Pentágono: Marinha Chinesa expandirá para 400 navios até 2025, com crescimento focado em combatentes de superfície

78

A China está construindo combatentes de superfície mais modernos e expandindo sua frota de porta-aviões e força logística para aumentar sua influência naval ainda mais longe da costa, de acordo com o relatório anual do Pentágono sobre o poder militar chinês.

Até 2025, a Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN) deve crescer para 400 cascos, acima de sua frota de 340, de acordo com estimativas do relatório militar anual da China do Pentágono divulgado na terça-feira (29).

“A PLAN é uma força cada vez mais moderna e flexível que se concentrou na substituição de suas gerações anteriores de plataformas que tinham capacidades limitadas em favor de combatentes multifuncionais maiores e modernos”, diz o relatório.
“A partir de 2021, a PLAN é composta em grande parte por plataformas multifuncionais modernas com armas e sensores antinavio, antiaéreos e antissubmarino avançados.”

O relatório, que resume os desenvolvimentos militares chineses em 2021, atribui o crescimento da PLAN à adição de mais combatentes de superfície importantes. O total de navios caiu de 355 no ano passado devido à transferência de mais de 20 corvetas para a Guarda Costeira da China.

“No final de 2021, a PLAN estava construindo um porta-aviões, um novo lote de destróieres de mísseis guiados (DDG) e um novo lote de fragatas de mísseis guiados (FFG)”, diz o relatório.

A maior parte da expansão da frota de superfície está contida em dois programas, os destróieres Type 52D de mísseis guiados “Luyang III” de 7.500 toneladas e os cruzadores de mísseis guiados Type-55 classe “Renhai” maiores de 13.000 toneladas, de acordo com o relatório.

Type 052D

Os destróieres “Luyang III” são construídos em torno de um radar de busca aérea de varredura eletrônica ativa (AESA) de banda dupla e um sistema de lançamento vertical de 64 células para vários mísseis semelhante ao Mk-41 VLS em navios de superfície dos EUA.

Os “Renhai” são muito maiores com um radar semelhante e células VLS de 112 células “e podem transportar uma grande carga de armas, incluindo mísseis de cruzeiro antinavio, mísseis superfície-ar (SAMs), torpedos e armas antissubmarino junto com prováveis ​​mísseis de cruzeiro de ataque terrestre e mísseis balísticos antinavio quando estes se tornarem operacionais”, de acordo com o relatório.

Type 055

Type 055 lançando míssil antinavio YJ-18

A partir de maio, os chineses têm cinco cruzadores da classe “Renhai” em operação, de acordo com o South China Morning Post.

As novas classes de navios, com uma variedade de mísseis antissuperfície e antiaéreos, permitem à PLAN uma melhor proteção à medida que seus grupos-tarefa se aventuram mais longe do guarda-chuva protetor de seus sistemas de defesa aérea baseados em terra e imitam a construção básica do Sistema de Combate Aegis americano.

A ênfase nas plataformas são armas antissuperfície, segundo o relatório.
“A PLAN reconhece que os ASCMs de longo alcance exigem uma capacidade de indicação de alvos robusta e além do horizonte (OTH) para realizar todo o seu potencial. Para preencher essa lacuna de capacidade, o PLA está investindo em sistemas conjuntos de reconhecimento, vigilância, comando, controle e comunicação nos níveis estratégico, operacional e tático para fornecer informações de indicação de alvos de alta-fidelidade para plataformas de lançamento de superfície e subsuperfície”, diz o relatório.

SSN Type 093

A PLAN está desenvolvendo novos submarinos mais lentamente do que os navios de superfície, “enquanto trabalha para amadurecer sua força, integrar novas tecnologias e expandir seus estaleiros”, diz o relatório.

“A PLAN atualmente opera seis submarinos de mísseis balísticos movidos a energia nuclear (SSBN), seis submarinos de ataque movidos a energia nuclear (SSN) e 44 submarinos de ataque movidos a diesel/independentes do ar (SS/SSP). A PLAN provavelmente manterá entre 65 e 70 submarinos até a década de 2020, substituindo unidades mais antigas por unidades mais capazes em uma base quase de um para um”.

