USS Vella Gulf se torna o primeiro de cinco cruzadores da classe Ticonderoga a serem desativados este ano

70

Quase 29 anos atrás, o USS Vella Gulf (CG-72) estava nas águas ao redor de Norfolk, Virgínia, esperando para ser comissionado na Marinha dos EUA.

O navio estava nas mesmas águas na quinta-feira (4/8), desta vez para sua cerimônia de descomissionamento, enquanto sua atual tripulação e sua primeira tripulação se despediam do navio.

Quando o Vella Gulf foi comissionado, todo marinheiro queria estar em um cruzador da classe Aegis, disse o capitão Constantine Xefteris, o primeiro comandante do navio. Esses cruzadores definem o padrão de desempenho.

“Não importa se você está praticando um esporte, se você está tocando um instrumento musical, se você está jogando xadrez, você quer ser o melhor”, disse Xefteris. “Você quer jogar com os melhores e quer jogar contra os melhores. E os cruzadores Aegis eram simplesmente os melhores.”

Durante seu tempo na Marinha, o Vella Gulf foi desdobrado várias vezes, visitando Malta, Chipre, Itália, Escócia, Israel, para citar alguns, disse o capitão Mike Desmond, atual comandante do navio.

“E pelos meus cálculos, o Vella Gulf navegou quase meio milhão de milhas”, disse Desmond.
As milhas cobraram seu preço no Vella Gulf, com Desmond dizendo que em seus últimos anos, o navio se tornou temperamental.

Cruzador USS Vella Gulf (CG 72), em 2008

“Quando todos os sistemas estavam funcionando, operando conforme projetado, ela era sem dúvida a nave de guerra mais confiável, capaz e letal do planeta”, disse ele. “E certamente o mais divertido de navegar.”

O Vella Gulf teve duas comissões durante a COVID-19, observou Desmond.

Isso inclui um dedobramento com o Eisenhower Carrier Strike Group em fevereiro de 2021. No entanto, o Vella Gulf foi logo afastado devido a problemas mecânicos.

O navio também foi desdobrado com o Eisenhower CSG em 2020, navegando para o Oriente Médio e Europa, disse o contra-almirante Brendan McLane, comandante das Forças Navais de Superfície do Atlântico.

“Duzentos e cinco dias seguidos. Ninguém saiu. Ninguém saiu ”, disse McLane, referindo-se ao período em que a Marinha interrompeu as escalas nos portos para impedir a propagação do COVID-19.

O Vella Gulf é um dos cinco cruzadores que serão desativados no ano fiscal de 2022. O navio será rebocado para as instalações dos Navios Inativos da Marinha em Filadélfia, Pensilvânia, em 11 de outubro. Ele será colocado no status de Ativo de Apoio Logístico.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Lemos

Gente falando que o Brasil deveria comprá-lo em 3 2 1…

Miguel Felicio

E voce puxando a fila…..kkkkkkk

Carlos Crispim

Sempre tem um bobo

Publio Marcos

Pensei o mesmo KKKK

João Adaime

Dá para ver o sentimento de tristeza da tripulação. Melhor prova de que os navios têm alma. Tanto que recebem um nome. Cada navio é a segunda casa de todo marinheiro.
Mas a vida segue.

Dalton

O “Vella Gulf” foi também um dos 5 “Ticonderogas” capazes de executar missões “BMD”
Defesa contra Mísseis Balísticos quase 20 anos atrás, porém esse papel foi cada vez mais expandido para os Arleigh Burkes seja unidades novas ou antigas como o próprio USS Arleigh Burke que recebeu o que há de mais sofisticado até o momento nesse quesito estando baseado na Espanha onde deverá terminar seus dias com 35 anos em 2026.

Jagdverband#44

Conheci o Arleigh Burkle em 2014, numa viagem aos emirados.
Fiquei impressionado com a máquina.

Burgos

Traduzindo: Foi pro banco de reservas, na hora de um “Pega” ele entra no jogo.
Claro que antes porém deve passar por uma revisão básica e volta a operar.
Se até lá não for reativado, ou vende para um País aliado ou vira sucata !!!🤷‍♂️
Bom dia a todos !!!☀️

Dalton

O que entendo por “Apoio Logístico” Burgos é um navio que servirá como fonte de peças
destino por exemplo da fragata Hawes que tive oportunidade de ver de perto.
.

