Marinha entrega manutenção do NAM ‘Atlântico’ aos ingleses
Contrato é estimado em cerca de 80 milhões de reais
Por Robson Bonin
A Diretoria Industrial da Marinha fechou um contrato com a empresa inglesa Devonport Royal Dockyard Limited, com dispensa de licitação, no valor de 80 milhões de reais (11,1 milhões de libras) para serviços continuados necessários para prover a manutenção preventiva e corretiva, além da transferência de conhecimentos, para apoiar as atividades de manutenção e reparo, todas relacionadas a equipamentos e sistemas do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”. Trata-se de um navio porta-helicópteros.
FONTE: Veja / Coluna Radar
NOTA DA REDAÇÃO: O extrato de dispensa de licitação foi publicado no DOU:
Pela importância e tamanho dele, e o desastre que seria uma docagem “ad-eternum” o preço está ótimo, ainda com uma transferência de tecnologia de manutenção, da até pra estranhar, isso não é fake não kkkkkkkkkkk.
Semântica.
11/02/2022 – sexta-feira – btarde, mestre Esteves, a manutenção, aparentemente ficara bem em conta. Agora quanto gastaremos com a tripulação durante o periodo de docagem: hospedagem, alimentação e as diarias???? Este valor tambem deveria estar incluido nesta manutencao, faz parte da transparência.
Vovozao,
Bom saber que Mestre Vovozao está forte.
O contrato tem seu valor de acordo com o serviço que a empresa irá prestar ( manutenção do navio). Hospedagem,alimentação e diárias da tripulação não serão pagas a empresa . Por isso esse valor não está incluído.
Concordo plenamente contigo .
Nada melhor que os pais para tomar conta da criança.
Segue o jogo.
Melhor ainda é que os pais biológicos vão ensinar aos pais adotivos como cuidar da criança !!!
Pq nao devolveram como irão fazer igual aos Hind?? Se o problema com os helicopteros era uma manutenção com os Russos e cara (mesmo depois de 10 anos de uso), o que dizer dessa de um navio que mal chegou e já terá que fazer com os ingleses uma cara manutenção??
Gastar mais de R$ 80 milhoes com um navio que tem como unica serventia levar meia duzia de helicopteros e justificar cargo de almirante de esquadra para alguns.
Esse Governo está aí para isso mesmo.
Sem novidades.
Tchê, mas tu gosta de perder uma oportunidade de ficar quieto! Mas bota caldo nisso!
Acontece que o NAM atlantico e produto do eixo EUA-OTAN, dai os norte americanos nao prejudicam as importadoras de pecas de manutencao do produto, como e o caso dos helis russos.
Meu deus kkkkkkk olha aí um dos discípulos do veiada bomba que caiu nas teorias de conspiração.
Sério, perguntou a ele de onde ele tirou essa informação? Pede as fontes! Como que sai repetindo o que ouviu assim sem provas, sem evidências…? Ah, lembrei. Isso é típico dos fanáticos
O problema são os embargos dos EUA para as empresas do setor militar da Russia, que está atrapalhando a importação das peças necessárias pela FAB.
Procure fontes sobre o assunto. O canal no Youtube chamado Arte da Guerra tem um vídeo ótimo sobre o assunto.
Tá viajando muuuuuuuuuito
Canal do YouTube……….
Tanto não existe, q o EB tá bem de IGLA.
Kkkkkk não faça esse tremendo desserviço com os colegas que buscam aprender e se informar. Só mais um canal ridiculamente politizado, mais propagandas que informações .
Dois ótimos canais, muito mais sóbrios e técnicos, são “águias de aço ” e “Aero por trás da aviação”… Para quem realmente quer aprender e se informar….mas para quem quer entrar em besteirol político o canal que você indicou é perfeito, prato cheio.
O pessoal não sabe muito bem o que é geopolítica então enfiam goela a baixo qualquer idiotice e chamam de “geopolítica “.
Besteirol.
Eu até acompanhava este canal, mas depois que o i(responsavel) resolveu dar espaço ao ciro e falando que ele é um verdadeiro patriota, já se juntou ao time dos melancias.
Certo. Não deveria dar espaço pra nenhum dos candidatos a presidência na próxima eleição então né? Já que ali não tem NENHUM patriota, estadista ou qualquer outro adjetivo que se possa dar a um bom governante.
Kkkkkk ! muito boa..!
De onde vc tirou essa falácia??????
Os russos não mandam peças, ou mandam a errada, ou mandam a errada em grande quantidade ou demoram a mandar mesmo com $$ pra receber. Um ZARALHO.
Fica essa rasgação de calcinha pros EUA q é impressionante….
Fala isso no Canal do Roberto Caiafa que ele te bloqueia!!!! Pela amor…….!!!
Vou nem debater, vai que é doença!
O cambio distorce um pouco as coisas. 11 milhões de libras não é muito dinheiro, o problema é que isso é igual a 80 milhões de reais. Isso é igual a reportagens dos jornais mais tradicionais: quando o cambio está mais perto real-dólar, usam X dólares pra dar aquela impressão de muito dinheiro estrangeiro. Quando o cambio está muito defasado usam XXXX reais pra parecer uma montanha de dinheiro quando na realidade o real não vale tanto assim, mas o número impressiona
Você tem USD 1 bi pra construir um novo e esperar 3 anos pra ele ficar pronto? Não. Vou tentar explicar pra ver se você entende. Exemplo: Você compra um carro novo, por 100 mil e chega na revisão de 10 mil km e te cobram 80 mil? Aí você pensa… ué? se eu pagar isso o que sera da revisão de 20 mil ? Aí voce pensa: “melhor me livrar dessa bomba.” Bom , essa é a historia do AH-2 Sabre na FAB. Vamos ao caso do navio… Você compra um Carro com 10 anos de uso pelo mesmo… Read more »
Pondere um pouco mais ,reflita, leia uns comentários mais objetivos e não ideológicos ou políticos e verás que falou bubiça meu caro.
