O engenheiro por trás do primeiro submarino nuclear da China
Huang Xuhua suportou as privações do Grande Salto Adiante e da Revolução Cultural para ajudar a realizar uma ambição nacional
Por mais de três décadas, Huang Xuhua era pouco conhecido além da pequena equipe de pesquisadores com quem trabalhou para projetar o primeiro submarino nuclear da China.
Mas em 2017, Huang foi uma das mais de 600 pessoas homenageadas no Grande Salão do Povo em Pequim por sua contribuição como “trabalhador ético”.
O engenheiro, então com 93 anos, foi colocado no centro das atenções quando o presidente Xi Jinping convidou Huang para se sentar ao lado dele para uma foto de grupo, informou a mídia estatal.
Foi uma marca de reconhecimento do valor de seu trabalho, mas o Wuhan Evening News citou Huang dizendo que preferia permanecer discreto.
Agora diretor emérito do Second Ship Design Institute da China Shipping Building Industry Corporation, também conhecido como Instituto de Pesquisa No 719, em Wuhan, Huang se juntou à equipe de 29 membros selecionada para desenvolver o primeiro submarino nuclear da China em 1958.
O projeto foi lançado para reforçar a dissuasão nuclear da China contra o Ocidente, bem como a União Soviética depois que Pequim e Moscou se desentenderam por causa de uma disputa ideológica.
Huang disse ao jornal estatal Xinhua Daily Telegraph no ano passado que o líder militar Nie Rongzhen sugeriu a Mao Zedong que a China deveria ter seus próprios submarinos “para romper o monopólio da tecnologia de submarinos nucleares dos Estados Unidos e da União Soviética”.
Na época, ninguém na China sabia muito sobre a tecnologia e havia poucas perspectivas de ajuda do mundo exterior. A China também estava nas profundezas de uma fome provocada pelo Grande Salto Adiante.
Mas Mao teria gostado da ideia e instado os militares a experimentá-la “mesmo que levasse 10.000 anos”.
Huang disse que ele e seus colegas usaram os escassos recursos que tinham para criar um projeto no papel. Eles usaram ábacos para fazer os cálculos e vasculharam jornais estrangeiros em busca de informações sobre desenvolvimentos na área. Com sede em Huludao, na província de Liaoning, no Mar de Bohai, a equipe trabalhou 24 horas por dia para resolver os principais problemas, incluindo os sistemas de energia, comunicações e suporte à vida da embarcação, informou o Xinhua Daily Telegraph.
O trabalho da equipe foi validado inesperadamente quando um diplomata chinês trouxe dos Estados Unidos dois modelos de brinquedo de submarinos da classe “George Washington”. Huang ficou “extremamente feliz” quando descobriu que os designs dos modelos eram quase os mesmos que os chineses haviam elaborado no papel, disse a reportagem.
O trabalho continuou durante a Revolução Cultural, a década de turbulência em que os intelectuais eram alvos frequentes de ataques. Huang disse que era denunciado durante o dia e trabalhava em seu escritório à noite, informou o Xinhua Daily Telegraph.
Por dois anos, porém, o engenheiro foi enviado ao campo para criar porcos.
“Esse é o único momento fácil da minha vida”, disse ele. “Eu não tinha responsabilidades nem fardos. Tudo o que eu precisava fazer era cuidar bem dos porcos.”
Em 1970, o primeiro submarino movido a energia nuclear da China passou por testes de mar e em 1974, o navio, batizado de Changzheng 1 (Longa Marcha 1), foi comissionado, tornando a China a quinta nação, depois dos EUA, União Soviética, Grã-Bretanha e França, a ter um submarino nuclear.
Mas havia um preço pessoal a pagar. A esposa e três filhas de Huang o seguiram em suas muadanças, mas sua missão altamente secreta significava que ele só conseguia manter contato esporádico com seus pais na província de Guangdong.
“Dado o trabalho que fiz, tive que tornar os laços familiares menos prioritários”, lembrou Huang na reportagem do Xinhua Daily Telegraph. “Eles sempre me perguntavam o que eu fazia, mas como eu poderia dizer a eles?”
Em 1987, uma revista chinesa publicou uma longa reportagem sobre os nomes desconhecidos por trás do desenvolvimento da China e se referiu a Huang como o designer-chefe do projeto de submarino nuclear da China.
Sua mãe leu a reportagem e logo entendeu por que seu filho raramente voltou para casa nos 30 anos anteriores.