Burgos

Pode ser também Dalton !!!
Mas eis o grande “x”da questão !!!
Parece que só tem mais 4 dessa classe operando pelo que li e entendi.
Conheço essa classe de navio também pisei a bordo do USS Ticonderoga quando ainda na ativa e que deu nome a classe 👍
Bons navios !!!
Mas infelizmente a idade chega pra todos !!!🤷‍♂️

Bruno Vinícius

Burgos, depois desses 5 serem descomissionados, a USN ainda terá 17 Ticos em serviço ativo. Destes, outros 5 serão descomissionados em 2023 e 3 em 2024. Os que sobrarem serão descomissionados até 2028 (se a USN conseguir convencer o Congresso).

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Burgos

Boa noite caro Bruno !!!
Segue o cronograma de baixa (reserva) para classe segundo o cronograma da USN:

2022
San Jacinto (CG-56), Monterey (CG-61),
Hué City (CG-66), Anzio (CG-68),
Vella Gulf (CG-72), Port Royal (CG-73)
2023
Bunker Hill (CG-52), Mobile Bay (CG-53)
2024
Antietam (CG-54), Shiloh (CG-67)
2026
Chancellorsville (CG-62)

Obs: notar que serão 6 e não 5 que irão pra reserva em 2022

Burgos

Segue um vídeo da classe aí feito ainda com USS Ticonderoga quando na ativa
https://youtu.be/ui5J9B__w1U

Mk48

Bom dia Burgos.
Excelente comentario.
Muito diferente dos comenrarios dos “marinheiros de teclado” que costumam reproduzir aqui textos do google , wikipedia e afins.
.
BZ!

Esteves

Como sempre. Grosseiro e infame. Raso. Incapaz. Deveria ter sido banido pelo conjunto de comentários que faz…sempre de forma bandida.

Burgos está errado. Apoio Logístico Militar significa que o navio não volta para o mar.

Mk48

Se alguem aqui tivesse que ser banido pelo conjunto de comentários que faz, certamente você estaria encabeçando a lista, dado a quantidade de asneiras que escreve.
Vou parar por aqui.

Esteves

Grande Mestre Esteves. O reconhecimento faz bem para a alma. A recompensa aquieta o corpo.

Lembrarei de ti. Grande Mestre Esteves…vou mostrar pra fofinha.

Carteirinha + título de Gran Mestre.

Espetáculo.

Burgos

“Burgos está errado. Apoio Logístico Militar significa que o navio não volta para o mar.” Será?!🤔 Sei não viu !!! Pode ser que sim, pode ser que não !!! Isso é o que eles falam !!! Mas na hora que a porca torce o rabo!!! Eles podem voltar a operar sim que eu acho difícil tá mais pra Canibalização de peças mesmo como o Dalton falou e o que sobrar vai U$0,01 pro ferro velho como foi o Kitty Hawk Mas podem ficar tranquilo !!! Não precisam brigar aí !!! É só apenas um comentário !!! O que importa são… Read more »

Esteves

Burgos está certo? Pode ser que sim, pode ser que não. O navio servirá a algum propósito nobre como amparo logístico é o que está no texto.

Vai acontecer? Pode ser que sim, pode ser que não. Depende dos fatores externos influenciando a decisão.

https://youtu.be/dQbympfg09U

Dalton

Tempos atrás você criticou-me quando escrevi que um “COMPTUEX” era o mais próximo de uma situação de combate que um NAe passaria mas ao invés de compartilhar conosco o que você sabe simplesmente respondeu que “Não é bem assim e deixa quieto” !!!!! . Sei que participou de algumas “UNITAS” e invejo você por isso e até já tivemos um bom relacionamento aqui no blog, mas, tudo bem, só que após uma “UNITAS” todos voltam para casa enquanto que após um “COMPTUEX” segue-se um mês de descanso e então o NAe é enviado para águas potencialmente hostis por períodos que… Read more »

L G

Mestre Dalton. Muito bom.

L G

Estou analisando os mestres já preparados. E os que tem que estudar infelizmente. Vamos estudar pessoal.

Mk48

Não vou te responder porque infelizmente não tenho o tempo disponivel que você e o Grande Mestre Esteves possuem para ficar dissertando aqui sobre tudo, desde campeonato de bola de gude ate assuntos mais serios.
Uma dica : se vc nao gosta do que escrevo, ignore. Simples assim.
Para finalizar , eu acho que quem tem que entender alguma coisa aqui é você : Nenhum conhecimento teorico suplanta a experiencia e o conhecimento pratico. Aprenda tambem a receber críticas.
.
Fique em Paz.