O problema são os embargos dos EUA para as empresas do setor militar da Russia, que está atrapalhando a importação das peças necessárias pela FAB.
De novo essa papagaiada?
Porque a logística q a Russia mantinha pros Sabre era um ZARALHO.
Já a logística q os ingleses mantém com o Brasil praquilo q temos deles sempre foi ótima.
Resultado do abandono a que foi relegado o AMRJ nos últimos governos. Lamentável.
Resultado proveniente de baixos salários, impossibilidade de contratar servidores civis e investimento em equipamentos e qualificação de pessoal, desde os anos 90, pagamos o preço de não acompanhar a RAM, virou um abismo.
Sim, mais uma prova de que o Arsenal com órgão de construção e manutenção naval já era… A política dos últimos 20,30 anos foi privilegiar a iniciativa privada para as construções e manutenções da MB, em consequência o Arsenal virou apenas um licitador, sem maiores capacidades operativas.
Quais foram as construções da MB nos últimos 20 anos?
Em navios de “maior” porte, basicamente a finalização da Barroso e os Macaé. E contratação das Tamandaré, também na iniciativa privada. Mesmo a finalização do Maracanã está sendo feita com licitações para a iniciativa privada, quase nada é feito pelo Arsenal. Triste fim…
Zeus, pela primeira vez concordamos.
Finalmente aprenderam, se tivessem feito isso com o SP teríamos até hoje um PA para chamar de nosso, mas cheios de arrogância dispensaram a modernização que seria feita na França e acabaram com o navio.
Olá JR. O A12 tinha três grandes problemas. 1. o sistema de catapulta estava inoperante e precisaria ser trocado. 2. havia um problema com o eixo de propulsão. 3. o sistema de geração de vapor precisava ser revisto e havia a indicação de mudar o sistema propulsor de vapor para diesei. A reforma dele estava orçada em mais de US$ 1 bilhão
Ainda tinha o problema do amianto, que é tóxico, um perigo tanto para a tripulação quanto um problema para o navio como um tanto já que vários portos mundo afora estão com restrições a navios com esses materiais
O perigo do amianto não esta nos produtos quando já prontos, ele esta no processo de fabricação das peças, não havia problema algum, tanto que a marinha da França conviveu com esse amianto por anos sem problemas.
Não havia naquela época. Hoje rejeitam.
Aí tinha um problema maior ainda. Gastar 1 bilhão pra ter um porta-aviões médio mais ou menos moderno para operar A-4? Teríamos grana para comprar outros caças? Se sim, quais caças poderiam ser comprados? F-18? Provavelmente muito pesado para ele. Gripen naval? Talvez fosse possível, mas ia custar uma nota pagar o desenvolvimento, sem falar no tempo que levaria, para no fim das contas não ter muita certeza se daria pra operar no São Paulo tbm… ou seja, investimento arrasado demais, sobretudo para uma marinha que precisa de tudo e tem outras prioridades muito mais urgentes. Aliás, urgente é pouco.
Ele stobar em tese operaria desde Sh, Rafale, F35, Sea Gripen, Tejas M, MIG29K, s2t Turbo tracker, h225 e h225m….
Nada diferente das mesmas opções que indianos estão analisando para os seus.
Olá Jadson. O problema da reforma do A12 era a incerteza sobre o resultado. Segundo o comandante da MB na época, havia a possibilidade do A12 continuar com problemas de operação mesmo após uma reforma de US$ 1 bilhão.
A modernização do SP tinha que ser feita França, e deveria constar contrato operacional e com a respectiva espectativa de operação, com as respectivas multas. O resto e devaneio de incoerente e sem competência. Como sonhar em modernizar um PA sem projeto e desenhos , nem Napa500 conseguem. Se fosse serio daria prisão .
Caro Salim. Sobre o projeto, lembro que a MB teve a preocupação de mapear o A12 antes de leiloar o casco, cujo projeto serviria de base para um novo NAe. Eu precisaria confirma isso com alguém da MB. Era o plano.
Caro Camargoer, mapear um barco deste tamanho e com tantas interações estruturais e praticamente impossível. A China fez isto, porem tem estrutura e muito dinheiro, fizeram para adquirir tecnologia, o custo deve ter sido enorme. Aqui , neste caso, náo temos estrutura, dinheiro nem vontadade MB. O correto seria pagar para ter barco operacional 20 anos ( embora funcionou bem por 5 anos ). Devido a morosidade da MB e falta de escoltas o SP estaria baixa baixa em 2025 praticamente com A4 operando bombas e um tracker e tudo sem reposição. Portanto, visto a MB, acredito ter sido melhor… Read more »
Essa reforma de 1 bilhão foi quando a MB viu que mexeu, mexeu e não conseguiu fazer nada. Se fizessem a reforma quando comprar, a Naval Group já teria corrigido todos os problemas com certeza, a um valor menor que ficou no final. A MB foi arrogante achando que conseguiria mexer em algo tão complexo da mesmo forma que mexem nas Niterois.
Isso não existe.
A compra foi “pacote fechado”.
Só 12 milhões(acho q era esse o valor), mas é tua “merenda.”
Ele não suportava o F-18 ou o Rafale.
Perceba q os franceses operavam o SE e o F-8…..