2018: Huang Xuhua, com 94 anos, visitou o submarino museu Changzheng 1 que projetou com sua equipe
FONTE: South China Morning Post
Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui
Olá Colegas. Enquanto isso, o Alm. Othon foi condenado á 43 anos de prisão em primeira instância pelo juiz breta, o que foi reduzido para 4 anos pelo TRF em segunda instância em março deste ano. Já sua filha, condenada á 14 anos pelo juiz bretas foi absolvida em segunda instância. Espero que o Alm. Othon sobreviva para ser absolvido pelo STF. Exijo a concessão de graça e o perdão presidencial ao Alm. Othon.
Ele foi corrupto cara, uma coisa não inválida a outra.
Caro Rocha. O TRF-2 revisou o processo e o absolveu da maioria das acusações de primeira instância. Caberá ao STJ e até ao STF avaliar as sentenças do TRF2. O fato é que o país deve ao Alm. Othon a tecnologia de enriquecimento de urânio pelas ultracentrífugas e o presidente tem a prerrogativa de conceder a graça e o perdão. Ele é um herói nacional e por isso exijo (desde 2016 defendo isso) a concessão do perdão presidencial.
Calma lá Professor Camargo,
A vida é mais complicada que isso.
Olá Esteves. De fato, a vida pode ser mais complicada em muitas coisas e pode ser mais simples em outras coisas. Enfim, o presidente tem a prerrogativa de conceder indultos (para grupos) e a graça (perdão) para indivíduos. Art.84 da CF88. Compete privativamente ao Presidente da República: XII – conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;
Até uma pedra move-se se for chutada.
Olá Esteves. Depende do tamanho da pedra e da fora do chute., riso
Professor,
Ótimo fim de domingo e excelente semana para vós e para os vossos.
Abraço.
Olá Esteves. Desejo o mesmo. Ainda tenho algumas tarefas para serem concluidas antes de baixa a guarda. Que seja uma semana mais amena que a anterior. Passei muito frio.
BoçalNaro só dá indulto ou perdão para o seus comparsas no crime.
o único crime que existe é a tua injúria
qual crime ????
Ai é que está. Se a pedra resistir ao chute…
Só para os apoiadores, não eh o caso do almirante em questão.
Nao é almirante , o titulo foi dado para infiltração no meio militar … um passado que nao deve voltar
A Graça só vai para Deputados Bolsonarista bombados e corruptos.
Sup tr fd . Absolveu muitos condenados ,, discordo das tuas argumentações
Olá Elias. Um bom debate é feito a partir de divergências de opinião, mas é preciso colocar o seu argumento e ponto de vista. Você discorda do que e por que? No que meus argumentos estão equivocados?
Perdão deve ser dado para (1) corrigir um erro do Judiciário (caso claro do Daniel Silveira preso de forma totalmente ilegal) ou (2) premiar alguém que fez contribuições ao país que tenham superado seus eventuais erros. Talvez seja o caso do Almirante Othon, pelo menos eu gostaria que fosse essa a avaliação depois de uma análise aprofundada.
Silveira vagabundo, prisão é pouco pra ele!
Nada justifica a anistia de um contraventor, e é isso que ele é um contraventor… o fim não justifica os meios , se ele é importante para uma linha de política de poder entao esta linha nao presta…
Visao distopica da realidade.
Nesse sentido, se Marcola, por obra e graça, deu um sorvete para um moleque qualquer, por certo receberá um indulto no Paraíso, com direito as quatrocentas não tocadas.
Caro Under. Primeiro, a CF88 proíbe a concessão de perdão para diversos crimes, como homicídio e tráfico de drogas. Segundo, o indulto é um decreto dado para um grupo de presos (como o natalino), enquanto que estamos falando da comutação de uma pena ou seu perdão presidencial, que é uma prerrogativa do presidente descrita no Art.84 da CF88. Terceiro, estamos falando de um pesquisador que foi responsável pelo desenvolvimento da tecnologia das ultracentrífugas para enriquecimento de combustível nuclear e que tem agora 83 anos. Compara-lo como Marcola ou com o Bandido da Luz vermelha é um equivoco retórico.
Concordo plenamente! Na eleição de 2018, lembro do Ciro dizendo que, se eleito, iria indultar o Almte. Othon. Mas, enfim… Já li comentários em outros sites de pessoas ligadas ao mundo militar dizendo que o Brasil protegeu pouco e mal o Almte Othon, relatando inclusive que o prédio onde ele morou em São Paulo foi todo grampeado.
