ENS Al Qahhar (905)

Em 26 de maio, a thyssenkrupp Marine Systems entregou uma fragata à Marinha da República Árabe do Egito. É a segunda de uma série de quatro fragatas MEKO A-200 EN. A cerimônia em Bremerhaven, que contou com a presença de altos oficiais da Marinha egípcia e alemã, também incluiu a nomeação do navio. O Comandante-em-Chefe da Marinha Egípcia, Vice-Almirante Ashraf Ibrahim Atwa, nomeou o navio “Al Qahhar”, que significa “O Subjugador Irresistível”.

“Este projeto é considerado um modelo para muitos países no campo da industrialização militar conjunta”, afirmou o vice-almirante Atwa. “Hoje, com a entrega da fragata ‘Al Qahhar’, nosso projeto chegou à metade do caminho.”

“Com a cerimônia de entrega de hoje, adicionamos mais um destaque ao excelente relacionamento entre a Marinha Egípcia e a thyssenkrupp Marine Systems”, disse Paul Glaser, CFO da thyssenkrupp Marine Systems. “A cooperação contínua em navios de superfície navais e submarinos é um dos pilares da parceria de longo prazo entre nossos dois países. O navio de primeira classe ‘Al-Aziz’ (904) já está em serviço e desde então provou suas capacidades técnicas e confiabilidade, e seu navio irmão ‘Al Qahhar’ terá o mesmo sucesso.”

Em sua classe, o MEKO A-200 EN é um dos navios de guerra mais poderosos em serviço atualmente. As embarcações de última geração têm mais de 121 metros de comprimento, 16 metros de largura e velocidade máxima de mais de 29 nós. Com um design furtivo, as fragatas são dedicadas a assumir o papel da nova plataforma central de combate da Marinha egípcia. Cada navio possuirá uma extensa gama de capacidades defensivas e ofensivas.

No total, a República Árabe do Egito encomendou quatro embarcações estruturalmente idênticas, sendo as três primeiras unidades produzidas na Alemanha e a quarta construída pela Alexandria Shipyard, no Egito. O contrato de construção foi assinado em setembro de 2018.

As obras de construção da “Al Qahhar” começaram em dezembro de 2019, com quilha lançada em março de 2020 e lançamento em agosto de 2021. Ela iniciará a jornada para seu porto de origem em Alexandria em alguns dias. O próximo marco deste projeto será a entrega da terceira embarcação da série, “Alqadeer”, ainda este ano.

Três primeiras fragatas MEKO A-200 EN em construção na Alemanha
Quarta fragata Meko A-200 EN em construção no Egito

DIVULGAÇÃO: thyssenkrupp Marine Systems

Subscribe
Notify of
guest

170 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
109F-4

Nada contra, é claro, mas acho interessante os nomes que os países árabes dão aos seus navios. “Subjugador Irresistível ” é um deles.

RPiletti

Não deixou de chamar a minha atenção este nome nada usual por estas bandas… 😅

Dagor Dagorath

Achei que a Alemanha não comercializasse produtos militares com países não-observantes dos direitos humanos. Não foi essa a desculpa para o embargo na venda dos Guarani para os filipinos?

Willber Rodrigues

Tem que ver o seguinte:
O Egito e a AS compram mais armas dos EUA/Europa, ou chinesas/russas?
Dependendo da resposta, a gente vê se o fator “respeito ao DH” é relevante pro Ocidente ou não…

Maurício.

Tem um político brasileiro que está “indignado” até hoje pelos navios iranianos no Brasil, ele fala em direitos humanos, mas tirou foto tietando o ditador criminoso Saudita. A Alemanha é tipo esse político!

Joao

Normal…. na luta pelo am@r, aliaram-se e fortaleceram os laços com as piores dit@dur@s…

Glasquis7

Tem um político brasileiro que está “indignado” até hoje pelos navios iranianos no Brasil,”

Só um detalhe. Tenho entendido que a autorização pra atraque dos navios iranianos no Brasil veio do governo anterior e ela está dentro de um marco de amizade e cooperação com esse país. Além do mais, o Irã é o maior comprador de milho do Brasil, um forte cliente pro Agro Brasileiro.

M4|4v1t4

E quem é que disse que o Egito é um Irã ou uma Arabia Saudita? São mundos completamente opostos. Falou caquinha.

Egito é a décadas o destino turístico nº1 dos israelenses e raramente ocorrem problemas. O Egito é um país bem estável.

Augusto José de Souza

Egito também tem enormes reservas de petróleo além de um grande centro de pesquisas arqueológicas e visitação turista do mundo o que gera bastante dinheiro.

RSmith

Dagor, você não esta entendendo …. Alemanha tem “outras” considerações quando é ela, ou empresas nacionais da Alemanha, que esta vendendo esses armamentos… agora quando é outro países que produzem produtos licenciados seus a historia pode ser “bem” diferente… mais especificamente de acordo com a” direção do vento” e a sua “conveniência” politica do momento… entendeu agora?

Augusto José de Souza

A classe Tamandaré vai ser baseada nesse modelo de fragata?

Augusto,

Não cabe dizer “vai ser”. A primeira unidade da classe Tamandaré já está em construção, a fase para seu projeto ser baseado neste ou naquele navio já passou há muito tempo.

Sobre a pergunta: não. A classe Tamandaré é um projeto desenvolvido a partir da família Meko A100.

Augusto José de Souza

Entendi obrigado. Espero que venham mais dessas fragatas e também podemos ampliar a parceria com essa empresa para corvetas e essa Meko a 200 como segunda classe de fragatas

Esteves

Augusto,

Assinamos 4 navios. Classe Tamandaré derivada da MekoA100. Como qualquer contrato, o atual pode ser editado para uma previsão de mais 2.

Da mesma classe.

Augusto José de Souza

Na verdade está previsto a entrega da quarta fragata em 2028 e acho possível pelo vir mais quatro ao invés de dois e por aí vai dependo do acordo.

Esteves

Possível é a Lua cair na Terra.

Previstos por acordo estão mais 2. 4 em contrato + 2 aditivadas. A depender das finanças.

Augusto José de Souza

Provavelmente devem vir sim essas duas fragatas adjacentes para fechar o primeiro lote e igualar as quantidades de fragatas que temos atualmente que são exatamente 6 fragatas sendo 5 da classe Niterói e uma Greenhalk. Talvez depois a marinha negocie o segundo lote assim como está vendo mais 5 submarinos Riachuelo e a FAB com o gripen.

Esteves

Não faz sentido ter 8 navios da mesma classe com esse deslocamento de 3.500 toneladas.

Se Tiverem dinheiro para mais, melhor privilegiar a patrulha oceânica. Deslocamento menor, mais navios, mais ocupação.

