Quantitativo de pessoal da Marinha do Brasil – 2022
Veja na tabela abaixo o quantitativo de pessoal da Marinha do Brasil (MB) até abril de 2022.
A tabela mostra o número de oficiais e praças na ativa, de carreira e temporários, além dos da reserva e dos beneficiários de pensão.
Segundo a tabela, em abril de 2022 eram 74.868 militares na ativa, 92.808 inativos e 65.288 beneficiários de pensão.
A MB tinha 10 almirantes de esquadra, 33 vice-almirantes e 73 contra-almirantes. A título de comparação, a Marinha dos EUA tem 9 almirantes e o mesmo número de vice-almirantes (ver nota da Redação).
Para acessar a tabela em arquivo PDF, clique aqui.
Gente demais…
Opinão , não acho.
Olha o Tamanho da costa Brasileira, a quantidade de portos…
Falta é equipamentos
Bueno, acho que esses quase 80 mil fariam sentido num contexto da era analógica e de baixa automação, tipo a década de 70, sei lá.
Em 2022, tempos de inteligência artificial e outros recursos já amplamente utilizados na iniciativa privada, acho muito improvável que grande parte do pessoal que trabalha na MB na parte burocrática, que deve ser a maioria, não possa ser reduzida sem afetar em nada as operações.
Para os nossos parcos recursos, embarcações desse são proibitivas, pois toda essa tecnologia é muito cara
Precisamos de algo intermediário, em grande quantidade, pelo menos para mais vigilância na costa.
Segundo alguns, devido ao tamanho de nossa costa, esse número é adequado. Acho que e porquê em caso de guerra, vamos distribuir esse pessoal pela costa, cada um com um binóculo, um rádio e um fuzil para defender a nação.!
Kkkkkkkkkk
kkkkkk bem isso… fico de cara como tem gente que tem esse tipo de raciocínio… pior que isso acontece tanto para o mar quanto para terra, quando falam do tamanho da amazônia…
Desde que que trabalhem
A tecnologia não trabalha só, precisa de gente , e gente especializada. Hospitais precisa de gente, e gente especializada, setores de manutenção e operação em terra precisa de gente, e gente especializada. Serviço de guarda das instalações precisa de gente, e gente especializada… E por aí vai. Tanto é que contratam alguns da reserva para complementar as fileiras, na parte burocratica, e mesmo assim a parte burocrática ainda está com deficiência. PARA DE FALAR ” M” SEM REFLETIR !
Não dá pra defender isso nos dias de hoje. Talvez em tempos analógicos e distantes, não no século XXI.
Mas do orçamento não sobra nada… Como vai ter equipamento assim?
Não sobra nada pois é tudo gasto com pessoal.
Menos gente reforma a constituição e permita dispensar militares e retirar pensão de pessoas com trabalho formal que ganha mais de 6 mil.
E passe para o INSS com aposentadoria máxima de 6 mil que já estiver com mais de 60 anos.
Pronto dinheiro dobra
Se Esse excesso de pessoal acontece na marinha vc imagina no exercito e na aeronautica o que acontece !!!
Quando entrei na Marinha em 77, tinha o dobro de navios e 30.000 de efetivos e o Exército 100.000. O aumento maior do quadro de pessoal vem se dando com os governos civis, principalmente depois do ministro Jobim, que projetou Marinha e FAB com mais de 80.000 efetivos e o Exército com 320.000 (atualmente 220.000) – está no Livro Branco da Defesa no Congresso.
É tanto, que no gráfico está informando que há mais de 13.000 cargos vagos.
O exército turco é o 6º em efetivo, com 480.00 soldados, mas menos de 100.000 efetivos.
Não se esqueça que cortaram os programas estratégico com a lava-jato aí o prosuper não saiu do papel
Então exército da para disfarçar pois vc coloca um candango em cada pedacinho de fronteira cabe gente tranquilo.
Mas na marinha e aeronáutica é escandaloso o cabide de emprego
Dá para disfarçar se for ao estilo turco, exército grande com predomínio temporários. Todo problema vem do sistema político, de representatividade corrupta, respadada na Constituíção, e ninguém percebe esse absurdo. É simples para resolver, é só copiar um modelo legítimo, como o inglês ou o alemão. Nos Estados Unidos até p/ descomissionar um navio é necessário aprovação do Congresso. Na Reino Unido, quando foram comissionar os porta-aviões, o almirantado solicitou um acréscimo de 2.000 marinheiros para RN. O parlamento autorizou mais 400. A RN com aquela quantidade de navios, porta-aviões, 4 submarinos estratégicos, bases distantes, tem cerca de 33.000 militares.… Read more »
Falou tudo e falou bonito
Se judiciário cortar os benefícios dos políticos os políticos corta os benefícios do judiciário, mas o militar não é cortado seus benefícios porque tem força para tirar os benefícios dos políticos
Ciranda cirandinha. É uma espiral infinita um benefício para uma classe se propaga para outra e o contribuinte se lasca
Uns 500 navios para realizar patrulha, talvez consiga empregar essa turma toda.
“Opinão , não acho.
Olha o Tamanho da costa Brasileira, a quantidade de portos…
Falta é equipamentos”
.
Senhor, é justamente pela inexistência de embarcações que essa quantidade de pessoal é mais que excessiva, é inchada.
Bobagem, o Reino Unido e a França precisam patrulhar uma área muito maior do que a nossa(no âmbito da NATO) e têm a metade dessa quantidade, sem falar que são marinhas de águas azuis.
