Novo contrato de radar ARTISAN da BAE Systems para o capitânia NAM Atlântico do Brasil
A BAE Systems assinou um contrato de cinco anos para apoiar seu radar ARTISAN no navio-capitânia da Marinha do Brasil, o navio-aeródromo multipropósito (NAM) Atlântico
O novo contrato fornecerá suporte vitalício para o radar BAE Systems ARTISAN e o DNA2 Combat Management System (CMS) associado instalado no NAM Atlântico, oferecendo disponibilidade operacional líder de classe para o navio-capitânia.
O aspecto radar ARTISAN do contrato fornecerá manutenção corretiva e preventiva, incluindo o fornecimento de peças de reposição, que serão fabricadas pela BAE Systems no Reino Unido e realizadas no Brasil. Também fornecerá uma instalação de help-desk, que será operada remotamente do Reino Unido para auxiliar a equipe no Brasil.
Um acordo de transferência de habilidades e conhecimento fará com que a equipe de radar da BAE Systems forneça treinamento prático para a Marinha do Brasil como parte de visitas regulares de engenharia ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
O Almirante Cunha da Marinha do Brasil disse: “A assinatura deste contrato representa um passo relevante para garantir a total disponibilidade do sistema de combate e radar ARTISAN a bordo do NAM ATLÂNTICO.
“É um importante compromisso assumido pela BAE Systems com a Marinha do Brasil não apenas na manutenção da capacidade operacional de nosso navio-capitânia, mas também na transferência de conhecimento para nosso pessoal.”
Laurie Ellis, Head of Radar, setor marítimo da BAE Systems, disse: “Estamos muito satisfeitos por ter assinado este contrato de serviço de suporte com a Marinha do Brasil.
“Nossas equipes de engenheiros estão ansiosas para trabalhar e fornecer suporte ao ARTISAN Radar e DNA2 Combat Management System para permitir que o NAM Atlântico continue seu papel vital como navio-capitânia.”
Fornecemos suporte em serviço para o radar ARTISAN que está atualmente em serviço com a Marinha Real a bordo dos porta-aviões da Classe Queen Elizabeth e fragatas Tipo 23 e selecionado para o Global Combat Ship Type 26 da Marinha Real.
O radar de vigilância naval ARTISAN fornecerá ao NAM Atlântico vigilância de superfície e aérea e gestão de tráfego aéreo de aeronaves de asa fixa e de asa rotativa.
O Brasil se tornou um operador do radar com a compra do LPH HMS Ocean do Reino Unido em 2018. O elemnto DNA2 do contrato também entregará um pacote planejado de modernização do CMS do navio para lidar com a obsolescência.
FONTE: BAE Systems
Olá Colegas. Excelente noticia. Lembrei de quando visitei o A12, conversei com um técnico que trabalhava nele que explicou que o radar do A12 era tão potente que era preciso desliga-lo quando o navio estava próximo ao litoral para evitar interferência com os sistemas de comunicação (TV e celular). Pode ter sido conversa…. mas ele disse também que o radar do A12 foi o mais potente que operou na América do Sul (não lembro se ele disse que era o radar naval mais potente ou se era o mais potente mesmo)
Que inveja, adoraria visitar esse navio um dia.
Olá Wilber. Foi na última vez que o A12 esteve em Santos. Depois disso, ele foi aposentado. Caso tenha chance, visite o A140 que é muito legal também. Eu perdi a chance de visitar o G40. Espero que ele volta á Santos.
Ops, confundí o A12 com o Atlântico, erro meu.
O Atlântico eu só conseguí vê-lo de.londe, ao lado do São Paulo, quando estava de viagem e passei de ônibus na Rio-Niterói. Achei ambos imponentes, mesmo de longe, impossível não olhar pra eles.
Tambem perdi o G40, espero que volte a Santos para visitar o mesmo. Este ano sem combustivel acho que nao vai rolar. Quanto a manutenção artsan, necessária, porem perdemos confidencialidade dados e rastreabilidade do mesmo.
Navio precisa do radar ligado próximo ao litoral brasileiro? Potente…potente é…é o Esteves.
“Lembrei de quando visitei o A12, conversei com um técnico que trabalhava nele que explicou que o radar do A12 era tão potente que era preciso desliga-lo quando o navio estava próximo ao litoral para evitar interferência com os sistemas de comunicação (TV e celular). Pode ter sido conversa…. mas ele disse também que o radar do A12 foi o mais potente que operou na América do Sul “ agora me veio a cabeça : E oque aconteceu com esses sistemas do A-12? “Se” ainda estiverem em posse da MB, não poderia ser usado em terra? Pois lembrei que os americanos… Read more »
Olá Camargo.
