Marinha do Brasil define que troca de comando será no dia 5 de janeiro
Por Gerson Camarotti
A cerimônia de troca do comando da Marinha foi marcada para o dia 5 de janeiro. A solenidade marcará a troca de bastão do atual comandante, almirante Almir Garnier, para o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen (foto acima), atual comandante de Operações Navais da Marinha.
Até então, a Marinha era a única força que não havia decidido a data para a solenidade de troca de comando. A Aeronáutica marcou para o dia 2 de janeiro a posse do tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
O Exército antecipou a troca de bastão para o dia 30 de dezembro, antes da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente Jair Bolsonaro já assinou a nomeação do comandante do Exército escolhido por Lula. O ato com a nomeação do general Júlio César de Arruda foi publicado na edição desta quarta-feira (28) do “Diário Oficial da União”.
Por enquanto, César de Arruda foi designado para ocupar o posto interinamente, a partir desta sexta-feira (30). A nomeação definitiva deverá ser assinada por Lula, quando o presidente eleito assumir, a partir do domingo (1º). Os nomes dos próximos comandante militares já haviam sido anunciados pelo futuro ministro da Defesa de Lula, José Múcio Monteiro.
FONTE: G1
Olá a todos. Pelo que entendi, os novos comandantes são todos os nomes naturais seguindo a hierarquia. Sem surpresas.
Complementando… Vi há pouco a lista de nomes do novo ministério. Para mim chama a atenção a ausência de Ciro Gomes, algo que parece estar sendo ignorado por todos os comentaristas políticos até porque o Ministério do Trabalho foi para o PDT. Em algum momento será preciso discutirmos como Ciro Gomes parece ter cometido erros de avaliação politica que seriam comuns em amadores, mas não de um político experiente como Ciro. Surpreende como seu nome sumiu do debate político.
Caro Camargoer, a ausência do Ciro é por vontade dele mesmo. Uma pena, pouco acompanhei o histórico dele mas parece ter bastante experiência, bom planejamento e boas ideias. Ele poderia fazer muito como ministro, mas creio que optou por se ausentar para não causar desagrado entre aqueles que votaram nele. Abraços!
Ciro acompanha PDT em apoio a Lula e diz não querer cargo em governo do PT (cnnbrasil.com.br)
Podia sumir da face da terra… 37 ministerios… Faz o L…
Olá Ronaldo. O número de ministérios impacta quase nada no orçamento porque é apenas um organograma. Os servidores são os mesmos, apenas dentro de um organograma diferente. Os prédios são os mesmos. As salas são as mesmas. Quando dois ministérios são fundidos os servidores não são demitidos, apenas remanejados. Aliás, apenas Collor e Bolsonaro fundiram a Fazenda e o Planejamento para a criação do ministério da Economia. É uma ideia ruim porque um serve para contrapor o outro. Fazenda é o dia a dia. Planejamento é o médio e longo prazo. Sobre Ciro, acho que vale a discussão sobre seus… Read more »
Não havia visto esse comentário, se o tivesse não teria publicado o meu. Estranho não ter visto.
Olá Gordo. Estava preso. O legal é que temos o mesmo ponto de vista.
O Ciro se queimou muito com a esquerda e ainda está queimado com a direita. ESTA no limbo, ninguém o quer.
Olá Cris. Concordo. O que eu não entendi foi como um político experiente como ele escolheu uma estratégia tão ruim, Lula fez uma acento para ele em um debate. Caso ele tivesse firmado um acordo naquele momento, hoje estaria no ministério ao invés de Tebet. Passada a eleição, acho que Ciro é um dos temas mais interessantes para ser debatido, mas surpreendentemente ele sumiu do debate poítico.
Vou te explicar pra você para de passar o seu pano de sempre. Não tem como haver esse aumento de ministérios sem aumentar gasto. Ministério da Economia. Em 2017, o Ministério da Previdência foi absorvido pelo Ministério da Fazenda (daqui a pouco te explico o impacto disso). Em 2019, o Ministério da Fazenda (que tinha absorvido o MPS) se junta a outros três ministérios para formar o Ministério da Economia (MF+MPS, MPDG, Trabalho e MDIC). Aí você pode falar…”beleza, mas mudou nada”. E aqui eu te explico: Mudou tudo. – O MF tinha várias unidades administrativas nos estados, assim como… Read more »
Qual a necessidade de começar um comentário sendo agressivo? Sinceramente… o fato de se fundir ou separar ministérios não cria gastos ou gera economia necessariamente. Tudo depende de como é montado o organograma e quais ações administrativas são tomadas. Por exemplo, sabemos que a informatização do serviço público reduz gastos de custeio e aumenta a produtividade, contudo isso depende de investimento em sistemas e pessoal especializado. A coordenação de trabalho ocorre dentro do gabinete da presidência. É possível coordenar diferentes ministérios em programas transversais ou o contrário, um ministro pode ser incapaz de coordenar os esforços dentro de sua própria… Read more »
Velho, olha o que você está falando. “Coordenação dentro de gabinete da presidência”. Nem sequer o gabinete de cada ministério consegue coordenar de forma minimamente direta o que acontece na ponta. Quem dirá uma galerinha dentro do gabinete, com mil outras atribuições pra tratar. Pra isso, existem estruturas lógicas de comando e procedimentos. Por exemplo, foram criadas unidades no DF como centralizadoras, para dar apoio às pontas e tentar algum tipo de operação integrada. Isso, mesmo com várias dificuldades, reduziu muito as estruturas nas unidades da ponta. E é justamente isso que estou te falando. Você coloca como se fosse… Read more »
Caro Felipe. Creio que não soube colocar meu ponto. Você tem razão quando coloca que a eficácia das politicas públicas são resultado do trabalho dos milhares de servidores públicos que atuam na linha de frente e que este trabalho depende tanto das condições materiais disponíveis quando do número e capacitação dos servidores. Ter mais ou menos ministérios tem pouco impacto sobre o custo da estrutura pública. Tanto é possível ter poucos ministérios mantendo uma estrutura eficiente e atuante quanto ter poucos ministérios com uma estrutura defasada e precária. Também é possível ter muitos ministérios e uma estrutura de execução enxuta… Read more »
Concordo integralmente. Até porque estou vivenciando isso. Serão milhares de contratações de pessoal e serviços diversos.