Verdade, Inglaterra e França têm a metade do efetivo e são de primeira, elas têm várias colônias (paises), que são considerados para proteger também, em vários continentes e dão conta…
Menos efetivo ela ia ser mais dinâmica e operacional…
Abraço a todos…
Fiquem com DEUS…>>>
Pra ter equipamento precisa diminuir cortar os “direitu adequerido”. É igual empresa em recuperação judicial, precisa demitir, pra sobrar para novos projetos
Leio seus comentarios e quase sempre discordo e te negativo, porém o parabenizo nesse seu comentario, essa desgraça chamada direito adquirido destrói o serviço público no nosso país, cada servidor público concursado deveriam ter deveres adquiridos.
Abs
Direito adquirido é direito justo, compatível com as contas do estado. Coisa muito dissonante seja em quantidade ou em valores é mordomia, marajá.
Um dia vai ter que entrar um cara “mal” lá na Alvorada e comecar a cortar os direitos do funcionalismo público . Vai ser um festival de horrores
Acabamos de ter um presidente que reduziu o tamanho do estado, achatou os salários e aumentou a arrecadação federal, mas vai entrar um presidente novo agora que vai fazer justamente o contrário, enfim, o Brasil é o país do funcionário público, onde os jovens preferem fazer concurso público do que abrir uma empresa, o judiciário torna seus funcionários milionários , as forças armadas não fogem á regra, criam estatais inúteis, comitês, projetos, grupos de estudos… mas navios mesmo não tem. Bem, o povo decidiu que quer assim, então phod…-se
O atual presidente diminuiu o estado, onde? Reduziu o número de ministérios mas não demitiu ninguém. Aumentou a arrecadação, e diminuiu os investimentos públicos em saúde e educação. Sobrou dinheiro? Não, foi tudo pró orçamento secreto e pró bolso dos políticos. Mas nesse governo não tem corrupção nê? Não vi nenhuma melhoria nos serviços públicos, não vi um combate enérgico a corrupção política ou policial ou ao crime organizado, nem a lavagem de dinheiro ou sonegação de impostos. O que vi foi o aumento do desmatamento e mineração na Amazônia, sendo usado pelo crime organizado para lavar dinheiro. Nenhum centavo… Read more »
PIB TEMER USD 2,25 TRI. PIB atual usd 1,6 tri. PIB per capta temer usd 9 mil atual usd 7,5. Ficamos mais pobres. Equipamento custo em dólar. Defesa perdeu muito com esta incopetencia. Além do que e claro nr enorme de militares. Austrália 15 mil, Inglaterra 40 mil ( com muito mais equipamento em quantidade , capacidade presença global)
Vc esqueceu do b.o que tivemos como a covid e a guerra na Ucrânia! Vc está comparando coisas totalmente diferentes!
Éramos 7 economia hoje 13, caimos no comparativo outras nações, todos tiveram covid e guerra. Sem falar que temos alimentos sobrando para exportar e petróleo energia sobrando. Muita incompetência, isto sim. Queda 30% moeda forte para forças armadas, bando Lessa Pátria, e pelo jeito não vai melhorar até escolherem governo competente e não distribuidor de auxílios pífio e não trabalhar crescimento pais e de seu povo.
O problema não é o direito adquitido e sim manter os direitos para os novos que entram. Assim se alimenta o monstro.
Se quem tem direito adquirido morre e com ele esse custo, um dia tudo acaba.
Quando da Reforma da Previdência dos Militares, quase nada foi economizado, 10 Biloes de reais em 10 anos, é nada, pois junto com a Reforma, houve paralelo, uma Reclassificação de Salários, que refletiu no aumento das despesas com ativos, inativos, e pensionistas, Uma vergonha nacional, que agora e nos p´roximos anos, vai refletir no aumento de despesas com as FFAA;.
A Royal Navy tem 2 NaE’s, presença global, subnuc, tem varios territórios ultramarinos e é de águais azuis, e consegue se virar muito bem com metade do nosso efetivo, mesmo com MUITO mais meios que a MB.
Qual a desculpa agora?
Pior é ler gente aqui defendendo a quantidade, bando de iludidos.
Depois dessa matéria, quero ver alguem ainda ter a pachorra de dizer que a defesa precisam de um orçamento de 2% do PIB….
Imagine 2% do PIB pras FA’s? Cada uma delas iria abrir concurso pra mais 500.000 integrantes, e a MB teria 30 alm. de esquadra.
Lembro do começo do programa das Tamandaré, que a marinha queria colocar a tripulação de um destroyer da segunda guerra, dentro de uma corveta do século 21. Nenhum projeto externo servia, aí tentaram ver um projeto nacional, alegando ser menos sofost8cado e econômico, não colou. Acabaram sendo vencidos, mas ainda existe repartição do carimbo para cada peça do navio.
Vc não tem a noção mínima da MB.
Temos mais almirante que os EUA que tem duas costas imensas para dois oceanos, diversos territórios ultramarino E meios navais para dar conta disso tudo é você não acha que temos gente demais? Kkkkk
Então, imagina os EUA, 2 oceanos e diversas forças tarefas e desdobramentos, é correto falar em equipamentos mas está sobrando chefe
Ah não ser que eles fosse fazer vigilância a nado, os novos meios operam com tripulação reduzia, isso quando há tripulação….
Olha a quantidade de meios de guerra moderno?
Porta aviões zero
Porta helicóptero 1
Multi Propósito 1
Escolta moderna ( cruzador, destroyers, fragata, corveta) nada zero,
Patrulha oceânica 2
Só tem sucata e gente para sugar dinheiro do ESTADO.
tem almirantes a dar com pau….