Pois é, e perderam a oportunidade de aprendizados técnicos com mais esse potente instrumento.
Com certeza os Turcos aprenderão com o A-12 o que a MB não quiz aprender com os A-11 e A-12.
Já deveriam estar estudando uma versão naval do Saber-M200 etc.
Mas aqui só há integração nas FAAs, na “farra do boi” com o dinheiro público.
O A12 não partiu. Ainda.
Não sei, mas já está adquirido !
Você é do Almirantado? Abin? MinDef? Do contrário, como tem essas certezas todas?
Não posso dizer de onde sou. O A12 continua por aqui.
Basta ler nas entrelinhas.
Uma visão crítica e criteriosa dos fatos !
Me responda, o que desenvolvemos baseado em algum equipamento ou sistema do A-11 ?
Você realmente acredita que com o A-12 foi diferente ?
E todos os equipamentos que operamos não aprenderam nada ou quase nada, aí da noite para o dia se muda.
Quanto a potencia do radar , é verdade sim.
Olá Mk48. Obrigado. O A12 era impressionante em diversos aspectos.
Outras bandas. Frequências diferentes.
Grande MK 48 !!!
Seja bem vindo de volta !!!
As coisas andam mais light por aqui !!!
Grande Burgos !
Estou percebendo. Bom para todos !
Abs.
Ola Mk48. O PN é diferenciado. Por isso é o meu favorito
Menos crianças aqui.
A MB parece que está tomando boas decisões no tocante aos cuidados e manutenção com o Atlântico, pagando pra quem sabe fazer e nos ensinando a fazer.
Tomara que aconteça o mesmo com o Bahia.
Se o reino unido faz correções remotas, ele acessa tudo remotamente (espionagem). Tá certo não tem nada demais para espionar, o navio mal pratica exercícios mas, mostra como são dependentes os países sem tecnologia. Não à toa existem os rumores sobre os F-35 exportados…
Olá Eduardo. São coisas diferentes. A fornecedor por acessar o sistema remotamente por meio da autorização do cliente. Isso é bom porque reduz o tempo e o custo da manutenção. Este canal pode ser interrompido pelo cliente. No caso do F35 existe a mesa situação. Eu não sei dizer se o cliente pode selecionar o que o F35 enviar para a Locheed (deveria) ou se o governo dos EUA tem acesso ao que o cliente do F35 envia para a empresa. Por isso é tão importante que o cliente tenha acesso irrestrito ao código-fonte do equipamento militar, até para auditar… Read more »
Programa fonte ou código fonte pertence ao desenvolvedor. É possível fazer checagens garantindo o funcionamento mas…acesso irrestrito ao fonte não acredito que alguém conceda.
Salvo se o programa Estiver obsoleto.
Olá Esteves. Bom ter noticias suas. Estava preocupado. No caso do FX2, o edital previa acesso irrestrito ao código-fonte. Eu uso vários softwares de pesquisa que tem o código aberto para os usuários. Tudo depende do acordo entre o fornecedor e o cliente.
Olá Professor.
Acho que depende.
Abraço e…sinto-me lisonjeado com a preocupação. Grato.
Esteves….Esteves….Estivis em Jaú semana passada, lembrei de vc, Sorocaba, rsrsrsrsr,…..
Putz.
Jau é longe. Depois de Araraquara. Cidade dos calçados quando os calçados vinham de Jaú. Hoje os sapatos vem da China.
Niloooooo…por que nessa terra gigante cheia de bois e boiadas não tem mais sapatarias?
Segundo um jauense cidade referência na região, agora só abre mercado grande dizimando os pequenos, trabalho, só serviços, fenômeno na cidade “os faz tudo”, alto o custo de vida , IPTU, o mínimo para serviços de água e luz.
A região teve queda de atividade econômica. Essa lenda do agronegócio…extremamente mecanizado, dependente de máquinas, sementes, defensivos e fertilizantes importados…bela lenda.
Por fora bela história. Por dentro…
Bem…na guerra eles decifraram a Enigma. Vai saber se esse help desk quer dar uma espiadinha nas nossas praias.