Caro Solomon. Segue uma figura do Atlas do Estado Brasileiro, publicado pelo IPEA. Nele é possível ver o número de servidores nos trẽs níveis. O maior crescimento ocorrei no nível municipal em função das atividades de saúde básica e ensino infantil/fundamental. O número de servidores federal é praticamente o mesmo desde 1985,
Ele simplesmente não quer admitir, Felipe.
“O número de ministérios impacta quase nada no orçamento…”.
Não se via dita clareza nesses 4 anos, onde a crítica pelo tb “número de ministérios” foi bem pesada.
O nível de passa-panismo é incrível…
A parte do Cangaciro então…
Caro AMX. Pelo contrário. Eu sempre fui um crítico da fusão dos ministérios do planejamento e fazenda, lembrando que Collor já tinha tentado isso sem sucesso. O número de ministérios em si tem impacto marginal no orçamento. Por outro lado, tem uma importância estratégica na elaboração de politicas públicas. Defender uma redução no número de ministérios como se isso fosse reduzir gastos é tão equivocado quando defender que existiria um número tecnicamente exato para isso. É uma discussão bizantina que ignora o foco na efetividade das políticas públicas.
Impacta sim. Impacta MUITO!!! A descentralização em mais pastas resulta em uma pior capacidade de “coordenação” dos recursos. Voltamos aos tempos da “dezembrada”, quando as FFAA, q tem uma equipe administrativa bem formada e planejamentos unicamente técnicos bem definidos, são obrigadas a gastar os recursos não empenhados das outras pastas em dezembro. Se 4 ministérios q seriam 1 estivessem unidos nesse um, o $$ permaneceria na área. Mas acaba indo pra Defesa no Hop…. Nos últimos 6 anos a dezembrada foi cada vez menor ou inexistente. Me lembro de gastarmos milhões em dezembro, na corrida, pq educação, cultura ou outra… Read more »
Acho q vc não conhece a Esplanada dos Ministérios… Eu servi lá.
Olá Rinaldo. De fato, vou pouco á Brasilia, principalmente no MCTI. Eventualmente, estive no Itamaraty colaborando com a equipe de diplomatas na época da missão que foi ao Japão. Contudo, você levantou o ponto no qual estou insistindo. O número de servidores não muda quando um miniistério é extinto ou criado já que o pessoal é realocado. Quando um ministério é extinto, as suas funções são absorvidas por outro, remanejando o pessoal. Não se pode demitir os servidores concursados pela extinção de um órgão. Eles são colocados á disposição e remanejados. Algo parecido acontece quando um ministério é criado. Ele… Read more »
Camargoer, por mais que eu esteja satisfeito de ver o Bolsonaro e equipe fora do governo, a questão de números de ministérios não é quanto a funcionalismo em si, mas sim a quantidade de cargos de “confiança”!
Olá Marcelo. Você levantou um bom ponto. O ponto é que este número é marginal dentro do gostos públicos. Hoje, o governo federal gasta com custeio e folha de pagamento cerca de R$ 270 bilhões anualmente, com cerca de 650 mil servidores. Nesta conta, o número de ministérios considerando que exista um aumento nos cargos de confiança e funções gratificadas, o impacto é praticamente nulo. Os governo federal tem outros gastos que impactam de fato no orçamento, como por exemplo aluguéis ao invés de edifícios próprios, dívida pública, etc. Achar que aumentar ou reduzir o número de ministérios terá impacto… Read more »
Não, nunca foi. E já estava na reserva na presidência do Bolsonaro.
Aproveitando. Boas festas e feliz 2023.
O número de ministérios não altera o orçamento disponível, apenas se fraciona em mais partes. No atual governo, com um número menor de ministros e mais secretarias o orçamento era o mesmo. Em tese um número maior ministros facilita a governança desde que trabalhem. No mais, desejo bons ventos ao próximo governo já que gostemos ou não estamos no mesmo barco e é Ele quem assume a direção. Daqui quatro anos tem eleição de volta e teremos a chance de questionar nas urnas propostas e reavaliar ideias.
Olá Gordo. Exato. É apenas uma questão de organograma. O número de servidores não muda porque o ingresso é feito por concurso que depende de lei para ser aberto, assim como a demissão só ocorre em caso de justa causa, exatamente para evitar que uma mudança de governo afete o funcionamento da estrutura de governo.