Burgos

Boa noite MK;
Eles estão esquecendo de um detalhe.
Na década de 90 os poderosos Cruzadores foram colocados de volta na ativa e modernizados e navegaram por mais 15 anos !!!
Como falei com o Esteves, entre uma água de bolinha e um cafezinho (Reunião de Cúpula do alto Comando da Marinha dos EUA tudo pode mudar).
Isso já foi até matéria aqui no Naval👍
Pq não pode acontecer também com essa classe de navio ?!🤷‍♂️

Esteves

Pode. Mas não é o que está escrito na matéria. “Ele será colocado no status de Ativo de Apoio Logístico.”

Burgoooooossssss. Para de alimentar jacaré com pena. Burgoooooosssss…para. Se passar um jacaré voando, imitando passarinho, saberei que a culpa é tua.

Nilooooooo…isso é maldição.!

Burgos

Jacaré não gosta de pena ele gosta de carne, muita carne !!!!🐊🤣

Mk48

Oi Burgos.

Na verdade nao é que eles esquecem. Simplesmente não sabem. Pior. Pensam que sabem. Sabem o que esta disponivel na internet.
Marinheiros de teclado.
Muito diferentes de eu e você.
Mas deixa quieto.
Deixa essa turminha se iludir e ficar aqui brincando de marinha.
Abs

Dalton

Oi Burgos sem querer ter a última palavra no assunto mas como você sempre foi cortês comigo e eu gosto as vezes de escrever aqui para variar um pouco a mania de escrever em cadernos é o seguinte: . Os 4 encouraçados de fato foram reativados mas haviam navegado pouco e foram muito bem conservados então a reativação foi fácil. . No caso do “Vella Gulf” ele precisaria ir para a reserva no que se chama de manutenção categoria “B” como foi o caso do NAe Kitty Hawk”, porém navios destinados a se tornarem “apoio logístico” não terão essa benesse… Read more »

Burgos

Tranquilo Dalton !!!
Não estamos aqui pra inferiorizar ninguém estamos aqui para debater o que é bem diferente !!!
Blz ?! 👍
Grande abraço a todos !!!

Dalton

Cara, somos uma comunidade bem pequena e se descontar os que tem no Poder Naval uma segunda via por preferirem o Poder Aéreo e/ou aqueles que usam o blog para falar mal do país A ou B enfim, coisas alheias, mas que faz parte, os que de fato gostam de navios são ainda menos. . Nunca tive intenção de ser melhor que ninguém e se tenho certa obsessão por alguns assuntos pode ser que talvez já tenha transmitido uma certa arrogância mas foi sem querer, talvez até por conta de um certo grau de autismo, então peço desculpas a você… Read more »

Mk48

Você não precisa me pedir desculpas.
Cada um de nós aqui temos uma forma individual e própria de escrever. Alguns se identificam com essa forma, outros não, acham agressivo.
.
Entao Dalton, para finalizar, saiba que lhe respeito, mas temos formas muito diferentes de nos expressar.
A única coisa que não aturo, e não é seu caso, é ler besteira. Ai de fato fico muito p***to. Nesse quesito temos o Grande Hiper Master Mestre Esteves. Campeão de asneiras. E asneiras, não aturo.

Dalton

Que bom “48”, somos poucos aqui então sejamos mais unidos, mas quanto ao Esteves, ele dá uma certa suavidade ao blog afinal a vida já é tão dura e só piora com a idade, então vamos nos divertir aqui um pouco mesmo com nossas “esquisitices” e eu tenho algumas !
.
Até mais !

Marcus Pedrinha Pádua

Caro, que postagem bacana essa! Parabéns pelo cavalheirismo!

Esteves

Logística Militar. Servirá para alimentar as estratégias. O tempo de navegar terminou.

Mk48

Mais uma pérola do Grande Mestre . ” O tempo de navegar terminou “.
Hahahaha
Hahahaha
Depois reclama quando digo que vc so escreve asneiras.
Hahaha.

Nelson Junior

OS EUA tinham cogitado deixar alguns Ticonderogas (4) da reserva “ancorados” em Guam, para reforçar as defesas aéreas da ilha… Acredito que o Vella Gulf possa fazer parte disso… Eles tem uma excelente capacidade antiaérea devido ao sistema AEGIS, grande quantidade de VLS e seus misseis SM-3/6, Tomahalk, ESSM, RIM, etc…
Achei a ideia interessante e acredito que de “baixo custo”, uma vez que os navios já estão “armados” e operativos…

https://www.naval.com.br/blog/2021/11/12/cruzadores-classe-ticonderoga-desativados-poderiam-servir-de-defesa-contra-misseis-em-guam/

Luis Carlos

Traduzindo.
É a crise.
Projetos cancelados, redução de armas, equipamentos e homens.
Terão de se adaptar à nova realidade.
E isso em um ambiente que parece que justamente vai exigir o oposto.
Novos tempos.