Augusto José de Souza

É meio que necessário ter mais do que 8 navios de guerra para a costa brasileira,os navios de patrulha também são essenciais,além do arsenal de marinha já estar construindo mais navios da classe Macaé,deveríamos adquirir mais navios patrulha oceânica da classe Amazonas com pelo menos duas ou três dessas para o 3DN no Nordeste que tem maior área de jurisdição entre os grupamentos de patrulha regional e claro fazer uma transferência de tecnologia com os britânicos para serem construídos localmente.

RSmith

Classe Tamandaré é um NaPaOc melhorada! Na segunda década do milênio era projeto Nacional adquiri 6 grandes fragatas algo do tipo FREMM para substituir as seis Niterói’s, se falava-se também em dois ou três Destroier de defesa de área… e 10 Navios de patrulha oceânica… porém entrou em ação as eternas, velhas e conhecida desculpas “Crise econômica” + “falta de recursos” que acabou matando o projeto das grades fragatas (de aproximadamente 6000 toneladas cada) restou a intenção de adquiri as NaPaOc’s, o que transformaria de vez a MB numa força tipo “Guarda Costeira” .. Claro os Almirantes não poderia deixar… Read more »

Augusto José de Souza

As Tamandaré são fragatas com poder de fogo muito elevado além da velocidade muito superior a classe Niterói e com vários equipamentos de última geração. As Tamandaré vão variar entre Meko-A100 e Meko-A200. As fragatas Fremm podem vir como segunda classe e destróiers podem vir também aproveitando a parceria com a Itália.

RSmith

Amigo Augusto, espero que suas previsões se tornem realidade! Agora quanto a sua avaliação das NaPaOcs opa digo Corvetas quero dizer Fragatas classe Tamandaré sugiro pesquisar um pouco mais! Elas não tem Turbinas a gás, apenas motores disel e a velocidade maixima fica em torno de 26 knots, enquanto que as Niterói’s chega a 30 knots com as turbinas acionadas etc…

Augusto José de Souza

Isso pode ser ampliado e poder de fogo delas é infinitamente superior a da classe Niterói com diversos lança mísseis e o canhão da Leonardo que também está modernizando a classe Niterói e a parceria que temos com os italianos pode ocasionar em meios navais também como fragatas Fremm e destróiers como no ramo dos blindados e de caças com o M-346 como substituto dos AMX-A1.

RSmith

“Isso pode ser ampliado” a velocidade?  as Tamandaré tem motores a dissel! não tem como aumentar a velocidade máxima… “O poder de fogo delas é infinitamente superior a da classe Niterói com diversos lança mísseis e o canhão da Leonardo” você tem certeza do que esta falando? As Niteroies tem 4 exorcet ssm, e 8 albatros sam contra 4 exorcet ssm e 12 seaceptor sam nas Tamandaré’s… o canhão das Niterois é de 114mm, granada bem maior do que o da Leonard que é de 76mm… a vantagem do de 76 e que tem taxa de tiro e precisão maior… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ Enquanto todas as fragatas recentes ou sendo construídas atualmente tem no mínimo um canhão de médio porte ( 100 a 130 mm) um canhão de pequeno porte tipo CIWS, 8 misseis SSM, 36 misseis SAM, ambos de maior alcance e torpedos ASW…” RSmith, só um aparte: As fragatas FREMM francesas e boa parte das italianas, só pra dar um exemplo entre diversos outros, são equipadas com canhão principal de 76mm, e nenhum CIWS (o próprio canhão de 76mm tem essa função). Então “todas” está longe de ser o caso nesse aspecto específico. Quanto à quantidade de mísseis mar-mar, não… Read more »

Felipe

Apenas uma observação, os sistemas da Tamandaré permitem o uso de mísseis antinavio de longo alcance como o Exocet MM-40 Block 3 (180km), o mesmo não se pode dizer das Niterói e das Type 22.

Wilson Look

Algumas observações, já na época do PROSUPER se falava de complementar as fragatas pesadas com navios menores(em torno de 12), nisso o CPN desenvolveu uma nova classe de corvetas, e a pedido do almirantado(pelo que sei), seu casco era para ser o mesmo da Barroso, com o projeto do patrulheiro oceânico usando o mesmo casco por questões de escala. Mas já houve mudanças entre a largura da corveta em relação ao navio patrulha e o navio patrulha foi paralisado, com os esforços indo para as corvetas pois eram mais prioritárias, principalmente com a demora e posterior cancelamento do PROSUPER. As… Read more »

RSmith

Amigo Wilson… tudo que você diz esta correto e concordo com a avaliação sobre a TYPE 31… porém esta é a configuração de como serão entregues… com casco de 6000 tons será bem fácil aumentar o armamento…. espero que o mesmo seja verdade sobre os navios da classe Tamandaré! quem sabe, de 4 para 8 ssm, e de 12 sam para 24!

Esteves

“O contrato de construção [4] foi assinado em setembro de 2018. As obras de construção da “Al Qahaar” começaram em dezembro de 2019, com quilha lançada em março de 2020 e lançamento em agosto de 2021.” Escolhemos o alemão em 2019. Assinamos em 2020. Estamos no meio de 2023. Temos navio? Não temos navio. Está indo, está sendo, vai vindo, vem dali, vão fazendo. No ritmo…final de 2024 ou durante 2025 haverá 1 Tamandaré. As outras 3 até 2029/30. Como discutido nas centenas de comentários, navios com baixa capacidade de: guerra mar-mar, guerra antiaérea, guerra submarina, dependentes dos helicópteros para…engajamento… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Wagner Figueiredo ( Wagner Group)

Sei lá…acho que o mundo todo parou devido uma tal de “pandemia “, coisas da minha cabeça..só acho, devido a demora, ne?!?
Hehehehe sendo safado e irônico 😼

Esteves

Conversinha.

Underground

Lá teve pandemia também.

Esteves

Essa pitomba dessa pandemia serviu para medirem as ações e resultados provenientes de um esforço nas estruturas de saúde e redes de hospitais. Serviu para quantificar e qualificar as defesas. O Brasil deu show. Agora sabem que sem os insumos produzidos na Índia, China, Alemanha, Canadá, EUA, o mundo não produz vacinas, antibióticos, soro fisiológico. Agora sabem quais países tem rede pública de saúde com capilaridade para atender mais de 90% da população com vacinas. Vacina presta para evitar mortes. Vacina não previne doença. Vacina estimula os antígenos aumentando a imunidade evitando que o corpo sofra as consequências de uma… Read more »

RSmith

sendo safado irônico e XATU! né…. só dizendo…

Wagner Figueiredo ( Wagner Group)

Igual a tu😂

RSmith

verdade… em dia sem nada pra fazer fico assim : º ) coisa de velho aposentado!