Um dos problemas talvez tenha sido como gostam de postar aqui na época do “Brasil Putênfia”. Era o boom das commodities, economia bombando, tudo indo bem. Aí se planejou a tal da segunda esquadra, Prosuper, Nae e tudo aquilo que já se discutiu a exaustão aqui. Eu, e acho que ninguém aqui, é contrário a uma segunda esquadra, a MB operar Nae, e tudo o que se falava naquela época. O problema não é essa ideia, foi a execução. Deve ter sido mais ou menos assim: “Segunda esquadra? Vamos fazer aí uns vinte navios.” “Fazer navio demora, e precisa de… Read more »
Se planejou a segunda esquadra, mas quem pediu aumento do contingente para uma esquadra que ainda nem saiu do papel foi o governo civil da época ou os militares?
Porquê os militares não redistribuiram o contingente para a futura esquadra?
Os militares do novo contingente estão no Maranhão, a futura sede na segunda esquadra ou estão na região sudeste e Sul?
A culpa é de quem por isso tudo, do governo civil ou dos militares?
Pra mim é dos dois.
O Poder Naval já faz uma comparação no intuito de polemizar, quando diz q os EUA tem 9 4 estrelas e 33 3 estrelas, em comparação ao Brasil.
Ele não cota q lá começa em 1 estrela.
O Vice-Almirante dos EUA é, para algumas coisas, o 4 estrelas daqui e, pra outras, o nosso 3 estrelas.
A diferença é que lá estes oficiais generais estão boa parte deles no mar comandando MEUs, CSGs, GTs, e frotas, os daqui estão no comando de gabinetes e escrivaninhas
Juarez o que são os “MEU” ?
Marine Expeditionary Force. Uma força de reação rápida, de pronta resposta. O contingente varia de 2.200 a 4.400 combatentes – a depender se tempo de paz ou guerra – transportados por um navio da assalto anfíbio integrante de um Expeditionary Strike Group.
É formada por “elementos”: elemento de combate terrestre, elemento de aviação de combate, elemento logístico e seu Comando. O Corpo de Fuzileiros trabalha em ciclos,
de forma a ter pelo menos duas MEUs plenamente aptas (geralmente no Pacífico Ocidental e no Mediterrâneo). Quando não estão desdobradas, estão em interregno/construção ou em treinamento/preparação.
Parece ser disso que se alimenta a Trilogia. Polêmicas que trazem views para as publicidades veiculadas.
Teria que reduzir todos os cargos em 50%.
Hoje o orçamento da MB está completamente comprometido co o pagamento da folha de ativos, inativos e pensões, sem falar que mais de 40 belonaves .e submarinos foram descomissinados, e/ou se encontram em docas, sem perspectiva de voltarem a navegar, por insuficiência de verbas, ou desinteresse de que voltem a prestar serviço a Marinha.
Se fosseo exército ainda dava pra engolir… Mas Marinha e Aeronáutica… 65 mil pessoas so recebendo pensão…
Mais 93 mil inativos. Tem mais inativo do que ativo, alguma coisa de errado não está certa…
Voce sugere o quê?
Desinativar?
Na reforma da previdência o tempo de contribuição subiu de 30 para 35 anos.
A reforma da previdência não abarcou as áreas militares, só os pobres mortais pagadores de impostos. As alterações deles foram muito mais “suaves”. https://www.camara.leg.br/noticias/627140-entra-em-vigor-lei-com-novas-regras-para-aposentadoria-dos-militares/
Pelo contrário, até foi uma reforma muito boa para os militares, tanto que ficaram quietinhos, mas nós os pagadores de impostos tiveram uma reforma muito mais radical, lembro ainda que o maior déficit está na previdência do funcionalismo público, muiiito maior do que a do INSS, mas o problema somos nós.
Se a pessoa pra entrar nunca conversa,aqui deveria ter noção do q escreve. Vc não estaria aqui.
Carraro já te respondeu, até porque não entendi o que você colocou, mas sem dúvidas sei muito bem o que escrevo, diferente de alguns que se acham superiores, uma casta diferente que acreditam serem superiores.
Só passando para lembrar que militar também paga imposto.
Militar é funcionário público e boa parte desse rombo está justamente na conta dos militares. Inclusive o déficit dos militares cresceu mais do que os dos outros funcionários nos últimos anos.
Militar também paga imposto. Igualzinho você.
Sim, paga e já concordei, o que não bate é o % que paga pra previdência para ter soldos integrais, por quase 30/40 anos após aposentados onde todo ano o tesouro nacional precisa cobrir, então existe algo de errado, como outros companheiros já colocaram em outros países isto já foi equalizado.
Infelizmente o corporativismo deixa a visão turva.
Formatei meu texto errado. O que quis dizer foi exatamente o que você pontuou! Aumentaram o período de contribuição de 30 para 35 anos, mas sem a necessidade da idade mínima que foi imposta aos reles mortais (65 anos homem, 60 mulher). Você consegue se aposentar antes dos 50 e curtir 30 anos nas costas do restante da população.
Quanto a militar ser pagador de impostos, claro que é! Duas certezas na vida: morrer e pagar impostos! O problema reside no quanto é pago.
Perfeito!!!
Meu caro, estamos discutindo apenas a área militar, leve isso para os servidores públicos em geral, cuja maioria adquiriu o direito de aposentadoria integral, houve uma reforma salvo engano em 2012, que criou um teto de valor de aposentadoria.
Quem paga essa farra toda é o pobre que paga quase 50% de impostos e taxas nos itens da cesta básica, e se aposentam com um salário mínimo.
Tenho a convicção que não é a “politica partidaria” que vai corrigir essas disfunções.
Aguardando o pessoal vir defender esse contingente gigantesco de uma marinha sem navios com “fuzileiros + também faz papel de guarda costeira”….