O Pentágono especulou no relatório que a China está desenvolvendo um submarino nuclear de mísseis guiados que lançaria mísseis de cruzeiro antissuperfície e de ataque terrestre, uma novidade neste ano.

Maquete de um futuro SSN chinês com lançandores VLS para mísseis de cruzeiro e propulsor “pump jet”

“Em meados da década de 2020, a China provavelmente construirá o submarino de ataque movido a energia nuclear (SSGN) classe “Shang” (Type 093B). Esta nova variante da classe “Shang” aumentará a capacidade de guerra antissuperfície da PLAN e poderá fornecer uma opção de ataque terrestre clandestino se equipado com mísseis de cruzeiro de ataque terrestre”, diz o relatório.

Em termos de navios anfíbios, o relatório destacou não apenas o rápido desenvolvimento da classe “Yushen” de navios de guerra anfíbios de grande convés, mas também o aumento do uso de transportadores civis roll-on/roll-off que podem entrar em serviço para operações militares.

“Essa flexibilidade diminui a necessidade de construir navios anfíbios da PLAN adicionais para atacar Taiwan com sucesso. Essa flexibilidade operacional também fornece às unidades operacionais e logísticas do PLAN Marine Corps o treinamento e a proficiência para se mover entre embarcações militares e civis, não apenas em um cenário de Taiwan, mas em qualquer ambiente marítimo onde embarcações de transporte civil estejam disponíveis para o PLANMC e os navios anfíbios da PLAN não”, diz o relatório.

Porta-helicópteros Type 075

No final de agosto, a PLAN realizou um grande exercício anfíbio usando balsas civis para lançar embarcações de desembarque do mar, informou o USNI News.

A PLAN tem dois porta-aviões operacionais, Liaoning e Shandong, baseados no “Kuzenetzov” soviético, do tipo “short take-off but arrested recovery” (STOBAR). Ambos os porta-aviões têm estado ativos no Pacífico Ocidental. Um terceiro porta-aviões, Fujian, contará com um sistema CATOBAR para lançamento com catapultas e deverá estar operacional em 2024.

Lançamento do porta-aviões Fujian em 17 de junho de 2022. O navio-aeródromo de 85.000 toneladas é dotado de catapultas eletromagnéticas
Porta-aviões Liaoning (CV 16)

“Este projeto permitirá o suporte de aeronaves de caça adicionais, aeronaves de alerta antecipado de asa fixa e operações de voo mais rápidas e, assim, estender o alcance e a eficácia de suas aeronaves de ataque baseadas em porta-aviões”, diz o relatório.

A PLAN continua a refinar suas aeronaves de porta-aviões – principalmente o Shenyang J-15 Flying Shark, que é uma cópia não licenciada do caça russo Sukhoi Su-33.

“Além do caça J-15 padrão que atualmente opera a partir de porta-aviões da PLAN, há uma variante J-15 com capacidade de operar por catapulta em desenvolvimento”, diz o relatório.

J-15
Protótipo do J-15D de guerra eletrônica
Caça J-35 que vai operar a bordo do novo porta-aviões Fujian (Type 003)

“A aeronave está atualmente sendo testada a partir de catapulta a vapor e catapultas eletromagnéticas terrestres. Uma terceira variante do J-15, o J-15D, é uma aeronave biposto equipada com medidas de suporte eletrônico de ponta de asa/casulos de coleta de inteligência eletrônica, bem como várias antenas conformais. A aeronave destina-se a preencher um papel de ataque eletrônico dedicado. A China também está desenvolvendo uma variante com capacidade de operar em porta-aviões do caça J-31 de quinta geração.”

