Rafale M supera o F/A-18E/F Super Hornet na competição para equipar os porta-aviões da Marinha Indiana
O Dassault Rafale M emergiu como o favorito do programa Multi-Role Carrier-Borne Fighter (MRCBF) para fornecer 26 caças para os porta-aviões da Marinha Indiana, superando assim o Boeing F/A-18 Super Hornet.
No programa MRCBF restavam dois competidores, o Dassault Rafale M e o F/A-18E/F Block III Super Hornet. O Bharatiya Nau Sena (Indian Naval Air Arm) apresentou agora ao Ministério da Defesa (MoD) um relatório sobre os dois caças, que passaram por testes de avaliação na Índia no início deste ano, para tomar uma decisão final.
De acordo com este relatório, o Rafale M foi considerado mais adequado para atender aos requisitos e critérios operacionais da Marinha da Índia em comparação com o F/A-18 Super Hornet.
O resultado deste programa MRCBF ainda será uma solução provisória até que o caça bimotor baseado em convés (TEDBF) desenvolvido pela Organização Indiana de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) esteja pronto.
Anteriormente, a Marinha da Índia tinha optado pelo Light Combat Aircraft Navy (LCA-Navy) para ser introduzido como o novo caça. No entanto, como o LCA é uma aeronave monomotor, eles devem ter abandonado essa ideia.
Em 2 de setembro de 2022, a Índia incorporou um segundo porta-aviões, o INS Vikrant (R11) que vai operar ao lado do INS Vikramaditya (R33). O INS Vikrant estará totalmente pronto para o combate em meados de 2023, depois que os MiG-29K/KUBs concluírem os testes de voo cruciais do novo porta-aviões e o navio estiver equipado com armas de alta tecnologia, como o sistema de mísseis superfície-ar israelense Barak 8 com alcance de 80 km. Atualmente, a Marinha da Índia opera 39 caças MiG-29K/KUB, mas a manutenção operacional dessa aeronave já é um grande problema há alguns anos.
Não foi relatado quando o Ministério da Defesa indiano tomará a decisão e quando o Comitê de Gabinete de Segurança (CCS) aprovará o acordo de defesa.
FONTE: Scramble Magazine
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Na minha opinião foi uma decisão lógica pois já possuem Rafales.
Venceu o mais belo , ambos são cabulosos mas o Rafale é bonito demais honrando a família Mirage.
O Rafale é mais atual (moderno), já o super Hornets é um projeto defasado mesmo tendo uma aviônica ( recheio eletrônico moderno ) !!!
O super Hornets esta com seus dias contados,não vai demorar fechar a linha de produção !!!
A linha de produção talvez feche, mas as aeronaves (mais de 500, só nos EUA) continuarão operando por décadas.
O primeiro Super Hornet voou em 1995 e o primeiro Rafale voou em 1986 (9 anos antes). O Super Hornet é uma aeronave completamente nova em relação aos Hornets A, B, C, D.
E você não acha que eletrônica é demais? é basicamente isso, não é filler. A eletrônica lhe dirá quem olha para quem primeiro e torna a arma mais precisa e eficaz. E é isso que rege o combate aéreo. Ambos são muito modernos. Porém, digo a vocês que, como design, o Rafale é um design mais antigo que o SuperHornet, pois o primeiro vôo de um Rafale ocorreu em 1986 e o SuperHornet em 1995. Não confunda o SuperHornet com o Hornet, que é um mais pequeno e menos capaz e no qual se baseia o SH. A última versão… Read more »
O Hornet nada têm a ver com o super-hornet, não é bem assim, no que toca a design, pois electrónica, também o Rafale A F1, nada tem a ver com o Rafale C F3.3 ou F4.
O radar aesa do Rafale é mais actual, assim como o do Typhoon e Grippen, pois não são fixos, como o do super-hornet.
A disputa é boa! Eu considero um empate técnico. Inclusive no custo operacional. Enfim, qualquer um dos dois estaria entregando o melhor para a marinha indiana.
concordo … creio que o Rafale levou uma boa vantagem na decisão por já ser operado pela Força Aérea da India… reduz custos na aquisição de suprimentos e manutenção…
Exato! Integram a logística com os Rafale da Força Aérea.
Está ficando difícil para o Super Hornet.
