FOTOS: Desfile de navios do Velas Latinoamerica 2022
O Rio de Janeiro está sediando o evento Velas Latinoamerica 2022, entre os dias 13 e 20 de fevereiro, este ano comemorando o Bicentenário da Independência do Brasil.
O evento, que acontece de quatro em quatro anos, reune navios de sete países das Américas (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e México). O Brasil é o país anfitrião desta edição e tem como representante o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”.
No domingo, a cidade do Rio de Janeiro foi palco do desfile de veleiros participantes que passaram pelas praias da Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana.
Participaram os navios “Cisne Branco” (Brasil), “Libertad” e “Bernardo Houssay” (Argentina), “Guayas” (Equador), “Unión” (Peru), “Capitán Miranda” (Uruguai) e “20 de Julio” (Colômbia).
As fotos são do nosso colaborador Edson Lucas.
FOTOS: Edson Lucas
Não há beleza na guerra, mas alguns de seus instrumentos são surrealmente lindos!
https://flic.kr/p/2n3sgQh
Tô mandando o link de todas as fotos aí do evento !!!???⚓️
Que bela contribuição Burgos. Trabalho impecável e de muito bom gosto. Parabéns.
Parabéns pelas fotos!!!
Só os colombianos lembraram de fazer o upgrade
Só consegui vê-los já na Baia de Guanabara, quando passei pela Ponte Rio Niterói.
Alguns ancorados, outros já no pier da Praça Mauá.
Mesmo com as velas arriadas, são belíssimos.
O navio peruano pareceu ser o maior.
De qualquer maneira, valeu o espetáculo.
o ” ARC 20 de Julio (PZE-46)” Teve duas funções: prestigiar o evento e demonstrar o navio para a MB, os colombianos estão tenteando desenvolver a sua indústria naval.
Certo eles. Se veio pelo pelo pacífico passando por baixo do Chile/Argentina melhor propaganda.
O Equador produz seus próprios OPV, assim como o Chile, o Peru está fechando uma parceria com a Korea e Argentina comprou os seus.
Eu li um pouco sobre este OPV e me pareceu interessante, mas sinceramente me parece muito mais vantajoso construir localmente várias Amazonas, que poderiam ser distribuídas entre os distritos navais.
O da Fassmer tem a vantagem de já ter unidades aqui na América do Sul, o que facilita a manutenção devido a disponibilidade peças. Já o da classe Amazonas o Brasil possui o direito de construir mais unidades. São navio eficientes em seu propósito e realmente é difícil de escolher qual o melhor para a MB, apesar de que eu gosto do OPV da Damen, que inclusive vem em quatro tamanhos diferentes ao gosto do cliente.
Já visitei o ARA Libertad quando esteve aqui em Lisboa. Eu e minha mulher, que é argentina, batemos um papo com um dos marinheiros, que era muito simpático por sinal. Lindo navio, por dentro e por fora. Na conversa, deu pra perceber que a vida no alto-mar não é fácil.
Eles realmente foram muito cordiais e respeitosos com o Brasil,no momento que colocam inclusive velas nas cores de nossa pátria. Estão de parabéns.