Ao todo, o relatório conclui que a PLAN está trabalhando para desdobrar um grupo de batalha de porta-aviões operacional nos próximos anos além da primeira cadeia de ilhas que não precisa das defesas baseadas em terra do resto do PLA.

“A capacidade da PLAN de realizar missões além da Primeira Cadeia de Ilhas é modesta, mas cresce à medida que ganha mais experiência operando em águas distantes e adquire plataformas maiores e mais avançadas”, diz o relatório.

FONTE: USNI News

NOTA DA REDAÇÃO: Para baixar o relatório do Pentágono em inglês, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Sabem nada esses chineses.
Víde a MB que não tem quase nada na superfície do Atlântico.

Heinz

A MB é quase inexistente como marinha e errou feio na sua principalmente atribuição que é proteger nossa costa, vide que o tráfico de drogas trabalha quase que sem combate nenhum na nossa costa, um navio russo entrou na nossa zona e fico operando sem que ninguém percebesse, isso por si só já demonstra o baixo nível que encontra nossa armada. Falta de quase tudo, fragatas velhas, sub armadas, navios varredores velhos e em números pífios, um porta helicóptero excelente, porém sem helis de ataque, sem defesa de ponto, sem escoltas adequadas, meia dúzia de caças da época dos anos… Read more »

Allan Lemos

Mas é só falar em guarda costeira ou dos 80k homens sem navios para operar que os almirantes(e os passadores de pano da trilogia) começam a chiar.

Nonato

Quem colocou 80.000 homens???

Camargoer.

A própria MB. Ela tem a autorização do numero máximo, mas cabe a ela decidir quanto do efetivo autorizado será executado. O número máximo de tropas é um limitante, nunca obrigatório

Fernando Vieira

Isso me lembrou quando eu era criança, em tempos pré-plano Real e que muita coisa era tabelada. Aí eu vi uma tabela de preços de remédios na farmácia e notei que ela fixava o preço máximo de venda e disse que eles poderiam vender por preço menor. o balconista riu de mim e minha inocência. Pouco tempo atrás mandei uma reclamação para a câmara de vereadores de Petrópolis porque querem aumentar o número de vereadores dos 15 atuais para 23 com a justificativa que pelo tamanho da população a lei permite os 23. Eu disse que a lei fixa o… Read more »

Nonato

Brasil Putenhia.
Segunda esquadra em São Luís, navios de superfície que nunca sairam do papel (não se faz copa do mundo com hospitais e navios…), megalomania, madurenha aumentou efetivos mas não comprou navios, depois colocam a culpa na marinha.
A turma de Maduro quer tomar o poder..

Márcio

Já tomou 😁

Velho Alfredo

Heinz A MB tem a missão de defender nossas Linhas de Comunicação Marítima, sendo o litoral missão do EB, e, no que tange “missões de guarda costeira”, a MB. Tudo apoiado pela FAB. Mas pra vc ter ideia de como são as coisas…… o STF determinou há poucos dias, que o GF enviasse 6,9 bilhões, isso mesmo 6.900.000.000, de reais para cultura, estados e municípios….. recursos NÃO previstos para isso. Lá na China, isso não existe…… Lá também não tem previdência…. ou os filhos sustentam ou o velhinho morre. E, tomara que o novo governo não invente a 3ª Frota,… Read more »

Esteves

Atualize-se.

EduardoSP

Os 6,9 bilhões foram destinados por lei, aprovada pelo Congresso Nacional. O STF não tem nada com isso, só mandou cumprir o que o Congresso decidiu.

Camargoer.