Dependendo do andamemto, muitos ministérios podem sim atrapalhar mesmo que o gasto seja o mesmo. O maior incentivo de se aumentar o número não é facilitar a gestão é acomodar os partidos aliados no poder e fica difícil privilegiar alguns em lugar de outros. Um exemplo hipotético: imagine que existisse um ministério de Agricultura e Pesca e ele fosse desmembrado em dois, enquanto era um ministério único ficava fácil pro ministro alocar recursos conforme necessário, com dois ministérios os recursos precisam ser divididos entre os dois com cada ministro tentando puxar mais pro seu lado e o presidente precisa convencer… Read more »
Felipe. Existem dois modelos de organograma. De um lado, a estrutura do governos poderia ser fixa, talvez determinada na Constituição. Na outra ponto, a estrutura seria determinada em Lei e pode ser alterada á critério do presidente (é o modelo brasileiro deste a Independência). É difícil separar o que seria a conveniência administrativa da conveniência política. Eu poderia colocar inúmeros exemplos nos quais a separação de funções em muitos ministérios é adequada e outras nas quais seria inadequada, sem falar na organização dos órgãos de segundo escalão. Acho interessante lembrar que o ministérios da Saúde, da Educação e do Trabalho… Read more »
Nos EUA e cada secretaria/ministro lutando por orçamento no congresso. Lá ao contrário daqui o orçamento e definido pelo congresso, só cabendo ao presidente reter ou desviar uma porcentagem pequena do orçamento em casos especiais.
Mas lá não há emendas de parlamentar.
Não facilita a governança, torna-se um pesadelo administrativo já que muitas áreas estão interligadas, fica uma situação de “muito cacique para pouco índio”.
E desde quando você já essa turma canhota gostar de trabalhar? Fala sério.
Quer falar de gostar de trabalho? Veja quantas pessoas foram pra rua fazer baderna em 2018 quando Haddad perdeu, ou mesmo quando Lula foi preso, e compara com os acéfalos atuais.
Se bem que é a patrãozada né, duvido se liberam os funcionários pra ir pra manifestação kkkkkkk
Ou está sendo intelectualmente desonesto ou está se fazendo de besta, quando o rei dos ladrões foi preso houve uma multidão na sede do sindicato, ele até fez um comício.
Comuna nunca gostou de trabalho não, fera, esse povo gosta é de welfare e de viver as custas de sindicato.
Mas enfim, não preciso falar nada, o tempo irá mostrar quem está certo.
Falta de aviso não foi.
Tá falando da prisão dele? De quando tinha uma multidão e ninguém sequer encostou nas viaturas que foram prendê-lo, ninguém deu tiros de fuzil contra os policiais ou jogou granadas, mesmo sendo uma prisão claramente ilegal? Kkkkkkkk você tá de brincadeira, feliz ano novo.
Lula podia ter obtido asilo em inúmeros países, mas ficou, diferente dos seus ídolos Allan dos Panos ou Olavo.
Feliz ano novo, Coronel Nery.
Paz, saúde e paz.
Faz o L…
Infelizmente. Quando a empresa de vcs quebrar nos avisem…
E a mesma ladainha de antes!
Vai te informar! Ou sabe e é desonesto mesmo!
Algumas secretarias ganharam o status de Ministério; ou foram criados; não aumentam pessoal no primeiro escalão.
Já a mamata dos milhares de militares parasitas que acumularam ganhos na ativa das FAs e no Governo ultra entreguista de Bolsonaro não foi nenhum problema pra ti, né não?
Militares da ativa acumulando?????????
Milhares da ativa?????????
Viagem na maionese da boa!!!!!!!!
Deixa eu te explicar:
NÃO POOOODE!!!
Nem entra no sistema de pagamento.
Garanto a vc que 37 Ministérios saem mais barato que pensões nababescas para esposas e filhas solteiras que não deveriam ter direitos a tais regalos.
Pode chorar à vontade.
Olá Luiz. Acho que são coisas diferentes. Na verdade, precisamos discutir o sistema previdenciários dos militares. Os servidores civis federais que ingressaram por concurso desde 2013 serão aposentados até o teto do INSS, podendo contribuir individualmente para um fundo previdenciário complementar nas regras do IRPF. Defendo que os militares quem ingressarem a partir de agora tenham o mesmo regime previdenciários dos servidores civis do executivo.
Sabemos disso.
O fato é que alguns postam aqui tentando defender essa excrescência por motivos pessoais.
Bem como, apoiavam o Presidente anterior pela manutenção dessas e outras benesses.
Olá Luis. Pois é. Como a regra deverá ser aplicada para quem ingressar a partir de agora na carreira militar, não deveria fazer diferença para quem já é militar. Como isso já se tornou insustentável, vai ter que mudar. cedo ou tarde.
Acho interessante o mantra de mulher velha de vcs.
É difícil entender q sai bem mais caro pagar os militares como se paga o civil?
É tão mais caro, mas tão mais caro, q não cabe em orçamento nenhum.
Estudem. Façam as contas. Desprendam o mantra.
Tá igual o currículo das academias.
Tem q mudar…. Mudar o q?
Não sei… pedi pra ver e não me mandaram…..
Mantras sem conhecimento é pior q reza pra deus q não existe….
Pelo menos a reza fica entre vc e uma estátua.
O desconhecimento falado contamina os médias leituras.
Só gostaria de saber o porquê de um militar americano se aposentar com 60% do salário e o brasileiro com 100%.
Na verdade, a resposta é fácil.
Se penduraram nas estruturas de Estado para a manutenção disso.
Terá de mudar.
Mais cedo ou mais tarde.
Espero que mais cedo.
Não.
Lá, durante a Ativa, recebem mais em operações e no exterior, onde são normalmente baseados.
Vão pra reserva com 20 anos de serviço
E tem um plano de saúde espetacular, num pai q não tem SUS.
