Reino Unido vai colocar o segundo navio-tanque classe ‘Wave’ na reserva
O relatório do NAO (National Audit Office) do Reino Unido diz que o MoD decidiu colocar os dois navios-tanque da RFA – Royal Fleet Auxiliary da classe Wave em “prontidão estendida”, economizando £ 79 milhões em 10 anos.
Mas £ 110 milhões serão reservados para reativá-los em 2028-31, se necessário.
O RFA Wave Knight (A389) em breve se juntará ao RFA Wave Ruler (A390) na reserva.
É o tipo de oportunidade que você parcela em até 200x. rs
Sério mesmo, eu queria ver um desses navios na MB, os dois seria um sonho muito bom!
Falou e disse! Assino embaixo.
Sgt Moreno
Eu queria ver os 2!
Somos 2 então meu caro!!!???
Não apoio nada que seja de prateleira, eu sou daqueles metódicos que defendem o desenvolvimento, pesquisa, construção local etc, etc,…blá blá bla….
Más……
Confesso. Este ai eu pagaria pra descer da prateleira.
Vamos as compras né MB?
Daqui a uns dias, não teremos mais Marinha de Superfície
Perfeito camarada “Heinz”,
Oportunidade que não seria bom perder.
Sgt Moreno
Temos um nazi aqui? É isso mesmo? Que uma ou outra pessoa desse tipo apareça por aqui eu não duvido, mas escancarado assim? Como nome e foto de nazi??? Cadê a moderação???
Você por acaso sabe quem foi o General Heinz Guderian, Pai da Guerra Mecanizada? Vá estudar um bocado de história, ler alguns livros em vez de julgar as pessoas sem saber.
Olá Jonas. Exato. De vez em quanto eu discordo do Guderian mas lembro que ele sempre comenta de modo educado e gentil. Inclusive, gosto de brincar com o apelido dele fazendo um cumprimento numérico, sem que isso signifique qualquer apologia ao nazismo. Aliás, desprezo fascistas.
Olá Camargoer, também discordo as vezes de você, mas não é nada pessoal, apenas questão de opinião mesmo, e isso é bom, creio que a unanimidade é burra. Alguns foristas acham que eu apoio o nazismo, ou sou nazista. O que NÃO é verdade, foi uma ideologia asquerosa e que eu também DESPREZO, o meu nick é só uma homenagem ao brilhante general Heinz Guderian, pioneiro na defesa da tática da “blitzkrieg”, ele desempenhou um papel central no desenvolvimento do conceito das divisões panzer, e que influênciou diversos países a mudarem o conceito do uso dos blindados nos campos de… Read more »
Durante a Operação Barbarossa ( que muitos generais alemães se opunham), Guderian fez um comentário sarcástico…Na frente nenhum inimigo e atrás nenhum suprimento… o resto da história todos sabemos.
Foi o mesmo erro de Napoleão subestimar o inverno Russo.
Eu tô vendo alguém vestido em uniforme nazista. Pouco importa quem foi ele ou o que ele inventou
Aprenda a separar uma coisa da outra!!
Na minha opinião, qualquer imagem que faça apologia a nazistas devia ser evitada. Quer falar do general e sobre seu legado na história militar, ok, agora colocar a foto de um general nazista uniformizado, é ofensivo.
Tudo começa assim, de forma despretensiosa. Mas essas coisas começam a encorajar os que estão nos esgotos.
Se fosse assim, a Alemanha nunca teria sido recuperada economicamente pelos aliados, o programa de foguetes e aviões a jato teria demorado muito mais e etc.
Na Alemanha da época, ate as criancinhas usavam uniforme e faziam a saudação nazista.
sim…. que saco essa mania agora de cancelar…. independente de qualquer regime, todos tem admiração por pessoas e a liberdade de gostar ou não, e não estou fazendo apologia ao nazismo.
Boa resposta. Falou pir muitos aqui.
Guderian foi um grande e competente general. Tal como o Erwin Rommell.
Eu tô vendo alguém vestido em uniforme nazista. O exército nazista e a SS tinha muita gente competente. Competência agora é sinal de ser boa pessoa???
E todo militar alemão era nazista? Todo militar alemão era criminoso? Toda generalização é burra!
Não entro neste tipo de discussão.
Vamos ficar no campo das ideias.
Para discordar não precisa desagradar.