Quem não suportava era a catapulta….mas a exemplo dos Indianos, poderia operar no modo skijump stobar…as medidas são as mesmas…
Mas, a opção de transformar o A-12 com uma ski jump não foi prevista. O projeto de modernização prévia a manutenção do sistema CATOBAR.
Se fosse convertido stobar como os ingleses fizeram no Hermes (embora tiraram os cabos de parada tambem)
1) catapulta era apenas retirar
2) o eixo era problema menor de recondicioner a haste e cavernas
3) vapor não precisaria. Era só jogar fora
Carvalho, a propulsão do A-12 era a vapor. 6 caldeiras e 4 turbinas a vapor.
Sim, mas o problema não estava na caldeira e sim em todo o sistema secundario que servia a geração eletrica e catapultas….não ao que servia aos eixos da helice….no conjunto que vc pode dizer realmente propulsivo em si, o que havia era a empenação do eixo….
Caro Carvalho a sua proposta e a minha, economizaria barco e gastaria aviões. Se fosse F35, teríamos aviões novos e super capazes com projeção em todo atlântico sul, daria mais de 24 caças e mais de uma dezenas helicópteros combate/transporte. Porem sem escolta e difícil, náo fizeram nada nestes 20 anos. Enterraram uma fortuna em fabrica submarino sem licença ou produto, qdo acabar quarto vai ficar ociosa e fechar, se sair sbn (um) já vai estar com estrutura ociosa por um bom tempo.
Isso no final…mas oque o colega disse acima é vdd, os Franceses avisaram que o navio precisava ficar uns meses na França em reparos para poder ser entregue ao Brasil, mas foram ignorados, deu no que deu…
Vamo combinar que era um tipo de reforma com alta possibilidade de aditamentos.
.
E para ter, precisamos manter. E manter o SP implicava em abrir mão dos submarinos ou das Tamandarés.
..queria muito, mas inviável.
Camargoer
E não era so 1 bilhão.
Era 1 bilhão pra talvez dar certo…..
Olá Agnelo. Exato, Segundo o Comandante da MB, seria US$ 1 bilhão (“dólares”) para um resultado incerto.
Iríamos gastar uma fortuna num navio de 60 anos, com um resultado que ficaria duvidoso ( pra dizer o mínimo ) …e pra quê? Pra navegar até que ele complete 100 anos? E pra usar neles A-4 da época em que Janis Joplin era viva?
Imagine quanta grana o país não gastaria pra reformá-lo, mantê-lo navegando e operando sua ala aérea ao longo dos anos?
Concordo, teríamos um PA por mais 15 anos, desaprendemos ate manutenção, triste. Mais ai teríamos PA sem escolta e com A4. Atlântico sem defesa ponto e sem helis ataque e também sem escolta. O problema da MB infelizmente e serio, ainda náo sabe sua função. 5 tupis, um operacional pois náo faz manutenção nos outros e quer operar submarino mais caro e complexo.. Difícil chegar a uma marinha minima de guerra nesta morosidade e descaso com meios.
a melhor coisa a se fazer é devolver o brasil aos indios,o projeto não deu certo…
Meu Deus, até quando essa gritaria e ladainha desses revolucionários esquizofrênicos vai continuar ????
O mais sensato e devolver o Brasil para a família real brasileira..Devido a golpe republicano,estes destruíram o Império do Brasil e traíram Dom Pedro II, por isso 3 Reinado já!! Restaurar a monarquia parlamentarista brasileira é mais inteligente.
Sem duvida…..
O q falta pro Brasil é um rei…………………
Pode parar com essa ideia. Só precisa dar umas marteladas aqui e ali.
Um rei, uma bomba atômica ou um pré sal.
É o povo buscando heróis, balas de prata ou megalomaníacos.
É o povo buscando atalhos…
Mei Deus….barbaridade….
Como seria bom se o Brasil produzisse suas próprias embarcações com 100% tecnologia nacional…
Não seria bom, seria maravilhoso para a MB e o Brasil. Os investimentos para com a defesa seriam menos susceptíveis as oscilações do cambio e consequentemente menos dispendiosos . Sem calcular o imenso valor strategico, pois não apenas você cria a su relativa independência mas também possibilita criar laços de dependência com os operadores/ clientes . Nossos estaleiros não ficariam tão ociosos e sujeitos apenas à demanda do mercado civil, podendo utilizar a demanda da defesa para aquecelos, manter uma massa crítica sempre qualificada, sempre inovando com novos produtos, novas técnicas de construções que poderiam ser aproveitadas também no setor… Read more »
A meu ver seria a única forma de acabar com ideologias e torcidas organizadas daqui ou acolá.
Tudo, pense se tudo o que precisamos para as 3 forças mais os setores de tecnologia e aeroespacial fossem 100% nacional sem precisar discutir por exemplo se 80 milhões de reais é ou não muito dinheiro para um projeto que não é nosso?!
Por esse seu pensamento, então deveríamos produzir tudo com 100% de tecnologia nacional. Carros, motos, aviões, celulares, computadores, chips, tvs entre outros. Você só esqueceu de dizer que para um produto chegar numa linha de fabricação ele precisou de muitos anos para ser desenvolvido e muito dinheiro para esse desenvolvimento. Sem contar que mesmo após todos esses anos e toda a grana gasta pode acontecer de simplesmente não ficar bom e ser jogado fora, ou se ficar bom o preço será duas, três ou mais vezes o preço de outros similares importados. Tivemos recentemente o caso dos estaleiros construídos nos… Read more »
Era de se esperar de nossa gloriosa marinha ..
A marinha Brasileira têm culpa de quê???
Em nenhum lugar do mundo, as marinhas fazem navios e sua manutenção.