Sem encomendas para manter a linha aberta, até quando ele será oferecido a potenciais compradores?
A USNAVY continua comprando o Super Hornet ainda, inclusive encomendou mais 8 unidades no orçamento do ano que vem…
https://news.usni.org/2022/12/06/compromise-857b-defense-policy-bill-authorizes-11-battle-force-ships-25m-for-nuclear-cruise-missile-research
Eles sozinhos tem condições de manter a linha de produção, e acho que continuarão fazendo, até que tenham quantidade suficientes do F-35C para o substituir e o NGAD entre em produção, o que vai demorar ainda
NGAD é Air Force, Marinha quer o dela, sem com requisitos dela somente, a não ser que entubem algo neles
Depois do F-35 é mais provável que lancem algo separado.
A US Navy está participando e inclusive ajudando a financiar o desenvolvimento do NGAD em conjunto com a Força aerea
https://news.usni.org/2022/03/29/navy-keeps-next-generation-fighter-research-costs-classified-for-third-consecutive-budget-cycle
Na verdade, notícias do fechamento da linha de produção já são veiculadas há alguns bons anos.
Talvez, os americanos tenham dado uma força para não perder um monte de empregos.
Por decisão técnica, ninguém mais compra F-18.
Não precisa vender para “outros” a US Navy precisa deles pelo menos para os próximos 20 anos, então versões Block II mais novas estão sendo convertidas para padrão Block III e unidades novas dessa versão já começaram a ser entregues.
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A marinha indiana optou por “apenas” 26 unidades das quais 18 navalizados e 8 da versão terrestre que serão usados para treinamento.
Poder Aéreo
11/12/2013
‘Manutenção da linha de produção do Super Hornet será decidida em março de 2014.’
Refiro-me a notícias como essa.
Isso é passado Luis !
Dalton, esse é um dos vários e vários nicks usados pelo xings.
“Por decisão técnica, ninguém mais compra F-18.”
Sério, xings? No que o Rafale é mais moderno que o Super Hornet?
Nada como um dia após o outro. Lembro das gracinhas que alguns foristas faziam com o Rafale…agora é o caça de 4a geração mais bem sucedido e exportado para mais países.
O caça de quarta geração melhor sucedido não é o F-16? 😀
Da geração 4,5… Longe dos números do F-16, MIG-29, etc…
E não sei se será o mais bem sucedido. O Eurofighter tem 571 unidades produzidas.
Serão 266 unidades produzidas com este contrato?
240 produzidos até hoje e 166 no backlog, sem contar esses da Marinha Indiana, já que ainda não venceram a competição.
tá muito longe de ser o caça de 4 geração mais bem sucedido…
Mas tipo…longe longe mesmo….
Como falaram ali… Tem desde F-15,F-16, F-18, Eurofighters, Migs, Sukhois e até os chineses tem mais números… desde J-10 a J-11 e etc….
Não que o Rafale seja ruim, mas mais bem sucedido não.
Rafale: 484 unidades (entregues+encomendadas), para 8 países
Eurofighter: 622 unidades (entregues+encomendadas), para 9 países
Super Hornet: +600 unidades (entregues+encomendadas), para 3 países
Fonte: Wikipedia
Acho que tu esqueceu o F-16….
Assim que o Brasil aprovar 2% do PIB para o Orçamento da Defesa, o Gripen E/F superará o Rafale em número de unidades encomendadas com uma encomenda de umas 500 unidades para o Brasil.
Assim que o Brasil aprovar esse aumento, terá juiz, promotor, defensor, delegado, notário, etc abandonando as carreiras e buscando aprovação na AMAN, AFA e EN.
Pelo jeito a maioria não entendeu o sarcasmo. rss
…hum é “sarcasmo”… puxa desculpa foi malz… tem tanto “sem noção” comentando aqui que as vezes fica “difícil” identificar o “sarcasmo” das idiotices rotineiras … :o)
Rapaz, nem míseros 5 bilhões os vermelhos querem liberar kkkkkk…
Jeito vai ser desenvolver caças em conjunto com a Venezuela e a Argentina kkkkk…..
Nem é 1 de Abril nego!!! Estamos em dezembro 😁😁😁
Kkkkkkkkkkkkk…Boa!
