A Ponte Rio-Niterói foi fechada, em ambos os sentidos, devido à batida de um navio à deriva, por volta das 18h25 desta segunda-feira (14). A liberação ocorreu às 21h33.

O graneleiro São Luiz, que estava ancorado na Baía de Guanabara desde 2016, foi levado pelo vento e se chocou contra a estrutura da ponte, perto de Niterói. Não há informação sobre feridos. A Marinha investiga o acidente.

Um vídeo gravado de dentro de um carro pelo motorista Alexandro Belotte, que passava pelo local, mostra o momento em que a embarcação atinge a ponte, provocando um forte impacto.

Segundo o motorista, ventava muito na hora do acidente e ele pode ver o navio se aproximar.

“Começou um vento muito forte na ponte (…) Foi aí que eu vi o navio e achei que ele ia passar direto. Mas, pela altura, logo eu pensei que estava estranho e que não ia passar (…) A parte alta bateu forte na ponte. Na hora, meu telefone caiu no chão. Chegou a balançar a ponte. Balançou muito. O carro quase sai de uma faixa e vai para a outra.”

Três rebocadores atuaram para afastar a embarcação da ponte. A Guarda Portuária e uma equipe da Polícia Rodoviária Federal foram para o local.

Marinha investiga
A Marinha informou que abriu inquérito para apurar as causas do acidente. Segundo o texto da nota, enviada pela assessoria de imprensa, o navio é “‘objeto de processo judicial” e está ancorado desde 2016 na Baía de Guanabara.

“A destinação da embarcação “SÃO LUÍS” é objeto de processo judicial. Enquanto aguarda a decisão judicial, a embarcação permanecia fundeada em local predefinido pela Autoridade Marítima, na Baía da Guanabara, desde fevereiro de 2016, sem oferecer riscos à navegação”, diz o texto.

“Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.”

A Marinha não deu detalhes sobre o processo judicial.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Aguardando decisão judicial desde 2016. Pois é!
E tem gente diz que “agora vai”.

Parabellum

Só para complicar, gostaria que alguma auditoria constatasse presença de amianto em isolamento de alguma linha de vapor ou combustível.

Alessandro

Mas depois da repercussão, é bem capaz que “agora vai”.

é sempre assim no Brasil, precisa acontecer uma desgraça pra alguém tomar uma decisão.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Elias

Nao se preocupe!! ( agora vai) … ao quadriênio 23/26 só uma cousa a dizer … (in) ….. feliz anos velhos para todos que apoiaram os chapa … de lambuja vão nós também… thamufu…

Underground

Dizem que o cabo que prendia a embarcação se rompeu.

Neural

Coisa mais normal do mundo amarras se romperem, após anos de uso e sem manutenção preditiva.

Last edited 2 anos atrás by Neural
Rafael

Coisa mais normal do mundo administrador de massa falida não administrar nada e fiel depositário não agir com muita fidelidade…
Acredito que a concessionária da ponte vai cobrar os prejuízos das duas figuras citadas, se um dia vai receber é outra coisa, ainda mais se tratando de empresa falida.

India-Mike

A MB parece insistentemente implorar pela criação de uma GC independente…

gordo

Foi negligente. Apesar da questão judicial morosa – nosso judiciário é provavelmente o mais caro e ineficiente do Mundo, julga apenas 25% dos processos e o resto prescreve – cabe a Marinha fiscalizar para evitar esses problemas. Deveriam notificar o judiciário sobre a situação para que as partes envolvidas na disputa tomassem as medidas necessárias. E para que acha estranho, o abandono de embarcações é mais comum do que se imagina, pelo mesmo motivo que vemos abandono de carros.

Carlos Crispim

Pelo que sei são centenas de navios abandonados na Guanabara, muitos já foram saqueados, já que não tem fiscalização e muito menos policiamento, já que tá todo mundo no samba, a situação é tão crítica que muitos navios preferem nem entrar aqui tamanha zona que é esse Rio de Janeiro, passam longe.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Crispim
Erick Barros

Só devo acrescentar que muitas vezes os processos demoram por fatores diversos como atitudes protelatórias de advogados, impossibilidade (ou quase) de intimação das partes (às vezes são inúmeros herdeiros) e por aí vai.

gordo

Sim, isso ocorre muito. Nosso judiciário precisa de uma reforma para que agilize processos e procedimentos. Ouvi histórias (de fonte muito confiável) de juízes que viravam a madrugada lendo processos para ver se conseguiam por em dia a pilha. Infelizmente essas histórias são um tanto raras e o que acaba prevalecendo é nossa justiça morosa e cara.