Ele foi julgado em 1ª instância ele foi considerado culpado. Ele foi julgado em 2ª instância ele foi considerado culpado, porém diminuiu sua pena / culpa. Em 3ª instância (STJ) não entra-se no mérito da culpa, ele já é considerado culpado (corrupção) e não pode mais ser inocentado, o processo pode ser anulado por erros e vícios do processo, mas não o mérito da culpabilidade já ficou pra trás. Em 4ª e virtual instância (STF) verifica se a condenação é constitucional e quando digo instância virtual não é reclamação ao STF não, é que deveria bater lá somente se houvesse… Read more »
Perdão presidencial só pra aquele vagabundo do Silveira
Um dos pais do projeto Apolo era nazista e dai?
E se podemos ter um candidato a presidência envolvido até o pescoço com assuntos de corrupção porque raios este quadro técnico não pode gozar de algum beneficio?
Não há nem como comparar o beneficio que um quadro técnico como este almirante trás para o Brasil com politicos desonestos liderando eleições…
Olá Leonidas. A condição do Alm.Othon é ainda mais interessante. Ele tem mais de 83 anos. Sua carreira militar esta encerrada e é improvável que ele irá conduzir qualquer outra atividade administrativa. É um herói nacional. Isso nada tem a ver com políticos ou outros criminosos. É uma questão de reconhecimento nacional pela sua contribuição.
Herói é um guerreiro ético com valores morais acima do bem comum. Quem elabora contratos pagando vantagens para si e para a filha não tem valores à compartilhar.
Exceto os valores financeiros.
Olá Esteves. Podemos discutir o significado de “herói”. Gosto muito do livro de Campbell “O poder do mito”. Nele, há um entendimento do arquétipo do herói em torno da sua jornada, a qual resumo aqui como “chamado, treinamento, desafio, retorno-não-retorno”. Todo ser humano pode se identifica com a “jornada do heroi” a partir deste narrativa que em essencial é a superação de um desafio que coloca a própria existência em risco. Neste conceito, o desenvolvimento da tecnologia de enriquecimento do combustível nuclear pode ser identificada com a jornada do herói e neste sentido, Alm.Othon é um heroi cuja jornada ainda… Read more »
“superação de um desafio que coloca a própria existência em risco.”
Concordo. Nem reator nem submarino existem. Desafio não superado.
Vou repetir então: Neste conceito, o desenvolvimento da tecnologia de enriquecimento do combustível nuclear pode ser identificada com a jornada do herói.
Há divergências. Tanto existem que o perdão não saiu.
Olá Esteves. O presidente esqueceu de pedir a assistência do setor jurídico do gabinete para o decreto de perdão do ex-deputado. Como o objetivo era criar um fato político ao invés de um fato jurídico, cometeu erros que serviram para ampliar o impacto politico sem se importar muito se isso seria benéfico ou prejudicial ao ex-deputado.
Amigo da uma pesquisada sobre seu processo, teve dedo externo para encriminalo, como tudo wue envolve tecnologia restrita no brasil é sabotado, os valores ditos desviados foram aplicados em pesquisa e sistemas, qual maior sonho de um cientista é deixar seu legado, ele é um herói e não o coronel Ustra.
Eu não conheço os detalhes do caso do Almirante, mas sempre achei essa história muito esquisita, para dizer o mínimo. Torço para que e ele seja inocentado e não precise de indulto.
Interessante pensamento. Defende um corrupto, quer lhe dar méritos por usar sua influência a seu favor. Ao mesmo tempo não o quer na mesma linha do suposto político corrupto.
Aí eu pergunto é bom ser corrupto ou não nesse país?
Não defendi corrupção. Fiz uma analogia no sentido de que a revelia de seus atos quando o sujeito tem serventia para a NAÇÃO ele deve sim ser aproveitado. O pai do projeto Apolo como eu mesmo citei teve passado nazista, nem vi onde eu ou mesmo milhares de outras pessoas que o empregaram no projeto Apolo negaram isso. O que disse é algo que parece meio difícil de entender (apesar de estarmos em um site que trata de defesa e consequentemente geopolítica) que NAÇÃO tem moral distinta de indivíduos. Então enquanto nação e seu dever a ela ele deve ser… Read more »
Fantástica postagem, Leônidas!
Que foi corrupto o que !!!! Ele so estava recebendo pelo conhecimento dele !!! E diga de passagem estava cobrando barato !!!
Quando vc tem espiao israelense,americano, te seguindo 24 horas por dia é sinal que sua hora $$ de trabalho nao tem preço $$$ !!!
Sei, sei.
Juiz viciado, processo anulado.
Está se tornando comum no Brasil.