Henrique

1 ano de atraso ai foi culpa do estaleiro lá do nordeste reclamando por ter perdido a licitação kkkkk
.
o que mais importa na discussão não é capacidade de produção, mas a falta dela. hora que sair a primeira pra operação não vai ter 7ª (ou a 5ª) pra ser feita

Esteves

Aquilo não atrasou. Talvez o esforço burocrático da MB junto ao TCU para não ficarem “pontas soltas” tenha sido intenso.

A Emgepron foi capitalizada para fazer cumprirem o contrato de 4.

Em 2018 o mundo era um. Hoje é outro e nos anos 2030 provavelmente estaremos às portas da guerra. Deveríamos pensar sobre as décadas que virão.

RSmith

2030? será que vai haver 2030?

Wellington Góes

A MB disse que iria repetir o que a FAB estava fazendo no F-X2, então… 🤷
Esperar algo diferente, é querer tapar o sol com peneira… Rsrs

Last edited 1 ano atrás by Wellington Góes
Esteves

“Esta linha do tempo recorde só foi possível porque a Marinha Egípcia e a thyssenkrupp Marine Systems têm uma parceria tão longa e confiável. O programa estratégico é baseado em um diálogo aberto e colaborativo com nosso cliente e somos gratos por seus esforços incansáveis em contribuir para o sucesso deste projeto.” Com o Egito a ThyssenKrupp tem uma parceria longa e confiável. Conosco? Com o Egito a ThyssenKrupp sustenta um diálogo aberto e colaborativo. Conosco? O resultado: “A classe estará fortemente armada com uma arma principal Leonardo 127/64 LW 127 mm (possivelmente com munição VULCANO), 16x MM-40 Exocet block… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves,
O contrato Egípcio é de quatro navios, não de seis, segundo a maior parte das fontes que eu conheço.

Esteves

Certo.

Expliquei lá em cima.

Esteves

Culpa? CF de 1988. Por que? Porque a MB deveria estar metida na ocupação e defesa das nossas águas. Mas…a MB está metida com estatais, com projetos dos anos 1970, com atividades econômicas, com geração de empregos, com relações cartoriais. Nao é exatamente como a FAB faz porque a FAB gerou a Embraer enquanto a MB aguarda pelo nascimento de uma suposta BID naval que nada mais foi e é que surtos construtivos mostrados aqui no PN. Deu certo lá em SJC por que não daria certo no Rio de Janeiro? Porque em SJC/Vale não tem praia. Tem trabalho. Porque… Read more »

Augusto José de Souza

A marinha nitidamente está tentando emplacar a EMGEPROM o que seria uma boa para a economia brasileira termos uma grande empresa naval que constrói navios de guerra e patrulha gerando muitos empregos e fortalecendo a armada brasileira,agora as dificuldades se devem a diversos escândalos de corrupção na indústria naval do Rio de Janeiro no governo Sérgio Cabral e PT praticamente afundado os estaleiros do Rio de Janeiro. Não é atoa que a marinha escolheu Santa Catarina para construir suas novas fragatas em parceria com uma empresa alemã. O AMRJ só voltou a construir navios agora com a classe Macaé e… Read more »

Rinaldo Nery

Nada no Rio de Janeiro dá certo. Por isso a FAB implantou o KC-390 em Anápolis, e não no Galeão.

Augusto José de Souza

Sim tudo culpa de infinitos governadores ladrões e corruptos,vamos ver como vai ser na gestão Cláudio Castro que também não é flor que se cheire mas foi a única opção. E o KC-390 tem alguns baseados na Galeão que estão substituindo os C-130 Hercules,vale lembrar que eles são fabricados pela Embraer em Gavião Peixoto e São José dos Campos ambos no estado de São Paulo e depois são distribuídos conforme esquadrões. Aeronáutica no Rio de Janeiro nunca foi muito forte é mais em São Paulo onde ocorrem a formação de pessoal e os equipamentos são produzidos ou modernizados como os… Read more »

Esteves

O Gripen não será produzido nacionalmente.

Augusto José de Souza

Será sim,já houve até a abertura da fábrica e início da construção onde se deve graças a transferência de tecnologia pelos suecos.

Esteves

Olha…melhor você acompanhar o Gripen no Poder Aéreo. Verá que é diferente (a história) dessa tua afirmação

M4|4v1t4

Nada contra os cariocas, muito pelo contrário. Gostar do Brasil é gostar fundamentalmente do Rio de Janeiro, é fundamental.

Mas o problema do Rio de Janeiro é o jeito carioca de ser.
O carioca tem a coragem de cobrar X para o morador e Y para o turista, e, no final do dia, dorme numa boa o sono dos “justos”.

Esteves

Dizem que o dia começa às 10 horas. Porque tem praia de 2 horas.

Eu aprovo.

Esteves

É a maresia.

Esteves

Olha…acho que você deve situar a narrativa no tempo devido. Eu não recordo de nenhum escândalo construtivo no Arsenal da Marinha envolvendo esses personagens que você citou.

O Arsenal tem uma história riquíssima abalada por períodos nos quais tomaram (governos) decisões que levaram a obsolescência. Em outros períodos houveram sobrepreço informado pelos ingleses.

https://www.marinha.mil.br/amrj/historico

Augusto José de Souza

Mas depende também de cooperação com estaleiros no Rio de Janeiro como as corvetas inhaúma construídas em conjunto com o estaleiro Brasfeels em Angra dos Reis e a classe Grajaú com o estaleiro Mauá em Niterói e algumas unidades construídas na Alemanha,bem como a classe Niterói tendo duas fragatas e o navio escola construídos com apoio do estaleiro britânico. O arsenal está voltando e acredito em alguma parceria com estaleiros se reerguendo da crise e alguma transferência de tecnologia para voltar a construir fragatas e corvetas.

Esteves

Olha…

O Arsenal disseram que passaria por atualização. Para construir navios menores (em torno de 1 mil toneladas) e manter navios maiores.

Fragatas e corvetas a MB não anunciou que ficarão a cargo do Arsenal.

Transferencia de conhecimento (TOT) a MB tem preferido para sistemas de gerenciamento do navio…navegação e combate.

Transferência de conhecimento. Aprendizado. Propriedade intelectual e industrial é outra coisa e não transferem, salvo por outros caminhos como jointventures.

Augusto José de Souza

O que realmente é uma boa inciativa do Arsenal de marinha construir navios patrulha para os grupamentos regionais. Poderiam pegar com os britânicos o projeto da classe Amazonas e construir esses navios ou até variações deles,são os melhores meios de patrulha naval.

