Arquitetos estudam saída para o mar para a Bolívia
Solução de engenharia também depende da diplomacia
Três arquitetos chilenos disseram ter chegado a uma solução para restaurar o reivindicado acesso da Bolívia ao Oceano Pacífico sem invadir território chileno – um túnel de 150 quilômetros correndo sob a fronteira Chile-Peru e terminando em uma ilha artificial, construída com a terra extraída das obras, a cerca de um quilômetro da costa.
A Bolívia, sem acesso ao mar, lamenta a perda de sua costa no Oceano Pacífico desde a guerra com o Chile há 130 anos, e a questão continua fortemente contestada até hoje.
Além de bloquear as relações diplomáticas entre os dois países, ela atrapalha o desenvolvimento dos mercados do Pacífico para o gás natural da Bolívia e sua riqueza mineral. Mas os três arquitetos chilenos disseram que chegaram a uma forma de restaurar o acesso da Bolívia ao mar sem conflito com o Chile.
“A princípio achamos que era um tanto maluco, mas achamos que pode ser viável”, disse um dos arquitetos, Humberto Eliash, ao “Financial Times”. “Eu vejo isto como um sonho possível. Não é loucura.”
Eliash começou a discutir a ideia com Fernando Castillo Velasco e Carlos Martner, dois dos mais respeitados arquitetos do Chile, há três anos. Mariano Fernández, o ministro das Relações Exteriores chileno, disse que deseja saber mais a respeito da proposta de “vanguarda” e convidou os homens para uma reunião, apesar da data ainda não ter sido marcada.
O túnel seria um dos mais longos do mundo, mas Eliash disse que seria tecnicamente menos exigente do que, digamos, o Túnel do Canal da Mancha, que liga a Inglaterra e a França, já que teria apenas um curto trecho submarino. Apesar do Chile e do Peru serem altamente sísmicos, ele disse que túneis foram construídos com sucesso no Japão, que é igualmente propenso a terremotos.
O principal problema é político. O Peru e o Chile, que estabeleceram sua fronteira terrestre em 1929, ainda disputam as fronteiras marítimas. O Peru, que lutou ao lado da Bolívia contra o Chile em 1879, está reivindicando um triângulo de 38 mil quilômetros quadrados de águas do Pacífico no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, deixando tensas as relações políticas com o Chile.
Segundo a proposta dos arquitetos, a ilha – que, assim como o túnel, seria território boliviano – ficaria na ponta do triângulo. As águas em disputa se tornariam internacionais, nenhum país perderia território, e muito tempo e dinheiro seriam economizados com o fim da disputa legal.
Apesar de ter perdido sua costa em 1879, a Bolívia mantém uma Marinha com cerca de 170 embarcações nas águas de altitude elevada do Lago Titicaca, e Eliash disse que a Bolívia poderia colocar um porto na ilha artificial. Ele acredita que o túnel poderia ser construído em uma década, no final transportando veículos de carga e passageiros, um trem e um gasoduto para o gás boliviano, abrindo rotas comerciais potencialmente lucrativas no Pacífico para um dos países mais pobres da América do Sul.
A Bolívia nunca perdeu a esperança de recuperar sua costa e não tem relações diplomáticas com o Chile por causa de suas exigências. “A Bolívia nunca renunciará o retorno soberano ao mar”, disse o presidente Evo Morales, que insinuou que também poderá levar sua reivindicação a Haia caso o Chile não ceda.
A Bolívia ainda não reagiu à ideia do túnel, mas Manuel Rodríguez Cuadros, o ex-ministro das Relações Exteriores peruano e autor de um livro sobre a disputa, disse que a ideia, apesar de bem intencionada, é “bizarra” e um “absurdo legal”.
FONTE: Financial Times / IMAGEM: blogmetropolitano
Isso até parece idéia do César Maia!!
Bota Bizarra nisso!!!
Se for um canal eu acredito…
Túnel? Negativo
Já, já o Chavez vai se interessar em apoiar o presidente cocalero… O Evo Morales peitou o Brasil na questão das refinarias da Petrobras, mas não ousa se meter com o Chile, que é a mais preparada nação sulamericana em termos de defesa (e ataque) nacional… A melhor defesa ainda é o ataque em alguns casos incomuns de ação geopolítica de paisecos latinos, como Bolívia e Paraguai …
Nem com agente,com F-5EM+Derby+R-99,tchau força aérea venezuelana,e preciso dizer mais algo?Acho que não…
Deviam contratar uma empreiteira brasileira e construir um gigantesco viaduto.
Só não poderiam contratar a OAS pois tal viaduto começaria em lugar algum e terminaria em lugar incerto e não sabido.
Derby alcanse 50km dependendo da situação pode chegar a 65km, R-77 alcanse 100km futuras versoes podem chegar a aaté 190 km, o SU-30 pode detectar tanto o R-99 quanto o F-5M a mais de 100km desta forma em um combate BVR longo bye bye R99 e F-5M e Derby…
Um abraço a todos.