Americanos distribuí muito dinheiro para juiz e politico destruir industria nacional !!! “Inteligência militar dos EUA espionou ‘hexágono’ brasileiro” Nos anos 80, a espionagem dos Estados Unidos estava interessada mesmo era em saber o que se fazia no secreto Instituto de Estudos Avançados, o IEAv, agregado ao então Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos. Uma análise da Agência de Inteligência da Defesa, uma espécie de CIA militar, vazada em 1983, trazia o título “Frente ao Pentágono, um Hexágono” e dizia que o plano brasileiro de construir armas nucleares passava pelas atividades desenvolvidas naquele prédio de seis faces.… Read more »
O perdão presidencial será concedido quando a MB pedir. Não lembro de ter visto.
Olá Esteves. O perdão é uma prerrogativa do presidente e de sua própria iniciativa.
Iniciativa motivada.
Olá Esteves. O Art.84 da CF88 diz que compete privativamente ao Presidente da República, sem ressalvas ou condicionantes.
Até uma anta move-se por algo.
Olá Esteves. A psicologia comportamental sugere que alguma ações são apenas condicionadas sem que exista uma razão para isso. “Plim” “Au”
De acordo com o Art. 734 do Código de Processo Penal é facultado ao Presidente da República a concessão espontânea de graça, ou seja, a provocação não é imprescindível.
Olá Allan. Exato. O Art.84 da CF88 diz o mesmo.
Ostras não leem. Precisam da correnteza.
Bom, se dezenas de bandidos corruptos já foram absolvidos, o Almirante Othon bem que poderia ser também, pelo menos este deu alguma contribuição para o País.
Olá Allan. O problema neste seu argumento é a equivalência entre o Alm.Othon e “bandidos corruptos”, que está obviamente inadequada. O Alm.Othon foi o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia das ultracentrífugas, algo de enorme importância estratégica para o país. Outro ponto importante foi a sentença absurda do juiz bretas em primeira instância de 43 anos de prisão, que foi modificada para 4 anos em segunda instância, o que mostra como foi equivocado o processo conduzido pelo juiz, tanto que sua filha foi absolvida pelo TRF2. O processo ainda seguirá para o STJ mas o problema é que o Alm.Othon tem… Read more »
Considero o Almirante um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento nuclear do Brasil, infelizmente caiu na tentação. Infelizmente nossos grandes cérebros são mal pagos.
Sou vizinho do Almirante no Rio. É uma historia complicada.Os pagamentos que recebeu foram um agradecimento pela dedicação e desenvolvimento da tecnologia unica! Mas tudo tem um porém, a origem do dinheiro era fruto de corrupção. Então apesar dele não estar envolvido diretamente com os atos, o dinheiro tinha origem suja. A filha que foi condenada seguiu a vida, a outra filha mora com o Pai e é super complicada. O Almirante mudou muito pessoalmente, era muito prepotente, hoje em dia conversa com qualquer um a qualquer momento.
Independentemente de qq possível parcialidade no processo (que não tenho como pessoalmente aferir) e irregularidades na prisão (como a necessidade da presença de um militar de patente igual ou superior ao almirante no momento de sua prisão — requisito este que de acordo com vários relatos não foi cumprido), o fato é que ambos os tribunais concordaram que ouve crime por parte do almirante. Como disse, não vou entrar no mérito dos 43 x 4 anos de pena, mas sim sobre a concordância sofre o fato do almirante não ser inocente. E pra mim, eu vejo de forma muito problemática… Read more »
Olá India. A coisa é mais complicada. O TRF2 revisou a maior parte da sentença do juiz bretas, tanto que a sentença cai de 43 anos para 4 anos. Isso mostra que a decisão em primeira instância continha muitos problemas. Eu imagino que o Alm.Othon irá recorrer para o STJ. A CF88 estabelece que o presidente tem a prerrogativa de comutar ou até mesmo perdoar uma sentença judicial exatamente porque existem situações que extrapolam a simples questão criminal. Quando o presidente exerce a prerrogativa constitucional de comutar/perdoar ele esta dentro da lei. O Alm.Othon tem 83 anos e tem um… Read more »
Caro Camargoer, vc insiste num mérito que eu me ausentei de comentar, quando insinua possíveis irregularidades no primeiro julgamento. Não estou discutindo isso em absoluto, até pq não tenho conhecimento para tal. Se isso é fato ou não, deixo para os especialistas e autoridades legais que estão julgando o caso. O fato é que ambos os tribunais condenam o almirante, demonstrando que não acreditam na sua total inocência. (Veja tb que não estou afirmando que ele não possa ser inocente nem que não possam existir diversos interesses na sua condenação). Estou discutindo sim o argumento seu de que pessoas que… Read more »
corrupto
Camargoer, acho que a admiração pela ciência produzida pelo Alte. Othon não deve se converter em idolatria sem qualquer crítica.