Excelente colocação. É exatamente isso.
sim… Erwin Rommel e nem era fanático por nazismo mas era um oficial que cumpria ordens! #simples
Rommel não era nazista, tanto é que chegou ao ponto de “ser suicidado”; mas esta é uma longa história. Quem for a Heindenhein (cidade natal dele) vai entender o que ele representa….
Rommel
Olá Jadson. O Guderian comenta há bastante tempo. Assim como tem o Alm Nelson também temos o Gen. Guderian. Ainda podem aparecer o Patton, Mascarenhas, Clarck, Jukov, Montgomery, Paulus. O contexto do Guderian é absolutamente compreensível. Seria diferente se alguém aparecesse com um avatar de Hitler ou Mussolini.
Eu tô vendo alguém vestido em uniforme nazista. Pouco importa quem foi ele ou o que ele inventou. É sério que vocês estando relativizando isso???
Tu é quem está generalizando e misturando as coisas. O nazismo foi uma das coisas mais hediondas de toda a história. ..mas, muitos e muitos generais não compactuavam com as ideias nazistas. E muitos e muitos dos que eram nazistas sequer sonhavam com as atrocidades praticadas pelo regime.
O uniforme e da wermarch, me corrijam se escrevi errado por favor, e não das ss
Quem sabe se ele mudasse o nome por um de uma figura menos ofensiva e desprezível como a do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra,ficaria melhor não é? Guderian foi um grande militar como Rommel, um grande estrategista que desenvolveu técnicas militares no desenvolvimento da guerra motorizada. Se rendeu para as forças dos Estados Unidos e permaneceu sob custódia até 1948,quando foi solto sem ser indiciado por qualquer crime e se aposentou do serviço ativo, ao contrário dos vermes degenerados que serviram a Waffen-SS ou SS Totenkopf, não teve o fim merecido como de praxe, o enforcamento. Os soldados da Wehrmacht… Read more »
Pode ser tudo isso, mas nao deixa de ser um nazista
Então todos os milhões de alemães que serviram no exército alemão entre 1933 e 1945 eram nazistas?
E se fossem só patriotas lutando no exército do seu país?
O mundo e as pessoas são complexas e não cabem em avaliações simplistas
Acho que vc ficaria mais feliz se fosse Che Guevara,Pol Pot,Lavrenti Beria,Mariguela,Lamarca e outros “notáveis”.
“Acho que vc ficaria mais feliz se fosse Che Guevara,Pol Pot,Lavrenti Beria, Mariguela, Lamarca e outros “notáveis”.
Esses nomes não tem importância alguma para mim Kornet, pois se eles cometeram crimes foram em seus respectivos países…
Quanto a Carlos Marighella ou Lamarca, são figuras da nossa história como país e cometeram atos questionáveis, assim como o lixo do coronel Ostra.
Eu tô vendo alguém vestido em uniforme nazista. Pouco importa quem foi ele ou o que ele inventou. Quem vestiu uniforme nazista tem que ser escrachado pra sempre. Mas eu já entendi a qual é de vocês. Já vi que tem muito nazi enrustido no Brasil ainda
Você não está vendo alguém com uniforme nazista. Nazistas eram as SS e o uniforme não é da SS e sim da Wehrmacht. Pesquise.
Tomara que sejas um adolescente! pois aí vc teria a ignorância da juventude como desculpa !!
Parece que o “disco” do Jadson está “arranhado” e a “agulha” não consegue seguir na trilha: fica repetindo o “verso”!
Não importa se foi um grande general, Ele lutou para implantar o 3 Reich! E só isso basta. Jadson está certo.
“Eu tô vendo alguém vestido em uniforme nazista. Pouco importa quem foi ele ou o que ele inventou. Quem vestiu uniforme nazista tem que ser escrachado pra sempre”. Não generalize meu caro, nem todo militar alemão era nazista ou monstro, muitos eram patriotas e lutaram pelo seu país e não pela ideologia doente do ” Nationalsozialistische” de Hitler… Doentes mesmo eram os militares da Waffen-SS que só tinha a nata da escória. Na Wehrmatch havia muitos militares contrários as atrocidades e devido a tais métodos, muitos jovens soldados testemunhas de atrocidades como extermínios em massa eram diagnosticados e afastados por… Read more »
“Eu tô vendo alguém vestido em uniforme nazista. Pouco importa quem foi ele ou o que ele inventou. Quem vestiu uniforme nazista tem que ser escrachado pra sempre”. Não generalize meu caro, nem todo militar alemão era nazista ou monstro, muitos eram patriotas e lutaram pelo seu país e não pela ideologia doente do ” Nationalsozialistische” de Hitler… Doentes mesmo eram os militares da Waffen-SS que só tinha a nata da escória. Na Wehrmatch havia muitos militares contrários as atrocidades e devido a tais métodos, muitos jovens soldados testemunhas de atrocidades como extermínios em massa eram diagnosticados e afastados por… Read more »
Cara, calma! Já xplicado mais de uma vez que nao tem nada a ver com nazismo ou nomadismo. O colega que usa o referido nick faz uma homenagem ao general Heinz Guderian, idealizador da Blitzkrieg e das Divisões Panzer. Isso não é apologia ao nazismo. Alias, não foi tu que fez o mesmo questionamento outro dia, em outro tópico da Trilogia?