Esteves

A Emgepron não precisa de emplacamento. Precisa de negócios.

EduardoSP

Pois é, mas aonde a MB está enterrando 8 bilhões de Euros?
Em Itaguaí – RJ.

Esteves

Itaguaí é uma Base Naval para Submarinos. Sede da Itaguaí Construções Navais.

Não tem nada “enterrado” lá. Tem esforço e empenho.

http://www.icnavais.com.br/

Augusto José de Souza

Mas só tem Itaguaí mesmo com os submarinos que é uma base naval construída pela marinha e não estaleiro. Bem provável os futuros projetos navais da marinha em navios irem para mais estaleiros do Sul e Espírito Santo e talvez no Nordeste.

Esteves
BLACKRIVER

OFF PORTARIA Nº 21/MB/MD, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2023 Extingue o Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves COD (Carrier On-board Delivery) / AAR (Air-to-Air Refueling). O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 4° e 19 da Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso V do art. 26 do anexo I ao Decreto n° 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve: Art. 1° Extinguir o Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves COD (Carrier On-board Delivery) / AAR (Air-to-Air Refueling) (GFRCOD), criado pela Portaria n°… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Blackriver,
Obrigado pela iniciativa de compartilhar a informação, mas isso já foi objeto de matéria aqui no Poder Naval:

https://www.naval.com.br/blog/2023/03/23/marinha-do-brasil-extingue-grupo-de-recebimento-de-aeronaves-c-1t-cod-aar-kc-2-turbo-trader/

BLACKRIVER

Perdão pelo lapso.

Rinaldo Nery

Atrasado na relativa…

BLACKRIVER

Mais atrasado que coice de porco rsrsrsrs

Will Bill

Rubinho? Barrichello? é você? (não posso perder a piada né) kkk abs

Salomon
Fernando "Nunão" De Martini

Mais um off topic de notícia velha?

Parece que esta matéria está atraindo a disputa pelo troféu de off topic mais desatualizado, e sobre o mesmo tema.

Salomon, obrigado a você também por querer compartilhar essa informação sobre os Turbo Traders, mas essa notícia já foi dada aqui há meses:

https://www.naval.com.br/blog/2023/03/23/marinha-do-brasil-extingue-grupo-de-recebimento-de-aeronaves-c-1t-cod-aar-kc-2-turbo-trader/

Werner

Eu fico impressionado com os gastos militares dos egípcios,onde arranjam tanto dinheiro ?Ou têm um super patrocínio?
O país não é rico e sua economia não é forte,mistério.
E eles vão pagar 2.5 bi por 6 A200 e o Brasil 2 bi por 4 A100,e depois falamos que os portugueses que não são inteligentes.

Fernando "Nunão" De Martini

De onde veio essa informação de que são seis navios por US$ 2,5 bi?

O que saiu sobre esse contrato foi de 4 navios por esse valor:

“ Four MEKO A-200 vessels are on order from the Egyptian Navy under a September 2018 contract worth €2.3 billion (US$2.5 billion), approved by the German government in April 2019.”

https://www.shephardmedia.com/news/naval-warfare/egypt-formally-receives-first-meko-a-200-and-names-second/

Esteves

Saiu 6. Depois 4. Vai que fazem 5? Vale o contrato. E o contrato foi de 4. Mas o preço bacana anunciado foi pra 6.

https://www.defenceweb.co.za/sea/sea-sea/first-egyptian-meko-frigate-begins-sea-trials/

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves, você deve ter pesquisado numa das matérias mais confusas que saíram a respeito, e está fazendo uma baita confusão, pra variar. Até onde sei, o parlamento alemão autorizou o financiamento para a venda de até seis navios ao Egito. Mas o contrato efetivamente assinado é de quatro fragatas, três construídas na Alemanha e uma no Egito. E o valor divulgado varia entre 2 e 2,3 bilhões de euros, conforme a fonte, o que fica entre 2,150 e 2,5 bilhões de dólares Outra confusão é o valor da classe Tamandaré. Desconheço essa informação de 2 bilhões de dólares, redondos. O… Read more »

Esteves

Nunão,

Esteves é da confusão. Da polêmica. Mas notícia é notícia e quando contaram essa contaram 6. Depois assinaram 4.

Gastos militares e contratos bilionários tem histórias. O que vale é navio na água. O Egito tem. O Brasil não tem.

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves, a sua confusão apressada de comparação (que seriam 2,5 bilhões de dólares por 6 fragatas A200 egípcias e aqui seriam 2 bi por 4 Tamandarés – o que daria um custo unitário menor para as egípcias) já levou outro comentarista na sua onda. Fake news e lendas de Internet começam assim. Sugiro mais cuidado. As informações estão disponíveis, aqui mesmo no Poder Naval (aliás, nesta mesma matéria o número de fragatas do Egito é de 4 unidades…). E para a classe Tamandaré também tem matérias bem completas aqui. Até pra fazer polêmica tem que ter algum cuidado pra não… Read more »

Esteves

Fakenews é notícia falsa. Não pareceu ser falsa a notícia que o governo alemão aprovou financiarem 6 por 2,5 bilhões e terem assinado 4 pelo mesmo valor. Eu não vejo problema. Aprovam uma linha de financiamento de 2,5. Se decidirem fazer 2 com os 2,5 bilhões é lá com eles. Existem vários buscadores de fakes news na internet e não considerei necessário usar algum para checar a fonte. defenceWeb is Africa’s largest and most trusted online source of news, information, research and insight on aerospace, defence and security matters. Na próxima vez terei mais cuidado antes de publicar. Credibilidade é… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Fernando "Nunão" De Martini

Fakenews é notícia falsa. Não pareceu ser falsa a notícia que o governo alemão aprovou financiarem 6 por 2,5 bilhões e terem assinado 4 pelo mesmo valor.

Você está escrevendo isso só agora, depois que lhe avisei que você pegou informação errada, incompleta, desatualizada e confusa. Não adianta colocar a culpa na fonte se você não soube usar ou pesquisou de forma apressada só para polemizar.

Fakenews, ou desinformação, é a conclusão que você escreveu no seu comentário que gerou a discussão:

2,5 para 6. Pagaremos 2 para 4.

Esteves

Calma.

Não pronunciei em vão essas notícias. Vieram do Egito. Então Esteves, que mencionou o link como manda o Manual de Redação do PN, somente informou uma fonte do próprio país que não Teve a notícia retificada.

Vamos a fundo nessa descoberta?

2,5 para 6. Merece falar com eles, penso.

Dois e meio para seis é uma informação de um site de defesa no Egito que dizem ser o mais completo da África.