Ele repetiu a trajetória do Dr. Fausto, e vendeu a alma a Mefistófeles.
O Alte. Othon tinha sob sua responsabilidade um programa que movimentava muito dinheiro, cujas prestações de contas eram sabidamente obscuras, em razão do sigilo que a natureza de suas pesquisas exigia.
Resultado: o herói se corrompeu.
Mas concordo contigo sobre o exagero da sentença. Tenho minhas opiniões sobre as razões que levaram à imposição de penas tão altas, mas isso é só achismo, então nem vou mencionar.
Olá Pagloss. A pergunta é qual o sentido de uma pena dura para uma pessoa de 83 anos com o histórico de contribuições ao país como o do Alm.Othon? Para mim, nenhuma. Precisamos ler “Vigiar e Punir” ou a “microfísica do poder”
Prezado Camargoer, uma ação penal julga um fato (ou vários, como é o caso das ações penais em que o Alte. Othon figura como réu).
O julgamento de uma biografia é tema estranho aos autos. Pode servir como atenuante, somente.
Olá Pangloss. A concessão do perdão presidencial é uma prerrogativa exclusiva dele. A CF88 não impõe restrições para a motivação. Ela deve aparecer sim no decreto como justificativa, como acontece com todos os documentos públicos, mas poderia sim ser um reconhecimento da contribuição do Alm.Othon. A parte criminal que figura nos autos é de responsabilidade da justiça apenas. O perdão pode até mesmo ter uma função humanitária, por exemplo, e caso de grave doença ou outro motivo, O perdão presidencial é uma peça política. Sempre foi.
Prezado Camargoer, eu não mencionei nenhuma oposição ao perdão presidencial. Isso é um instituto de natureza política, externo à ação penal. Se o PR indultar, vida que segue.
Mas ressalto que o Alte. Othon não foi condenado por fatos praticados na condição de militar – embora seja notório que o programa nuclear da MB tinha uma prestação de contas para lá de obscura.
Disso também decorre a absoluta impropriedade da “carteirada” que o almirante tentou dar ao delegado da PF que efetuou sua prisão.
O almirante Othon tem relevantes serviços prestados ao país. E os Quinta Coluna atacando o cara na maior cara de pau?
Olá Mgtow. Pois é. Ainda bem que sou de esquerda e humanista.. riso. Aprendi que o coração fica do lado esquerdo.. e o fígado do lado direito.
Falando nele, aqui vai uma matéria postada aqui no Naval em 2017:
https://www.naval.com.br/blog/2017/10/30/almirante-othon-minha-condenacao-interessa-ao-sistema-internacional/
Olá Fewoz. O mais divertido é ler os comentários.
O “herói” se sorriu bonito para a foto, mas sujou as calças não tem jeito, fez m…
1958 a 1970. Comissionado em 1974. Feito com ábacos, papel, idéias, jornais. Recebemos o reator IEA-R1 em 1959 para aprender, pesquisar e produzir radiofármacos. À partir desse reator aprendemos o que hoje sabemos. Em 1979 começou a aventura submarinista oficializada em 1982.
O que aprendemos nesses 62 anos?
Olá Esteves. O projeto do submarino nuclear começou em 2008 com a assinatura do ProSub. As ações iniciadas em 1979 do programa nuclear da MB focaram no desenvolvimento das ultracentrífugas com levitação magnética e no domínio do ciclo do combustível, que era a obtenção do hexafluoreto de urânio, o enriquecimento do gás por ultracentrifugação, a obtenção do óxido de urânio com enriquecimento controlado e a sinterização das pastilhas para a fabricação das pastilhas de combustível. O resultado desta primeira etapa foi a fábrica de combustíveis. A segunda etapa será a homologação do Labgene (em construção) e a terceira etapa será… Read more »
Negativo. Recuperando a história, a MB e a CNEN assinaram a cessão por comodato recebendo o IPEN em 1982 com o objetivo de capacitarem-se à construírem o reator nacional + o submarino nuclear motivados, entre outras, pela guerra nas Malvinas.
O contrato do PROSUB em 2008 é um capítulo que faz parte da mesma história.
Feito com ábacos, papel, idéias, jornais e muita espionagem.