Olá Esteves. A Enigma era um dispositivo analógico com tecnologia do Sec XIX. Essencialmente, uma caixa de engrenagens que permitia um enorme número de combinações. Ao longo do Sec XX acompanhamos trẽs revoluções. A primeira foi a eletrônica (baseada nas válvulas). A segunda foi o transistor e a terceira (que ainda estamos mergulhados) é o software. Fico curioso quanto tempo levaria hoje para decifrar a Enigma usando um smartphone. Por outro lado, um bom algoritmo impõe restrições de criptografia muitas vezes superior ao que a Enigma era capaz de fazer.
Contam a história. A HBO está reprisando. O professor que decifrou a Enigma sofreu todo tipo de perseguições e acusações. O que contam, no filme, é que haviam infiltrações de alemães e de russos e que os ingleses jogaram com isso.
Poderiam ter interrompido N ataques de UBoats contra os navios mercantes mas…mas…com o poder de escolher e decidir quem deveria viver ou morrer…preferiram processar o professor por…por…preferências sexuais. Gostava de um rebu.
A humanidade. Bela humanidade.
Olá Esteves. Pelo que lembro, os poloneses tiveram papel fundamental para quebrar o código da Enigma, Inclusive, eles contrabandeara uma máquina para a Inglaterra um pouco antes da invasão nazista. Outro ponto interessante é que o código da Enigma foi quebrado por matemáticos poloneses anos antes de começar a II Guerra. Turing usou este trabalho dos poloneses para construir um dispositivo eletromecânico que decodificava as mensagens.
Ingleses…sempre reinventando a roda.
Pior que a Enigma era a americana SIGABA, enquanto a 1ª usava 3 e depois 4 rotores a SIGABA usava 15, além de outras características que tornavam a tarefa de decifrar suas mensagens infinitamente mais difícil. Tinha ainda o sistema que misturava sons usando discos gravados e alterava frequências p/ permitir a comunicação por voz, foi utilizado p/ que Roosevelt e Churchil tivessem um canal seguro p/ conversarem, a versão portátil ocupava um caminhão.
Uma maneira eficiente de não se preocupar com isso seria termos nossa própria tecnologia de radares e sensores.
Mas como não temos…
Acho que temos. Os SABER 60 e 200 são nacionais.
Ok. E ambos poderiam ser usados em navios? Poderiam ser usados na, digamos, Tamandarés?
Se sim, porque ainda não foi feito?
Creio q podem. A pergunta é: o fabricante dos navios e a MB querem? Eu não sei. Dá p integrar o SABER 60 ao armamento antiaéreo? Também não sei.
Meu entendimento desse trecho do texto é completamente diferente do de vcs. O acesso remoto é entre as equipes brasileiras e o fornecedor britânico. Não entre o radar e o fornecedor.
Então se tiver alguma dúvida ou mal-funcionamento, nossas equipes terão uma assistência imediata a distância. Isso é um help-desk.
“remotamente do Reino Unido para auxiliar a equipe no Brasil.”
Equipe de manutenção.
Exatamente.
O cidadão que comentou sobre fazerem espionagem através do help desk é muito criativo e certamente anda vendo muito filme de ficção cientifica.
007 ou Missão Impossível.
Já foi decidido se é esse o radar que equipará as Tamandaré?
TRS-4D.
É o mais top de linha?
Boa tarde, muito boa essa notícia, pois é essencial a manutenção dos Radares nos navios, e ainda melhor com a passagem de ferramentas que aperfeiçoarão a área de logística da nossa Marinha. 🇧🇷
Exato.
Tem alguma previsão de que este navio recupere a sua capacidade CIWS perdida quando na retirada deste tipo de armamento, na ocasião da venda para a MB?
Phalanx presente. A29, KC390, F35, Astros…e outros, que se mostrem.
Não… o CIWS que ele tem, e vai ter, é o Bushmaster II e a Escolta
Não.
Não há necessidade de um CIWS aqui onde o navio opera.
Sistema caro de manter, necessita autorizações para uso e aqui só serviriam para enfeitar o navio
Mattoso Maia que o diga !!!🤷♂️
Só falta ver a defesa anteaérea!
Alguma esperança ou novidade?
Tem um tal de Phalanx na fita.
Apesar de um bom radar, ainda prefiro o da Helsoldt para as tamandaré, o que foi escolhido.
Oi Carlos, porque? Quais os pontos em que o Helsoldt é melhor?
Só para desenvolver o assunto.
E obvio, aprendermos.
