PPA Paolo Thaon Di Revel

Trieste, 18 de março de 2022 – Hoje, no estaleiro da Fincantieri em Muggiano (La Spezia), ocorreu a entrega do navio Patrulha Multiuso Offshore (PPA – Pattugliatore Polivalente d’Altura) Paolo Thaon di Revel, primeiro de sete navios.

Os PPAs são construídos no Estaleiro Integrado de Riva Trigoso e Muggiano, com entregas previstas até 2026, e fazem parte do plano de renovação das linhas operacionais dos navios da Marinha Italiana, aprovado pelo Governo e Parlamento e iniciado em maio de 2015 ( “Naval Act”) sob a égide da OCCAR (Organisation Conjointe de Cooperation sur l’Armement, a organização internacional para a cooperação em armas).

Características técnicas da unidade: PPA – Pattugliatori polivalenti d’altura

A embarcação de patrulha offshore polivalente representa um tipo de navio altamente flexível com capacidade para executar várias tarefas que vão desde patrulhamento com recursos de resgate no mar, até operações de proteção civil, bem como, em sua versão mais equipada, de um navio de combate tradicional.

Para as sete unidades do programa, de fato, estão previstas diferentes configurações de sistemas de combate: a partir de um “leve”, referente à tarefa de patrulhamento, integrado às capacidades de autodefesa, até um “completo”, descrito anteriormente.

O navio patrulha também é capaz de utilizar barcos rápidos como RHIB (Rigid Hull Inflatable Boat) até um comprimento superior a 11 metros por meio de guindastes laterais ou uma rampa de lançamento localizada na extremidade da popa.

Clique na imagem para ampliar

  • 133 metros de comprimento;
  • Deslocamento padrão: 4.500 toneladas. Deslocamento carregado: 6.270 toneladas;
  • Velocidade acima de 31 nós, dependendo da configuração e ordem de operação;
  • 145 tripulantes e capacidade de acomodação até 181 leitos;
  • Sistema de propulsão CODAGOL (COmbined Diesel And Gas Or eLectric) combinada a diesel e turbina a gás, com motores elétricos para baixas velocidades;
  • Capacidade para fornecer água potável e eletricidade para a terra;
  • Os Navios Patrulha Polivalentes Offshore são construídos no Estaleiro Integrado de Riva Trigoso e Muggiano, com entregas programadas até 2026.
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João Adaime

Este é realmente polivalente.
Na sua versão mais equipada, de um navio de combate tradicional, pelas dimensões e deslocamento temos uma fragata.

Esteves

Isso vale investimentos de bilhões de euros. Modularidade não simplesmente na montagem. Modularidade como conceito de Marinha. Múltiplos usos. De apoio terrestre fornecendo energia elétrica para instalações em terra, para desembarque com RIBs, até navios combatentes. Mesmos fornecedores, mão de obra única, mesmos sistemas de navegação, mesmos sistemas de combate, as configurações evoluem, o aprendizado idem. De 1.700 toneladas a 6 mil toneladas. Encaixa como uma luva no Brasil. Dificuldades para aceitarem o Riachuelo são os sistemas de navegação e de combate, disseram no YouTube. Fazendo contas…30 bilhões + 30 bilhões do reator, 10 bilhões de euros do PROSUB, 2… Read more »

Thiago A.

O Brasil, com seu enorme potencial demográfico, territorial e de matérias primas, possuindo uma base industrial e tecnológica dessa … Seria terrificante .

Observar na imagem abaixo da cerimônia aparece aquele mastro cônico, é do segundo OPV da classe “musherib” comissionado pela marinha do Qatar em pacotão junto
com as quatros corvetas da classe “DOHA “.

Tudo Fincantieri.

Thiago A.

O OPV musherib.

Thiago A.

Corveta classe Doha/ Al Zubarah

Reinaldo Deprera

que que é isso? OPV ou Monitor do século XXI. Que troço feio!
Parece até um barquinho de jornal 😆

Thiago A.

Século XXI é o nosso ( 2001/2100) .

Quanto a estética aí vai de cada um, tem quem vai gostar e quem irá odiar, mas a minha intenção era focar no amplo leque de soluções da Fincantieri.
Para o contexto e necessidades da marinha do Qatar me parece uma solução adequada.
Lembrando, a extensão territorial territorial do Qatar é pequena- existem municípios no Brasil bem maiores- e situado em um golfo de águas rasas.