Caro Velho. São questões absolutamente diferentes. Como regra justa, cada pessoa deve receber proporcional ao seu cargo e pelas condições de trabalho. Uma pessoa que atua á noite, tem o direito ao adicional noturno assim como quem trabalha em um ambiente insalubre tem um adicional pelas horas que passa neste local e aquele que trabalha em um local de elevado risco também recebe um adicional proporcional. É o justo pelo trabalho realizado e não uma conta de chegada para escolher o que é mais barato ou mais caro. Por outro lado, é preciso aplicar a regra justa na previdência, na… Read more »
Concordo Camargoer.
Sem dúvida deveria ser assim.
Mas tem q pagar hora extra, o adicional noturno, insalubridade, tudinho.
Ou pode trocar parte por só 40 horas semanais.
Mas…. Como saíra mais caro, acho q não vai dar.
Mas torço pelo bolso dos militares de carreira q seja assim. Vão ganhará bem mais.
Faça os mesmo esquemas de plantão dos hospitais públicos, por exemplo.
E médico não tem aposentadoria integral.
Mas ganha em cada plantão….
Caro Velho. Não necessariamente. Todo servidor contratado como “dedicação exclusiva” não recebe horas extras, mas dependendo da função tem insalubridade, adicional noturno ou periculosidade. Não faz sentido relacionar a aposentadoria integral ao regime de trabalho ainda mais em uma sociedade que adotou um teto para a aposentadoria pública. São momentos diferentes da vida.
Gostei da nababesca.
Será q tem concurso pra essa Força aí?
Na minha não tem.
Quem está lá nunca percebe ou não quer perceber.
É sempre com os outros.
Depois de tantos erros na última campanha eleitoral, Ciro perdeu a liderança política e a confiança dos aliados, principalmente do PT, em seu Estado, perdeu a hegemonia dentro de seu próprio partido, PDT… Saiu da vida pública para entrar no ostracismo.
Exato. Ele é um político com muita experiência. Seus erros foram muitos. Inclusive, ele acabou isolado dentro do PDT também. Difícil entender o que aconteceu.
Quando não há muito a perder. Debate. Ciro contou a dificuldade em “controlar e comandar” a polícia de seu estado. Lembrando daquele acidente quando o irmão foi baleado por fardados de capacete (ok, o irmão investiu contra os manifestantes utilizando uma retroescavadeira)…Ciro disse que não cometeria os mesmos erros na “federalização” de todas as polícias incluindo as estaduais. Caso eleito. Quem defende um estado policial é? Não imagino a quantidade de grana necessária para desmontar toda a estrutura de segurança pública, municipal e estadual, para transformá-la em polícia do presidente. Caso eleito. Outra proposta foi aquela dos CPFs negativados de… Read more »
Olá Esteves. Pois é. Ciro tinha três alternativas. 1 buscar a campanha de 2022 para viabilizar o seu nome em 2026. 2 poderia ter feito uma campanha temática para posicionar uma ideia. 3 costurado apoios para a sua própria campanha. Falhou nos três pontos. Poderia ter desistido mais cedo.
Ciro saiu menor das últimas eleições justamente por aderir ao personalismo que ele tanto criticava no PT de Lula. O resultado desse pleito é a nota final de uma música que ele decidiu tocar desde a viagem que fez para Paris no segundo turno de Haddad contra Bolsonaro… Vamos ver até que ponto Tebet pode ocupar o espaço que ele vai deixando.
Olá João. Pois é. Eu ainda tento entender as decisões de Ciro a partir de sua experiência política e não entendo. Ainda é cedo para compor o cenário de 2026. Fico imaginando uma chapa Haddad-Tebet. o que a colocaria em uma posição preferencial para sucede-lo. Os dois terão quatro anos para compor.
pergunto: o que eles fazem com o Alckmin, ou vc acha que ele embarcou nessa de vice sem interesse nas próximas eleições?
Ola Marcos. Todo político profissional tem interesse nas próximas eleições. No caso de Alckmin, fica a pergunta se ele tentaria a presidência ou uma eleição quase garantida para governador de SP? É exatamente este comportamento de um político profissional, de preocupar-se com a próxima eleição, o que acho até razoável, que não percebi em Ciro em 2022 ainda mais conhecendo a personalidade de Ciro? Por isso a minha grande pergunta “Ciro errou a estratégia ou fez de prepósito? Se não fez de propósito, como pode ter errado considerando a sua experiência política? Se fez de propósito, por que terminar uma… Read more »
O” erro” de Ciro foi ter falo as verdades do governo petista, ai perdeu força na sua própria base política já que é majoritariamente de esquerda.
Mas não se preocupe, 2023 será um ano deverás interessante, voltaremos a comer picanha e tomar heineken.
DIscordo. 2023 será um ano extremamente difícil. A previsão é de um crescimento de apenas 0,5%, além de ser comum que o primeiro ano de todo presidente seja focado no ajuste dos gastos. Acho que a pressão dos servidores federais e estaduais será enorme em torno de algum reajuste. Por outro lado, nenhum governador conseguirá recursos para investimentos sem o apoio do governo federal. Governadores com algum senso pragmático tentarão compor com o governo federal, ao menos nos primeiros anos. Meu temor é outro. Acredito que haverá alguns grupos de extrema-direita executarão alguns atos de terrorismo, algo que jamais pensei… Read more »
Não há e nunca houve erros de Ciro.
Ele é isso.
Suas origens na ARENA falam mais alto.
Na hora ‘H’, faz o jogo da direita.
o erro do Ciro: apontar as falcatruas do PT.