Seria interessante uma matéria comparando a nossa com países como Austrália, Chile, Portugal ( sem as grandes potências )
Guardadas as devidas proporções de tamanho, pois a Itália é bem menor que o Brasil, a Marina Militare é formada por 30 mil pessoas. Isso pode ser considerado até bastante para um país pequeno, mas é uma marinha de águas azuis e muito atuante no seu quintal, que são os mares Mediterrâneo, Adriático e Tirreno. Abaixo uma foto de como será a Marinha Italiana até o final da década. Detalhe: tudo feito em casa! E tem gente que acha que é exagero quando digo que a MB deveria, só de Tamandarés, encomendar mais de 10…
Boa noite “737” , só complementado, os italianos usam o conceito de “Mediterraneo Allargato ” para indicar as próprias áreas de interesse estratégico e vai muito além da ZEE deles. Não quer dizer que eles reivindicam toda essa área, é apenas onde eles enxergam a necessidade de manter uma presença e atuação significativa. Nesse espaço eles atuam tanto com missões de caráter nacional, bilaterais, europeias ou OTAN. Só para exemplificar, a MMI apoia a base deles na Antártica, assim como uma própria base no Djibuti. Outro exemplo, eles atuam aqui no Atlântico Sul com uma operação chamada ” Gabinia”, empregando… Read more »
Esse é um dos melhores mapas que encontrei com um bom elenco dos meios e equipes empregados nessa área que eles identificam como “Mediterraneo Allargato”.
Abs
Acabei da aprender uma coisa nova. Obrigado por comentar!
Como você mencionou a marinha Italiana não é parâmetro pelo tamanho das suas responsabilidades(mar territorial). Mas a Marinha real Canadense e Australiana tem responsabilidades similares as do Brasil e tem efetivos de 8.500 ativos com 4.000 reservistas e 15.000 ativos com 3.900 reservistas respectivamente. A diferença é colossal.
Mas não tem a mesma responsabilidade daqui meeeeeesmo.
Tá varado varado
Interessante…
Concordo 100% com seus comentários. A Marinha Italiana deveria seu um benchmark para a MB, em termos de qtde pessoal, navios, equipamentos, etc. Termos 90 mil inativos e 60 mil pensionistas é o fim da picada.
Enquanto isso não acabar, e as FFAA se tornarem realmente profissionais, teremos o retrato de uma repartição pública, que atende de forma rudimentar a população.
Marinha do Brasil hoje na prática virou um grande exército costeiro
Kkkkkkkkkkk
Aí não tem como sobrar dinheiro pra mais 4 Tamandarés…
Por isso que fico espantado quando vejo algumas pessoas pedindo aumento de verba pra pasta da Defesa. Tem gente que não se toca que o foco deveria ser outro: a luta pela diminuição desse contingente absurdo!
É facil fazer isso, 10 anos ou mais sem concursos e sem serviço militar obrigatório, suspendam a formação de novos oficiais e marinheiros pelo mesmo prazo. Estabilidade e direito à pensão somente de capitão até almirante, para baixo tudo CLT e passível de demissão. O que atrai essa turma é estabilidade e possibilidade de fazer praticamente nada até a reforma. A mesma idea vale para aeronautica e exercito.
Discordo na parte de cortar concursos. Escolas de formação 10 anos sem novas turmas é totalmente inviável, em alguns anos não teriam mais tenentes ou 3 Sgts. Reduzir vagas e cortar alguns quadros ok, mas suspender concursos não faz sentido algum
Não dá para ficar sem concursos, é preciso renovação constante, o que se pode é diminuir o número de ingressantes e aumentar o tempo entre promoções.
Tem que diminuir é o concurso para efetivos (que é o cara que vai passar a vida inteira e terá direito a aposentadoria o que é justo), e aumentar os temporários, igual as forças modernas fazem.
20 a 30% de concursados efetivos (que vão se aposentar nas FAs).
50% a 60% de temporários (de 2 a 10 anos de serviço).
10% de conscritos.
A médio/longo prazo é uma economia gigantesca.
É uma idéia bastante lógica, com a economia feita podem até pagar melhor os efetivos que ainda sobra um valor expressivo!!
Então mostre como se soluciona a falta de dinheiro com reduções do efetivo. Os 158 mil inativos e pensionistas não pode fazer nada, têm que esperar a morte. Quanto tempo leva? Os 75 mil da ativa, que representam “somente” uns 30% do gasto com pessoal, também não podem ser demitidos, pois são concursados e possuem estabilidade. Vai reduzir o número de novos cadetes, etc. Ok. Quantos anos vai levar até o número de ativos cair pela metade, de 75 mil para uns 37 mil homens? Décadas? A solução de curto prazo é tentar aumentar o orçamento para 2% do PIB… Read more »
Fecha a torneira de concursos. Se tivesse fechado 10 anos atrás hoje tava sobrando dinheiro pra algumas coisas. Todo ano tem concurso da MB
Sem contar a quantidade de oficiais generais, almirantes e brigadeiros sao promovidos por ano em nossas forças, será que existe algum estudo técnico que justifique essa quantidade, quanto maior for o número de promoção, maior o número de inativos com pensões fora da realidade.
Abs
As promoções a oficial general ocorrem porque muitos vão pra reserva, todo ano, e as vagas são abertas. De acordo com as funções privativas de oficial general.
Não dá para ficar sem concurso nas área de Defesa e Segurança Pública, porque há uma necessidade constante de renovação, o pessoal envelhece, sai do serviço ativo, abandona completamente a area, é cedido para outros setores, etc.
O que tem que ser feito é diminuir a quantidade de vagas conforme aquilo que realmente se precisa com os meios disponíveis e além disso aumentar o tempo no posto antes das promoções e até reduzir a quantidade de promoções em alguns escalões. A quantidade de oficiais-generais da Marinha por exemplo, é um absurdo para as dimensões atuais da força.