Vai estudar, garoto!
Um membro do diretório juvenil do PSOL esta entre nós.
Va ler um pouco sobre historia militar e talvez vc consiga separar as coisas…
Guderian foi um grande general, e trouxe táticas revolucionárias para a época, mas foi um general NAZISTA, não acho de bom tom propagar a imagem de um alta cúpula nazista. Como só é um pseudônimo, sugiro trocar por outro grande estrategista.
O que as pessoas fazem deve ser separado das ideias que as pessoas defendem?
Alguém tem de ser julgado pelos seus atos ou pelas suas idéias?
Alguém desprezível pode produzir coisas grandiosas e importantes?
Uma pessoa tem de ser consistente em todas as dimensões da vida ou pode haver contradição entre essas dimensões?
É grave a crise nas terras da Rainha.
Aparentemente, está tudo sendo devorado pelos F-35, os 2 NaE’s e os subs nucleares deles.
Tinham de pensar nisto antes.
Gastar bilhões em poucas e caríssimas armas que podem nunca ser usadas.
E ainda por cima de funcionamento e eficácia duvidosos.
Na hora do conflito, decidem aplicar sanções ao ‘Black Sea Bank’.
Para ti que falas do que não sabes, eles aumentaram o orçamento militar, mas claro, isso aqui ninguém diz, e calma com os Sabes, só passaram á reserva.
Depois também falaram no outro dia do cancelamento da substituíção dos mísseis Harpoon, mas esqueceram de dizer que em 2027/2028 o UK e a França vão pôr ao serviço, um míssil de cruzeiro de lançamento aéreo de ataque a terra subsónico e um míssil de cruzeiro supersónico anti-navio.
Já agora, lançamento de um drone da Airbus, pelo A400M, faz parte do scaf.
E aqui também.
rui mendes, É isso aí. Além de alguma desinformação (ex: serão duas e não quatro type 23 com baixas precoces; o contrato inicial é de 48 F35 mas pretendem fazer uma nova aquisição) por parte de um forista acima. Na realidade eles planejam mais 5 fragatas (Type 32) e possuem disparado o maior número de meios auxiliares da Europa (RFA em tonelagem é quase o dobro da segunda). Operam globalmente como poucas marinhas fazem (Caribe, base no Mediterrâneo, base no Golfo e no Atlântico Sul, sem falar nas operações no Atlântico Norte). Mas são bastante transparentes com os gastos de… Read more »
O que pega, é que existe “buraco negro” nas contas do Ministério da Defesa deles e o maior problema, é o valor dos novos SSBN que devem ser construídos na marra. Os “Dreadnought” vão ser caríssimos e não tem como conciliar a aquisição desses navios, com todo o resto. Se sustentarem os planos atuais, vai faltar dinheiro ao longo dos anos e isso vai comprometer outros programas, por tabela. . No Brasil existe um “buraco negro” enorme, devido aos “projetos estratégicos” impagáveis que assinaram de forma totalmente irresponsável, mas ninguém se importa com isso dentro do MD. Tocam ano após ano… Read more »
O “buraco negro” do Brasil é bem diferente…
Nosso problema é com excesso de efetivos e excesso de direitos do pessoal da reserva, isso sim.
Pessoal ativo e inativo é um problema a ser solucionado, MAS a simples diminuição dos ativos e realocação dos inativos em outro ministério ou seja lá onde for, NÃO garante 1 centavo que seja de aumento no orçamento para aquisição e manutenção de meios. Falando somente nos inativos, se forem todos passados para o INSS, por exemplo, o dinheiro do MD que é usado para o pagamento deles, vai sair do MD e ir para o INSS. Ou vocês acreditam que, tirando os inativos do MD os bilhões gastos com o pagamento deles vai permanecer no MD? Ora, por favor.… Read more »
Isso ai Bardini.