Quanto custaria um sonho “bizarro” destes? E pior, quem pagaria a conta?
E o SU-30 com o RCS proporcional ao seu tamanho seria detectado bem antes pelo E-99 (não R-99), isso sim, e afinal o que isso tem a ver com o assunto???
Welington
Mas ai eu pergunto,eles tem esses mísseis?
Abraços.
Sim ela possui, mas não em grandes quantidades, ainda…
A FAV adquiriu recentemente 100 R-27, 100 AA-12 , 150 R-73 E…
Wellington,
Então estamos fud….. pois a FAB só tem 60 Derby’s de um total de 200 encomendados….. fala sério, estou quase desistindo de comentar o assunto defesa……
Sds.
Jony Costa em 15 Mai, 2009 às 17:48
Quanto custaria um sonho “bizarro” destes? E pior, quem pagaria a conta?
Como quem pagaria a conta???? O BNDS como sempre!!!!!
Essa ideia é muito doida.
É alopração pros bolivia.
É como dar o prato e não a comida. É uma ideia pros bolivianos desistirem já.
o aecio neves poderia solicitar ao lula a contrataçao destes arquitetos e a inclusao desta obra no pacderme.
Acho que seria bem mais prático e econômico, fazer uma ferrovia exatamente sobre a fronteira e ao chegar no mar, iniciaria uma ponte até a ilha artificial. Será que é difícil os caras imaginarem isso?
O assunto é sobre a Bolívia e o pessoal já citou os SU30 venezuelanos…tá osso hein…
Voltando ao tópico, eu imagino a insatisfação boliviana em perder seu acesso ao litoral…só num deve ter dado merd. novamente pq eles não tem recursos…
E pra quem critica as “aquisições de prateleira” do Chile em especial da FACh no blog aéreo, essas disputas territoriais são um bom motivo pra vocês ou querem mais?O Chile não pode se dar ao luxo de pensar somente em longo prazo no que diz respeito as forças armadas…
Esses chilenos andaram é fumando um fardo de folhas de coca boliviana!!! Que idéia mais absurda! Nem o Chavez teria dinheiro pra fazer uma obra dessas, caso quisesse ajudar o compadre Morales.
É mais fácil a Bolivia do “Evo” conseguir sua saída para o mar por intermédio do Marco Aurelio (toc toc)Garcia do que com o Chile!
Sds.
Eu acho que esses caras tão “fumando” demais… Ou tomando chá?
Sds.
Esse é o link para a entrada do tunel http://m229.photobucket.com/image/tunel%20entra%20no%20mar/chinafisico/atacama/iquique/DSC03819.jpg.html?src=www Estes são os links para como ficará a saída http://2.bp.blogspot.com/_Xc_3qMG21Cw/Rq5SB936SyI/AAAAAAAAAR8/2yD6Fqt4Hxk/s1600-h/Merrimac+Memorial+Bridge-Tunnel.jpg http://3.bp.blogspot.com/_Xc_3qMG21Cw/Rq5QUN36StI/AAAAAAAAARU/XMgF2pXaLuQ/s1600-h/oresund+bridge+02.jpg http://1.bp.blogspot.com/_Xc_3qMG21Cw/Rq5QLt36SsI/AAAAAAAAARM/lle3tt8BVp4/s1600-h/oresund+bridge.jpg Este é o link da ilha artificial http://2.bp.blogspot.com/_Xc_3qMG21Cw/Rq5Q4936SvI/AAAAAAAAARk/yN5mKlKBA-w/s1600-h/Hampton+Roads+Bridge-Tunnel.jpg Este é o link do aeroporto e porto em ilha artificial http://img5.travelblog.org/Photos/56487/330140/t/2921668-Aeroporto-de-Kansai-0.jpg Se já foi feito, faz de novo, é mais barato e plausível do que guerras. Quanto custam vidas humanas ? Quais imagens são mais bizarras as de guerras ou das novas arquiteturas possíveis e próprias de um século XXI como às dos links acima ? Qual companhia multinacional gostaria de fazer o tunel e a ilha artificial em… Read more »
O CHILE SO E GRANADE PORQUE ROUBOU TERRAS DE BOLIVIANOS E PERUANOS RICAS EN COBRE E SALITRE NO PASSADO O POVO CHILENO TEN UMA DIVIDA HISTORICA CONM OS BOLIVIANOS DEVERIA ENTREGAR 50KM DE MAR A BOLIVIA PARA O SEU DESENVOLIVIMENTO JA QUE ATE HOJE SE BENEFICIADA PELO COBRE BOLIVIANO,CHILE VERGONHA DA AMERICA DO SUL PARECEM RATOS CONSUMEM O POUCO QUE TEM QUANDO ACABA INVADEM OUTROS PAISES ,QUE SERA DO CHILE QUANDO ACABAR O COBRE SUA PRINCIPAL FONTE DE RENDA LEMBRANDO AINDA QUE NO CHILE NAO TEM AGUA NEM ENERGIA EO PERU E BOLIVIA TEN DE SOBRA E AINDA SE ACHAM… Read more »