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
João Filho

“A beleza está nos olhos de quem vê.” e “a forma adapta-se à função”. Assim para mim é de grande beleza: 3300t (3500t para o Tamandaré), mas navios entregues com custo e especificações comprovados. o F125 e o Tamandaré são baseados no MEKO e construídos por TKMS, e o F125 teve tantos problemas que a entrega não foi aceita pela marinha alemã O preço de 500 Meuro para o Doha é comprovado. Em janeiro de 2021 o preço dos Tamandaré subiu para 9,56 bilhões de reais. Quantos aumentos de preços mais haverá? A classe Doha possui Aster 30 1NT, o que significa que… Read more »

João Carlos

Que naviozão, muito modular e funcional, isso sim que é navio polivalente de verdade. Parabéns, ….
Enquanto isso, nas terras abençoadas por Deus… Bom, deixa pra lá.

Jeferson

Excelente navio! Aqui temos militares navais em terra, lá temos militares navais no mar!

737-800RJ

Ou seja, até o final desta década a Marina Militare estará operando 17 fragatas: 10 FREMM e 7 PPA. Fora os destróieres…
Como estará a Marinha do Brasil até o final desta década?

Material arquivo

8 Fremm (eram 10, 2 foram vendidas praticamente prontas, não sei se vão fazer mais 2 para repor).
PPA (da materia) 7+3
PPX (talvez 10 unidades, substituir sirius, comandanti e cassiopea. Corvetas de 3 mil toneladas parecida com a tamandare, só que menos armadas que as nossas (projeto – pesco – italia, Espanha e França)
2 destroiers horizon
2 destroiers (sendo projetados)
8 submarinos u212
2 Navio-logistico vulcano
1 – Porta aviões com F35
1 – Porta helicóptero
2 navios de desembarque

João Filho
  • permanecem 10 FREMM, e os 2 últimos foram deitados em 2021. A França não substituiu suas unidades vendidas por problemas com o design francês, que é bem diferente
  • O U212 NFS é drasticamente diferente do U212: 4 U212 e 2+2 NFS
  • 2 – Porta aviões com F35 (o Trieste é construído para o F35 e será encomendado em junho)
  • 3 navios de desembarque (San Giorgio, San Marco, San Giusto). Os San Giorgio são de 8000t, e a Marina encomendou uma substituição de San Giorgio de 20000t
Material arquivo

Obrigado por complementar meu comentário. Tem mais informações dessas últimas 2 fremm? Tentei achar e não consegui. Se tiver mande link.
Qual será esse substituto do san guorgio, tem imagem?
Eu queria ver o Dalton nos comentários, ele conhece muito tbm.

Thiago A.

Sobre as 2 FREMM para o Egito, foi resultado de um acordo entre governo, industria e a MMI. Não foi uma renúncia total, apenas cedeu a sua vez para permitir que a indústria atendesse as exigências de um cliente estrangeiro. Em troca, a indústria ofereceu compensações a MMI por essa dilatação no tempo de entrega. “Com uma sóbria cerimónia realizada hoje no estaleiro Riva Trigoso (GE) em Fincantieri, foi celebrado o corte da primeira chapa metálica para a primeira das duas novas unidades da Marinha Italiana. Este último, conforme confirmado pelo ministro da Defesa Lorenzo Guerini em julho do ano… Read more »

Material arquivo

Interessante…obrigado. Então ficarão com 10 Fremm, é muita coisa, marinha bem forte.

João Filho

De nada. Sua lista fornece uma visão geral boa e concisa.

https://www.difesa.it/Content/Documents/20210804%20DPP%202021-2023%20-ult.pdf

Na página 86 deste documento está liberado o financiamento para o estudo de 3 unidades do tipo “Nuove Unità Anfibie”.

Este link tem alguns esboços (LXD), mas a configuração e o tamanho exato provavelmente ainda não foram decididos:
https://svppbellum.blogspot.com/2020/06/mm-la-futura-lxd-classe-san-marco.html

Com relação ao comentário do Control, San Giorgio, San Marco e San Giusto também pode estar disponível. Depois da Ucrânia, o financiamento da defesa estã aumentando consideravelmente, então este programa pode receber muito mais financiamento.

Last edited 2 anos atrás by João Filho
Material Arquivo

Seus comentários foram excelentes. Parabéns e obrigado pelo material, vou ler agora mesmo!

João Filho

Este é um esboço, mas não definitivo
En 2021 a MM atribuiu financiamento para a fase de projeto de 3 “Nuove Unità Anfibie”
https://www.rid.it/shownews/4300

frank

já começaram a construir as duas ,que vão substituir as duas que o brasil não quis (AQUI TEMOS FRAGATAS DEMAIS) previsão de entrega 2023 e 2024

737-800RJ

É muita pólvora, meu amigo! Tudo de primeira e construído localmente.
O Mediterrâneo tem dono!