Olá Edu. Exato. O orçamento é uma lei aprovada no Congresso. Cabe ao executivo realizar o orçamento dentro do que foi aprovado pelo Congresso respeitando as condicionantes fiscais. Caso o executivo protele uma ação determinada por lei, cabe ao judiciário a partir de um pedido externo, determinar a execução da lei. Do mesmo modo, o Executivo pode enviar uma proposta de lei de seu interesse para ser avaliado pelo Congresso e também acionar o judiciário caso o legislativo descumpra um dispositivo legal. O judiciário não tem prerrogativa sobre o orçamento do executivo nem do legislativo. Somente sobre o seu próprio… Read more »

Rinaldo Nery

Aliás, onde o STF não manda? Melhor passar a faixa presidencial pros “sinistros”…

Jorge P

Não vão colocar mais uma pessoa nas Forças Armadas. Os interesses militares da UNASUL pelos próximos 50 anos nos obrigam a manter missões de paz e forças de reação para atender a calamidades…

Romão

meia dúzia de caças da época dos anos 70″
.
Negativo!
Os A-4 Skyhawk são um projeto do final da década de 1950.
A situação é ainda um pouco pior do que o que você imagina.

Camargoer.

Caro Romão. Os A4 da MB adquiridos do Kwait foram fabricados na primeira metade da década de 70, praticamente ao mesmo tempo dos F5E que a FAB recebeu novos. È um equívoco adotar a data do projeto inicial como referência para um caça. O F16, por exemplo entrou em serviço na década de 70, assim como o F15. É preciso levar em conta a versão e os programa de modernização que geralmente são implementados após 15 ou 20 anos de operação.

Sandro Schmitt

E na verdade este “A” do A4, se explica à nomenclatura por ele ser um atacante, e não um caça. Um caça feito nos EUA teria “F” (de “fighter”) mais o número de modelo como designação. Ou seja, o A4 é um jatinho que serve como apoio de fogo ou bombardeiro de mergulho ! Mas estás certo quanto à época de concepção do avião. O F-5 também é desta época, foi pensado como um caça barato de exportação considerando o aprendizado tático da Guerra da Coreia !

Pedro

Falta material, meios, mas, nunca faltou picanha, Stela, soldos maiores! Patriotas! O que o Bozo fez para dismistificar o judiciários, fez o bem também para com os Milicos, todos farinha podre do mesmo saco, corporativistas e mamadores.

Thiago A.

“relatório conclui que a PLAN está trabalhando para desdobrar um grupo de batalha de porta-aviões operacional nos próximos anos além da primeira cadeia de ilhas que não precisa das defesas baseadas em terra do resto do PLA” “A capacidade da PLAN de realizar missões além da Primeira Cadeia de Ilhas é modesta, mas cresce à medida que ganha mais experiência operando em águas distantes e adquire plataformas maiores e mais avançadas”, diz o relatório.” Ue os PA não são inúteis ? São alvos fáceis , não servem … grandes combatentes de superfície para que ? Os drones destroem tudo !… Read more »

sub urbano

“A PLAN, com tudo isso que está jogando no mar nos últimos anos, começa à ter uma
incipiente capacidade de realizar operações alto-mar.”

kkkkk

“Muitas vezes, algumas colocações, fazem parecer que esses mísseis achariam o alvo pelas próprias capacidades de adivinhação e onisciência.”

KKKKK

Daqui a pouco vc fala q a terra é plana tbm.

Rogerio

Cara, vc é maior piada do século ☺️☺️☺️

Mirão

Ok joãozinho123 agora você pode voltar para o seu Battlefield.

André Macedo

Aparentemente os 2 Type 901 de 45.000 T (duas vezes mais deslocamento que seus predecessores Type 903) não existem né? Os Supply americanos deslocam 48.000 T, a diferença é bem pequena.
É óbvio que a China não tem nem perto da capacidade de projetar poder dos EUA, mas dizer que a força está minguando é ridículo, a Marinha Chinesa faz muito bem o papel atual dela de fazer frente aos americanos no Mar da China, isso falando de um país que basicamente nasceu em 1949, menos de 100 anos atrás.

Thiago A.

Ridícula foi a sua capacidade de compreensão. Se você não entendeu ou texto ficou pouco claro, peça um esclarecimentos … O texto tinha claramente como sujeito a marinha russa.
” corvetinha de 550/2500t ”
“10/15 dias de autonomia”
“Covertas sem capacidade de operar um helicóptero ”

Essa é a descrição da PLAN ? Obviamente não. Antes de se esquentar, tente entender o texto.