Ola Crispim. Ponto interessante. Então, por que sua candidatura fracassou, ficando com menos votos que Tebet? Qual a razão para Ciro nem conseguir votos da direita nem da esquerda? Ou um político experiente como CIro teria tido um senso de oportunidade mais aguçado para se preservar para a eleição de 2026, que tudo indica será uma eleição aberta? E sobre as críticas de Ciro á Bolsonaro? Será que Ciro teria um espaço no gabinete de Bolsonaro caso ele tivesse sido reeleito? Será que Tebet deu o drible da vaca em Ciro, assumindo um protagonismo politico que antes pertencia a Ciro?
Prezado Camargo.
Esse é mais um que nem sabe o que está dizendo.
Não consegue juntar ‘lé com cré’.
Lamentável.
Exato… E amenizar as do capitão.
As falcatruas do atual logo serão reveladas.
Hoje foi assinado pelo novo Presidente medida que encarrega a CGU de levantar o famoso sigilo de 100 anos.
Muito curioso em saber quanto em “versiculos” os pastores do MEC (?!) levavam nas visitas ao Planalto.
Escritos em letras de ouro!
Se ele tiver um mínimo de hombridade, não vai participar desse governo, pois fez críticas fortes e contundentes contra Bolsonaro e lula.
Camargo, o erro do Ciro foi qual? Ter sido coerente? Dois dias antes do primeiro turno, ele tava metendo o pau no presidente eleito ao vivo. Queria o que? Que desse uma de doido e fingisse que nada aconteceu? Sempre esperei muito pouco do Ciro. Mas nessa, pelo menos foi coerente. Vocês da esquerda venderam o discurso de frente ampla, de “união contra o mal maior”. Mas a verdade é aquela de pré 2018. Vocês idolatram o presidente eleito. Só serve se for ele. Se a intenção fosse só “vencer o mal” ou eleger a esquerda, como dizem por aí,… Read more »
Caro Felipe. Estou propondo uma discussão mais ampla sobre a estratégia adotada por Ciro para a eleição. Um político experiente como ele podeira ter dois objetivos, 1 vencer a eleição ou 2. ganhar condições para vencer a próxima eleição. Ciro fracassou nos dois objetivos. Nem conseguiu vencer a eleição e parece ter estar inviabilizado politicamente para concorrer seja para governador ou presidente em 2026. Tebet por outro lado, parece ter consolidado seu nome para futuras eleições. A vida de um político profissional como Tebet, Cito e tantos outros é vencer eleições. Sobre os candidatos para 2026, será a disputa começará… Read more »
Prezado Camargoer
Ciro anunciou que não tentará mais concorrer à presidência. Claro que esta decisão pode mudar, mas temos de ficar com o último posicionamento dele.
Quanto ao apoio a Lula no segundo turno, ele foi dúbio. Disse que seguia a orientação do partido, o PDT, em apoiar o candidato petista. Mas pessoalmente se ausentou da campanha.
A posição dele no primeiro turno era pela terceira via, nem Lula e nem Bolsonaro. Foi coerente.
A dúvida que fica é se não concorrer mais à presidência quer dizer adeus política ou apenas adeus presidência.
Temos de aguardar.
Abraço
Olá João. A declaração de Ciro foi em julho, quando as pesquisas já mostravam um panorama estável de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Há uma equívoco político sobre o significado de “terceira via”, que surge na década de 80 como alternativa econômica que buscava conciliar o liberalismo com políticas de sociais. No caso da eleição de 2022, houve uma consolidação de dois candidatos, algo bastante comum na política brasileira. Não havia uma terceira via política ou econômica alternativa às colocadas pelos dois candidatos que estavam na frente, mas apenas a ideia de que era preciso quebrar a polarização. algo… Read more »
Prezado Camargoer
“Ciro acabou inviabilizando a sua carreira política.”
Será que não era esse mesmo o objetivo?
Abraço
Olá Andaine. Pode ser, mas para mim parece um contrassenso intrínseco. Nenhum político com alguma habilidade busca inviabilizar a própria carreira, mas busca preservar a própria biografia, Se foi este o objetivo, foi um ato mesquinho que teria ofendido aqueles que nele votaram, contudo a sua observação é relevante.
Camargo.
Como eu disse acima, Ciro tem um viés antigo de direita, nascido quando ingressou na ARENA.
Na hora do ‘vamos ver’, ele se alia àquele gupo.
Camargoer, se nao estou enganado, o PDT ficou com o Min da Previdência (Carlos Lupi).
Obrigado Luiz. Você tem razão. Lupi (PDT) ficou com a Previdência. O Trabalho ficou com Marinho (PT). Felz 2023.
Próxima presidenta…janja..rsrs
Olá W. Improvável. Acredito que o próximo ou próxima presidente será um político de carreira. Bolsonaro foi um outsider (ao menos na percepção do eleitorado), assim como Collor. O histórico mostra que após uma experiência deste tipo (na presidência, governadores ou prefeituras), há uma retorno para o terreno conhecido. Uma aposta ousada seria o Silvio Almeida, ministro dos direitos humanos. Lula fez a primeira mulher presidente como sucessora. Talvez agora seja a oportunidade de um negro.
Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. “Exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e integrou, como membro permanente, o Conselho de Administração da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP). Entre os principais cursos de carreira ressalta-se o Curso de Aperfeiçoamento de Submarinos para Oficiais, o Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores – Escola de Guerra Naval (EGN), o Curso de Pós-Graduação em Ciências Políticas – Universidade de Brasília (UnB), o “Advanced Course in Hemispheric Defense and Security” – Colégio Interamericano de Defesa, instituição vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington DC-EUA… Read more »
Parabéns a tripulação do Navio-Patrulha “Bocaina no resgate de tripulação francesa.