Esticaram demais a corda.
Ainda lembro do tempo em que diziam que o n° “ideal” de Gripens seria 120. Depois foi pra 100. Depois 80. E agora já tem cmdt. da FAB dizendo apenas mais 30 Gripens num 2° lote. Ninguem mais fala num 3° lote, perceberam? Enquanto isso, NINGUEM da MB fala num segundo lote de Riachuelos pra manter a capacidade produtiva. Ninguem fala em qual será o futuro do VF-1 quando os A-4 finalmente forem aposentados. Ninguem cita o que será feito da aviação de patrulha naval quando a FAB finalmente aposentar os Orions. Mas vamo tocando aí, que “depois nóis vê”… Read more »
A MB deu baixa em alguns navios recentemente mas ainda tem muita coisa pra baixar se formos fazer um exercício semelhante ao britânico, como por exemplo o Mattoso Maia, Alte Sabóia e Gastão Motta, a CCI e a FCG remanescentes, as Aratu, o esquadrão AF-1 (pode vender os 4 Skyhawk pra Argentina ou até mesmo doar pro Uruguai), quiçá os kurassier do CFN… A diferença é q ao contrário da RN que carece de tripulações e vê com bons olhos esse contingente ser liberado para operar navios mais úteis e modernos, nós aqui carecemos de escritórios e repartições pra distribuir… Read more »
Até que enfim alguém enxergou o real motivo do mantra “excesso de pessoal”.
Já vi que você não faz seguros!
Só para contrariar, os Britânicos aceleraram a entrada em serviço do primeiro Dreadnougth, e como é que eles estão desinvestimdo, se aumentaram ao orçamento militar??!!
Estão desinvestindo em algumas frentes e projetos, para não comprometer outras aquisições. Se não, não vai fechar a conta. E pra fechar, estão tendo que jogar mais dinheiro encima da defesa, como você diz.
22/02/22 – terça-feira, btarde, Antoniokings, não existe crise na na marinha de sua majestade, as wave’s estão sendo colocadas em naftalina, w, todos sabem a razao: estas wave’s não possuem capacidade de abastecimento para os porta-aviões, sendo assim, foram construidos 2 novos reabastecedores, e, como eles valorizam o dinheiro do contribuinte, estão colocando os 2 em disponibilidade. Se formos só um pouquinho inteligente, esta seria uma ótima oportunidade de adquirirmos qual um deles, necessitamos urgente; acredito que como sempre deveremos mais uma ver perder a oportunidade para a marinha do Chile, lá mesmo “”sem dinheiro””, sempre conseguem boas aquisições, é… Read more »
Na verdade o número de “novos reabastecedores” é 4, não 2. Os 4 da classe Tide são até maiores e mais capazes que os “Waves” e entraram em serviço entre 2017 e 2019.
23/02/22 – quarta-feira, btarde, mestre Dalton, estás corretissimo, inclusive segundo a imprensa especializada, com a chegada das TIDE, não haveria mais necessidade das wave’s, e, em postagens anteriores informavam do oferecimento de uma delas ao Brasil, quando da compra do hoje Atlantico, não tendo o negocio se concretizado naquela epoca, devido ao preco cobrado na venda do Atlantico, muito criticado pela imprensa inglesa. Não sabemos se realmente foi verdade; entretanto, continuo achando que seria uma otima aquisicao; e, não seria interessante deixar os Chilenos levarem.
Se eles querem reativa-los no final da década é porque não pretendem vender….a proposta teria de ser muito boa e a MB só pega se for quase de graça.
Penso que a informação “reativar no final da década”, é apenas para arrefecer as críticas que virão, pois em plena crise na Europa (Ucrânia X Rússia) por meios de apoio à frota na reserva…é no mínimo difícil de entender.
Quanto a ser uma oportunidade para a MB, eu digo que grana tem… precisa saber se existe vontade política e do almirantado.
Sgt Moreno
Mestre Cláudio Moreno,
a Royal Navy está com 4 novos navios de apoio da classe Tide de 38.000 tons, então “encostar” os Wave um pouco mais leves, não faria muita diferença agora, com ou sem crise.