Se a torneira dos concursos públicos fossem as forças armadas estaríamos bem pois muitos aqui só sabem criticar mais nem procuram se informar pois na reforma dos militares uma das imposições da equipe econômica foi a redução do efetivo de carreira de 70% atuais para 30% até 2032, mais enquanto isso o judiciário, legislativo estão aumentando os números e salários e os toleras aqui ficam falando aquilo que não sabem.
O que pode se fazer é aumentar as vagas para temporários (50% a 60% do efetivo) cujo tempo de serviço seria de 2 a 10 anos e o Estado não tem que arcar com aposentadoria.
Mantêm-se de 20 a 30% de concursados efetivos, que são os que vão receber aposentadoria.
Os outros 10% ficam com os conscritos.
É uma bela redução de gastos já a médio prazo.
Em quanto isso temos deputados e senadores que juntando todos deve da quase o orçamento das forças armadas sem falar no judiciário e não vejo ninguém questionar deve ser por que eles fazem muito pelo país.
Não vê ninguém aqui questionar pois esses que mencionou estão alinhados com os interesses da galerinha que anda por aqui militando.
Muita gente sem produzir e não fazer nada. Muitas licenças (nunca se trabalha a semana toda), e saindo às 16:00h (até mais cedo). Tem muita coisa errada. A única coisa injusta é a escala de serviço apertada e cumprir expediente após serviço pernoite.
É facil fazer isso, 10 anos ou mais sem concursos e sem serviço militar obrigatório, suspendam a formação de novos oficiais e marinheiros pelo mesmo prazo. Estabilidade e direito à pensão somente de capitão até almirante, para baixo tudo CLT e passível de demissão. O que atrai essa turma é estabilidade e possibilidade de fazer praticamente nada até a reforma. A mesma idea vale para aeronautica e exercito.
Eu sou forte admirador das Forças Armadas mas verdade seja dita, é um pessoal que não gosta de trabalhar e adora ficar em casa.
CLT não funciona para agentes públicos de carreira de Estado. Para de alucinar, plmdds. Estabilidade é fundamental para a proteção do servidor e da própria administração pública. MB deveria ir diminuindo aos poucos o efetivo, criar um plano de diminuição de quadros e corte de gastos inúteis.
É exatamente o contrário, a tal “estabilidade” é que levou o setor público do Brasil as portas do inferno, a medida que o corporativismo público civil e militar sequestrou a receita do estado Brasileiro, empilhando benesses, vantagens, “dereitos dequeridos” em um quadro aonde a justiça que deveria proteger o estado Brasileiro e cúmplice e carcereira do mesmo.
Vamos exatamente de nada a lugar algum.
Não se deram por conta que vão matar o hospedeiro a míngua.
Em algum momento no tempo isso deve acontecer, caso nada mude.
Esse aí deve ser filho de oficial que deve ter mamado até dizer chega pois para baixo nada é pra cima tudo, mal sabe que os grandes gastos desnecessários são com os coquetéis regados no uísque é festa pra tudo. Essa aí achou a solução para os problemas kkkk
Marinha de Terra. Gente demais, navios de menos. Segundo o clássico Parkinson e sua lei, a capacidade de combate de uma Marinha é inversamente proporcional ao quantitativo de pessoal…
Interessante, pra dizer o mínimo, é a proporção entre o quantitativo de algumas patentes e o total geral.
Por exemplo, se somarmos todos os oficiais superiores e oficiais generais chegaremos ao número de 3820. Ou seja, eles representam 5,10% do efetivo total. Pode não parecer muito à primeira vista, mas é como se cada oficial desse grupo comandasse só 19 dentre todos os outros membros da força.
Não está no documento, mas é real: o CFN tem 10 almirantes. Precisa disso tudo?
É facil fazer isso, 10 anos ou mais sem concursos e sem serviço militar obrigatório, suspendam a formação de novos oficiais e marinheiros pelo mesmo prazo. Estabilidade e direito à pensão somente de capitão até almirante, para baixo tudo CLT e passível de demissão. O que atrai essa turma é estabilidade e possibilidade de fazer praticamente nada até a reforma. A mesma idea vale para aeronautica e exercito.
É como se diz: Muito cacique pra pouco índio
Se aposentar pelo INSS ninguém dali quer.
O erro começa aí.
Militar se aposenta mais cedo com integralidade do soldo.
Não dá.
Não dá uma coisa dessa.
Terá de ser feito um ajuste.
Pouco tempo na ativa e muito ‘aposentado’ ou pensionista.
Aí temos a proporção de 1 ativo para 2 inativod (aposentados e pensionistas).
Insustentável a médio ou longo prazo.
Então contribui com 30 ano ou 35 e paga por 200, pois antigamente tinham as questões das filhas solteiras, que ainda perdurarão por algum tempo.
Teria que ser pela média de contribuição. Aí ninguém mais se aposentaria tão cedo, ficariam até o último suspiro.
No Reino Unido os militares trabalham 5 anos mais que os nossos, e quando aposentam o salário é 60% do que ganhavam na Ativa
É facil fazer isso, 10 anos ou mais sem concursos e sem serviço militar obrigatório, suspendam a formação de novos oficiais e marinheiros pelo mesmo prazo. Estabilidade e direito à pensão somente de capitão até almirante, para baixo tudo CLT e passível de demissão. O que atrai essa turma é estabilidade e possibilidade de fazer praticamente nada até a reforma. A mesma idea vale para aeronautica e exercito.
Com todo o respeito a sua opinião mas ficar repetindo a mesma coisa em cada resposta não faz seu comentário ser mais lido. Só torna massante a leitura da mesma coisa toda hora.
Além de ser um comentário com uma tese sem sentido nenhum.