Marcelo segundo minhas pesquisas, o Artisan é bom, mas ele é não é de GaN, esse característica, faz com que um radar seja muito mais potente com a mesma quantidade de energia gasta por radares de tecnologia anterior, além de que a Hensoldt diz que o TRS4D pode monitorar até mesmo objetos em altíssimas velocidades.
Meio que fora do assunto. Mas hoje estava vendo um vídeo no YouTube sobre o aniversário a divisão de C&T da MB. Em certa parte do vídeo mostraram o SONAT. Ao que parece ele já se encontra pronto e passou por vários testes. Não entendo o porquê até hoje a MB não produziu algumas unidades do mesmo. Fico absmado como jogamos fora a imensa capacidade que temos e que é sub utilizada SONAT/SONAP, Gaivota-X, Siconta Fênix etc etc etc. Quanto ao suporte ao Artisan, realmente é impressindivel, pois é um tremendo instrumento. Uma pena não termos meios eficientes de defesa… Read more »
O SONAT e o SICONTA Fênix estão sendo instalados em três das fragatas classe Niterói.
Thor, vc pode por favor informar quem são as felizardas?
Ótima notícia Thor, tem as fontes ?
Infelizmente a MB não divulgou isso (bom ao menos eu não li).
Graças a Deus nem tudo está perdido nesse país !
Pessoal, não se iludam, aqui não é um portal bolsonarista e nem de direita, aqui é um portal de esquerda.
Acho que foi em 2016. Ou 2018. Estávamos (Esteves e fofinha) dentro do carro. O carro estacionado em frente a um restaurante em cujo qual havíamos almoçado. Tranquilos. De súbito, para um veículo ao lado. O passageiro pergunta por uma rua. A fofinha, ao meu lado, prontamente explica: — Você vira pra lá e depois vira pra cá. Esteves olhou e viu as duas mãos da fofinha entrelaçadas como se tivessem dado um nó marinheiro em si. Enroladas. Pra explicar que era pra virar a primeira à direita e a primeira à esquerda…a mulher enrolou-se nesse pra lá e pra… Read more »
Fantástico Esteves, ótimo resumo do Brasil. heehhehe.
Mas um conselho, não zoe com a patroa, ela pode fazer vc dormir na casinha do cachorro. ehehe.
Quanto ao comentário do colega acima, huum, não alimentemos os trolls!
o que tem a ver com a manutenção de radar embarcado?
Deveriam mesmo é deixar um pouco de lado essas politicagens na trilogia e focar mais no assunto técnico mesmo, a conversa fica bem melhor.
Alguns fóruns mais antigos eram desse jeito e funcionava super bem, pouca briga entre os participantes, só ficavam os torcedores de cada ponto de influência/venda de armas, Rússia, EUA, Europa etc.
Aqui não tem. Uma vez pôr vezes aparece uma opinião destoando da postagem mas os moderados tem removido com agilidade.
O que há é informação. Vinda dos editores ou dos comentaristas…informação é sempre bem vinda.
Esse radar aí da matéria tá bem limpinho. Quanto o Atlântico chegou o radar Estava bem emporcalhado.
Só não consegui entender até hoje pq apagaram todo o banco de dados e informações salvas de Contatos inclusive da OTAN e de missões realizadas pelo navio quando ainda pelo Reino Unido !!!
Entregaram pra gente meio que “apagado” esse belo radar !!!
Como se fosse começar do zero ?!
Seria isso ?!🤷♂️
Ou por questão de ter informações sensíveis e que até não diz respeito a MB ?👀
Vai saber agora !!!⚓️
Até onde eu consigo ver, o portal é apolitico e apartidario.
.
Cadê o nosso Douto editor para responder ao rapaz ai. ?
Olá Mk48. Será que precisa responder? Eu sugiro ignorar.
uma idiotice dessa e não barram o comentário, o meu as vezes por nada fica retido
Só uma dúvida, possível problema de tradução. Mas se o contrato é de cinco anos, como pode ser vitalício?
Suporte vitalício. Contrato de manutenção de 5 anos. Como casamento. Depois renova as bodas.
Gostei 👍🏻
Boa aquisição de radar de longa distância, isso ainda é um gargalo tecnológico brasileiro, torço para que a bradar e outras empresa estratégicas consigam vencer esse desafio : 3
Euacho bizarro um país continental como o nosso possuir uma marinha que só tem 1 radar 3D , um, somente um, em toda força, é inacreditável isso!