Pra MB seriam ótimos pois são relativamente novos (faz 18 anos que entraram em serviço) e estamos precisando, mas será que há disposição do Almirantado em negociar com a Economia pra ter este dinheiro ??
A mais tradicional marinha do mundo.
God save the queen!
Deus tenha piedade da Rainha!
Tomara a Rússia ter uns assim, não é????
Mas os Russos não sabem fazer navios assim, nem porta-helicopteros como os Mistral.
Têm que pedir aos Chineses, agora que vai precisar muito deles para os financiar, pois no ocidente, fechou a torneira, pede também para lhes construir uns navios destes.
Além do péssimo estado em que se encontram as contas britânicas e o desastre que virá com o BREXIT, ela está com COVID.
Deus tenha piedade da Rainha.
Tudo depende de valores e das condições. Se os equipamentos estiverem em bom estado e os ingleses cobrarem “bem” baratinho, eu ficaria com tudo, com os 2 wave rulers as 2 type 23 e os 24 Eurofighter tranche 1.
Muita gente vai te criticar pelos Eurofighter mas quer saber, camarão que dorme a onda leva!
As T23 tem q jogar no lixo, vc não viu o estado q elas estão. Mas e os navios MCM Sandown, não quer não? 2 estão indo pra Ucrânia mas se a RN quiser dar 3-4 de graça pra MB eu aceito. Com certeza muito melhor q as Aratu (e 18 anos menos velhos que elas) eles estão.
Acredito que a Itália tenha MCM usado em melhores condições.
Os MCM Sandown, ainda podem rolar muitos anos, quem os comprar, não se vai arrepender.
Não sei. Alguns rodaram pra kacete no OM…
As type 23 no lixo???
É só rir.
Evidente q as que acabaram de fazer o LIFEX não vão ser disponibilizadas. O q tem é isso aqui https://www.portsmouth.co.uk/news/defence/royal-navy-ghost-ship-hms-monmouth-returns-to-portsmouth-to-face-an-uncertain-future-3380537 . Da uma olhada no vídeo e pode levar pra Portugal se quiser
Eurofighter no Brasil kkkkkkkkkkk e no osso ainda… numa força aérea que até outro dia tava cortando a quantidade de KC-390 pra poder pagar um segundo lote de Gripens, lote esse que não se tem certeza se teremos grana pra comprar. Aí me vem você e sugere que compremos 24 Eurofighters usados que são conhecidamente caríssimos de se operar, isso enquanto estamos recebendo aviões novíssimos, no estado da arte e depois de termos gastando uma fortuna no seu programa… É… tem comentários aqui eu leio, releio, leio umas 3x e não acredito no que li. Parece que passou o dia… Read more »
Já ouviu falar no Tytan? Foi assinado em 2016 para reduzir o custo de operação do Eurofighter em 30 à 40%, trazendo os custos para o MESMO PATAMAR do F-16. Se o programa foi um fracasso, então o Eurofighter é cerca de 40% mais caro para operar que um F-16 (ou seja, não é um absurdo), caso o programa teve um sucesso mais ou menos, o EF é apenas um pouco mais caro de operar que um F-16. O Brasil intencionava uma frota com cerca de 126 caças. Isso foi reduzido para 108, depois foi reduzido para menos de 100… Read more »
Tranche 1 só faz ar-ar. Tu quer colocar na FAB um avião com função dedicada, enquanto no mundo quase todos os caças são multifunção?
1 Wave. Pra que 2? Com uma MB do tamanhinho que está? 1 só está ótimo! As 2 Type 23, dependendo do estado, seriam adições valiosas e mais que necessárias, numa Esquadra que existe mais no papel do que de fato. Typhoon Tranche 1? Deus nos livre! Se for para colocar uma segunda aeronave de combate na FAB, que ela seja, no mínimo, multifunção. Tranche 1 é só ar-ar. ..e caro pra caramba para manter e operar. Ao invés desses Typhoon, negocia uns 4 Sundown para substituir os Aratu.
Essa notícia chegou rápida no Principado de Guanabara Bay
Alô Almirantes eles querem economizar 79 milhões de Libras ajuda eles, acho que por ciquentinha eles vendem
*Gostou da dica da matéria Galante ;)?
Solução pro problema? Leasing com opção de compra ao final do contrato… assim resolve a questão política deles ‘ainda terem o navio’ enquanto nós operamos na melhor fase do navio. Daqui a 10-15 anos a gente conversa de novo pra saber se vale a pena manter ainda os navios ou se volta pra rainha.