Arthur

Que ótima notícia. Agora o Brasil já pode adquirir o seu primeiro cruzador Aegis. O primeiro de cinco! Parece que chegarão junto com os Javelin. Assim, a MB será invencível. Te cuida marinha chinesa!

Up The Irons

Antes que alguém diga que “seria uma boa pra MB”, não, não seria. Precisamos de meios novos e compatíveis com nosso orçamento e as Tamandarés são a resposta. Será que conseguem até o final da década entregar 8 delas? Improvável, mas seria ótimo.
Sim, é verdade que até a entrega da quarta unidade não teremos mais quase nenhuma belonave operacional.
Mas sejamos sinceros: nossos navios da década de 70 fazem alguma diferença hoje?
Temos que concentrar toda a verba possível nas Tamandarés!

Carlos Gallani

Tamandarés para manter alguma capacidade militar (duvido que venham 8) e MUITOS OPVs para dar volume, presença de mar, ocupar o alto numero de marinheiros, patrulhar nossas aguas e economizar as fraguetas em tarefas menos nobres.
Mais uma vez vez cito o Fassmer OPV 80 “pé de boi” como complemento ideal, não menos que 20 e que bem negociadinhos podem ficar por volta de 100mi USD cada, um por ano nos próximos 20 anos nem doeriam tanto no bolso.

Esteves

Pois é. Repetem isso sempre. Mais patrulhas. Dezenas de NaPaOc. Se a MB tivesse como missão ocupar as águas, teriam contratado esses navios.

Mas a missão é empregar o poder. E poder naval mostram com navios combatentes.

Carlos Gallani

Entendo seu comentário mas é aquela coisa, a realidade é implacável, adoraria um segundo lote de Tamandarés, FREMM e até alguns meios maiores mas se espremer essa fruta sai poeira!
Seguimos sonhando sem fazer uma coisa nem outra, minha solução proposta é de desespero mesmo, a situação dos meios de superfície é crítica

Last edited 2 anos atrás by Carlos Gallani
Carlos Gallani

Também entendo seu comentário mas OPV não é bem um meio altamente armado, armar custa muito caro e desvirtua a proposta que não é de ser um meio para alta intensidade, Ocean PATROL Vessel, aqui a ideia não é buscar uma marinha ideal e sim fazer algo com o pouco que temos, como dito no primeiro comentário, dar volume, presença de mar, ocupar o alto numero de marinheiros, patrulhar nossas aguas e economizar as fraguetas em tarefas menos nobre! Ainda podemos acrescentar um drone (nacional de preferencia) de patrulha para melhorar a eficiência, talvez um projeto para integrar dois pares… Read more »

Esteves

Isso é o que pensamos. OPV. Podem levar alguns mísseis. Existem várias opções em estaleiros europeus.

Mas…se o pensamento naval militar fosse ocupar, vigiar…não teriam feito licitação para navios combatentes. A MB faz o que a CF determina. Empregar poder.

Bruno Vinícius

Esteves, se o Brasil possuísse uma Guarda Costeira, concordaria com você. Porém este não é o caso e a MB acaba tendo de fazer o papel tanto de Marinha de Guerra quanto de Guarda Costeira – logo – há sim a necessidade de uma quantidade expressiva de NaPaOcs.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Nemo

Chile e Colômbia montam uma Fassmer OPV 80 em dezoito meses. Eu defendo que a MB deveria ter três prioridades: Tamandarés, Riachuelo e OPV.

Carlos Gallani

Onde eu assino?
(O Chile opera o fassmer em mares piores que os nossos e pelo tamanho a indústria nacional (offshore) da conta tranquilo, não tem desculpa!)

Carlos Gallani

Tarde demais, não damos conta de tocar dois projetos, se sobrar algum cascalho tem que ser para mais lotes de Tamandarés pela economia de escala, “no hay plata”!

Antonio Resque

Deveria ser comprado com urgência para substituir duas Fragatas Niterói

Roosevelt

O USS Port Royal CG 73 ainda navega? Faz parte desse pacote? Nunca entendi porque abaixo da linha d’água ele era azul.