O que você esquece de mencionar é que a aposentadoria dos militares são pagas pelos próprios pensionistas e os da ativa tendo um sistema próprio de aposentadoria, não sei como as pessoas não se informam antes de tarem falando pelos cotovelos por um assunto que nem tem conhecimento baseados no ouvi falar.
Atuarialmente isso é impossível.
Como pode o sujeito trabalhar 30 anos descontando 10% e receber aposentadoria integral por outros trinta anos?
Sem contar quando deixam para mulher que vive mais uns 10 ou 15 anos e a filha.
Aí coloca outros cinquenta anos.
Só se aplicar esse dinheiro em pirâmide financeira.
Ademais, se esse sistema funcionasse, bastaria estender a todo o resto da população e teríamos uma legião de velhinhos aposentados felizes.
Concordo, mesmo se houvesse um fundo de pensão dos militares fazendo excelente investimentos não tinha como essa conta fechar. Eu acho que uma estudada no sistema de previdência dos militares americanos ou ingleses seria uma excelente comparação.
Pois é verdade, só tem um detalhe:
A conta não fecha e quem paga a diferença e o tesouro nacional para tapar o rombo astronômico na previdência militar.
“A MB tinha 10 almirantes de esquadra, 33 vice-almirantes e 73 contra-almirantes.” >> Só falta a Esquadra
Por isso que eu digo que não tem uma unica organização publica nesse pais que presta e que seja eficiente.
Qualquer coisa que o governo Brasileiro vai fazer resulta em algo que custa 3x mais, leva 4x mais tempo e usa 2x a quantidade de pessoas necessárias pra no final terminar com algo meia boca
Você tá errado pq pra cobrar imposto a Receita Federal funciona direitinho! Rs
É realmente uma pena que não haja nenhum político com coragem o suficiente para propor uma reforma nas forças armadas já que é óbvio que os militares não farão isso por causa do corporativismo.
“O Brasil não está em guerra”, deveriam usar esse argumento para diminuir o número de pessoal, não o número de equipamentos.
Um verdadeiro cabide de empregos. Que falta faz um Collor de Melo mandando essa gente para casa com uma carta de muito obrigado.
Desde que não fossem os amigos dele né? E também para confiscar o dinheiro dos brasileiros. Está saindo do senado esse ano e espero que nunca mais se fale nesse elemento. Saudade nenhuma dele.
Muitas opiniões sem pé nem cabeça. Muitas opiniões levianas, irresponsáveis e demonstrando total desconhecimento do assunto. Agora o mundo real: Para o tamanho do Brasil, área marítima e população, até que esse número de militares na marinha atende alguma coisa. Faltam obviamente meios navais e faltam muitos. Agora vou falar coisas aqui que com certeza os politicamente corretos me xingarão e me darão bilhões de “negativinhos”. Na armada, embarcados em navios de combate, a falta de pessoal é séria e crônica. As “tabelas de lotações” são extremamente apertadas, sacrificando os militares embarcados com cargas horárias e trabalhos extenuantes, onde um… Read more »
“Para o tamanho do Brasil, área marítima e população, até que esse número de militares na marinha atende alguma coisa.”
“Faltam obviamente meios navais e faltam muitos.”
Se faltam meios, como diabos todo esse contingente pode fazer o trabalho deles? O pessoal da MB vai fazer patrulha como? De pedalinho? Correndo sobre a água?
Aliás…o n° de pessoal não deveria ser condinzente ccom os meios que possui? Ou a MB trabalha no esquema de ter 10 tripulações completas pra cada navio que possui?
Pra comparar França ou Inglaterra você tem que ver a renda per capita da população desses países que é muito maior que a daqui. Levando em consideração que metade da população do Brasil vive com meros 500 reais por mês, os militares e servidores públicos em geral ganham muito bem obrigado.
30% segundo a FGV. Não é pouca gente pra estar nessa situação. Gostaria que não houvesse ninguém. Contudo, tu teu uma inflacionada de umas 42 milhões na tua narrativa.
O quantitativo de pessoal até seria adequado, se a Marinha tivesse embarcações e a maioria desse pessoal fosse da ativa…
Não adianta nada você ter uma marinha com 1 milhão de militares, se você tiver meia dúzia de embarcações mal-armadas, “desdentadas”, obsoletas e que vivem boa parte do ano “fora de combate”. Apesar do sustentáculo de qualquer força armada ser seu pessoal, sua base são suas embarcações. A proporção de pessoal da Marinha e Aeronáutica tem que ser bem menor que a do Exército.
Rodou, rodou e rodou mas não explicou pq a MB tem o mesmo número de almirantes que a US Navy, que patrulha o Mundo inteiro…
Boa noite! Fazendo uma rápida pesquisa, verifiquei que a marinha japonesa tem um efetivo de aproximadamente 50.000 homens, e a guarda costeira japonesa por volta de 13.000 homens. Agora é só comparar os meios que eles operam e os meios que a nossa marinha opera, além da intensidade das ações. Até a guarda costeira já participou de escaramuças contra meios da Coreia do Norte e da China. Quanto à necessidade de ter tanto pessoal em terra, porque ter militares no lugar de civis? Existem muitas funções que não exigem treinamento militar, é só dar uma organizada. Quanto aos salários, não… Read more »
Militar NUNCA recebeu hora extra. Prove o q postou.