Valeu, India-Mike! muito obrigado, abs!
Esses navios-tanque são uma ótima oportunidade pra MB! Sei que a esquadra tá no osso e até a chegada das Tamandarés ficaremos sem quase nada, mas essas Type 23 têm 30 anos de serviço. Não seria melhor segurar dinheiro pra investir num segundo lote de Tamandarés em 2025?
Olá 737. Eu acredito que a prioridade deve ser as FCT. Não faz sentido comprar um navio com 30 anos, gastar em treinamento e outras coisas para manter um navio talvez tão obsoleto quanto as Niteroi ou Greenhalgh. Melhor mesmo é manter o programa FCT e buscar recursos para as quinta e sexta FCT
Mas os Wave Rullers não estão obsoletos, e a atual MB praticamente não tem capacidade de reabastecimento, ou tem poquíssima capacidade.
Quanto ficaria a aqusição desse navio, e quanto ficaria a construção de um navio de reabastecimento novo?
Olá Wilber. Meu comentário era sobre as T23.
Ah, sim. Perdão pela confusão.
”As type 23 tão obsoletas como …” , as type 23 podem ter o km já muito gasto, mas obsoletas não estam, o que tem de mais obsoleto são os mísseis Harpoon.
Tão obsoletos quanto as Greenhalgh e Niterói? Não, Camargo, não mesmo.
Realmente não faz muito sentido adquirir as T23, uma alternativa boa era algum estaleiro alemão fazer pelo menos duas FCT por lá, paralelamente com a construção das FCT no estaleiro Oceana.
Quanto ao navio tanque, acho que seria uma boa compra de oportunidade.
meus olhos brilharam rsrsrsrs
Alguns caça Minas também estarão disponíveis nos próximos anos, seria uma aquisição um wave e uns 4 ou 6 mineiros
Navios que precisamos com urgência!
Exatamente caro Heinz, pois hoje praticamente não possuímos mais a capacidade de minagem e varredura. Esses navios, por mais que tenham em média uns 30 anos de serviço, têm casco de fibra de vidro e estão teoricamente, em melhores condições que os velhos Aratu. Abs
Bota os dois na MB. Se bem que a gente não tem tanto navio assim pra precisar de 2 auxiliares desse tamanho, né?
Jadson, bastaria um desses que já estaria ótimo, pois o Gastão Mota, com seus 30 anos de serviço, ainda deve durar uns bons anos mais. Talvez opere por mais uns 10 anos. Com dois navios logísticos, intercalando os períodos de manutenção, com um sempre disponível. Abs
A marinha sem grana, senhores deputados e senadores. Precisamos desses navios. Apoiem a marinha com mais verba por favor!
Olá T. Há algum tempo, um dos comandantes da MB mencionou que o Congresso já aprovou cerca de R$ 7 bilhões em emendas para o ProSub, contudo o executivo só liberou cerca de R$ 300 milhões. Então o gargalo é no executivo.
Boa noite Camargoer.
Eu tenho certeza absoluta que tu conhece os pormenores do orçamento fiscal da União e tenho mais certeza ainda que tu tens consciência de que nosso orçamento não e impositivo, portanto fazer esta afirmativa e colocar a responsabilidade sobre os GF e no mínimo incoerente da tua parte. Todos nós aqui sabemos que o governo foi obrigado a realocar recursos destinado a outras rubricas diretamente na saúde, e a defesa não foi excessão, portanto pé o que tome tenência e não use isto de forma político ideológica para induzir o pessoal aqui de forma desonesta..
Nem mais um centavo para nossas forças armadas, nosso orçamento de defesa é bem considerável, estamos na mesma faixa de Austrália, Itália e tem país com menos fazendo mais, tem povo Brasileiro passando fome!
Imagino que o Brasil compra, e barato. Até porque justificaria novos gastos e concursos aos montes. Só de dentistas nesse navio vão uns quatro. Fora auxiliares de dentista, garçons para os deuses, taifeiros, motoristas para pegar e levar ao porto, psicólogos, protéticos, cozinheiros, pintores de parede. Elementos de combate e manutenção? Para que?
Alô Rainha, aceitas PIX?
Oportunidade de ouro (dependendo do preço, claro) caso sejam disponibilizadas.