André Macedo

Eu até vi que você falou dos russos, mas numa matéria única e exclusivamente sobre a CHINA, fica ainda mais ridículo um texto assim falando sobre os russos (até porque não é incomum vocês torcedores colocarem os dois na mesma cesta), realmente eu errei em achar que seu texto tinha uma coerência mínima digna de ser respondida.

Thiago A.

Se você é tapado e só consegue raciocinar por compartimentos estanques, problema seu . A matéria é explicativa sobre as dificuldades e desafios para criar um poder naval capaz de atuar além das próprias águas territoriais. Se até a PLAN, com todos esses meios e recursos, necessita de anos para ter pleno domínio em grandes operações e desdobramentos em alto-mar … O que dizer de uma marinha tão limitada, pouco equilibrada nas suas várias componentes, com uma frota para lá de envelhecida… Entendeu ? O que você acha ou deixa de achar não me interessa, se quiser pode evitar responder… Read more »

Bosdesniavranka

Thiago, não perca tempo com os russos… um gigante com pés de barro.

aquiles

Russia tem mais de 50 corvetas ,e tem a segunda maior frota de submarinos nucleares,realmente não e a marinha dos EUA mas e mais forte que a maioria dos paises da otan

IvanF

Acho que vc não conseguiu transmitir todo sarcasmo que acredito haver em seu comentário, nem deixar tão claro algumas referências, como à russa que vc mesmo já respondeu, e me fez reler tudo e entender melhor.

Esteves

Calma. Eles não estão parados. Se aqui falamos que ainda falta muito para a China, é de imaginar que lá na China eles também tenham essa visão sobre o que falta fazer.

Eles sabem.

Bosdesniavranka

Experiência em combate não se ganha em treinamento… pode perguntar para os cadetes russos mortos na Ucrânia… ups… não dá… eles estão mortos.

Victor Filipe

Tudo muito bonito no papel, porem tem que ver se isso ai vai rolar mesmo, o mundo inteiro (china incluso) estão a beira de uma crise econômica que faria 2008 parecer um simples espirro comparado com a febre amarela que pode vir.

se essa crise estourar nenhum pais do mundo vai manter seus programas militares intocados.

Esteves

Eles não tem opção. Precisam dar emprego para mais de 800 milhões de chineses.

Certamente, cedo ou tarde irão diminuir o ritmo econômico.

Bosdesniavranka

O problema da China pode ser agravado sobremaneira com ações do ocidente. Mais do que dar emprego para 800.000.000 de habitantes os chineses tem que ter um mercado interno consumidor extremamente forte… eles não o tem… sabem disso e sabem que se abrirem fogo contra os Americanos, Japoneses, Coreanos, Ingleses, Franceses, Italianos, Poloneses, Alemães e Australianos terão um problema gigantesco nas mãos.

Esteves

Sim. Eles sabem. Também sabem que o dólar + petróleo + patentes + rotas comerciais + contratos internacionais pressionam as moedas locais exigindo um crescimento em dólar que pode não se sustentar. Vide crise no mercado imobiliário.

Os alemães da indústria química está indo para a China junto com a gigante Basf. O design italiano mudou para a China.

A Europa é uma tragédia. A Terra não presta, não tem minerais nem minérios e só pensam em sexo.

Wellington R. Soares

Meu caro, os grandes players acabam sendo dependentes um do outro. A China é um mercado extremamente atrativo para os EUA e também para as principais potências europeu, enfim, acreditar que um isolamento da China seria só ruim pra China é um equívoco gigante.
Para nós Brasileiros eles são apenas nosso maior parceiro comercial, nada demais.

Wellington R. Soares

Realmente Esteves, por aqui temos que dar emprego para 80 mil marinheiros também rsrr..