H..Saito

Geralmente a parte de baixo é pintada com uma tinta a base de oxido de cobre para impedir a fixação e crescimento de seres marinhos como cracas, algas, etc.
No caso do USS Port Royal eles usaram um produto novo a base de silicone que é supostamente menos toxica, para impedir a fixação dessas pragas marinhas no casco.
A cor vermelha é utilizada por tradição enquanto a azul foi escolhida visando facilitar a inspeção para verificar o funcionamento do novo produto.

Last edited 2 anos atrás by H..Saito
Franz A. Neeracher

Oi Saito

Interessante…mas ele sempre teve o casco pintado de azul ou foi somente depois do episódio, quando ele encalhou?
Além disso ele tém ou tinha uma linha pintada em preto entre o cinza e o azul.

h.saito

Não sei ao certo, mas parece que tinha acabado de ser pintado quando encalhou.
Os testes com a pintura azul começaram em 2008 com o DDG 67 USS Cole.

Dalton

Exato Saito, foi pintado de azul antes do encalhe, abaixo da linha preta
mas com o tempo voltou-se a usar a cor vermelha dessa vez sem cobre na composição e é o que se vê em novos navios por exemplo.

Mk48

Otimo comentario.
Exatamente isso.

Roosevelt

Sr.Saito, muito obrigado pelo retorno. Muito esclarecedor. Fiz o comentário porque o vi em doca seca já pintado no azul e logo quando saiu em testes encalhou. Fotos antes e depois desse evento no site Navsource. Valeu

Franz A. Neeracher

O USS Port Royal CG 73 e o USS Monterey CG 61 também serão retirados do serviço ativo ainda este ano…..esquecí agora quais serão os outros 2…..posso olhar quando voltar para casa.
Sem 100% de certeza, creio que o fato do CG 73 ser azul abaixo da linha da água, foi porque uma vêz ele encalhou perto de Pearl Harbor…..quando foi reparado, pintaram de azul…..o que ficou muito bonito na minha opinião…..

L G

A Alemanha, união Europa, EUA,etc já estão fazendo estudos do impacto que terá o final do comércio com a China. Sanções pesadas. Infelizmente haverá uma terceira G mundial nuclear. O hemisfério norte será destruído. Os ventos do hemisfério norte vão de leste para oeste e não de norte a sul. As nuvens radioativas percorrerao o hemisfério norte. O Brasil será o quinto império de Daniel. Se ficar quieto. Quem Mora entre a linha do Equador e o tropico de Capricórnio viverá um pouco melhor. O restante do planeta terá radiação e resfriamento. As águas do pacífico não se misturam com… Read more »

Burgos

Quando isso acontecer quero estar embarcado na Star Trek, Voyager, ou na base Deep Space Nine.
Bem longe da terra !!!👀👍🖖

Salomon

Que enorme oportunidade! Tem tudo o que precisamos: uma bela estampa se der um mané na pintura, problemas, reparos, docagens e…aqueles 10%. Sem falar nas fotos de bacanas olhando o horizonte de binóculos, fazendo cara de estão guarnecendo postos de combate etc..

Carlos Gallani

Imagina o tamanho do coquetel que da pra fazer nesse convés!

Salomon

O Washington Olivetto, da W/Brasil de então, montou uma enorme festa no Minas para as Havaianas, que foi um sucesso colossal (sem trocadilho). Esse poderia, sem navegar, ser alugado para novelas, filmes, festas infantis e adultas, desfiles de moda, confraternizações de empresas, treinamentos para marinhas latino-americanas, base para os fogos do reveillon..

Esteves

Pronto.

A postagem virou clube de marinheiro. Quem não serviu, visitou algum Tico. Não é vantagem contar. Tem gente aqui que não visita navio porque não vem navio pra cá.

Warlen

No mesmo tempo, que descomissionar um navio, eles colocar outro novo no lugar?

Dalton

Nesse caso não. A US Navy está com um certo excesso de grandes combatentes de superfície, não que haja um número suficiente deles e sim que não se pode pagar por eles então o jeito será diminuir o número de grandes e aumentar o número de pequenos.

Bruno Vinícius

Um dos motivos pelos quais as Constellation serão uma mão na roda para a USN.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Fábio

Só esse cruzador aposentado deve valer mais que os barquinhos da MB.

Jessé de Oliveira

205 Dias !!?? 😮

Jonathan Pôrto

Cadê aquele urso “mendigando” da MB ? kkkkkkk

R.santos

Gente lamentando a desativação de um ativo de opressão dos nossos dominadores.