EUA participam do Exercício Multilateral UNITAS 2022 no Brasil
As forças norte-americanas se unirão ao Brasil e a outras 18 forças navais regionais em um exercício anual focado na interoperabilidade
Brasília, 29 de agosto de 2022: Entre os dias 10 e 22 de setembro, as forças navais e marítimas do Brasil, Estados Unidos, Belize, Camarões, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, França, Guiana, Jamaica, México, Namíbia, Panamá, Paraguai, Peru, Coréia do Sul, Espanha, Reino Unido e Uruguai vão participar da 63ª edição da operação UNITAS 2022 – um exercício naval multinacional que ocorre desde 1960 e, este ano, está sendo realizado pelo Brasil. O exercício incluirá 20 navios/embarcações de guerra, um submarino e 21 aeronaves, e será realizado principalmente na costa do Rio de Janeiro, contabilizando cerca de 5.500 militares. A cerimônia de abertura vai acontecer no dia 8 de setembro.
O encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, comentou sobre o exercício, “UNITAS é um dos exercícios marítimos multinacionais mais importantes do planeta. Como parceiros sólidos, temos a honra de observar como nossos dois países e outros 18 de toda a America Latina e Caribe preparam suas forças para conduzir operações marítimas e para aprimorar a proficiência tática e aumentar a interoperabilidade entre as forças participantes”.
Após a chegada das forças multinacionais ao Brasil, a fase inicial na área portuária vai incluir intercâmbios culturais, eventos esportivos e projetos comunitários. Além disso, as nações parceiras da UNITAS 2022 poderão participar dos eventos do bicentenário brasileiro, como o Desfile Naval do Bicentenário, em 7 de setembro.
UNITAS 2022 está focada no estreitamento dos laços de cooperação e amizade dos parceiros marítimos para alcançar objetivos comuns, conduzir operações marítimas conjuntas e desenvolver maior interoperabilidade entre as Forças Armadas Brasileiras e estrangeiras.
Sobre UNITAS
UNITAS, que é o latim para “unidade”, acontece anualmente desde 1960. A UNITAS desenvolve e sustenta relações, intercâmbios entre militares, e o desenvolvimento da cooperação amigável e do entendimento mútuo entre as forças participantes.
DIVULGAÇÃO: Embaixada e Consulados dos EUA
Estimados, alguém tem informações das embarcações que participarão da Unitas? Sei que o NAM Atlântico vai.. Seria legal uma reportagem detalhando o Exercício, embarcações (demais brasileiras e outras nações) Poder Naval… Saudações…
Muitos países para poucos navios. Tem comitiva que veio só para o rango!
Participar de uma UNITAS é uma experiencia que marca a vida profissional de qualquer marinheiro.
.
Por ser anual, É um exercício que reflete a realidade geopolitica do momento.
.
Na minha época, o foco era a Guerra Anti Submarina.
.
Grandes lembranças e situações vividas.
.
Já participei dessa operação.
É uma “faxina” viu !!!
Tudo o que vc imaginar toca !!!
Mas pra quem é “Nauta” de verdade, não fica difícil !!!💪🇧🇷😎⚓️
Fala ai Burgos !!!
.
Abs.
TMJ 👍💪⚓️😎🇧🇷
Obs: Consegui fazer o procedimento a laser ontem a visão de 20/200 já passou hoje a 20/100.
Maravilha!
.
Boa sorte ai !
Corveta Barroso?
Se não me engano está docada em PMG. Se o Brasil for botar escolta pra rolo vão ser as Niterói.
Inclusive semana passada a Marinha estava em boa atividade com um Napaoc e uma Niteroi navegando na entrada da Baía de Guanabara.
Se os almirantes dessa esquadra tivessem vergonha não se apresentariam com barrigas enormes e tamanho despreparo físico. Um militar que não consegue se manter nem em forma não é digno de um militar descente ainda mais sendo uma patente tão importante ,e pra quem tiver duvidando só é da uma pesquisada.
Difícil manter a forma física com tantos jantares, recepções, e eventos comemorativos.
Já servi numa OM, em que cortaram o TFM (achavam que era escamação).
Apenas o TFM foi cortado, o TAF continuou com verificação de presença e tudo.
É muito útil para a América se atualizar quanto a (in)capacidade da MB. Nossa esquadra encolhe cada vez mais. Bonito de se ver…
Certamente só os navios mais novos de nossa poderosa esquadra irá participar : O Atlântico, o Bahia, talvez as classe amazonas e alguma corveta ou Fragata quarentona…
Ontem eu vi em São Pedro da Aldeia estava voando 3 helicópteros americanos
Um H1 Huey, um AH1 V e um SH 70.
O único submarino participante conforme anunciado será o USS Albany um “Los Angeles Melhorado” e faz um bom tempo que um submarino de propulsão nuclear não participa de uma UNITAS.
.
A US Navy também trará um “Arleigh Burke IIA” o USS Lassen com um destacamento de 2 helicópteros MH-60R e um “LPD” da classe San Antonio o USS Mesa Verde além de outros helicópteros e um P-8A e elementos terrestres como um pelotão “SEAL”.
Corrigindo…faz tempo que um SSN não participa da UNITAS do lado do Atlântico já que o USS Columbia participou ano passado que teve o Peru como anfitrião.
Esse P-8A vai decolar de onde?
Deduzo que do Galeão por conta de já ter acontecido no passado.
Já sabem que navios das outras marinhas irão participar do exercício ?
Vi o Atlântico à frente do Mesa Verde numa foto hoje. Apesar da pouca diferença de tonelagem até parece que o Atlântico é o rebocador.