Lembrei de uma conversa que tive com um ex-tripulante (SGT) que foi do contingente que foi treinar e buscar o São Paulo lá na França. Perguntei-lhe do porque da desativação do A-12. Respondeu que era decorrente de uma manutenção PORCA e IRRESPONSÁVEL. Deu exemplo que lá na Baia de Brest (base naval francesa) podia-se ver o fundo do caís de tão limpa que era a água, mas quando iam zarpar os tanques de água das caldeiras eram abastecidos com água desmineralizada. Quando chegaram ao Rio de Janeiro, por decisão de “superiores”, estas caldeiras eram abastecidas com a própria água da… Read more »
Lamento informar que isso nunca existiu. O salgamento em caldeiras é decorrente de alguns fatores, dentre eles, a contaminação do destilado com seu resfriamento.
Alguém poderia me informar como essas caldeiras funcionam exatamente? Eu sempre ouvi dizer por aqui que o São Paulo é a vapor, que usa caldeiras e a imagem que me vem a cabeça é uma locomotiva. Carvão queimando, aquecendo uma caldeira para gerar vapor que movimentará pistões ou turbinas.
É isso mesmo que acontecia no São Paulo, com a diferença de que diesel era usado no lugar do carvão?
Ola Jadson. Exato. Uma máquina á vapor é antiga mas muito eficiente e bastante adequada para sistemas que operam em grandes potências. No caso dos navios e muitas usinas termoelétricas, o vapor é gerado queimando óleo combustível, que é fácil de armazenar e movimentar. Inclusive os queimadores são bastante eficientes. O vapor gerado moverá uma turbina, pois a eficiência é superior ao dos pistões. O vapor perde uma grande parte de sua energia após passar pela turbina, daí é resfriado e a água é enviada novamente para a caldeira, completando o ciclo.
Amigo. A marcação sobre vc é homem a homem. Escancarada.
Pior é lá no Terrestre. Botam minas.
Olha Guilardo. A maioria das pessoas odeia termodinâmica.
Olá Guilardo. Estava pensando… devo representar um enorme risco para a “ala ideológica”… riso.
hahahahaha exato, tu fala sobre matemática e é negativado, fala sobre termodinâmica e é negativado. Eu já acho que você contribui muito por aqui meu caro.
O nome disso é “salto adiabatico”
O senhor Canargoer fez uma explanação simplificada sobre o funcionamento de uma máquina a vapor d’água com base em carvão, óleo ou lenha e foi negativado 18x por isto?
É impressionante!
Olá Paulo. EnTR0P1a.
Jesus amado, se isso for verdade é um erro primário que resultou em perdas desnecessárias. Toda água de motores tem que ser desmineralizada. Todo navio deve ter um químico ou engenheiro químico para cuidar de todos os fuidos, incluindo os lubrificantes. Não basta apenas um fiel do óleo, deve haver um químico qualificado inclusive para cuidar do combustível e água servida.
Um tripulante do navio me disse isso também em 2014 (sobre o uso da água mineralizada no ex-Foch).
Ótimo, entrega pra quem realmente sabe fazer, assim não ficará eternamente docado.
Se não sabemos fazer…por que compramos?
Porque foi uma boa compra de oportunidade.
Pegando um gancho no seu comentário: aproveita a ida do Atlântico pra lá para ele escoltar um classe Wave na volta
E lá vai o ex HMS-Ocean de volta pra sua velha casa em Devonport. O navio foi baseado lá em toda sua carreira na RN e inclusive foi docado lá para um grande período de manutenção entre 2013-14 de duração de 15 meses e custo de £65Mi. Naquela época foi instalado o radar Artisan, assim como reparos e revisões no sistema de propulsão, geração de energia e elevadores além de melhorias nas acomodações da tripulação e tropas, cozinha, rancho e lavanderia e pouco depois foi vendido ao Brasil por £84Mi em 2018. Chama a atenção que esse período de manutenção… Read more »
Caro India-Mike
No edital está escrito “prestação de serviços continuados”. Entendi que foi firmado um contrato de manutenção por um período de 48 meses (4 anos), sempre que for necessário. Cada manutenção pode levar um dia, um mês ou mais. Se não for isso, gostaria que alguém da MB esclarecesse.
Também peço que alguém ligado à MB explicasse a diferença entre serviços de disponibilidade e serviços por demanda, como consta no edital.
Independente de qualquer coisa, você levantou uma questão importante.
Abraço
Interessante João, mas o problema é q eles estão lá na Inglaterra e duvido muito q eles se disponibilizem a trabalhar no Brasil (até pq não temos as instalações, maquinário e ferramental…) então fica curioso imaginar q o Atlântico irá múltiplas vezes ao Reino Unido fazer manutenção durante esses 4 anos…
O navio não irá pra lá, eles que virão aqui…vc avha mesmo que a MB irá pagar diária em dólar pra toda tripulação ir pra Inglaterra?
A MB não tem o menor problema com isso, aliás gosta muito. Os ‘coxados’ do almirante sempre são escalados pra essas comissões. Mas vamos ver como vai ser…
Leia o edital inteiro. Esta obvio que o navio será docado aqui mesmo pois prevê treinamento de mão de obra de manutenção.Essa é uma prática normal no setor privado. Você compra o equipamento de grande porte, exemplo: um laminador contínuo, Nas primeiras manutenções faz-se um contrato com o fabricante ou uma empresa especializada que virá para supervisionar a manutenção e treinar pessoal. Em geral a contratada é responsavel tambem pelos projetos de melhorias a serem integradas ao equipamento. No momento estou participando de um processo semelhante na Acelor Mittal. Temos que aprender com alguém.
Levando em consideração que a cotação desse tipo de trabalho é em dólar , penso que deve ser um valor até razoável.