Bora pro Egito.

https://www.defenceweb.co.za/?s=ThyssenKrupp+

Fernando "Nunão" De Martini

“Então Esteves, que mencionou o link como manda o Manual de Redação do PN, somente informou uma fonte do próprio país que não Teve a notícia retificada.” Esteves, você só mencionou o link depois que foi perguntado de onde tirou a notícia. No seu primeiro comentário a respeito, quando inventou essa história de “6 por 2,5” não tem link nenhum, então nem esse suposto “Manual de Redação do PN”, que só existe na sua cabeça, foi seguido por iniciativa própria. Pode conferir: https://www.naval.com.br/blog/2023/05/28/thyssenkrupp-marine-systems-entrega-segunda-fragata-meko-a-200-en-a-marinha-egipcia/#comment-418754 Como já disse, não adianta colocar a responsabilidade na fonte se você não pesquisou direito e usou… Read more »

Esteves

Nada do que você escreveu muda o fato.

A notícia, repito, é que o governo alemão aprovou financiamento de 2,5 bilhões para 6 Meko A200 ao Egito.

A informação está no site. O site diz ser o maior portal de Defesa da África. O site não retificou a informação que o governo alemão aprovou financiamento de 2,5 bilhões para 6 Meko A200.

O Egito optou por 4 navios. Dentro do financiamento de 2,5 bilhões para 6 navios.

Ponto.

Fernando "Nunão" De Martini

Então sua conta inicial de 2,5 pra 6 está errada, pois o contrato assinado e efetivamente em vigor (o que é diferente de uma autorização do parlamento alemão pra que um financiamento fosse oferecido ao Egito) é para 4 navios, como diz outra notícia do próprio site que você menciona. Ou seja, você não pesquisou direito nem no referido site.

Esteves

Você está exagerado. O governo alemão autorizou financiar 6 Mekos A200 por 2,5 bilhões. Para o Egito. O governo do Egito decidiu encomendar 4 Mekos A200 dentro do financiamento de 2.5 bilhões aprovado pelo parlamento alemão. Uma coisa é a autorização de financiamento de 2,5 para 6. Guarda isso. Outra coisa é o contrato assinado de 4. Separa isso. São 2 fatos isolados. Eu não tiro conclusão alguma e não suponho nada para não parecer criativo demais. O próprio site e outras fontes informam os estreitos laços entre os dois governos…”justificando” um negócio difícil de explicar para outras Marinhas: 1)… Read more »

Esteves

Nunão,

Você exigiu do Esteves a publicação dos links. Você.

Esteves colheu a lenha e fez a fogueira.

Ponto.

Fernando "Nunão" De Martini

Eu não exigi nada.

Meses atrás eu disse que se você coloca informação entre aspas num comentário, proveniente de uma fonte, ela só terá credibilidade se disser de onde ela veio e puder ser checada por outros. Do contrário, as aspas não servem para nada.

E ontem, vendo uma informação no seu comentário, entre aspas, e sem dizer de onde veio, perguntei de onde tirou a informação.

Esteves

Artigo 1.

Eu não invento.

Artigo 2.

O que não sai da minha cabeça está entre aspas.

Artigo 3.

Eu tenho espelho. Não preciso incomodar-me com o check de terceiros. Sei o que leio. Compreendo uma leitura.

Artigo último.

Tá tudo certo.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
guilardo

Ponto.

Esteves

Menos de 65% do orçamento de defesa com despesas de pessoal. Aqui gastamos mais de 80%.

O orçamento de Defesa do Egito é 3% do PIB.

https://pt.knoema.com/atlas/Egito

Alemanha e Egito tem laços apertados.

https://anba.com.br/egito-e-alemanha-dao-andamento-a-cooperacao-em-energia/

Joao

Quanto maior o orçamento de defesa, menos é a porcentagem com pessoal, pois essa é praticamente fixa, e fica muito pouca flexibilidade pros Cmdo das Forças, já q a maioria absoluta é salario e isto quem determina é a administração federal.
Se o orçamento no Egito é maior, menor é o quanto gastam em pessoal percentualmente, obviamente.

Esteves

O orçamento de Defesa do Egito é 1/3 do nosso.

Joao

E o Soldado lá mal ganha pra comer…., além de não ter tratamento médico quase nenhum…

Camargoer.

O salário médio de um militar no Egito é da ordem de 10 mil libras (egípcias), algo em torno de US$ 300 ou R$ 1500, praticamente o salario médio no Egito. Para comparação, o salário médio no Brasil é cerca de R$ 2600, ou US$ 500. A diferença de renda entre o Egito e o Brasil não é tão grande assim.

M4|4v1t4

Egito = potência turística e potência cultural

Esteves

Eles adoraram Osiris. Um Deus bem bacana. Foi assassinado pelo irmão Seth que o esquartejou e espalhou os restos pelo Egito.

Dias atrevidos aqueles.

Werner

E isso dá rios de dinheiro? Acho que vc não conhece profundamente o Egito,o povo lá não vive muito bem.

Fernando "Nunão" De Martini

A Arábia Saudita banca parte das aquisições de material militar do Egito. Já vi diversas fontes disponíveis sobre isso, mas não estou com tempo de buscar. Porém não é difícil encontrar.

Camargoer.

Olá Nunão. O Egito recebeu cerca de US$ 2 bilhões em ajuda militar da Arábia Saudita, de um valor prometido de US$ 4 bilhões. Por outro lado, os EUA tem fornecido ajuda para o Egito desde 1979, algo em torno de US$ 1,2 bilhão por ano, recursos que são usados principalmente para adquirir material militar fabricado nos EUA. O Egito era o segundo país que mais recebia ajuda militar dos EUA, abaixo apenas de Israel. Creio que a Guerra da Ucrânia possa ter mudado isso recentemente. Os franceses também fornecem ajuda por meio de financiamentos para aquisição de material militar… Read more »

Werner

Sim,esqueci de mencionar isso também é um acordo .
Quanto ao valor que mencionei acho que a A 100 da MB estão caras é pir causa é por causa do ToT?

Fernando "Nunão" De Martini

Os valores que você mencionou estão errados. De onde vieram?

Camargoer.

Caro. Segundo o Sipri, os gastos militares do Egito em 20212 foram da ordem de US$ 5,1 bilhões, contra US$ 19 bilhões do Brasil, o que representou 4,3% dos gastos públicos (ou 1,1% do PIB), contra 2,9% dos gastos públicos brasileiros (ou 1,2% do PIB). OU seja, o Egito gasta em valores absolutos 20% do que o Brasil gasta, sendo equivalentes em proporção ao PIB, ainda que isso represente praticamente o dobro dos gastos públicos que são gastos no Brasil. A pergunta que deve ser feita é: quanto dos gastos com defesa do Egito são gastos com pessoal inativo? Qual… Read more »

Camargoer.