Velho Alfredo

Infelizmente, essa era a época q magistrados só se manifestavam em juízo…..
Agora, com ativismo político e estrelismo, cada um tá correndo atrás de seus minutos de fama.

Willber Rodrigues

Considerando-se o “modus operandi” brasileiro, quem garante que uma GC independente não seria apenas mais um órgão inchado, burocrático, ineficiente, que gastaria mais de 80% da sua verba com salário e pessoal, e que oneraria ainda mais as contas públicas?

India-Mike

Absolutamente ninguém garante, e provavelmente seria exatamente o que vc descreve e justamente por esse motivo eu não defendo a criação de uma GC. Mas me parece inegável que casos como esse e o(s) derramamento(s) de óleo no nordeste tornam uma contestação muito mais fácil.

Willber Rodrigues

Ao invés de criar uma GC onerosa, com grana de onde ninguem sabe de onde sairá, seria mais economicamente vantajoso ter mais navios de patrulha e mais daqueles radares IACIT OTH 0100 em pontos estratégicos de nossa costa.
Mas obviamente, isso é só achismo furado meu…

Velho Alfredo

O derramamento de óleo no NE foi bem longe de onde a Guarda Costeira atuaria.

marcus mendes

Uma GC sem estabilidade no emprego. Errou toma um pé nas nádegas.

MFB

A marinha é uma piada de péssimo gosto.

Leandro Costa

Existem outros navios na Baía de Guanabara na mesma situação, inclusive.

Roosevelt

Comentavamos à cerca do ex PA São Paulo batendo há meses no oceano Atlântico justo por conta desse tipo de serviço ineficaz da justiça. Quantas sucatas dentro da Baía de Guanabara sem ter um macho para resolver. Até quando vão continuar nessa maresia? Lastimável mesmo.

Carlos Crispim

Nenhuma novidade nessa ZONA que é o Rio de Janeiro e o judiciário-lagosta que vai demorar 50 anos pra decidir de quem é a culpa…Isso na Baía mais famosa do Brasil, com dezenas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, PF, órgãos ambientais de tudo que é gosto, marinha, exército e aeronáutica, todos inúteis. O Brasil não tem jeito mesmo.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Crispim
sub urbano

Em tempo de arrebentar a ponte. O mesmo estado que deixou um curto circuito de tomada queimar uma múmia egípcia de 3 mil anos!!!!!!!!!! Tem alguma coisa errada, enterraram uma cabeça de porco no RJ.

Nativo

Não há nada de errado com o estado do Rio de Janeiro. Isso é coisa de comunistas.
Este estado deu quase 70% de votos para um cidadão e bem, de pele clara, hetero e cristão, que dizem ter 60 processos nas costas ( inventados pela esquerda com certeza) assim não há nada para se reclamar do bom RJ. kkkkkkkkk

Leo Rezende

Quanto preconceito,cidadão.

Nativo

Preconceito sobre o que? Cidadão.

Sensato

Denunciado

Velho Alfredo

O estado do RJ é o q mais sofre na mão das ideias comunas bund@ lelê….
As ORCRIM são apoiadas pelos grupos de DH artistas e políticos, além do próprio judiciário, a polícia não pode trabalhar(os q não se corromperam), pq existe essa história de FDP de que é guerra contra o pobre, e é o pobre q mais sofre nas favelas e vítimas da violência gerada pelas drogas.
O “cidadão e bem, de pele clara, hetero e cristão” recebeu este monte de voto lá, pq são daqueles q vivem a realidade.

Nativo

Ah sim nessa sua realidade a histórica e gigantesca corrupção dos que mandam por lá, somado ao populismo não tem preocupação algum, especialmente nos últimos governadores com este perfil, que foram parar no xadrez.

Velho Alfredo

A Administração não era do Estado, mas da Universidade, por professores, notadamente do PSol, q conduzia o gasto dos $$ daqueeeeeeele jeito…..

Inimigo do Estado

Oxe, se era uma concessão por que o Estado não estava fiscalizando? Então a culpa é concorrente e solidária neste caso.