Não vejo nenhum problema nisso
E não há mesmo. Esse tipo de reclamação é fruto de alguns que são chatos pra cacete. Se faz manutenção, reclamam. Se não se faz reclamam também. O negócio é reclamar e manter o viralatismo sempre acesso.
Libras. Nós não emitimos libras.
Na verdade é um valor surpreendentemente baixo!
Pelo que entendi, esse contrato visa apenas a manutenção dos sistemas de máquinas…
Sim porque sera feita por aqui mesmo com supervisao e treinamento de mão brasileira por tecnicos e engenheiros da contratada. Pratica comum para quem tem eqpos de grande porte que necessitam de manutenção especializada.
1 -Temos que lembrar que o auto valor do contrato ( em reais) e se da ao fato de nossa moeda não esta valendo nada. 2 -O ARMJ esta décadas desatualizado ( inclusive suas docas) logo seria insensato insistir em faze uma manutenção lá e arriscar danificar o casco. 3- é um alerta a MB para fomentar a criação e de estaleiros com docas grandes, ou sistema de elevação similar ao Prosub, do contrario no futuro as Tamandaré também terão que ser mandadas ao estradeiro para manutenção Ja ta na hora da marinha sair do Rio de janeiro e construir… Read more »
O estaleiro ThyssenKrupp Brasil Sul ex Oceana está sendo capacitado para construírem as Tamandarés. Supõem-se que façam as manutenções.
O Arsenal tinha a previsão de ser capacitado para construírem e manterem navios até 1.800 toneladas.
1.800 tons hoje em dia é deslocamento de uma patrulha oceânica.
Sim.
48 meses. O navio vai ficar em manutenção por 4 anos?
O contrato é válido por 48 meses, ou seja, a MB do Brasil pode mandar esse navio para início das manutenções daqui 15 meses, como exemplo.
Não entendo como um contrato pode ser assinado para ser executado daqui 4 anos ou no prazo de 4 anos.
Vigencia: 48 meses à partir da data de assinatura é vago quanto quais serviços…disponibilidade e demanda?
Manutenção de demanda? Manutenção da disponibilidade?
Esteves, todo contrato público tem que ter período de duração, é exigência legal. Manutenção durante 4 anos, não necessariamente em todos os dias dos 4 anos, mas quando necessário e/ou programado.
Ok.
Não é tão complicado assim. Imagine um equipamento que precise de manutenção quando atingir algum critério específico (horas de utilização, km percorrido, ciclos de operação, etc.). Sabendo que esse critério vai ser atingido em algum momento do tempo, daqui a seis, doze, dezoito meses, por exemplo, faz-se um contrato prévio do serviço de manutenção, que somente será realizado quando o critério for atingido. Com isso ganha-se tempo. Imagine abrir o processo quando o avião atingiu x horas de võo. Vai levar meses até o mesmo ser concluído e o serviço ser iniciado. Enquanto isso o avião fica lá, parado. Além… Read more »
Entendo como gestão do risco do navio parar. Faz parte.
Perfeito. É assim mesmo que funciona.
Isso é normal. Quando vc tem um bem de alto custo agregado que precisa de um serviço especializado, vc não vai esperar ele quebrar para contratar concerto. Você faz manutenção preventiva, você planeja a parada é avisa a contratada quando vai parar já sabendo de antemão quanto vai custar a mão de obra. No caso, a supervisão e orientação especializada. Você não precisa de peão para apertar o parafuso mas precisa de um especialista para dizer qual é como apertar o parafuso. É assim mesmo que funciona. Faço parte disso a 35 anos.
Cara até me assustei agora 4 anos
É só papel. Estava no contrato de aquisição.
O valor inicial da compra foi 350 milhões de reais. Essa despesa saiu do Tesouro como compensações de danos ambientais decorrentes da exploração do pré-sal.
Do orçamento da MB saíram esses 80 milhões de reais. Resumindo…a MB ficou com o navio por um preço camarada.
Bom negócio.
Camarada é pouco, foi um grande negócio, para a marinha do Brasil, excelente navio, por muito pouco dinheiro.
Quanta besteira….
Provável manutenção dos motores e dos geradores de energia. Melhor prevenir di que depois ter que trocar ou aposentar o navio.
Esses motores tem manutenção a ponto de ficarem 4 anos inativos?
Não Esteves, teremos a garantia que seremos atendidos durante quatro em condições previamente ajustadas para efetuar serviços pré planejados e programados. Leia o edital inteiro. Você verá que inclui treinamento de mão de obra.
Entendo que esses 11 milhões de libras já Estavam no negócio. Quando compraram o navio comprometeram-se a assinar essa manutenção nesse valor.
Vão passar um paninho.
Ainda bem
Pois é sinal que irá operar por alguns anos.
Fato é não temos competência para manter temos que pagar
Acho engraçado como acaba o texto. “Navio aeródromo multipropósito Atlântico. Trata-se de um navio porta-helicópteros.” Sim, porque é o que ele é. Um porta-helicópteros. Ainda que o almirantado queira inventar nomes para satisfazer o ego enorme e a vontade de ter um porta-aviões.
Jadson, por ele ter a capacidade de operar aeronaves de asa fixa (vants), se trocou a denominação, inclusive têm reportagens aqui falando sobre isso. Mas concordo contigo, pra mim ele é um porta helicópteros, porque qualquer navio de tenha um convoo, pode literalmente operar um vant de asa fixa, se transforma em um navio aeródromo.? Já teve muita discussão aqui sobre esse assunto. Pra encurtar, acredito que uniram o útil ao agradável, ficou navio aeródromo, abs
Olá Jadson. Ele pode operar VANT e também aviões leves que dispensem o uso de catapulta. O convés dele é grande o suficiente e forte o suficiente para isso.