Alguns dados interessantes para se pensar… apenas 81% dos homens e 61% das mulheres no Egito são alfabetizados. O país tem uma expectativa de vida de 71 anos. Segundo o Sipri, o Egito conta com um efetivo de 439 mil militares e tem um gasto com defesa da ordem de US% 3,7 bilhões em seu relatório sobre o Egito, mas na tabela geral aparece um valor de US$ 5,1 bilhões. Os gastos com pessoal ativo correspondem a cerca de 60% dos gastos de US$ 3,7 bilhões. Segundo o Sipri, os dados com pessoal inativo estaria fora desta conta. portanto podem… Read more »

Joao

Depende do tipo de ajuda. A ajuda em meios “prontos”, como ração operacional, medicamento, munição, não é computado. É comum compartilhamento desses meios por alguns países. Por exemplo, se vem uma fração da Argentina, Paraguai ou Uruguai fazer um exercício conosco, é comum nós fornecermos algumas das necessidades logísticas. Até exercícios com os EUA são assim. Mas, não visualizo que isso “faça”verão. Talvez, a disponibilização de munição, por exemplo, em tratados de cooperação não conte. É difícil mensurar. O custo na manutenção de algum meio pode ser mais barato, ou peças podem ser disponibilizadas de forma mais fácil e rápida,… Read more »

Camargoer.

Caro. Quando se fala em “ajuda militar” dos EUA e da Arábia Saudita para o Egito é recursos ou créditos para aquisição de equipamentos. Por exemplo, os EUA fornecem ao Egito entre US$ 1~1,5 bilhão anualmente para eles comprarem equipamentos fabricados nos EUA. O dinheiro nem sai dos EUA, pois vai da conta do Tesouro para as empresas. A Arábia Saudita também transfere recursos diretamente para as forças armadas do Egito usarem em custeio. A França oferece crédito para o Egito comprar equipamento novo, sendo que o governo francẽs paga as empresas e o governo do Egito paga ao governo… Read more »

Werner

Eu sei,o que chama a atenção é que eles gastam e e a economia deles não é muito fortr,mas enfim…

Joao

Eles não computam inativos em Defesa.

RSmith

é Werner… essa conta não fecha … ou os Egypicios tem alguns patrocinadores secretos que, através de acordos sigilosos, conseguem reduzir o preço ou a compra das nossas corvetas/fragatas/NaPaOc’s estão com alguns “mistérios” no seu orçamento!

Fernando "Nunão" De Martini

Tem uma terceira opção: ou a conta do Werner está errada.

Werner

As aquisições do Egito são muito espantosas e fabulosas,quanto ao valor das A 200 se vc falou quem sou eu para discordar, é tanta aquisições deles que posso ter me confundindo,nem lembrava mais das FREMM e dos KA 52.

RSmith

…é…. também tem essa opção :o)

Werner

Cara se vc der uma olhada nas forças armadas egípcias, eles são mais armados e com bons equipamentos do que países desenvolvidos.
Pergunto,pq sei que eles recebem uma ajuda dos EUA e uma da AS e o resto deixam de investir no povo e no país para comprar armas.

Esteves

A vida é assim. Pensamos que Estamos bem. Descobrimos que outros Estão melhores. Imaginávamos que o alemão era bem bacana. Descobrimos que o alemão é mais bacana com outros. Sonhamos que por conta da Krupp e dos seus canhões teríamos certa bagagem para negociar. O mundo deixará a polaridade atual para dedicar-se a fazer negócios. Tem um ditado no direito. “O direito não socorre aos que dormem.” O presidente visitou a África e o OM ou foi fazer mais do mesmo? Trouxe? https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/05/17/aprovada-indicacao-de-novo-embaixador-do-brasil-no-egito O que interessa nessas visitas é meter o Brasil nos negócios. Nos bons negócios. Juntarmo-nos aos bons.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Alex Barreto Cypriano

Mas África e Oriente Médio também são periferia. A China não era nada antes dos 1970, no máximo uma tragicomédia de mau gosto – mas hoje ela é a última das belas coisas que o Capital erige pra demolir outras. Arantes estava certo: Lula, que só pode oferecer mais do mesmo, e cuja insuficiência levou às jornadas de Julho de 2013 e ao seu contrafeito direitista muito mais bem sucedido (a direita aprendeu a fazer revolução através da mentira deslavada e mímese falsária) que destronou o poste e, involuntariamente, entronizou o vampirão e, mais tarde, o desonrado, tem como ultima… Read more »

guilardo

Quem é de Garanhuns conhece ” o cara”. A família quer vê-lo pelas costas. O Brasil está definhando tal qual a nossa a nossa esquadra. É melhor investirmos na Antarctica para proteger as focas e no subnuc, que ficará no protótipo. É isso aí “cumpanhero”

Esteves

Tem um sábio que ao ser interceptado por Deus para construir a arca e, ante o temor de perder a família, preferiu as galinhas.

— Senhor, bota só galinha. A família pode levar.

Esteves

Alex,

O capital criou O Capital.

Alex Barreto Cypriano

Tá escrito errado o nome. O correto é Al Qahhar. Segundo se lê em sites de divulgação da cultura islâmica, o nome é simplesmente um dos vários atributos (são ‘nomes’, também) de Allah, significando “o senhor” naquele sentido guerreiro de dominador, conquistador, vencedor, humilhador, etc.

Esteves

Um dos 99 nomes de Allah.

Alexandre Galante

Obrigado pela correção, Xará! abs

Wagner Figueiredo ( Wagner Group)

Melhor pegar umas murassames dos japa e umas anzac da Austrália…até sair nossas Tamandaré..hehehehe.( sonho meu… sonho meuuuu)

Esteves

Tem outro sábio lá do Egito que dizia:

— De onde menos se espera é que não sai nada.

Wagner Figueiredo ( Wagner Group)

Eu iria de chinês mesmo!! Rsrsr pagando tem ” galantia'”

Camargoer.

Quem escreveu isso foi o nosso Barão de Itararé.

Esteves

Abraço Mestre. Forte abraço.

Camargoer.

Sempre recíproco.

Augusto José de Souza

Tem as Type-23 britânicas disponíveis,acho visíveis como compra de oportunidade e também podem complementar as Tamandaré assim como as Greenhalks com a classe Niterói.