O melhor sem duvidas
https://www.indiandefensenews.in/2022/09/indian-navy-evaluating-trial-report-of.html
O contrato dos 26 aviões está estimado em U$ 5 bilhões. Certamente não inclui apenas os vetores, mas só de curiosidade daria U$ 190 milhões a unidade.
Forçaaérea indiana já utiliza Rafale. Não vejo muito sentido em “reinventar a roda” e a marinha deles usar SH, principalmente porque o Rafale já tem uma versão “navalisada”.
No entanto não há uma versão navalizada do Rafale de 2 lugares enquanto o Super Hornet tem a versão F que pode ser rapidamente configurada de combate para treinamento e como a Índia quer que dos 26 aviões 8 sejam de dois lugares para treinamento estes 8 Rafales não poderão operar a bordo dos NAes enquanto que seria possível em caso de necessidade empregar também os Super Hornets F. . Também existe a versão do Super Hornet F para “guerra eletrônica” o “Growler” que equipa não apenas os NAes da US Navy mas também esquadrões expedicionários baseados em terra que… Read more »
Dalton, talvez a operação no convés inferior seja dificultada pelo comprimento maior, que nem é tão maior que o do MiG-29… Mas aí é uma ilação minha. Para um futuro próximo de todos estes projetos, fica a expectativa se a marinha indiana conseguirá conquistar o protagonismo político e orçamentário necessários para suas ambições. O Growler vive um momento positivo. A nova geração de pods de guerra eletrônica – ainda restritos aos de “mid-band” – se mostra imensamente superiores aos antigos, principalmente na confiabilidade: funcionam plenamente por mais tempo e por mais vezes. O único porém fica pelo leve aumento do… Read more »
O Rafale é melhor para a Índia Rafael, mas não necessariamente um avião melhor que o Super Hornet. No mais a Índia chegou a mostrar interesse pelo
Growler que você corretamente descreveu, mas, por conta de orçamentos apertados, opões tiveram que ser feitas.
Hehehehe… Quando o custo de manutenção fala mais alto…
O mesmo problema o próprio EUA está tendo com sua frota…
De que adianta aviões extra super modernos se eles serão um custo extremamente caro pra manter (além de também ser pra compra…).
Apesar que esses francezinhos também não são baratos…. Kkkk. Tivemos alguns na nossa F. A. E eles foram embora e os F5 ficaram… Caças de uma época em que caças bons eram feitos e com preço e manutenção mais justos….
Os F-5 “ficaram” pois desde o início se pretendeu que seriam a espinha dorsal da FAB adquiridos em maiores quantidades na década de 1970 e mais foram subsequentemente adquiridos enquanto o número de Mirages adquiridos foi muito menor.
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A Índia opera ainda o Mirage 2000.
“No lobby?”
Pelo visto a carta na manga de Washington não funciona dessa vez kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nada mais lógico.
A Índia segue cada vez mais abandonando a Rússia e se aproximando do ocidente. Além disso, eles têm se mostrado muito satisfeitos com o Rafale.
Dai tem uma turma que comenta aqui que o Mundo está abandonando o Ocidente e se aproximando da Rússia.
2020 Índia compra 33 caças russos por US$ 2 bilhões 2022 Mais 12 Su-30MKi para a Índia. 2022Índia receberá sistemas de defesa aérea S-400 da Rússia em 2023 2019 Governo da Índia aprova a compra de 464 tanques T-90MS para o Exército Indiano 2020Índia compra ‘Caça-Tanques’ Sprut-SD para enfrentar os blindados chineses Tipo 15 Ponha uma coisa na cabeça. 90% das armas que os americanos vendem são por motivação política ou venda casada. Ou seja, eles forçam os incautos a comprar e em troca levam a promessa de ajuda em caso de conflito. E isso foi uma grande fonte de… Read more »
Dezinho e sua cruzada anti-Rússia.
Muda o disco!
O que eu estou vendo é que a ‘ofensiva’ americana para vender armas à Índia foi um verdadeiro fiasco.
Agora vc imagina a ‘aliança’ para barrar a China.
noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2021/12/06/india-e-russia-firmam-acordos-de-comercio-e-armas-durante-visita-de-putin.htm
Não diria “fiasco” com 12 P-8 Poseidon, 24 MH-60R e até 30 MQ-9B adquiridos e/ou encomendados.
Para um País com 1,4 bilhão de habitantes e Forças Armadas gigantescas, eu diria que sim, é um fiasco.