A mega sena da virada de 2021, pagou um premio de R$325 milhões de reis,a varios ganhadores, se eu tivesse ganhado a medade desse premio eu pagaria essa matuçao de 80milhões de rais para a MB, Para um navio desse porte saiu barato demais, agora tem que ver o tempo que vai durar essa manutenção. A EUROPA, precisa de dinheiro não importa se é do Brasil.
Tem gente confundindo duração do Contrato c/ duração da execução do serviço. Alguns esclarecimentos: manutenção preventiva vai abordar itens que tem que serem verificados e/ou substituídos quando alcançam determinado tempo ( exemplo: materiais de vedação podem ressecar mesmo que o navio esteja parado ) ou quantidade de horas de operação. Manutenção corretiva é executada quando ocorre um problema ou é detectado o risco de falha em algum sistema ou componente. O contrato contempla as duas situações e por 48 meses a MB não terá que abrir processos de Licitação p/ que alguma(s) empresa(s) possa(m) realizar esses trabalhos. Deixando mais claro:… Read more »
É uma despesa com manutenções. Um contrato de manutenção válido por 48 meses ou 4 anos ou…já no final da vida do navio. 80 milhões de reais por 4 anos X 7 = 28 anos da vida estimada do navio = 560 milhões de reais se o navio fosse nosso desde a incorporação inicial. Somando os ativos…helicópteros…passa de 1 bilhão? Para um navio que não combate, não tem sistemas de combate, não dispõe de defesa AA (não dispõe de defesa de ponto), não dispõe de defesa anti-submarino…resumindo um navio para missões humanitárias…precisaria comparar com outros. Ainda penso que contrataram assim.… Read more »
Com todo o respeito, gostaria de abordar alguns pontos. Vc fale em final da vida útil, isso é muito relativo tudo depende de como o navio for manutenido, antes de recebermos ele havia passado por uma manutenção bem abrangente e lembro de ver fotos aqui no Blog do estado do casco e partes internas que davam a impressão de ser novo, então isso é muito relativo, além disso seu desgaste é menor que o de um PA, por exemplo, pois não necessita de desenvolver altas velocidades ou realizar manobras bruscas. Vc fala que é “um navio que não combate” não… Read more »
Acho que você tem razão. É um navio construído à partir de um projeto civil, um casco projetado para missões de resgate humanitário sem capacidade de receber/lidar com danos em combate. O navio virou navio capitania por necessidade nossa. Depender de um navio com essa idade navegando a velocidade bem reduzida (não passa de 12 nós para não forçarem as máquinas) para missões de guerra anti navio é de um otimismo tamanho de grande. Um navio sem doca…um trabalhão para desembarcar tropas. Navios de guerra dão muita despesa. Compramos o que poderíamos ter comprado e…sei não se nosso orçamento suportaria… Read more »
“Navios de guerra dão muita despesa…”
Agora imagina a despesa que dá um submarino nuclear.
Não tenho certeza se iremos descobrir.
Mestre Esteves, em contraditório as afirmações do amigo, peço anotar como fatos:
Funções humanitarias foi apenas um Plus a mais….
Pagou seu projeto com excelente folha de serviços….excelente…e…? com especificação civil…
Espertão, sabe tudo , esse navio foi capitânea da Royal Navy por muito tempo, antes de vir para o Brasil. Por favor, para de escrever besteira.
Fala sumido !!!
Blz ?! ?
Não virou capitânia só por vontade nossa. Exerceu o mesmo papel na Royal Navy entre a aposentadoria dos porta-aviões da classe Invencible e a entrada em operações do Queen Elizabeth…
Se não têm defesa de ponto, foi porque foi tirada, pois no tempo da RN tinha e basta voltar a colocar, depois qualquer porta-helicopteros, o seu principal poderio, tanto ofensivo como defensivo, está na sua asa aérea, dizer que um navio desses é para funções humanitárias, então os apaches, chinnoks, merlins, sh-60, veículos de forças especiais, como os blindados ligeiros com soldados com, morteiros, atgm e manpads vai tudo fazer funções humanitárias.
Luciano, além do exposto, no qual você está corretíssimo, permita-me acrescentar que, ao que parece, menciona-se manutenção preditiva, num amplo espectro. Isso engloba inspeções, testes e análises, em equipamentos e sistemas, que geram os dados necessários aos serviços de engenharia, necessários a um diagnóstico preciso. É um processo, que em algumas situações pode ser de curta duração, e em outros de muito longa duração. Não é uma simples “troca de peças”. Não há como, logo na partida dos trabalhos, predizer se isto ocorrerá na situação a) ou b). A MB está corretíssima. Eu estou batendo palmas aqui (depois de tanto… Read more »
E o recheio dele?????
Será que tá incluso picanha nesse contrato ?
Pra importância desse navio, até que ficou “barato”.
Melhor entregar a manutenção pra quem entende, do que ficar décadas parado, igual o Mattoso Maia.
Será que não dá pra fazer a mesma coisa com o Bahia, e entregar a manutenção pros franceses?
Sim, a manutenção do Bahia parece não estar boa, conforme informações que circularam por aqui. Melhor seria um contrato de manutenção com uma empresa especializada, nos mesmos moldes do Atlântico.
Imaginem os senhores o devaneio de ter ” duas esquadras” e 2 portaviões. O uísque só podia estar falsificado. Vamos ter 2 esquadras de lanchas voadeiras, aquelas que o Exercito usa no Amazonas. Deveriam aproveitar o momento e mandar os alunos da escola naval fazer os dois últimos anos na Inglaterra. Quem sabe não aprenderiam a fazer alguns patrulhas e mantê-los por aqui mesmo.