Esteves

“Sou grato à amiga República da Alemanha pelo relacionamento construtivo que dá o exemplo a ser seguido por outros. A Alemanha sempre apoia o Egito com a tecnologia atualizada necessária para aprimorar nossas capacidades navais. Temos uma longa e bem-sucedida história de cooperação, como refletido nos submarinos altamente eficientes [Tipo 209]. Nossa cooperação não se limitou apenas à construção de novos navios, mas também foi estendida para cobrir treinamento avançado para nossas tripulações absorverem a nova tecnologia avançada”, disse Atwa.” Ipsis litteris. Aqui não Teve declaração de amor. Teve do Vargas…mas é outra história ou outro capítulo da mesma história… Read more »

Esteves

“ENS Al-Aziz is armed with eight MM40 Block 3 Exocet and 32 VL MICA NG missiles plus a Vulcano 127 mm main gun and four 20 mm cannon, as well as MU90 lightweight and DM-2A4 (SeaHake Mod 4) heavyweight torpedoes. Equipment includes Thales Scorpion 2 electronic warfare system and NS-110 4D active electronically scanned array (AESA) radar, ALTSSE-H Communication Electronic Support Measures/Communications Intelligence system, and Mirador Mk 2 electro-optical system.” Fatos. Isso aí vale mais 500 milhões de dólares? Se sim, pagaremos preço justo por termos acordado pagar menos por menos ou deveríamos ter optado pelo mesmo financiamento oferecido ao… Read more »

RSmith

Se a MB e a proteção da Amazônia Azul fosse algum tipo de “prioridade” para nosso políticos teríamos assinado contrato para aquisição de 6 dessas Fragatas que são, na minha avaliação, excepcionais em todos os quesitos… melhor que estas talvez só mesmo as FREEMS!

Augusto José de Souza

No contrato das fragatas Tamandaré está previsto a adição de mais duas ficando exatamente 6 fragatas. Agora espero que também venha o segundo lote.

Fernando "Nunão" De Martini

Mudando um pouco o assunto que tomou conta de várias discussões acima (que ficaram muito focadas no valor do contrato egípcio, quem paga a conta, comparações com a classe Tamandaré e até sobre Rio de Janeiro…), uma curiosidade que tenho é sobre os sonares. Há algumas variações mencionadas nas fontes ao longo dos últimos anos, e uma delas diz respeito a instalação de sonar rebocado, em adição ao sonar de casco. Mas nas fotos da popa da líder da classe que consegui encontrar eu não identifiquei a abertura para o mesmo, apenas a abertura circular do sistema waterjet. https://twitter.com/D__Mitch/status/1582355396286877696/photo/1 https://pbs.twimg.com/media/FfWnrD4WIAEK6hD?format=jpg&name=small… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Esteves

Você é admirador da Meko A200. “A Frigate MEKO® A-200 apresenta o revolucionário sistema de propulsão CODAG-WARP (jato de água e hélices refinadas): dois eixos de hélice CPP acionados por motores a diesel interligados, além de um jato de água acionado por turbina a gás central, combinando o poder de cada acionamento na água sem a necessidade de uma caixa de engrenagens Este arranjo permite assinaturas acústicas extremamente silenciosas, um alto grau de redundância de propulsão e capacidade de sobrevivência de danos. O arranjo de propulsão também fornece, no modo somente diesel, uma solução extremamente econômica, pela qual um motor… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Você é admirador da Meko A200.”

Alguma coisa você acertou, finalmente.

Mas o que isso tem a ver com meu comentário perguntando se alguém sabe alguma coisa sobre sonar rebocado para a versão egípcia?

Esteves

Eu poderia explicar. Mas…você ia querer saber de onde, de quem, como e…prefiro deixar outro comentárista ocupar esse meu lugar tão…tão…martirizado.

Boa leitura.

Próximo, por favor.

Fernando "Nunão" De Martini

Fique à vontade para explicar. Eu não podo ninguém, pelo contrário, pergunto e incentivo.

Esteves

Eu…eu…eu não me atrevo a ultrapassar o Bardini.

Devemos dar oportunidades à todos.

Fernando "Nunão" De Martini

Na verdade eu perguntei o que o fato de eu ser “admirador da Meko A200” tem a ver com o assunto, e o comentário do Bardini não tem nada a ver com isso.

Augusto José de Souza

Espero que o modelo A-100 do Brasil esteja à altura delas e pelo que eu vi vai ter componentes dela na classe Tamandaré fazendo um misto entre Meko-A 100 e a Meko-A 200

Bardini

https://twitter.com/D__Mitch/status/1113796719978995713
.
Acho que deve ser um sistem para lançar minas.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, mas na Al Aziz eu não consigo ver nem essas aberturas. A foto que eu achei não ajuda, de qualquer forma.

A pergunta na verdade não decorre da foto, mas de uma das fontes que eu vi (preciso achar de novo) que mencionava sonar rebocado na versão egípcia. Foi a primeira vez que eu vi algo do tipo especificado para uma Meko A200, e quis saber se alguém já tinha visto algo a respeito.

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini

Achei mais fotos da popa da Al Aziz. Aparentemente, não há nem essas aberturas que mencionou do twitter (que são de um dos navios argelinos), quanto mais aberturas compatíveis com sonar rebocado.

Então talvez a fonte que vi sobre sonar rebocado nas A200 egípcias esteja errada.

comment image

comment image

comment image

Esteves

“Então talvez a fonte que vi sobre sonar rebocado nas A200 egípcias esteja errada.”

Entendi. Você procurou uma matéria para fazer constar no processo de reconhecimento da esperteza estevesiana…que pode…pode existir fonte equivocada?

Podia ter perguntado, né.

Claro que sim. Veja as correções que os editores fazem nas publicações…às vezes vem de lá, às vezes é aqui.

Normal. Errou, corrige.

O problema é pegar o Esteves no erro.

Fernando "Nunão" De Martini

Que viagem, Esteves.

A primeira frase do comentário que iniciei esta nova discussão foi “mudando de assunto”.

Não é resposta a qualquer comentário seu, não tem nada a ver com o seu erro em outro assunto, tem a ver apenas com uma dúvida minha sobre possibilidade de sonar rebocado em Meko A200, dúvida esta que vem de bastante tempo (e não é só minha) e para a qual poderia haver alguma possibilidade de resposta dado ter visto uma fonte falar de sonar rebocado.

Esteves

Vamos ao que interessa. Tua dúvida…foi sanada?

Você poderia explicar?

Lembro de alguém ter citado o SR na Meko A200 e acho, veja bem, acho, que foi em uma matéria que você defendeu o navio como melhor opção.

Fernando "Nunão" De Martini

“ Vamos ao que interessa. Tua dúvida…foi sanada?”

Não, mas está mais próxima de uma resposta com a foto que o Bardini compartilhou agora.