MB cumprindo com sua missão.
Novo CM?
Duvido que faça a diferença em algo.
Coquetel, coquetel e mais coquetel.
CTRL C + CTRL V.
Independente de quem comande, vai continuar sendo uma instituição inchada com o mesmo n° de almirantes/contra-almirantes que a USNavy, mesmo não tendo 5% dos meios deles.
Aí, nem Jesus dá jeito…
Olá Wilber. De fato, todas as três forças estão com efetivos inchados. A situação menos grave é o da FAB pois 25 mil dos quase 75 mil estão alocados no DECEA e são custeados pelas taxas cobradas pelas empresas aéreas. Para o tamanho da frota da MB, considerando todas os seus serviços e uma divisão de fuzileiros, estimo que seriam suficientes cerca de 50 mil. O EB é um caso grave. São mais de 250 mil tropas, sendo 80 mil de jovens cumprindo serviço militar a um custo inferior a 1% dos gastos militares. Portanto, são cerca de 170 mil… Read more »
Entra comando, sai comando, a desculpa é a mesma: ir no Congresso ( geralmente no meio do ano ) chorar que tá sem dinheiro e pedir 2% do PIB pra Defesa. O fato de serem Forças inchadas que gastam quase tudo com soldo/pensão, além de não gerirem com eficiência a grana que recebem é só detalhezinho…
Olá WIlber. Concordo. O problema das forças armadas brasileiras é a estrutura perdulária e anacrônica das forças armadas. Não adianta aumentar os recursos sem resolver o problema estrutural dos gastos. O Chile chegou a gastar mais de 8% do PIB no auge do regime de Pinochet. Durante os governos militares, os gastos brasileiros chegaram a 2,5%. Nada disso resultou em uma industria de defesa consolidada nestes países. Já escrevi que os militares tiveram mais de 30 anos para uma ampla reforma da estrutura militar mas fracassaram. Mais cedo ou mais tarde será preciso que o poder civil faça esta reforma.
Sim… Reduzir efetivos, otimizar gastos em projetos, estruturas, soldos e principalmente e urgentemente, sair da vida política e deixá-la a cargos dos civis, condição sine qua non à vida na caserna.
Caro J. As forças armadas hoje tem mais inativos que ativos. Enquanto os servidores públicos federais civis tem uma aposentadoria limitada ao teto do INSS, os militares recebem um valor integral. Parece um dos problemas que precisa ser revisado. Vejo até com alguma razoabilidade que os soldos dos oficiais superiores sejam revisados, mas é preciso revisar a questão previdenciária. A propósito, Bolsonaro decolou há cerca de 15 minutos para deixar o país.
De dentro pra fora, é praticamente impossível uma mudança sair diretamente das casernas.
Porque eles fariam mudanças? Porque cortariam na própria carne, em busca de instituições mais modernas e eficientes?
Eles reclamam mas, no fundo, pra eles tá bom assim…é cômodo, o soldo ( que é o que realmente importa ) tá caindo no dia certo, o contribuinte que paga mesmo….pra que se preocupar com algo mais do que isso?
As FA’s não são vítimas. Elas são cúmplices.
Lembrando que compete ao Congresso autorizar redução de pessoal.
Caro. Ao contrário. Segundo o Decreto 10.898, de dezembro de 2021, “O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 2º da Lei nº 7.150, de 1º de dezembro de 1983, e no art. 1º da Lei nº 8.071, de 17 de julho de 1990, DECRETA: Art. 1º O efetivo de Oficiais e Praças da Ativa do Exército em tempo de paz, para 2022, observará o disposto na Tabela de Distribuição do Efetivo, na forma do Anexo. Desta forma, o efetivo das… Read more »
O referido decreto trata de distribuição de pessoal.
A alteração do efetivo das FFAA tem de ser feita por proposta de Lei. Cabe ao PR a iniciativa, mas tem de ser submetido às Casas Legislativas.
Art 60 da CF.
Olá Under. O Art.60 da CF88 é sobre emendas constitucionais O Art.84 dispõe sobre as competências do presidente, Este artigo diz que compete privativamente ao presidente dispor sobre a organização da administração pública e prover e extinguir cargos públicos. Portanto, cabe ao presidente determinar o efetivo das forças armadas. Chama a atenção o fato do Decreto 10.898 determinar que o efetivo do EB para 2023 será de 213.217, enquanto que o decreto anterior (10.575) determinar um efetivo de 216.401 para 2021. Portanto, meu entendimento é que o executivo tem a prerrogativa de determinar o efetivo das forças armadas. Segundo o… Read more »
O seu entendimento está errado. Existe uma “lei” de efetivo. Tem q ser sancionada pelo Congresso. As FFAA têm assessorias parlamentares para várias coisas, além disso.
Olá Rinaldo. Você tem razão quando menciona que toda lei precisa ser aprovada no Congresso. Contudo, a CF88 diz que é prerrogativa exclusiva do presidente dispor sobre a administração pública, criar e extinguir cargos. O Congresso não pode propor uma lei para ampliar ou reduzir o efetivo das forças armadas ou o quadro de professores de uma universidade ou de qualquer órgão federal. Só o presidente pode fazer isso. Então, a iniciativa desta lei é do poder executivo.
Não deixa de ser lei, nem de ser aprovada no Congresso.
Olá Rinaldo. Toda lei tem que ser aprovada no Congresso, mas a prerrogativa de definir o efetivo é da presidência. O Congresso não pode propor nem a redução nem o aumento dos efeitos, mas aprovar ou rejeitar a proposta enviada pelo executivo.