Alguem esqueceu que há 15 anos tinhamos o Brasil Putenphia. Que tinha dinheiro sobrando, ia ter duas esquadras, ia construir trem bala, fazer copa, olimpíadas. Esse mesmo pessoal aumentou o efetivo pois havia dinheiro “sobrando”. Depois que aumenta fica difícil reduzir. Eu reduziria em 10 % o efetivo de cada força. Mas tem que garantir que a redução ira para equipamentos. Deveria haver um estudo para repensar cada força. No caso da Marinha tentar ter o mínimo de bases possivel. Quem sabe no máximo 5 bases. E no resto do litoral ter pontos de apoio. Ter o mínimo efetivo possível… Read more »
Minha leitura: Realmente, é muita gente para uma “Marinha de terra”; Ao mesmo tempo, é inegável que as dimensões do país exigem um efetivo militar de acordo e até maior, mas empregado nos meios operativos; Face à escassez de meios navais e a um modo de ser extremamente burocrático, muito do pessoal da MB simplesmente existe para cumprir tarefas totalmente alheias aos meios operativos – mesmo considerando a necessária proporção de pessoal de apoio. os soldos e benefícios não são ruins, levado em conta a realidade brasileira, a produtividade de cada um e, inclusive, os sacrifícios inerentes à profissão; a… Read more »
A MB deve ser o único caso no mundo que tem mais vice-almirantes e contra-almiranted do que navios para estes comandarem. São almirantes de escritório e adega, almirante-dentista, almirante-radiologista e por aí vai…
Isto foi dito e alertado aos 4 ventos aqui no PN, por mim e outros que foram taxados de “homens de pouca fé”.
Bueno, agora a porca torceu o rabo.
O tempo senhores, o tempo.
Sempre que alguem ousava tocar nesse assunto, vinha milico ( não vou citar nomes, mas dá vontade ) nos xingar, dar carteirada e dizer que estávamos “lacrando”.
E agora, qual a desculpa?
Como você mesmo sempre diz, o tempo é o senhor da razão….
Muito cacique pra pouco índio.
E pouca canoa! Rs
Por qual razão o CFN tem 10(!) Almirantes, com um efetivo equivalente a uma divisão de infantaria (~15.000)?
Alguém tem que organizar as cervejadas e a compra dos prime ribs e picanhas uruguaias né. Plmdds meu, falta de sensibilidade vc.
Porque durante o “governo do nunca antis vistu” e a Faz de conta Navy sob a batuta do Imperador aumentaram a estrutura de pessoal do CFN em 50%.
Gostaria esclarecer e acrescentar que o BR tem costa continental de cerca de 7.500km e cerca de 42.000km de rios navegáveis. Nosso quantitativo de militares na ativa está muito defasado da necessidade real para patrulhar toda essa extensão. De fato o governo deveria aumentar muito esse efetivo. Em paralelo precisaremos construir/adquirir navios-patrulha, ou, sendo mais específico, Napa de 500 toneladas, ideais para o tipo de emprego. Nossa frota de médio porte também deve ser aumentada em função da extensão da Costa, e projeção do poder naval. Não adianta apenas usar tecnologia avançada. Os meios materiais no nosso caso, são necessidades… Read more »
“Gostaria esclarecer e acrescentar que o BR tem costa continental de cerca de 7.500km e cerca de 42.000km de rios navegáveis.”
Com todo o respeito, mas…e daí? Se não tem meios pra trabalharem, o pessoal da MB vai patrulhar essa costa e esses rios como? Nadando? Pedalinho? Pedindo canoa emprestada com os índios?
Pela sua “lógica” pra justificar isso, a USNavy deveria ter 15 milhões de militares pra patrulharem suas 2 costas e suas bases no estrangeiro e na OTAN.
O litoral Austrália equivalente, 15 mil homens e mais meios capazes . Inglaterra 40 mil presença global e meios em maior quantidade e qualidade. Marinha Japão, Canadá…..
Sem embarcações não vai adiantar nada, nem se tiver 1 milhão de marinheiros, a marinha não vai pode fazer nada sem equipamentos.
Uma marinha bem armada com uma fração do pessoal da Marinha Brasileira põe a nossa marinha de escanteio se não tiver embarcações. Principalmente, com esse tanto de gente que nem é combatente e do serviço ativo.
Eles sairão a nado para deter o invasor.
Tu já ouviu falar em sensoriamento remoto, satélites SAR, UAVs????
E eu gostaria de te chamar a atenção que o Canadá tem dois oceanos para patrulhar, mais o Ártico, mais os grandes lagos e uma centena de rios, e a RCN tem 20% do efetivo da MB descontado o CFN.
E aí “José” ?????
Mesmo com todas as ressalvas a serem feitas e a dificuldade de se comparar bananas com laranjas (papéis diferentes, tamanho e complexidade territorial e populacional, etc….) é desonestidade intelectual não olhar esses números e não admitir que é preciso fazer uma racionalização estrutural das FFAA no Brasil (a Marinha é só um exemplo). Seria normal em qualquer empresa ou instituição. E não tem solução na canetada, do dia pra noite… é rever mesmo e montar um plano de longo prazo. E, pasmem, o objetivo não será sair com “menos Marinha”, mas com “Mais Marinha” no sentido de ter meios mais… Read more »
A quantidade de almirante já dá a ideia de qual a função real que a MB tem… temos tanto ou mais almirantes que a US Navy.
Tá aí. Descobrimos porque a MB não tem navios. É uma estratégia ultra moderna que ela vem desenvolvendo há anos, substituir navios por pessoal e almirantes. Em caso de guerra, ela “solicita” as canoas dos pescadores e barcos privados, coloca o pessoal da ativa, inativos e pensionistas neles, armados com paus, pedras, bananas e fuzis e manda para guerra. Quanto as almirantes ? Ela “solicita” os iates de luxo, coloca os almirantes neles e manda para algum país neutro (de preferência algum paraíso ), para “coordenarem” de lá a tropa. E quanto ao povo e o país ? Hora esses… Read more »
Quando caiu helicóptero Ulisses Guimarães em Paraty foi exatamente isto que marinha fez, requisitou boa parte dos iates para busca. Pessoal tinha, porém o único meio estava parado a meses por falta manutenção e combustível. Até hj é assim. Na guerra lagosta MB demorou um mes pra chegar, lembrando que França tinha força tarefa com PA na Costa África, 3 dias navegação.