ANTONIO FILHO

A questão é eles se armam dispostos a dominar o mundo e o mundo tá fazendo o que pra se defender ? Os países tão se armando deixando claro que não vão aceitar dominação deles?

Bosdesniavranka

Recomendo estudo profundo do combate na Ucrânia onde vemos um Gigante com pés de barro a lutar contra um povo que defende a sua pátria São centenas de milhares de soldados russos contra mais de 40.000.000 de Ucranianos. A China vai fazer o que? Invadir o Paquistão ou a Índia e receber em retaliação bombas nucleares desses dois países? Vai atacar o Japão e brigar com os 125.000.000 de almas que habitam as ilhas? Vai atacar a Coreia do Sul e brigar contra 51.000.000 de cidadãos? Vai atacar Pearl Harbor??? Não existe Pais algum no Ocidente que pense em atacar… Read more »

Bosdesniavranka

Esqueci de uma hipótese de invasão chinesa… que é da Sibéria Russa e suas reservas gigantes de petróleo e gás… se fosse chinês estaria de olho nessas riquezas.

ANTONIO FILHO

Concordo também acredito que nenhuma país pense em invadir a China, porém os comunistas sonham em tornar o mundo um império vermelho, e por isso alegando que querem se defender os países vermelhos se armam mas a realidade que eles pensam é em dominar países. Desde 1917 os comunistas se armaram e pregam suas ideias e armam seus planos maquiavélicos para dominar nações. O que não entendo é os países do mundo fingem não ver o poder bélico dos países vermelhos hoje e que são capazes de destruir vários países e só não atacam porque sabem que a maioria dos… Read more »

Esteves

Na China existe previdência social, seguros sociais, seguro desemprego, aposentadoria e, estão avançando nos direitos e benefícios sociais. A China cresce em todos os segmentos sociais e econômicos e, se estão focando na produção de navios de 7,500 e 13 mil toneladas como afirma o texto, significa que estão saindo ou sairão de onde estão. A China não tem história de invasões. Exatamente o contrário disso…a China foi invadida por japoneses, coreanos, norte-americanos, inglês, franceses, russos. O que não falta no mundo é invasor da China. http://portuguese.people.com.cn/n3/2021/0702/c309810-9867560.html Trafico de drogas não entra pelo mar. Narcotráfico vem das fronteiras do Oeste… Read more »

IAPPE

Belo texto, concordo em quase tudo.
Descordo da afirmação que a china não tem histórico de invasões e agressão.
China praticamente ocupa o Tibet.
Atacou a Índia.
Atacou o Vietnã.
Tropas Chinesas atacaram a Coreia do Sul, durante a guerra das Correias.

Aqui é sou um resumo, mas tem mais exemplos isso sem levar em consideração quando a China e Mongólia Somavam um único Reino e atacavam outras nações.

Esteves

Essa história das fronteiras…Mongólia e Tibet…mongóis vieram até a Itália. Isso foi outra época. A disputa na Cachemira…outra fronteira.

O apoio comunista ao governo do Vietnã…reação a ocupação francesa no Laos, Camboja e Vietnã por mais de 30 anos…invasão do Sul em 1950…depois o conflito com a China em 1979, dizem, alimentado pela Rússia.

A mesma Rússia que empurrou a Coréia do Norte contra a Coreia do Sul em 1950 e depois contra a China que ocuparam no passado aproveitando a invasão japonesa.

Mas o Xi não se lembra de nada disso e garante que a China nunca invadiu.

Bosdesniavranka

São 1.400.000.000 de almas… quantas dessas querem confusão em suas vidas? Sempre questiono Ditaduras que são extremamente potentes em paradas militares e projetos hiper mirabolantes… sou mais como paisecos como os EUA e Inglaterra que não ficam desfilando porém desdobram poder em qualquer lugar do Mundo… não daqui a 15 anos… mas sim a mais de 50 anos. Obs.: Fico a imaginar os cadetes russos em sua formação ao estudar todo o desdobramento logístico do Ocidente (leia-se EUA e Inglaterra) para invadir o Iraque… o caras cruzaram meio mundo e destruíram o Saddan… e os Russos não conseguem finalizar um… Read more »

Esteves

Bem…lá a edução é fundamental. 19 entre 20 das melhores universidades do mundo são norte-americanas.