O soldo dos 25 mil do DECEA não vêm de taxa nenhuma.
Olá Rinaldo. Você tem razão. Como o DECEA é um departamento do COMAER, é ele (o COMAER) que deve processar a folha de pagamento. Segundo apurei, em 2019, o valor das taxas cobradas pelos serviços de tráfego aéreo chegaram a cerca de R$ 3 bilhões, mas em 2020 este valor caiu para cerca menos de R$ 1 bilhão devido a redução no tráfego aéreo. Esta taxas são cobradas via GRU, então os valores são recolhidos para a conta do Tesouro, como todas as taxas cobradas pelo governo federal. Considerando um soldo médio de R$ 5 mil. a folha de pagamento… Read more »
As taxas recolhidas nem sempre são repassadas ao COMAER. Assim como royalties do petróleo nunca fora repassados à MB.
Olá Rinaldo. Feliz 2023. Você tem razão. Os recursos pagos recolhidos via GRU vão para a conta única do Tesouro. Como os recursos para o pagamento do pessoal também sai do Tesouro, existe um equilíbrio entre o valor que sai para a folha de pagamento e o valor que entra das taxas. Por esta razão eu geralmente defendo que quando são feitas as comparações do efeito da FAB com outras forças, é preciso considerar que o DECEA faz um trabalho que em outros países é feito por agências civis e que o custo deste serviço, inclusive a folha de pagamento… Read more »
Não.
O EB é quem tem mais militares de carreira e não tem metade disso.
Também não são 250 mil. São 213 mil.
E seus números são tem q ter uma base doutrinária.
Conta por conta, sem se basear nas missões, nas ameaças, nas estruturas nacionais, é conta de papel de pão.
Olá Velho. Algumas vezes, a memória prega peças. Obrigado pelo alerta. Vamos aos números do Portal da Transparência. 32% dos servidores federais são militares, ou 355.175 (números de hoje, 04 de janeiro de 2023). O MInistério da Defesa posseu 368.870 servidores no total, já que existem servidores civis como os docentes do IME, ITA, etc. Hoje, o EB tem 215.972 servidores, ou 58,55%, com a MB 77;649 e a FAB com 71.118. Os números são inchados considerando a quantidade e qualidade do equipamento militar. Há algum tempo, estimei que a MB precisaria de um efetivo de 50 mil para colocar… Read more »
As forças armadas brasileiras não são confiáveis. Seja quem for o comandante a mentalidade é a mesma, puxar o saco do comandante em chefe, seja ele quem for, e tenha a ideologia que tiver. Militares brasileiros, sem exceção, não são patriotas, o que eles amam são as Forças e que pertencem, e não o Brasil, seu território e povo. Vendem a mãe, e entregam por nacos de picanha, uisque, viagra e próteses penianas. Dependesse do patriotismo de nossos militares a Marinha estava até hoje chicoteando seus marinheiros. O Exercito então que havia proibido Bolsonaro de frequentar os quarteis, pulou em… Read more »
Esse debate dos debatedores sobre o custeio da máquina pública com 23 ministérios ou com 37 ministérios. Sem reforma, somente mudando o organograma, somente aglutinando despesas, somente criando super chefias, não significa que qualquer governo tenha buscado a racionalidade. Em quatro anos não dá tempo de aposentar ninguém. Em quatro anos o funcionário público estatutário, se aposentado, leva a despesa para o lado dos inativos. Sendo militar será promovido. Sendo civil irá receber mais…muito mais porque deixará de ser produtivo mas, receberá os adicionais. Cargos comissionados e cargos de confiança incluindo a função de presidente da república não são contemplados… Read more »
Olá Esteves. O ponto que tento expor aos colegas é que o número de ministérios não representa nada em termos de gastos públicos. Coloco como exemplo o gráfico abaixo divulgados pelo Tesouro Nacional. É possível comparar os gastos de diferentes governos com diferentes estruturas ministeriais. O que impactou nos gastos ao longo de uma década foi a pandemia, não o número de ministérios.
Evidentemente.
A questão maior é que com mais ministérios, são criados mais cargos, mais secretarias, mais cargos em comissões mais indicados, e assim vai se acomodando os partidários e apoiadores… tem uma boquinha para todo mundo. Tu pode colocar o slide que tu quiser, mas é óbvio que mais ministérios aumentam os gastos. É pouco esse aumento? O que é pouco pra ti? Tu vive falando da necessidade de bem gerir o dinheiro público, vive falando mal dos militares, dizendo que são perdulários e anacrônicos, mas prega uma administração pública inchada e minada de cargos e mais cargos com função gratificada.
Furando o teto de gastos aí sim vc pode fazer a proporção, agora, tente colocar tudo dentro do orçamento, tudo direitinho sem furar o teto de gastos pra ver se a conta fecha rsrs
Olá Grifon. A emenda constitucional do teto dos gastos é uma aberração macroeconômica. Primeiro, por colocar um assunto econômico em texto constitucional. Segundo, por inverter a lógica macroecômica. Explico. Durante períodos de recessão, o Estado (especificamente o governo central) é o único agente econômico capaz de investir em ações anticíclicas e reverter a recessão. Todos os outros agentes econômicos reduzem gastos para proteger a própria liquidez em períodos de crise. Isso significa que o governo central deve gastar (aumentando a dívida) durante a recessão e economizar (reduzindo a dívida) durante os processo de expansão econômica. O teto dos gastos impõe… Read more »
“Criar ou extinguir ministérios é um ajuste no organograma pois não afeta no número de servidores nem no custeio da máquina pública.”
