias sociais na semana passada e posteriormente verificados pela 7ª Frota dos EUA mostram que o F-35C pousou na água com o lado certo para cima e parecia estar intacto antes de afundar.
“Então, o próximo passo seria anexar material de flutuação ao avião para levantá-lo”, explicou Schuster, acrescentando: “Provavelmente levaria de cinco a sete dias úteis para anexar tudo e começar a levantar”.
O avião recuperado seria então colocado em um navio de transporte. Existem muitos desafios, porém, ele alertou, incluindo correntes de água, baixa visibilidade subaquática e o clima.
“Se o tempo persistir, tudo correr bem, você está olhando para uma operação de três navios de 15 a 20 dias quando os navios de resgate estiverem no local”, disse o especialista naval.
Ele previu que, se os navios chegassem até meados de fevereiro, a missão estaria concluída antes do final de março.
Operação cara
A Marinha dos EUA normalmente não revela o custo de suas atividades, incluindo operações de salvamento, mas “a recuperação da aeronave deve custar vários milhões”, disse Schuster.
O F-35 de US$ 100 milhões, desenvolvido pela gigante aeroespacial americana Lockheed Martin Corp., é uma aeronave de última geração com desempenho furtivo superior que é difícil de detectar no radar.
De acordo com a Lockheed Martin, a variante F-35C é “o primeiro e único caça furtivo do mundo projetado e construído explicitamente para operações de porta-aviões”. O primeiro F-35C foi colocado em operação apenas em 2019.
A China disse na semana passada que “não tem interesse” em recuperar os destroços que podem conter informações tecnológicas confidenciais.
No entanto, analistas disseram que Pequim ainda monitorará de perto a área e o processo de recuperação, e os EUA não querem que os destroços caiam nas mãos da China.
“Acho óbvio que os chineses também estariam procurando os destroços”, disse Richard Bitzinger, membro sênior da Escola de Estudos Internacionais de S. Rajaratnam, em Singapura, em entrevista anterior à RFA.
Ele disse que pedaços de destroços podem fornecer informações valiosas sobre o F-35, como seu revestimento, sensores furtivos e processamento de dados.
FONTE: Radio Free Asia
Eu ficaria feliz se os chineses encontrassem antes.
Acho que os chineses estão passando longe disso.
Não têm interesse, não.
Que eles não vão entrar numa disputa pelo caça não tenho dúvidas, mesmo porque não seria educado e vai que no futuro é um caça deles que cai. Vão ficar na deles só cuidando, mas não tenho dúvidas de que eles adorariam por as mãos no caça. Acesso a sistemas eletrônicos ofensivos e defensivos, os mísseis. Se esse avião cai nas mãos dos chineses os EUA teriam que praticamente refazer a eletrônica do caça, isso sem contar os mísseis (não sei se estava armado). Seria o prejuízo.
Rapaz, dizem por ai que eles acharam já.. no passado… e na pela internet.
Bem, ninguém mandou o serviço de contra-espionagem do inimigo ser tão incompetente.
Além disso, de espionagem de produtos alheios, os EUA são craques.
Suas habilidades remontam ao tempo da 2ª Guerra Mundial.
A incapacidade do Serviço Secreto, desde sempre.
SDS
feliz, feliz eu não sei se é a palavra, mas eu iria rir um bocado ficaria muito curioso com as implicações e o desfecho disso tudo
Olhando a foto do avião no mar, lembrei-me do incrível Sub-voador do Sea View.
Bons tempos
Nisso tenho que concordar com você e fui até mais longe adquirindo um na escala 1:32
e outros 2 em escala menor para meus 2 modelos do “Seaview” .
Muito legal!
SDS
Submarino é assim mesmo. Uma arma furtiva, difícil de ser encontrada quando está submerso
Segundo as leis internacionais quem encontra algo no oceano é o dono, certo?
Que eu saiba não é bem assim especialmente quando se trata de meios militares. O que
discutiu-se após o F-35C ter caído no mar é que os chineses poderiam alegar danos ao ambiente “forçando-os” a tentar recuperar o avião.
Achei impressionante ter ficado tão íntegro após a colisão, se arrastado praticamente por toda a pista e após a queda na água.
Dois meses??? Já estará lá em Beijing…
Se o JPALS estivesse ativo no modo totalmente automatizado, mas a gente não sabe disso. O avião saiu da trajetória (aquela marcada pela retícula na tela) a pouco mais ou menos de 350 metros da popa (supondo 135 nós em aproximação por cinco segundos). Depois do impacto, cruzou o convés (suposto com 235 jardas) a uns 85 nós (uns cinco-seis segundos). Mas pode não ter sido o software e sim os sensores que alimentam o computador de bordo que ‘auxilia’ a pilotagem – aconteceu isso com um B-2 Spirit em decolagem. Dizer ‘auxilia’ é subestimar a importância das múltiplas correções… Read more »
Seria engraçado se o caça afundasse exatamente na fossa das Marianas. Queria ver se eles conseguiriam recuperar o caça.
Eu sei que a Rússia está certo a Ucrânia tem que ser dominado pela Rússia o presidente da Ucrânia devia ter uma conversa com o presidente putin pra ter uma solução e não haver guerra.
Mas ainda não resgataram…..esses 2 meses vão virar 2 anos…repassem o serviço aos chineses; farão o resgate em 5 dias…inacreditável a lerdesa…