Concordo.
De preferencia, fazer isso com o Bahia antes que ele abra o bico de vez, e fique inviável economicamente a manutenção dele.
Agora voltando ao Atlântico….se a grana não fosse curta, seria interessante aproveitar que ele estaria em reformas pra instalar umas defesas de ponto nele.
Basicamente, ele navega sem defesa AA nenhuma, e as “escoltas” dele tambem seriam incapazes de protegê-lo.
Argentina não vai gostar nada desta notícia.
O país deve observar esta necessidade de manutenção de navios usados em estaleiros do país vendedor e aprender com isso. Os novos meios de nossas forças armadas podem ser planejados pensando na totalidade de sua vida útil, alocando o meio ou o final dos mesmos, revendendo-os a FFAA amigas. Oportunizando que nossos estaleiros e indústria também sejam contratados nas manutenções nos processos de revenda e a posteriori. . De forma que um alvo para nossas forças armadas seja possuir a versão mais recente com novos eletrônicos do que conseguimos fazer aqui. Revendendo os mais usados para forças amigas ampliando o… Read more »
Nosso país tem muitos profissionais altamente qualificados. Temos tecnologia, matéria prima e insumos para construir qualquer tipo de arma de guerra. No início dos anos 80 o Brasil era o maior construtor naval do mundo. Hoje a construção naval míngua com poucos estaleiros. Fazendo se um paralelo, até o avião presidencial veio de fora (Airbus, francês. Compraram um aviso francês se a entrar embraer possui modelos melhores que o comprado) Temos que parar de valorizar o alheio e começar a fazer a lição de casa, valorizar o nosso, vender uma imagem positiva de nosso país. Cada contrato militar feito no… Read more »
Sábia decisão, parabéns à Marinha,pena que o mesmo não foi feito com o saudoso são Paulo
Legal foi todo mundo assustado com o barulho, achando que tinha caído algum avião kkkkkk
Melhor foi no Alterosa o repórter mandando a real: “Foi um Skyhawk,[…] um avião velho, antiiigooo… antiiiiiigooo pra daná…” ??????
Ô eu que queria ter visto esse bichão de perto viu…
Aí está a deixa….o que falta é mão de obra! É pessoal qualificado!
A MB pode agora abrir mais umas 3.000 vagas, criar mais 2 vagas para almirantes e bola pra frente!
Se ele precisar ficar docado uns 3 ou 4 anos muda o nome dele de Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico para Navio Aeródromo Multipropósito Base Aeronoaval Estacionária (NAMBAE) e fica todo mundo feliz!
Manda uns 40 fazerem estágio de 2 anos no Reino Unido, cria 12 comissões para analisar o tema, transfere a sede do comando para Belo Horizonte ou Cuiabá e VIVA A MARINHA DO BRASIL!
Hahahaha.
Ótima crítica irónica.
O Atlântico vai chegar lá em Devonport pintadinho, com um ou outro amassado além dos que vieram, faina feita…um brilho. Os ingleses podem pensar que usamos pouco, que somos zelosos, que não temos teatro para possíveis embates exceto os gerúndios. Podem até pensar que…brasileiro não é do mar. Eu dava um riscadinho. Sinais de ferrugem talvez até faltando uns pedaços. Pra chegar lá e contar que o Atlântico daqui é bravo e que botamos o menino pra missionar sem do. — Os navios dosces tão parados no porto…os nossos funcionam que é uma maravilha. Faz uma revisão dos 25 que… Read more »
Que bom ! pelo visto aprenderam a lição ! Não querem repetir os erros do A-12 São paulo…
O almirantado ao invés de fazer a manutenção aconselhada pelos franceses, preferiram dar de ombros e achando que por serem mais do que capacitados(e seguindo o lema: eu sou brasileiro e não desisto nunca),acharam que poderia dar conta da manutenção do Foch…
E no fim,a novela virou uma série com final pior que GoT.
Pequeno turbohelice treinador Black shape decolando sem usar ski jump do Cavour ou cabos de parada…Insight sobre drones em LHDs
https://www.youtube.com/watch?v=eKTOgTaUwqs
decola antes da ski, decola de ré rumo a popa e pousa normal com os proprios freios
vejam que o conceit de UAV é plenamente adaptavel a um LHD….
O novo LHD Anadolu o qual projetam trabalhar com drones de ataque.
Detalhe especial a catapulta de guincho auxiliar que será somada a ski jump
https://www.youtube.com/watch?v=fgylcrs6B-o
Desempenar o eixo era o menor dos problemas
O motor ainda dava boa velocidade.
S2T decolave sem nem ski jump e catapulta de um conves muito mais curto e apenas 18 knots do minas Gerais…
O problema não era navio…era grana para operar o pacote…
Mas Carvalho
Pelo q sei do SP, tudo nele funciona com a energia da caldeira. Tudao.
Ele era uma caldeira q navegava.
Assisti uma palestra sobre ele. Era 1 bilhão pra muita incerteza.
Grosso modo, peso q tu tira de um lado, pende pro outro. Imagine tirar quase tudo q é interligado!
Infelizmente, não dava.
Fato é q, por piores q possam ser as aeronaves de um PA, se uma marinha possui esse meio, está em grande vantagem.
São dois sistemas a vapor. O direcionado as máquinas motrizes onde por óbvio sempre carecem de manutenção como qualquer outro tipo de motor, fazia mais de 30 knots e observe bem, vc não verá e nem conseguirá referencias de que ele fazia menos que 29knots…. O outro sistema era ligado às catapultas, longo, extenso,muita tubulação que por último chegava aos pistões , câmaras secundárias de pressão e o trilho. Isto tudo poderia jogar fora. Destaque especial que a própria caldeira principal ficaria então super dimensionada ok?? O navio demandaria menor energia de cakdeira se convertendo stobar…ninguém fala, por óbvio que… Read more »
Olá Carvalho. Adoro esta foto.