O q falar de uma certa republiqueta que iria receber projetos completos de um submarino nuclear através de um espião e recusou, enquanto isso há décadas vem sendo espionada e sabotada.
Olá Ander. O país não precisa de projetos. Isso está relativamente bem resolvido. O gargalo do SBN é orçamentário.
Será só o orçamento?
Olá Nativo. A MB está com problemas para a aquisição de equipamentos no exterior também, mas tecnicamente ela poderia desenvolver e produzir similares nacionais, mas para isso teria que empenhar mais recursos. Portanto, o problema é essencialmente orçamentário. A atual fase do programa é a conclusão do reator do Labgene. O projeto do submarino (sem a parte nuclear) conta com o apoio da França e a parte nuclear é essencialmente replicar o Labgene. Então o projeto técnico está bem encaminhado.
A China parece brincadeira , ma já esta igualando a tecnologia do Ocidente, os SSBN type 096 Tang e o SSGN Type 095 são modelos similares aos Ocidentais.
Um esforço jamais visto na construção de um país em tão pouco tempo, enquanto “analistas” falam da tal “bolha chinesa” há 20 anos.
Bem lembrado!!!!
A China é o país dos engenheiros!
“Huang disse que ele e seus colegas usaram os escassos recursos que tinham para criar um projeto no papel. Eles usaram ábacos para fazer os cálculos e vasculharam jornais estrangeiros em busca de informações sobre desenvolvimentos na área.“
O trecho acima está em negrito evidenciando que por 30 anos a China atravessou contenção e até inexistência de recursos. Todo recurso é findável. Todo recurso necessita de esforço para gerar resultado.
Gastamos em torno de 50 bilhões nesses 50 anos.
O Livro : Os Donos do Poder : A Origem do Patronato Politico Brasileiro.
O Brasil é um Estado mafioso e colocar armas nucleares nas mãos de Brasília é um perigo para a humanidade.
Exato
Grandes nações sempre exaltam os seus heróis, já por aqui eles são humilhados ou achincalhados pelo Estado e pelo povo, quem tenta fazer algo pelo país invariavelmente acaba se dando mal. Uma terra que só consegue dar valor a políticos corruptos, subcelebridades, artistas de quinta categoria e esportistas nunca será nada.
Enquanto isso no bananil, o pai do Álvaro Alberto foi preso por “roubar” recursos para suas pesquisas….. A diferença do Brasil para um país sério…..
Olá Flanker. Creio que o problema em torno do Alm.Othon seja mais complicado. O juiz bretas o condenou a 43 anos de reclusão, cuja sentença foi reduzida para 4 anos pelo TRF2 em março. A diferença é muito grande para seguir defendendo que o juiz bretas tenha conduzido o processo de modo imparcial. O processo segue agora para o STJ.
Camargo,
Para mim isso tudo cheira a intervenção do departamento de Estado norte americano. E o que me dói é saber que os colaboracionistas nunca serão devidamente punidos.
Vc ainda tem duvida !!!
O objetivo era o alm Othon morrer na prisão e nunca mais poder transmitir seus conhecimentos, isso tem dedo do Pentágono.
Olá Flanker. Creio que o problema nada tema ver com o conheci.ento do Alm.Othin, mas talvez tenha a ver com sua capacidade de liderança, ou algum tipo de retaliação. Talvez tenha mais a ver com a retomada da obra de Angra 3do que com o submarino nuclear. Estamos ainda vivendo um tempo estranho…
Gerenciamento eficaz é uma competência que em regra leva décadas para chegar na excelência. É por isso que eu digo: Estudar todo mundo estuda! MAS saber fazer mesmo são poucos.
Ola’Gabriel. São duas alternativas. Começar fazendo errado e seguir uma curva de aprendizado ou não fazer.
Camargo
De fato estamos a viver um tempo estranho , o pior momento nos últimos 50 anos.
Olá Gabriel. Temo que estamos passando pela mais grave crise política dos últimos cem anos.
Ingleses não sabem de nada.
Nem a idade da Rainha Elisabeth.
Melhor comentário dos três blogs desde a criação de todos eles.
Saudações!
Cara, quanta implicância! Somente para diminuir o feito da vida de um ser humano! O texto fala sobre um ser humano que se dedicou a algo que acreditava. Independente da ideologia, foi o trabalho da vida dele. Não entendo, essas implicâncias de ideologias, entre Ocidente vs China/Rússia. Só para constar, nós brasileiros somos considerados periféricos e não como parte do Ocidente, e muito menos do Oriente. Somos apenas periferia entre os blocos!