Salário do ministro, secretários disso, daquilo e daquele outro, assessores para todos os lados, dezenas e dezenas de CC’s, tudo isso não aumenta os gastos?…aham.. .tá bom….
Ah certo, e a máquina pública vai muito bem com tanta gastança liberada, sei…
Numero de ministérios é só marketing. Bolso tinha 23, mas tinha secretárias que eram praticamente ministérios disfarçados, da pesca, do esporte, da cultura, dos direitos indígenas, Funai. Tem que ver o quantitativo geral de funcionários, sei que do Bolsonaro não mudou quase nada.
Achei que o Lula acertou muita na Saúde, botou um nome técnico.
Ola Neural. A Nísia foi uma excelente escolha. O interessante é que tendo sido diretora da Fiocruz, a sua formação é em Sociologia, inclusive sua tese de doutorado foi premiada. Foi uma das pessoas mais importantes no combate á pandemia de Covid, o que poderá resultar em um realinhamento do MinSaude neste tema. Recomendo um video dela no Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=aIimW0cEjrY&t=8s
Sem contar a quantidade de milico que tinha nesses ministérios e secretarias ganhando bem acima do teto.
Isso acontece porque não acostumados estamos ao resultado. Para saber se 40 ministérios são mais eficientes que 20 ministérios ou que 40 ministérios tem despesas maiores ou menores precisa comparar as despesas históricas. Lembro do General Silva e Luna reclamando da madureza e do amadorismo quando chegou. Deve ser consequência do entra e sai. Qual ministro político vai fazer para o outro sentar? Ou para o próximo anunciar? A administração pública brasileira. Lembro lá nos anos 2010. Agências do INSS fechadas, em greve, com falta de funcionários ou simplesmente sem “sistemas”. Anos 2021 e 2022. A agência da Receita Federal…fazendo… Read more »
“Durante períodos de recessão, o Estado (especificamente o governo central) é o único agente econômico capaz de investir em ações anticíclicas e reverter a recessão.” Mais ou menos isso. Quando os outros agentes econômicos, vulgo capital privado, enfrentam momentos/situações anticíclicas: diminuição do crédito (provocada pelo estado), retração das demandas (provocada pela desvalorização da moeda local), perda do poder de compra, inadimplência, inflação gerada pelo estado para justificar altas taxas de juros, inflação pela falta de ofertas…eles aplicam a racionalidade: vendem ativos podres (a Petrobras vinha fazendo antes das disparadas dos preços do petróleo), partem para fusões, reduzem margens operacionais (a… Read more »
Olá Esteves. Acho necessário pontuar que o capitalismo é cíclico, alterando recessões com expansões econômicas. O papel do Estado é minimizar a intensidade e reduzir a duração. Por exemplo, há quem ainda pensa que a depressão dos anos 30 foi causada pela crise na Bolsa de NY. Não foi. São eventos separados. A crise de 29 foi uma bolha especulativa que estourou, talvez até afetando um período de recessão que já dominava a economia. O problema foi que o governo dos EUA apostaram na receita liberal de auto-ajuste econômico, o que obviamente não aconteceu, transformando uma recessão cíclica em uma… Read more »
Tempos obscuros
Tá faltando trabalho aí, Camargoer?
Estou de férias mas fiquei no Brasil.
“Acho necessário pontuar que o capitalismo é cíclico, alterando recessões com expansões econômicas. O papel do Estado é minimizar a intensidade e reduzir a duração. Carros estão caros em razão de vários fatores como faltas de insumos, exigências ambientais e de segurança. O conjunto dessas exigências fez subirem os preços e reduzirem as vendas. Com vendas em queda não existem ofertas, reduções de preços e campanhas. Vendas aceleradas trazem mais vendas porque as demandas são finitas. Ou…foi assim.Quando começaram as renúncias fiscais do IPI sobre os eletrônicos havia demanda reprimida em razão dos preços elevados. As reduções dos preços vieram… Read more »
“Acho necessário pontuar que o capitalismo é cíclico, alterando recessões com expansões econômicas. O papel do Estado é minimizar a intensidade e reduzir a duração. Carros estão caros em razão de vários fatores como faltas de insumos, exigências ambientais e de segurança. O conjunto dessas exigências fez subirem os preços e reduzirem as vendas. Com vendas em queda não existem ofertas, reduções de preços e campanhas. Vendas aceleradas trazem mais vendas porque as demandas são finitas. Ou…foi assim.Quando começaram as renúncias fiscais do IPI sobre os eletrônicos havia demanda reprimida em razão dos preços elevados. As reduções dos preços vieram… Read more »
Camargoer, voce está correto, o desdobramento de 1 em 5 não implica necessariamente aumento de efetivo ou de custos.
Olá Fernando. Exato. Nem o desdobramento implica necessariamente em aumento do gastos nem a fusão de vários ministérios em apenas um implica necessariamente em redução de gastos.
Impacto Zero!
Tempos difíceis estamos vivendo não é mesmo? Não sabemos de fato o que acontece nesse mundo sujo chamado política, mas eu sei o que eu vivo, ensino para os meus e desejo para os outros que são boas pessoas como eu creio que eu seja, prosperidade, paz, liberdade e alguns momentos de felicidade. Eu e muitas pessoas estamos com medo, vivemos trabalhando para sobreviver, ter boas escolas, boa Saúde porque eu não considero bom o que é dado pelo estado então, não sobra nada para luxos e parece que está tudo bem! Está? Quando o limite de suportar tudo isso… Read more »
Procede que o atual comandante não compareceu a cerimônia? Dizem ter alegado que não faria continência para o descondenado?