É,a poderosa Royal Navy não está com tanto poder assim…
Lá, eles não esperam os equipamentos caírem aos pedaços para substituí -los. Saem meios mais antigos e entram novos…nas 3 Forças:
Grande oportunidade para a MB fazer uma consulta aos ingleses para garantir a preferencia na Hcompra desses navios para MB !!!!
Hellen, exatamente, quando estes navios ficarem disponíveis para venda estrangeira, provavelmente vão ter muitos países interessados, é correr na frente e tentar pegar pelo menos um deles, Abs
Não e nem assim meu amigo, o primeiro, o Wave já está na “conserva” a quase dois anos e não apareceu nenhum freguês até agora, porque será????
Porque provavelmente poucas marinhas conseguiriam “manter e operar” um trambolho de 31.000 tons.com uma propulsão diesel elétrica complexa e cara.
Para a nossa “bola” caberia algo do porte dos tanqueiros
da Navantia, classe Patino, com umas 18.000 tons e propulsão mais simples, os que a Austrália adquiriu a pouco. No pau da goiaba, talvez um classe Berlim, que já e um troço grande e complexo.
Deixa os aviões ingleses pousarem no Brasil para as Malvinas e em troca pega os dois navios ingleses.
O Juarez me chamou a atenção sobre esta “oportunidade”…
Olhem a ficha técnica desta nave…
Manter e operar este “monstro” pode não ser para o nosso bico….
Sds.
O navio é grande demais para as necessidades e capacidades da MB. Mas se for isso ou não ter nada…
Grande, caro e complexo de manter e operar, este e o problema. A grande compra de oportunidade a MB deixou passar com o tanqueiro holandês que foi adquirido pela Marinha Peruana
Ahhh… mas nessa época aí, se sonhava com duas esquadras, 30 escoltas e o escambau.
O reino do imperador naval e seus miquinhos amestrados.
Realmente, com mais de 30.000t ele desloca 50% a mais que o próprio Atlântico. Seria fácil o nosso maior navio, e para abastecer quem?
O Gastão Motta de 10.000t tem apenas 20 aninhos e a MB parece ter dificuldade de mantê-lo… não o vejo no mar faz tempo. Aposenta os 2 NDCC que também não operam e utiliza a verba de manutenção deles pra trazer o Gastão Motta de volta ao setor operativo… e deixa o Chile levar um Wave se ele quiser.
Esse NT tem 30 anos nas costas e não tem casco duplo, desta forma, ele opera com restrições devido as questões ambientais e de segurança. Na prática, é uma bela de uma porcaria que não pode sair de dentro do quintal da MB. . Um NApLog como esse da RFA, pode cumprir mais missões do que o NT da MB. É um navio de respeito para ajuda humanitária. Teria peso estratégico, integrando uma coalizão ou participando de exercícios importantes no exterior. Dá até para colocar esse navio fazendo patrulha e combate a pirataria, como já usaram em longas comissões. .… Read more »
Desculpa, ele realmente tem 10 anos a mais do q eu disse e é de fato um navio antiquado na sua concepção, embora tenha sido construído segundo os parâmetros definidos pela MB então nem se pode colocar a culpa no fato de ser uma ‘compra de oportunidade’. Seu projeto foi definido olhando pra trás e não para o futuro. Agora, MB participando de coalizões, enviando um Wave pra longas comissões internacionais ou o utilizando como um NPaOc de longo alcance (como os britânicos fizeram por muito tempo) me parece um pouco ficcional de mais. Ajuda humanitária e prover um apoio… Read more »
É ficcional, como você diz, mas são possibilidades em aberto. Com o atual NT, essa flexibilidade não existe.
Tem q ver qual o preço dessa possibilidade. Se os britânicos estimam que economizam £79Mi pelos 2 wave em 10 anos, isso da £40Mi por navio. Mas depois eles teriam q pagar £110Mi (£55Mi por navio) para recuperá-los e colocá-los em condição de uso novamente se quisessem. Algo me diz q uma oferta de no máximo £55Mi traz um desses navios pra cá em leasing de 10 anos, incluindo a manutenção por conta deles. Isso não só mantém a economia deles como deixa o possível custo futuro de reativação coberto. Seria um ‘no brainer’ aceitar isso por conta dos britânicos.… Read more »
Índia, o problema não e comprar, nunca foi. O problema e operar um trambolho de 31.000 com propulsão diesel elétrica que ninguém até agora se interessou. Se fosse um MuMu, já o Wave já teria sido vendido.