Todo buraco tem borda.
Excelente comentário. Esses brasileiros que se acham parte do ocidente, uma espécie de “ideologia de gênero” do tipo: “eu nasci na América Latina, vivo na América Latina, sou latino mas me considero ocidental!”, isso! Vai lá nos europeus ou EUA/Canadá e fale que é ocidental que a reação vai ser parecida com um transexual dizendo que se sente mulher kkkkkkkkkkk, são o que os americanos chamam de “little bitches”, nada mais.
https://www.aereo.jor.br/2022/08/15/fab-transportara-coracao-de-d-pedro-i-de-portugal-ao-brasil/#comments
Chorem mais .
Porque bicho?
Olha o nível de demência do cara kkk
Chora mais thcutchuca, a tua boquinha pode mamar o anão do Kremlin quanto quiser, mate sua sede. Quando acabar peça um lencinho, limpe a boquinha e chore porque você é ocidental até o tutano.
Se você pesquisar “western world map” vai encontrar um parecido com esse aqui, o Ocidente não nos considera como parte dele, somos “América Latina”, embora alguns como você chorem pra fazer parte dele.
Isso é burrice, ignorância, racismo e preconceito dessa gente mal informada. Esse mapa seria apenas para mostrar os países de formação cultural ocidental e mesmo assim está muito errado,
pois incluí Israel.
O mais certo para esse mapa é dizer que ele mostra os países que são aliados dos EUA.
Au, au, au O vira-latas pegou forte agora kkkkk. Se americanos, canadenses e europeus pensam isso, eles é que são burros e sem conhecimento. Não possuem informação suficiente em geografia e história. O conceito de Ocidente e Oriente ganhou força durante as expansões e européiras. Principalmente liderados por portugueses e espanhóis, que criaram colônias em países com direção ao nascer do Sol, para quem está nesses países e em direção ao pôr do Sol, também para quem está nesses países. No início do século XVI as potências eram outras e Portugal e Espanha destacavam-se entre as nações mais ricas, desenvolvidas… Read more »
Perfeito esse seu comentário!
Enquanto isso o Brasil prendeu o seu Huang Xuhua na pessoa do Almirante Othon, o homem por tras do programa nuclear paralelo. Não é a toa que a china é uma superpotencia e o brasil é um país de bovinos que saem as ruas com camisas da cbf pra idolatrar um apedeuta.
O Brasil é um país falido em função da Constituição de 88.
Não existe esse negócio de “Culpa do Povo” ! Quem manda nos países são as elites.
Olá Gabriel. Entre 2004 e 2012 o país cresceu em média mais de 4% ao ano, chegando a picos de quase 7% com a CF88. a atual crise nada tem a ver com a CF88
Entendo o ponto que você quer dizer…mas eu estou falando de governabilidade, instituições, equilíbrio entre os poderes …enfim essa República fajuta de 88!
Olá Gabriel. A democracia é um processo. Ela é essencialmente um regime de disputa entre vários grupos e classes. Daí parecer que exista uma situação de instabilidade. Quando mais democracia mais disputas. A governabilidade nada tem a ver com essa instabilidade intrínseca da democracia. Apenas regimes autoritários passam a imagem de estabilidade porque a oposição neles é sufocada (metaforicamente e literalmente). Podemos pensar em três conceitos de democracia. O primeiro seria a democracia instrumental, que serve para buscar o bem estar da população. O segundo seria pensar na democracia como um valor em si, na qual o bem estar da… Read more »
Enquanto em uma republiqueta da motociata prendem e destroem a carreira e macham a biografia de Othon Pinheiro, sem ele Brasil não estaria no estágio que está em relação a energia nuclear e poderia estar muito mais avançado.
Quem marcou e sujou a própria história foi o Almirante. Se deve ser perdoado, fato que não fará nenhuma diferença no mundo dos vivos, é outro capítulo da história que Professor Camargo pensa em escrever.
O Homem em Seu Meio será o título. Ou,como ainda vivenciamos historinhas tribais ao redor de fogueiras.
Olá Esteves. Você tocou no ponto que tenho insistido. Não faz mais diferença para ninguém, a não ser para o próprio Alm.Othon que tem 83 anos, se ele receber um perdão presidencial. Neste contexto, é aceitável e compreensível o perdão.
O Brasil poderia fazer um acordo com os chineses, para ajudar na construção do nosso reator para o sub nuclear.
E também poderiam comprar uns navios chineses, tenho certeza que chegariam aqui primeiro que as tamandáres.