Bardini

https://www.flickr.com/photos/arnekiel/52222778030/in/album-72177720300600156/
.
Aquela pintura em preto não ajuda. Mas parece ter alguma coisa ali…
.
Veja na Al-Qahhar
comment image/v1/fill/w_2304,h_1545,al_c,q_90/c9c028_7d60b52d67c74120a502cbae22b42407~mv2.webp
.
Parece uma porta maior que as vistas nas fragatas da Algéria e Africa do Sul.


Last edited 1 ano atrás by Bardini
Fernando "Nunão" De Martini

Hummmm

Valeu! Essa foto da Al-Qahhar eu não tinha visto.

Bem maior mesmo essa porta. Parece bem mais compatível com a que abrigaria um sonar rebocado.

Esteves

Parece um dispenser de minas.

Fernando "Nunão" De Martini

Parece bem maior do que aberturas para lançar minas, que são as fotos de fragatas A200 de outros países, do comentário anterior do Bardini.

Alex Barreto Cypriano

Tem uma foto aqui com o que parece ser portas simétricas na linha d’água no espelho de popa pra uma A-200 sulafricana:
https://www.deagel.com/Fighting%20Ships/MEKO%20A-200/a000403

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano

Sim, mas são pequenas para sonar rebocado.

Alex Barreto Cypriano

Então não tem sonar rebocado ou inventaram um que caiba ali…

Esteves

É o buraco da propulsão ramjet. Não está acoplado.

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves, se você está falando das duas aberturas circulares sobrepostas na parte central do espelho de popa, são partes do sistema de propulsão (waterjet, não ramjet), sendo que a abertura de cima, mais visível, é para saída dos gases da turbina diluídos em água quando a turbina é acionada, pois o navio não tem chaminé, e a de baixo, junto à linha d’água, é o waterjet. Mas não é dessas aberturas circulares que estamos falando, e sim de portas laterais, de formato retangular ou quadrado, com outras funções possíveis, como aberturas para saídas de minas ou para sonar rebocado, dependendo… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini

Pois é Alex, nesse caso não. Mas no caso da foto da Al-Qahhar egípcia que o Bardini encontrou, o contorno do que parece ser uma abertura (fechada) consideravelmente maior. Logo abaixo do indicativo 905 do espelho de popa:

comment image

Comparando com o tamanho das pessoas sobre o convoo, acho plausível que poderia passar por lá o “peixe” do sonar rebocado.

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Alex Barreto Cypriano

Verdade, mestre Nunão. Eu não tinha olhado com cuidado as fotos postadas pelo mestre Bardini. Aquela foto que linkei em meu comentário já havia sido postada pelo mestre B, o que torna meu comentário dispensável. Já nesta última foto, igualmente do mestre B, a porta no espelho tem em torno de 2,5 metros de largura, o que passaria o corpo de um sonar ativo rebocado. Mas, ao que li algures, a MeKo A-200EN teria apenas provisão pra instalar sonar (ativo ou passivo?) rebocado.

Pois é, pena que não encontro mais a matéria que li sobre sonar rebocado nas egípcias, onde poderia conferir se é apenas provisão ou se já será instalado. Mas mesmo havendo só provisão, isso já resolve pelo menos minha dúvida original, de anos atrás (e que também era uma dúvida debatida em diversos fóruns internacionais sobre navios de guerra), se havia possibilidade técnica de instalação de toda a parafernália do sonar rebocado, dado o espaço ocupado nos compartimentos, sob o convoo, pelo sistema waterjet e pelos dutos de exaustão. Então, ao que parece, há espaço suficiente na direção dos bordos… Read more »

Esteves

Pronto.

Esteves Estava a par. Esteves aguardou oferecendo oportunidades.

Agora vai.

https://youtu.be/RryL3XwUO50

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves,

Para o esquema desse sistema waterjet na Meko A200, assim como a parte mais convencional dos motores diesel e hélices, creio que essas imagens vão te ajudar a entender melhor como funciona nessa classe de navios (embora não seja disso que estou falando com o Bardini e o Alex):

comment image

comment image

Esteves

Eu entendi.

Eu pensei que o motivo da curiosidade fosse o buraco redondo. Mas é a abertura retangular que está fechada.

Outro ponto que não compreendo é porque pintaram a popa de preto. Da a impressão que não querem mostrar.

Fernando "Nunão" De Martini

É pintada de preto porque os gases que saem a abertura circular superior, que serve para a exaustão da turbina e dos motores diesel da propulsão (mesmo diluídos em água para reduzir a assinatura térmica) tende a escurecer o espelho de popa com fuligem. Então já se pinta de preto de uma vez. Mesmo princípio é aplicado à parte superior de chaminés e mastros de outros navios – mas a Meko A200 não tem chaminé, assim como a família Meko A100 e a Tamandaré (lembrando que no caso da família A100 não exista waterjet e a exaustão, até onde sei,… Read more »

Esteves

Ok.

Eu vi Mekos A100 pintadas de preto na saída lateral da exaustão.

Alex Barreto Cypriano

Olha, mestre Nunão, eu acho que pintar de preto, além do efeito corretor estético em dissimular a sujidade fuliginosa (coisa a que arquiteto e engenheiro civil atentam -pense-se no papel das pingadeiras, p.e.- mas militar não liga muito…), é também um modo de gerenciar a assinatura térmica (seja do espelho de popa ou das proximidades do topo da chaminé) na faixa do infravermelho.

Sim, é plausível.

Esteves

Tem uma coisa que tá mexendo com o emocional do Esteves.

Esteves já Teve. Hoje não tem likes pró Esteves. Fofinha diz que Esteves vai pro naval pra arrumar encrenca.

Então…pra mostrar a ela…podia liberar os likes positivos para o próprio Esteves? Estando o Esteves legal na fita…com gosteis…o PN limpa a barra do Esteves. É somente um botão. 10 ou 12 pró Esteves tá ok. Do próprio. Pro ego.

Bom almoço a todos.

Fernando "Nunão" De Martini

Não entendi a parte de liberar, pois não há qualquer bloqueio nesse sentido (de cliques em likes ou deslikes).

Mas deixei meu like pra você neste comentário, Esteves. É o que posso contribuir, como gesto de boa vontade.

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Esteves

Nunão,

Você tinha sumido. Reapareceu. Disse você que faria a edição de forma esporádica…cada vez menos aparições.

Ai…você retorna voraz na moderação e na edição, quero crer que está editando.

Afinal, a Trilogia ficou 3 de 3 ou 3 de 2?

Fernando "Nunão" De Martini

Isso é informação classificada.

Camargoer.

Acho que se o Nunão contar vai ter que mata-lo depois,

Esteves

Agradeço os sinceros 2. Sei que é de coração.