País potência…isso me lembra algo…reflete e projeta poder econômico + poder militar + direitos. Alguns direitos.

Rogerio

Vc não saber de nada, quem contra o Iraque?? Só usa?? For o mundo inteiro invadir o Iraque

Dalton

Uma pequena correção Rogerio: em 1991 o “mundo inteiro” apoiou a expulsão das tropas iraquianas que invadiram o Kuwait, mas, coube aos EUA o envio da maior parte das forças combatentes e logísticas já que muitas nações apoiaram apenas politicamente e/ou enviaram apenas forças simbólicas. . A invasão do Iraque ocorreu em 2003 só que na ocasião não houve consenso Alemanha e França por exemplo foram contra, então, dentro da pequena coalizão formada novamente os EUA foram responsáveis pela maior parte das forças combatentes e logísticas. . Sem os EUA teria sido impossível expulsar os iraquianos do Kuwait ou invadir… Read more »

Camargoer.

Caro Rogério. Pelo contrário. A grande maioria dos países condenou o Iraque pela invasão, mas apenas EUA, França, Arábia Saudita, Egito, Inglaterra e obviamente tropas do Kwait formaram a coalizão que combateu os iraquianos. Foram quase 1 milhão de tropas, sendo 700 mil dos EUA. O Brasil, por exemplo condenou o Iraque e mesmo sendo convidado pelos EUA, não enviou tropas.

Adriano Madureira

Claro, estados unidos tinha que garantir seu posto de combustível particular, fora que a maior potência militar, apesar do título jamais tem coragem de entrar sozinho em um conflito, sempre entra com seus asseclas…

Nonato

Assina: apoiador do regime comunista chinês, rejeitado pela própria população
Só existe pelo autoritarismo.

Esteves

Olha…

o pessoal lá no Forte é muito bravo. Lá é muita briguinha. Esteves pode ficar por aqui?

Nemo

Também fugi de lá.

Camargoer.

Oi Nemo. Verdade. Eu sempre preferi o PN.

Camargoer.

Olá Esteves. RIso. Eu sou fã do PN. O problema é que o pessoal vem atrás da gente aqui também. O pessoal insiste. Riso. Passei a ignorar.

Esteves

Mestre,

Existe mantra para desbloquearem o Esteves? Talvez uma fórmula química super avançada para ser repetida e refletida 5 mil vezes.

Há?

Rinaldo Nery

Os editores têm um viés de esquerda. E isso fica muito claro lá.

Nonato

Offtopic
Não sei onde está sediado.
Mas o rebocador Triunfo R 23 acaba de chegar em Natal.
15:50 h

Antonio Cançado

Beleza, mais alvos pras marinhas dos países do mundo livre e democrático treinarem…

Mirão

Eita mais uma criança otannete sem o que fazer

Romão

Alvo mesmo é o Atlântico da MB, que nem defesa de ponto tem!

Thiago A

Mas pelomenos navega, tem NAe de superpotência que nem isso faz rsrs

Luis Carlos

Isso é simplesmente a expressão da nova situação que se apresenta ao Mundo com o papel predominante que a China tem.
Melhor nos acostumarmos.

Nonato

Discípulo de Mao TSE Tung…

Bosdesniavranka

“Alvos… alvos e mais alvos”… qualquer semelhança com os milhares de tanques russos não é mera coincidência. Enquanto os chineizoides vibram com esse monte de alumínio a boiar os americanos vibram com os trilhões de dólares que irão movimentar a indústria de alta tecnologia americana para afundar essa infinidade de alvos (fora os submarinistas americanos que devem estar babando para fazer uma faxina no Mar da China, Pacifico e Indico). Fica a pergunta… esses botes chineses irão se aventurar em aguas azuis o irão ficar apenas a circular as ilhas artificiais (mais alvos) na redondeza de casa??? Se for para… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bosdesniavranka
Luis Carlos

O maior problema é que o medo que a OTAN tem de atacar os tanques russos é o mesmo dela atacar os navios chineses.
Simples assim.