João Filho

Os PPX (EPC) são mais bem armados que os Tamandaré. Existem duas versões do EPC, Full Combat Multipurpose (itália e grécia) e a Long Range Multipurpose (frança e espanha). O custo para ambas as versões é 250-300 Meuro, enquanto o custo unitário hoje para o Tamandaré é 432 Meuro. Dependendo de novos aumentos de preços para o Tamandaré, pode custar o dobro do EPC. Hoje o Tamandaré custa pelo menos 132 Meuro mais. https://aresdifesa.it/le-epc-prendono-forma/ Apesar da diferença de preço, a versão FCM é melhor armada que o Tamandaré: CAMM-ER com alcance de 45km (alcance de 25 km para o CAMM… Read more »

Last edited 2 anos atrás by João Filho
Control

Srs Como já foi dito muitas vezes aqui no PN, a MB deveria buscar uma aproximação com os italianos, pois eles possuem a capacidade de produzir praticamente todos os tipos de navios que a MB necessita. Uma parceria estratégica com eles tem mais sentido do que a feita com a França. O fato é que um bom acordo com os italianos pode resolver/amenizar até a situação calamitosa das escoltas pois a Itália está a substituir todas as suas escoltas e a MB poderia fazer uma operação casada com escoltas usadas (Maestrales, La Penne) e novas (FREEMs), tudo dentro de um… Read more »

Material arquivo

Nossa aproximação agora é com Putin, antes era com Trump. Estamos no caminho certo: do inferno!

frank

as duas fremm que o Egito comprou prontas foram oferta ao brasil a Bolsonaro, na viagem que fez a Itália, melhor fragata do mundo de uma forma geral , lembrando que os americanos a escolheram para suas futura escolta, brasil não quis duas prontas novas , Egito comprou , e aqui palhaçada de Riachuelo que nunca ira sair, e meko a primeira para o final da década,…

Esteves

Sim. Emocional com os ingleses. E quem não teria uma relação emocional com quem criou? Sentimentos paternos. Franceses. Nossa doutrina até a segunda guerra foi francesa ok? Na Itália tivemos dificuldades para entender como os americanos combatiam. Certo? Talvez porque tenhamos perdido tempo procurando aonde meteram os cavalos. Ok? Mais recente, após os anos 1960 voltamos a adotar doutrinas francesas na contra guerrilha urbana. ” Trata-se da doutrina conhecida como guerre révolutionnaire, voltada para a derrota do movimento marxista-leninista e desenvolvida no contexto da Guerra da Argélia. Trazidas para a América do Sul, inicialmente por militares argentinos, as idéias francesas… Read more »

Johan

Me parece que há conversas de compra de escoltas usadas da Itália, mas não sei se avançou e, inclusive, comentaram que poderia ser anunciado algo agora nesse mês de março.

Ricardo Machado

Também penso assim, os Italianos são Talentosos e muito bons nas Artes Navais, não que a Alemanha seja Ruim, mas acho que eles tendem a “Complicar desnecessáriamente” seus Projetos, e o Pior, somente depois que o ERRO está feito e que eles se dão conta que erraram…
E isso parece uma Constante, eu Respeito Muito Mesmo o “Made in Germany”, mas se eles FOSSEM TÃO BONS ASSIM, NÃO TERIAM PERDIDO 2 GUERRAS MUNDIAIS.

Carlos Crispim

Canhestro. Foi projetado por alguém que estava com uma tremenda diarréia.

frank

porque e concurso de beleza ? navio de guerra não precisa ser bonito

João Filho

A beleza é muito subjetiva. Se aceitarmos que no design, a forma segue a função, é muito bonito porque é altamente funcional. Esta classe de navio tem pelo menos três características que estão sendo copiadas por outras marinhas: a quilha perfuradora de ondas dá uma velocidade máxima de 31,6 nós, em comparação com 27 nós para o FREMM francês. Quase 5 nós! A quilha perfurante foi visto há apenas 1 semana no KV «Bjørnøya» da Noruega. Foi construído por VARD (também Fincantieri) o Leonardo Kronos é o primeiro radar ativo AESA C/X totalmente digital na Europa com painéis fixos. O comissionamento do FDI Thales… Read more »

Carvalho2008

Casco multiuso de Napa a fragata…o inevitável….alguém já falou sobre isto…

ADM

Essa classe é realmente um projeto multipropósito. O seu passadiço rompe com as tradicionais concepções existentes por aqui…

https://www.navalnews.com/naval-news/2021/09/check-out-the-futuristic-naval-cockpit-of-the-italian-navys-ppa/