Patriota

Nossos marinheiros, heróis patriotas, estavam muito ocupados fiscalizando as urnas eletrônicas. Eles não tem culpa se na Baía de Guanabara venta demais, e ainda tem uma ponte no meio atrapalhando o livre trânsito dos navios! Safo!

109F-4

iiiihhh… imagino o que vai acontecer com o ex-São Paulo. Esperar uma infinidade…

juggerbr

Perai, um navio grande à deriva e NINGUÉM fez nada? Marinha não viu? CCR não monitora ameaças à ponte? Risco de derrubar a ponte, bater em outros navios e causar mortes e ninguém fica de olho?

Underground

Brasil!

Enzo Magno Donato Vernille

Claro que a Marinha viu e docou num local que as autoridades pediram
Agora, esse casco tá desde 2016 aguardando uma decisão judicial pra ver o que seria feito com ele.
A Marinha não podia fazer nada sem a decisão da justiça

EduardoSP

Mais um passando pano…
Claro que compete à MB fazer inspeção nas embarcações.
Lavar as mãos é uma especialidade dos nossos militares.

juggerbr

Docou há seis anos e nunca mais olhou? Não reparou num monstro de sei la quantos pés vagando pelo canal da Baía e não fez nada? Não é responsabilidade dela monitorar ameaças à navegação no Mar?

João Carlos

Pois é, bem vindo à Tabajaraland, o pais do futuro cheio de gente e leis do passado.

João Augusto

Podia sim, só que estava muito ocupada tomando viagra e dando opinião em processo eleitoral.

Sensato

Larga o saco do almirante porque não queremos chutar a tua cara.

Filipe Prestes

Quando a Marinha da Guanabara não cuida nem da Baía da Guanabara fica difícil tentar defende-la seja pela ótica que for. Descaso puro.

Enzo Magno Donato Vernille

Primeiro que se chama Marinha do BRASIL
A Marinha está presente em todos os cantos do Brasil, não somente na Guanabara.

Segundo, foi descaso nenhum

A Marinha fez o que lhe cabia
Docou o navio num local onde as autoridades pediram e pronto.
Agora, aquele casco tá com um processo desde 2016 correndo na justiça pra decidir o que seria feito com ele.
Uma hora iria dar ruim (Pra não falar algo pior)
Quantos não estão numa situação igual?

Leandro Costa

Concordo. Inclusive a MB faz uma ação unilateral geraria uma infinidade de problemas. O fato de o navio ter se soltado de onde estava fundeado e ter vagado em direção à ponte não tem nada a ver com a Marinha em si. É necessário que exista um protocolo bastante claro nesse tipo de situação desde o momento em que é percebido que a embarcação está à deriva. Seria interessante também saber quanto tempo levou desde que o navio se soltou de suas amarras e chegou à ponte. Eu arriscaria dizer que foi bem rápido. Ou seja, mesmo que tenha sido… Read more »

Allan Lemos

Primeiro que se chama Marinha do BRASIL
A Marinha está presente em todos os cantos do Brasil, não somente na Guanabara.

No papel, sim, mas na prática a “Marinha do Brasil” está mais para “Guarda Costeira do Rio de Janeiro” mesmo.

Enzo Magno Donato Vernille

Nunca vi guarda costeira operar fragata, NAM, NDM ou NDCC

Pra mim é inválido ou até besta quem chama a MB de guarda costeira

A Marinha está presente até no Pantanal e na Amazônia

O que fica no RJ são os meios da esquadra
Nada mais normal já que o aparato logístico pra esses navios fica ali

Thiago A.

Em números de unidades e deslocamento é capaz que a guarda costeira canadense supere com folga a MB. Seria interessante também relatar quantos ( ativos) e quais são os atuais meios ( e idade deles!) da Esquadra. Os meios distritais estão longe de qualquer GC decente que queira cumprir de verdade o seu dever. Os meios são inadequados, muitas vezes datados e insuficientes. Sobre o porque dos meios da esquadra ficarem todos entulhados ali. A explicação da logística é para quem gosta de passar pano. A logística se cria onde se enxerga a necessidade. A verdade : os recursos que… Read more »

Thiago A.

Na Índia , a Marinha se divide em duas frotas principais : frota oriental e frota ocidental

Na Austrália , o mesmo, se divide entre a Fleet Base East e a Fleet Base West.

Na China, três : Norte, Sul e Leste.