Excelente negócio.
Project Atlas 100 e Atlas 200. Tão pequeno que uma pequena força aerea poderia ser transportada inteira num C-17. Previa-se emprego inclusive em LDs, numa epoca que não existia a consolidação dos UAVs dehoje em dia
Fiz este post para demonstrar o potencial e capacidade de LHDs como plataforma de asa fixa….podem se tornar porta drones ou micro fighters….
Carvalho parabéns por demonstrar possibilidades de papel aqui.
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Pode parecer irreal para alguns, mas depende de que tipo de força se quer ter.
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O vislumbre de um futuro com drones, pode ser uma mudança no jogo que possibilita nações com tecnologia “atrasadas” avançarem em um paradigma futuro. Vejo que a Turquia segue nesse sentido.
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É uma aposta, podendo manter controle destes drones e tendo tecnologia para resistir a interferência eletrônica é um diferencial em sua localidade.
A Turquia, por incrível que pareça é contra qualquer senso comum, não sei se a moda iraniana de propaganda ou não, tem ventilado que deseja converter o Hurjet para operação embarcada no Anadolu, complicado por não ter cabos de parada e precisariam disto…mas se fizerem, tenho certeza que será igual as soluções que já espelhei várias vezes aqui. Se mariners americanos fizeram kits de aeroportos para serem implantados na selva bruta em 72 horas contando inclusive terraplanagem, impossível desacreditar o mesmo feito num casco de 45 mil ton, 50 metros de altura, 245 metros de comprimento e que faça ao… Read more »
Com o salário miséria, que os praças das forças armadas brasileira recebem hoje, esse trambolho deve ser operado por quem ?
Caro Caetano. O salário de um praça (ensino fundamental) é R$ 2.320.00 e (ensino médio) R$ 3,380,00. Segundo o IBGE, o salário médio no Brasil em 2021 foi de R$ 2.3449,00 em 2021, sendo que o salário médio das pessoas com nível superior foi de R$ 5.522,00.
E por isso os militares devem ganhar igual? Ou menos?
Mais “barato” do que isso só picanha e stella! kkkkk Brincadeiras à parte, esse será mais um exemplo de “o barato saiu caro!”
dificilmente…esta navegando pacas…..
Só não concordo com a dispensa de licitação, fala-se tanto da eficiência dos estaleiros orientais por aqui, por que não lançar uma licitação e chamar todos eles, americanos, orientais, italianos, ingleses, franceses, etc?
Serviços especializados…sem invenção….
Infelizmente não é assim que funciona a lei das licitações não mas como nesse governo já se normalizou a falta de transparência, os sigilos de 100 anos em nome da “segurança nacional” e outras balelas…
Não meu amigo…não é…material militar não se aplica em sua ultima instancia, embora possa e seja empregado em muitas situações para analisar mais de uma possibilidade e assim auferir beneficios concorrenciais….
Mas não se aplica e é legal.
O caso em pauta é exemplo.
Tu não gostar desse ou de qualquer governo, é direito teu. Mas, nesse caso, a licitação não se enquadra. Procure a legislação e tu vai encontrar. Caso contrario, é simples: denuncia para o TCU.
E o estaleiro Jurong? Lá em Aracruz no espírito santo?
do que alguns estão reclamando?
o navio passará por manutenções no seu fabricante, que conhece todos os “macetes” da embarcação!
“para serviços continuados necessários para prover a manutenção preventiva e corretiva, além da transferência de conhecimentos, para apoiar as atividades de manutenção e reparo, todas relacionadas a equipamentos e sistemas do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”.
e por 80 milhões de reais? tem alguns caças por ai que custam mais do que isso!
Olha o que a Sputnik acabou de lançar, agora ela vem hein!! A terceirona vem aí!
Submarino nuclear dos EUA foi detectado nas águas territoriais da Rússia, diz Moscou – 12.02.2022, Sputnik Brasil (sputniknews.com)
Mas alguem suspeitava que não haveria? O Sub foi construido justamente para isto….
Quando o U-2 de Gary Powers foi abatido em 1960, ele sobrevoava território soviético, logo, estava em espaço aéreo soviético. E nem assim teve guerra naquela vez. Portanto, menos, bem menos….profeta do apocalipse.
E aquele novo estaleiro capixaba que está um sucesso, poderia ser feito por um estaleiro local?
Quem escreveu a manchete deve ser Argentino. O Brasil não pode ficar preocupado com os mimimi da Argentina. Eles jamais deixariam os interesses deles para se preocupar com os nossos. A Inglaterra é aliado do Brasil desde Brasil colônia, quando pertencia a Portugal. E o Navio Atlântico foi construído lá. Prefiro sempre os ingleses.
É só botar meia dúzia de peão do AMRJ e não perturbar que a turma domina a tecnologia rapidinho ….. a galera é safo ….. o problema são os orgulhosos que torcem contra ………
Ué! Isso é serio!?… onde esta o AMRJ, com sua mao de obra de operarios que sao verdadeiros soldados daquele grande parque industrial? No reparo e na conatruçao o Arsenal sempre foi participaçao!!!
…que triste decisao.
O AMRJ não tem mais grandes capacidades para reparo e manutenção, quase tudo tem que ser contratado. Já era…
Show!! Deviam fechar com os franceses tb pois o NDM Bahia está com problemas em um dos eixos!!!