Esteves

Saberemos no futuro. Quando a guerra chegar.

Mirão

Toda a OTAN investindo trilhões de dinheiro para modernizar o seus navios e seus tanques mas isso é por que as suas contra partes russas e chinesas não sabem projetar ambos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A criançada assiste canal informativo pra fortificar informação de quem não sabe de nada, e cada uma nesse adimiravel mundo novo…

Nemo

Podem ser alvo, nas decididamente não são de alumínio.

Jean

Alvos, alvos e alvos. Assim como qualquer Arleigh Burke.

Esteves

Dois filmes para assistir. Ladroes de Bicicleta (1948 de Vitório de Sica) e Indústria Americana (2019, no Netflix). Esteves achou Ladroes de Bicicleta em um sebo de DVDS. Mas roubaram. Os dois filmes tratam do pavor do desemprego. Sustentar filhos e família como, sem trabalho? No filme norte-americano aparece uma indústria chinesa para salvar o negócio e ressuscitar a esperança. “Segundo Bacevich (2003), o projeto militar dos EUA pós-guerra fria pode ser resumido nos seguintes termos: um compromisso incessante com a manutenção e expansão da sua supremacia militar no mundo; e a crença de que essa supremacia militar é fundamental… Read more »

Alberto

Os EUA indo em direção a uma guerra civil, devido o meio-oeste predominante europeu não aceitar a mudança de identidade etnica que está acontecendo nos EUA, enquanto isso a China dominando os mares.

Camargoer.

Olá Colegas. Creio que os analistas dos EUA cometem um erro ao focar a expansão militar da China como uma preparação para invadir Taiwan. Como estrategista de longo prazo, imagino que Taiwan poderá reintegrar a China a partir do momento em que as condições econômicas forem favoráveis. Isso vai demandar um aperfeiçoamento do regime na China e uma deterioração da situação interna em Taiwan. Isso pode demorar, mas seria um caminho sem trauma. A guerra entre a Ucrânia e a Russia mostra que pode ser um erro para a China iniciar uma guerra. Por outro lado, a China está criando… Read more »

Esteves

Mestre Professor, É isso. Foi assim e tem sido assim. Lembro da série mostrada na TV sobre a importância da Marinha Norte-americana no desenvolvimento das viagens espaciais fornecendo pilotos de teste além do próprio programa da Marinha incorporado pela NASA. Fazer guerra sem entrar na guerra moveu o mundo até os anos 1990. O problema hoje são os custos industriais de desenvolvimento das tecnologias. Veja os automóveis. Apertam as legislações sobre segurança, emissões de poluentes e gasto energético…os preços sobem toda semana. Os mercados ficam menores. A GM e a Ford estão abandonando a propulsão diesel. Dizem que é possível… Read more »

rafa

Com certeza os EUA devem ter um relatório anual de todas as marinhas. Daria um dedo (do Lula) para saber os relatório anuais da Marinha Brasileira. Deve ser algo do tipo:

Relatório 2022: Vide 2021 + Submarino S40
Relatório 2021: Vide 2020
Relatório 2020: Vide 2019
Relatório 2019: Vide 2018 + NAM Atlântico

Arthur

Esse J-35 guarda lembrança com o F-35. Será que também tem problemas com trem de pouso?

Sensato

IN OFF:
Rebocador que “passeia” com o casco do ex NAe São Paulo foi substituído.

Alberto

É um conflito gigantesco de lado a lado, os EUA continuam investindo pesado em todo tipo de engenharia social, os chineses lançando navios a todo vapor, vamos ver quem vai ganhar….rsrsrs