Mas nós Brasil não, como a nossa costa é pouco extensa e nossa ZEE é ainda menor, sem falar das ameaças que estão todas por lá perto do Rio. É extremamente estratégico ficar por lá.

João Augusto

Enzo Magno Donato Vernille, depois que a MB docou o navio no lugar aí não importa o que aconteça ela não pode fazer mais nada? É assim que você acredita que as coisas funcionam? O mesmo raciocínio possibilitaria supor que, uma vez que a PM apreende o veículo e o manda para o pátio, nada mais pode fazer em relação aquele veículo, AINDA QUE ELE TENHA SAÍDO DO PÁTIO. Percebe o absurdo? Agora multiplique, porque no caso é um navio enorme em uma área de presença inconteste da MB. Falharam na tarefa. A força não fez o que lhe cabia.… Read more »

Sensato

A baia da Guanabara sempre foi um cemitério de navios, perigas de outro ferro velho voltar que tá passeando na costa de Pernambuco.

Neural

E a base da MB é bem ali do lado, e nada foi feito. A cada temporal o Navio se deslocava um pouco de sua posição original

Lira

Talvez umas das piores Marinhas do mundo quando o assunto é orçamento e retorno para o contribuinte, uma verdadeira vergonha.
Espero que no próximo governo seja feita algum tipo de reforma nas forças, que precisam urgentemente se tornarem profissionais e perderem privilégios assim como outros setores do serviço público.
Pois hoje, o que existe é o faz de conta que existe alguma tipo de marinha defendendo o “Brasil” a “Amazônia Azul”. Só se for com embarcações de sonhos e papel, disso entendem rsrs

Velho Alfredo

Hahahahahahahaha
O mesmo governo q pariu a segunda esquadra levando a esse aumento de efetivo q todos reclamam.
O mesmo governo q não acabou com o serviço militar como ele é, e não quis reduzir o efetivo de recrutas para o aumento de profissionais.
Vai esperando….

Mensageiro

Passou dois anos na água no mesmo local marinha tem de confiscar, vender e usar a grana pra equipamentos.

juggerbr

Comprar talheres de prata novos…

João Carlos

… e uma lagosta azul que é uma delicia…

Esteves

Dizem que são 200 navios abandonados. Se 200 navios abandonados não oferecem riscos à navegação…

Link para o Google Earth

https://earth.app.goo.gl/T6ydea#googleearth

Nemo

A célere justiça brasileira mostrando sua serventia.

Fabio Mayer

Imagino um navio à deriva batendo em uma fragata da Marinha ou no Atlântico, ou mesmo em um navio patrulha… É sério: sou um cara desconfiado e até pessimista as vezes, mas nem no mais elaborado dos meus delírios negativistas eu imaginava que embarcações fossem abandonadas à deriva, na Baía que serve de principal base naval militar do país, que tem um dos maiores aeroportos do país, que tem uma gigantesca e hiper movimentada ponte rodoviária…

GFC_RJ

Isso foi uma cgda com K maiúsculo!

Alex Barreto Cypriano

Todo mundo sabe que tudo vai ficar por isso mesmo. É que no cipoal administrativo de responsabilidades não há responsabilidade por nada. O segredo do aço é que ele veio do pó e ao pó retornará (volta a ser óxido de ferro), então pra quê se perturbar em dar destinação final adequada se encostar num canto e deixar o tempo agir é mais barato? É assim com tudo o que o homem faz, de utensílios e ferramentas a veículos e imóveis. É absolutamente contrário aos interesses das finanças hegemônicas ser seriamente responsável pela herança material e social da era industrial… Read more »

guilardo

Caro Alex. Estamos no Brasil onde tudo roda no sentido anti-horário. Tudo. Nada funciona nesse País, muito menos o executivo, legislativo e o judiciário. O caso do São Paulo é uma das muitas lambanças da Marinha. Primeiro, contrata uma empresa para testar a higidez do casco, o qual foi aprovado na diligência. Depois, resolve então modernizar a nave. Mais além, decide não fazer mais nada. E de cara, foram rasgados os milhões de reais com a firma que fez o estudo. Partiu para a venda e desmanche, pela qual recebeu uma ninharia. Expediram os papéis para o translado. Ato contínuo… Read more »

Pedro

Puro suco de Brasil.

angelo

Na próxima derrubam tudo…..e viva o brasil…..inacreditável….só da p acreditar por q é aqui….rsrsrsr