Lembra daquele navio de inteligencia russo que veio pra nossa costa, anos atrás, e que sumiu por dias, só sendo encontrado quando estava as portas da Baia de Guanabara? Qua tos navios a MB enviou pra procurá-lo mesmo?
Nenhum.
Este acontecimento foi triste, da até medo. Olha que todo mundo sabia que entraria em águas Brasileiras e que se trata como navio espião.
Pois é.
Apesar de ser uma sátira minha, acabou que acabei acertando.
É a arte imitando a vida.
Que triste !
O nº de pessoal na ativa seria interessante se houvesse meios em quantidade e qualidade proporcional, não havendo, o melhor é uma marinha menor porém com mais eficiência.
Agora o que mais chamou a atenção negativamente é a quantidade de inativos e dependentes relacionados, ou seja, 2/3 do quantitativo de pessoal não tem relação com a atividade-fim no presente.
Deveria ter um terço do pessoal que tem, mas como o Brasil é uma piada, não pode ser levado a sério. Nada haver essa comparação com os EUA, olha o tamanho da US Navy.
Não existe defesa lógica para explicar esses números, não temos navios, mas temos um contingente enorme e ainda concentrado no Rio de Janeiro, poderíamos até dizer que é a MRJ.
Nas capitanias faltam equipamentos e pessoal para fiscalizar portos e litoral próximo.
Gente demais para poucos meios, resumindo, marinheiros de terra.
Ampliar a profissionalização e reduzir os efetivos; terceirizar atividades de apoio como manutenção, logística, saúde, etc… Tendo em vista evitar o pagamento de pensões no futuro; Criação de uma guarda costeira no lugar das flotilhas distritais.
Eu não entendo de calculo atuarial, mas gostaria de saber se essas proporções de ativos, inativos e pensionistas são adequadas. Inclusive acho que um pente fino nas pensões por auditoria externa certamente renderia economia.
Péra aí, péra aí, péra aí… É isso mesmo que eu entendi? Temos pela soma aqui temos 4.396 Oficiais Generais na folha inativos para 116 OGs ativos… É isso mesmo??? De boua… Eu tinha certeza que vários órgãos do Estado eram bastante perdulários (MEC, Judiciário…). Mas isso aqui… car$%&%#!!! Mermão!!! Meu queixo foi parar no pré-sal!!! De boua! Alguém que passa pano pra isso… Dá uma vaga AGORA no Cirque du Soleil para esse cidadão! Porque é MUITO, mas MUITO malabarismo retórico!!! É por essas e outras que transparência demais atenta contra a segurança nacional! Precisamos de mais sigilos de… Read more »
65% (+-) do orçamento das Forças é para pagar inativos e pensionistas.
25% via para o pessoal ativo.
10% é para custeio e investimentos.
O Ministério da defesa do BR virou um INSS de Luxo.
🙂
A nossa marinha tem a mais almirante e a mesma quantidade de vice- almirantes que a marinha americana que tem centenas de navios que projeta poder pelo globo e faz guerra em varias frente diariamente !!!kkk
A mamata é descarada !!!
Cabide de emprego!
A MB não é meu objeto de estudo, mas no exército tenho fortes indícios, na pesquisa q desenvolvo, de que este é um velho costume no exército. Pelo menos nos 25 primeiros anos do século passado, mesmo com o progressivo (e lento) crescimento de efetivos, o número de praças era limitado, tendo vários reengajamentos e claros nas unidades, porém o número de oficiais era crescente. Mas o que mais impressiona são os “pequenos grandes” privilégios dos oficiais nas 4 primeiras décadas do XX. Por exe, oficial só viajava em primeira classe nos navios e trens. Se fosse oficial general, cabine… Read more »
Por incrível que pareça, quem cortou muito, mas muito dos direitos dos oficiais foi Castelo Branco. Por sinal, morreu em circunstâncias…
Marinha do Brasil: 80.500 pessoas. 7 submarinos 1 porta helicóptero 3 navios de guerra anfíbia 5 frigatas 3 corvetas 23 navios patrulha Marinha da Turquia: 45.000 pessoas. 12 submarinos 16 fragatas 9 corvetas 1 navio de inteligência 18 navios de ataque rápido 16 navios de patrulha 11 navios de contra-medidas 34 navios de guerra anfíbia Isso que o orçamento de defesa deles é menor do que o Brasileiro. Sinceramente, eu gosto de notícias militares apenas pela curiosidade mesmo. Porque se fosse por nacionalismo, depois de comparar esses números de equipamentos e gente, dá pra ver que as forças armadas são… Read more »
Royal Australian Navy:
15.285 efetivos + 3.932 reservistas,
2 porta-helicopteros,
6 submarinos,
3 destroyers,
8 fragatas,
8 patrulhas,
…
Um pessoal aqui muito preocupado em ter uma Marinha melhor, enquanto essa é a grande realidade: MB com mais almirante que US NAVY.
.
É uma palhaçada sem fim.
.
“Ainm tem ter 2,00% de PIB em defesa…”
.
Aham…
O problema é dinheiro, não a estrutura podre, que não se modificou em NADA.
Caro Bardini
Nem com 100% do PIB.
Abraço
O CFN está incluso na tabela?
Faço a pergunta porque, se positivo, é estranho que se tenha muito mais so/sargentos que cabos e muitos mais cabos que soldados/marinheiros. A pirâmide está invertida, com “mais caciques que índios”!
Gente demais para não fazer nada, enquanto isso os navios estão “caindo aos pedaços”.
Gostaria de saber qual o efetivo operacional do corpo de fuzileiros navais da MB.