Observem o classe Amsterdam holandês, foi disputado a tapa, e os Peruanos levaram.
Se a MB acha o Gastão, “gastão”, que tem 10.000 tons e não consegue mantê-lo operacional, imagina esse dinossauro.
Pois é Juarez, eu concordo com você. E o problema é que a MB não consegue manter e operar quase nada. Quando o navio entra em PMG não sai mais… E eu sei que é controverso, mas para mim isso acontece pq a MB tem navios de mais, e não de menos como normalmente pensamos… vai ter q enxugar muita coisa, dar baixa em muitos meios, pra então poder usar a verba de manutenção e operação adequadamente. Enquanto tiver dinheiro sangrando em navio como o Mattoso Maia q nunca vai voltar (ou se voltar vai ser como o Ceará) vai… Read more »
Pois é…o que aconteceu com o Ceará foi um absurdo gigantesco. Parecido com os milhões e milhões gastos com o São Paulo durante todo o tempo que ficou em manutenção. …docagens, revisões, trocas de equipamentos, etc. Tudo para que? O Ceará, após um PMG interminável, teve um incêndio na primeira comissão pós-retorno e foi desativado. O São Paulo nem voltou. Queria saber quanto dinheiro foi gasto (queimado) só com esses 2 navios (sem falar no Mattoso Maia e na Defensora … alguém sabe se voltam algum dia?).
Acredito que £55 milhões de libras, seja pouco para rodar esses 10 anos em um Leasing. E no fundo, estaríamos adiando um problema por 10 anos. . Mas é achismo. Tem que ver quanto custaria essa questão realmente, inclusive com a manutenção feita por eles. Dependendo dos valores, pode acabar sendo mais vantajoso para eles, que poderiam usar a grana que iria entrar no caixa, para colocar o outro “Wave” para rodar com folga. . Como já foi falado, esse navio não é dimensionado para nossas necessidades e com toda certeza, iria sobrar muito. Ai entra o seguinte: para a… Read more »
Olha só, esse navio paquistanês pra gente está um colosso. Não precisa ser nada maior q isso. Já está na minha wish list, obrigado. O problema é q a MB quer ser mais real que o rei, então vai querer fazer concorrência – 1 ano pra escrever o edital, outro pra receber as propostas, outro ano pra escolher, um quarto pra assinar. Então um navio simples desse q deveria ficar pronto em 3 anos vai demorar pelo menos 7, isso se a MB tomasse a decisão agora e nada atrasasse. A propósito, alguém sabe em que pé está o Navio… Read more »
De fato.
.
A propósito, alguém sabe em que pé está o Navio Polar?
.
Escolheram um projeto que precisa de trocentas e uma mil alterações. Está na prancheta…
Exato. Um projeto a ser reprojetado. é muita “competência”.
É porque (é chocante, se pensar) ninguém está muito interessado em navios, posição estratégica, geopolítica, patrulhamento e demais firulas. Querem verbas, comissões, solenidades, medalhas, mordomias várias e manutenção dos privilégios mil.
Me digam, caso não concordem, para que a Marinha tem um palácio no m2 mais caro de São Paulo, avenida 9 de Julho, usado apenas poucas vezes ao ano para solenidades regadas a champagne nacional e uísque importado? Dizem que é Centro Cultural…
Esse NApLog do padrão “LSS Volcano” seria o ideal. Mas escolhe um fornecedor adequado sem as amarras de uma EMGEPROM que no mínimo respresenta dobrar o valor a ser pago….
Concordo, para que NT se não tem Escoltas para abastecer. A realidade da MB é outra, não tem caminhão-tanque de gasolina para abastecer os navios, compra tambor…
Ishi, vamos lá.
1,2,3,4,5,6………………………….
É velharia gente.
Vamos usar por quantos anos?
Uns poucos anos atrás a US Navy também colocou 2 de seus 4 grandes navios de apoio
logístico operados pelo MSC da classe Supply de 50.000 toneladas também para poupar recursos porque apesar de serem extremamente velozes consumiam muito combustível por conta de 4 turbinas a gás.
.
Similarmente aos 2 “Waves” ambos não tinham nem 20 anos quando retirados de serviço
também com a possibilidade de serem reativados se necessário.
Bem que a marinha Brasileira podia comprar um em suaves prestações… rs
A MB teria o dever .. se oportunidade surgir, de ‘pegar’ os 2 …
Obaaa……….