Olá Heinz. Não precisa. O reator está com o projeto pronto e sua construção em andamento. A parte técnica está resolvida. O risco é apenas orçamentário.
O risco é tropeçarem na tomada.
Olá Esteves. Outro risco é aparecer uma goteira em cima da tomada
Os chineses não fariam. Assim como quem sabe faz, quem aprendeu não ensina. Uma sina do conhecimento é que cada parte deve evoluir com esforço e dedicação.
Quem é Maria Mole não coloca em prática o conhecimento porque esquece o aprendizado.
Os paquistaneses estão dialogando com os chineses sobre submarinos nucleares , eu não duvido que os chineses apoiem o Paquistão.
Lá é outra história. Talibanismo, Xiitanismo, Islamismo…combinam com Comunismo. Lá vai o Esteves pra vala do block por conta dos ismos.
O Paquistão é inimigo da Índia que é amiga dos russos fornecedores dos chineses. Uma questão de afinidade ideológica, afinidade com os inimigos dos rivais e afinidade com a proximidade.
Aqui…expulsamos os diplomatas chineses…ou eles foram embora por conta de malcriações.
Vida dura de quem faz…malcriações.
O fato é que a União Soviética e a China e ainda outros países evoluíram com os primeiros submarinos nucleares sem ajuda dos EUA foram heróis. Pois provavelmente houveram muitas mortes até dar certo.
http://portuguese.people.com.cn/n3/2017/0425/c309812-9207378.html
Mais.
‘O trabalho da equipe foi validado inesperadamente quando um diplomata chinês trouxe dos Estados Unidos dois modelos de brinquedo de submarinos da classe “George Washington”. ‘
Quem tiver vindo dos EUA pode trazer um brinquedo desses pra Itaguaí por favor? 😉
Da pra acreditar que a China foi tão fechada?
Blz
Sabichão
O nome de perfil todo espalhafatoso já diz muito sobre ti.
Fico imaginando e rindo muito, se o Almte. Rickover tivesse nascido brasileiro e tivese a INFELICIDADE de ter suas iniciativas e ações “comentadas” pelos sabichões aqui do Blog. Jesus Cristo ! Ainda bem que nasceu no lugar certo !.
.
O Amlte. Othon , se esse pais fosse serio e se os bobões que comentam aqui soubessem do que falam, deveria ser consagrado herói nacional, junto com o Almte. Tamandaré.
Olá Mk48, Defendo o perdão ao Alm.Othon desde 2016 quando foi condenado em primeira instãncia pelo juiz bretas. Naquele momento, comentei que achava estranho eu desconhecer o nome do juiz da comarca de minha cidade mas saber o nome de juizes de primeira instãncia no Rio de Janeiro e em Curitba. O juiz de Curtiba deu no que deu.
Pois é Camargo !
Putz os caras usaram matérias de jornais, revistas, abacos etc e chegaram lá.
Aqui temos super computadores, livros com informações técnicas, equipamentos que podemos estudar (OBERON,s , IKL,s etc) e nem assim conseguimos.
Como canso de escrever, hoje no Brasil chegamos em um patamar que é cansativo pensar por conta própria.
Temos que “engolir” o que vem revigorado da Europa e Estados Unidos, por preguiça de se pensar e se fazer.
Parabéns China e seu povo devotado!
Olá Fox. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Os chineses colocaram a construção de seu submarino nuclear como prioridade de estado. Sabemos que os primeiros submarinos nucleares chineses eram barulhentos e ineficientes, tanto que a USN os usava como meio de treinamento das suas tripulações nas tarefas de busca e simulação de guerra antissubmarina. Foi necessária uma curva de aprendizado e o desenvolvimento de sucessivas geraçoes de submarinos para chegar um equipamento de eficácia militar. Pensando na MB, era poderia ter adotado diversas estratégias, por exemplo dar sequência á familia IKL e projetar um submarino nuclear… Read more »
Olá Camargo. Mas aí que está, mesmo sendo barulhentos os primeiros Subnuc,s chineses, eles continuaram investindo e chegaram no supra sumo tecnológico. Foi assim com submarinos, caças, helicópteros, navios etc etc. Aqui além de não levarmos nada a sério, e não querermos pensar por si próprios,temos o péssimo hábito de abandonar o que estamos fazendo para apostar em soluções mágicas vindas do ocidente. Não preciso nem citar os N,s exemplos né? No caso da MB, nem falta de verbas foi, pois já se investiu mais de 50 bilhões no projeto Subnuc. Só com a grana do prosub, já daria para… Read more »