Para um país que até pouco tempo não comprava nada dos EUA não é um “fiasco” e se a Índia quiser catapultas para um futuro NAe como já mostrou interesse provavelmente terá que fazer o mesmo que a França, comprar dos EUA.
E vai ficar nisso.
A Índia lançou um programa de substituição de importações de armas por projetos nacionais.
Desta forma, tendo em vista a enorme quantidade de armas russas que possui, aliado a diversos acordos que ela tem com a Rússia, creio que manterá uma ‘dobradinha’ armas russas e nacionais.
De outras países, só compras marginais como essas que vc citou.
Essa “dobradinha” com a Rússia já foi bem maior e mais diversificada
e irá diminuir ainda mais a medida que a Índia implantar mais
“projetos nacionais”.
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Submarinos e agora caças navais de projeto francês ao invés de mais problemáticos MIG 29K e submarinos russos classe Kilo melhorados
aviões de patrulha marítima e helicópteros A/S dos EUA entre outras coisas não é pouca coisa não.
O outro colega falou em ocidente, xings. Inclua aí os 62 Rafale para a Força Aérea e Marinha. A Índia sempre comprou de todo mundo. Não é amarrada ou casada com ninguém, nem com a rússia, por mais que tu queira afirmar o oposto.
Tem também os C-17, os C-130J, os Chinooks e os AH-64E Apache…
A força terrestre e aeronáutica indiana é basicamente uma extensão dos respectivos equivalentes russas e os projetos de modernização indicam que continuará assim.
Deixe de assistir os seus canais fanboyzinhos da OTAN por um momento que então você perceberá isso.
A Rússia continua sendo o principal fornecedor, mas, as vendas caíram quase 50%
não apenas pela concorrência de EUA e FRança, mas também pela busca indiana de maior independência.
Você leu esta matéria e percebeu que a Índia está abandonando a porcaria do mig29?
Lei a materia e sai do seu mundo de fantasias e vc perceberá.
09/12/22
NBC reports, citing its sources, that Iranian pilots completed training courses on the Su-35S in the spring and that Iran will start receiving aircraft during 2023.
O circo está sendo armado.
Do jeito que nós falamos.
Uiiii, que meda!! E quem seriam o “nós”? As várias personalidades que habitam a tua cabeça? Ora, vai dormir, xings.
Para de sonhar Da Lua, vc e suas outras personalidades imaginarias gostam de se iludir. A Índia era um grande cliente russo mas agora o que ela não puder fazer em casa vai comprar dos europeus.
Alias, vc saque que Iran não é India, né?
Grande novidade.
O Rafale é superior ao concorrente.
Não é superior, talvez haja um empate pois descontando algumas informações não tão exatas da wikipedia o FA-18E/F pode transportar mais carga útil e a nova versão Block III
o tornará relevante pelos próximos 20 anos no mínimo !
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O “Rafale” é melhor para a Índia.
Eu acho que o Rafale pode levar por conta de TOT. A França acaba sendo mais fácil de aceitar transferências de tecnologias do que os EUA.
Porque como plataforma o Super Hornet tinha mais vantagens, como asas dobráveis, versão biplace naval, versão de guerra eletrônica, custo de aquisição mais baixo e custo de operação mais baixo.
Essa aquisição de apenas 26 unidades, 18 Rafales M e os demais de dois lugares da versão terrestre e dedicados a treinamento fazem parte de uma
solução provisória então não importa muito a “TOT”.
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A Índia já opera o Rafale na Força Aérea e isso pesou na decisão, mas, dependendo do que se lê e/ou acredita o Rafale M seria até mais adequado
para operar a bordo do NAe indiano do que o mais pesado Super Hornet
mesmo tratando-se do maquinário e cabos de retenção de procedência russa.
O Rafale só é superior como interceptador, no resto ele é inferior em tudo.
De PAC à interdição aérea, o Super Hornet é superior.
Como plataforma de ataque, em um cenário onde a furtividade não é necessária ou é compensada por SEAD/EW, não há nenhum caça naval que chegue perto do Super Hornet.
Eu acho desperdício de material se o NaEL deles não tem catapulta para impulsionar os caças com sua totalidade de carga. Mas para um país que mata de fome dos dalits deles para sua casta superior tem recursos…