Abeking & Rasmussen entrega dois caça-minas à Marinha da Indonésia
A empresa alemã Abeking & Rasmussen entregou dois caça-minas de 62 metros para a Marinha da Indonésia. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa da Indonésia em suas redes sociais.
Em 26 de maio de 2023, dois caça-minas de 62 metros, Pulau Fani (731) e Pulau Fanildo (732) do Projeto MHV-60, foram entregues na principal instalação de construção naval da empresa alemã, Abeking Rasmussen, em Lemwerder.
Ambos os navios foram encomendados em janeiro de 2019 e custaram US$ 204 milhões. O diretor de vendas da empresa, Christoph Arndt, observou que o pedido foi entregue dentro do orçamento e do cronograma.
Os navios concluíram testes de mar na Alemanha e complementarão dois MCMV da classe “Pulau Rengat” MCMV construídos na Holanda e sete antigos MCMVs “Pulau Rote” da Alemanha Oriental, alguns dos quais serão retirados de serviço.
O caça-minas MHV-60 foi desenvolvido pela Abeking & Rasmussen como um desenvolvimento adicional do projeto alemão de caça-minas “Frankenthal”, que a empresa havia construído anteriormente para a Marinha Alemã. A peculiaridade do projeto de navios deste tipo é um casco feito de aço não magnético.
O complexo de contramedidas de minas do navio inclui uma estação de sonar submarino, bem como contramedidas de minas subaquáticas Seafox I e Seafox C.
Um “acessório” importante para o par de caça-minas indonésios são as pequenas embarcações de casco duplo controladas remotamente (SWATH – Small Waterplane Area Twin Hull). Cada caça-minas terá dois SWATHs de 9 metros com um deslocamento inferior a 5 toneladas.
Durante as operações, a SWATH será capaz de classificar, identificar e neutralizar minas. Feitos de titânio e materiais compósitos, os drones são projetados para resistir a explosões de minas.
A propulsão é diesel-elétrica de dois eixos e inclui dois motores diesel MAN 12V175D-MM com uma capacidade de 2.200 kW cada, dois motores elétricos silenciosos e dois eixos com hélice MAN Alpha ajustável.
O armamento dos caça-minas é consiste em um reparo de 20 mm controlado remotamente Rheinmetall Oerlikon Searanger 20. A tripulação é composta por 48 pessoas.
FONTE: mil.in.ua