OceanGate foi alertada sobre o potencial de problemas ‘catastróficos’ com a missão Titanic
Líderes da indústria de veículos submersíveis instaram a empresa em 2018 a passar por um processo de certificação mais rigoroso
Por Jenny Gross e Nicholas Bogel-Burroughs
Os líderes da indústria de embarcações submersíveis estavam tão preocupados com o que chamavam de abordagem “experimental” da OceanGate, a empresa cuja embarcação desapareceu, que escreveram uma carta em 2018 alertando sobre possíveis problemas “catastróficos” com o desenvolvimento do submersível e seu planejamento. missão de visitar os destroços do Titanic.
A carta, obtida pelo The New York Times, foi enviada ao executivo-chefe da OceanGate, Stockton Rush, pelo comitê de Veículos Subaquáticos Tripulados da Marine Technology Society, um grupo comercial de 60 anos que visa promover a tecnologia oceânica e educar o público sobre isso.
Os signatários – mais de três dúzias de pessoas, incluindo oceanógrafos, executivos de empresas submersíveis e exploradores de águas profundas – alertaram que tinham “preocupação unânime” sobre o desenvolvimento do submersível Titan pela OceanGate, a mesma embarcação que agora está desaparecida no Atlântico Norte com cinco pessoas a bordo.
O presidente do comitê, Will Kohnen, disse em uma entrevista na terça-feira que a carta nasceu de temores sobre o que poderia acontecer se a empresa não seguisse os padrões estabelecidos.
“A indústria de submersíveis tinha preocupações significativas sobre a estratégia de construir um submersível de expedição em alto mar sem seguir as diretrizes de segurança de classificação existentes”, disse o Sr. Kohnen.
A carta dizia que o marketing do Titan pela OceanGate tinha sido “enganoso”, porque afirmava que a embarcação atenderia ou excederia os padrões de segurança de uma agência de avaliação de risco conhecida como DNV, mas a empresa não tinha planos de ter a embarcação avaliada pela agência.
Os líderes da indústria disseram que a OceanGate deveria testar seus protótipos sob a supervisão da DNV ou de outro registrador credenciado.
“Embora isso possa exigir tempo e despesas adicionais”, escreveram os signatários, “é nossa opinião unânime que esse processo de validação por terceiros é um componente crítico nas salvaguardas que protegem todos os ocupantes submersíveis”.
Kohnen disse na entrevista que Rush, presidente-executivo da OceanGate, ligou para ele depois de ler a carta e disse que as regulamentações do setor estavam sufocando a inovação. Em uma postagem de blog de 2019 intitulada “Por que o Titan não é classificado?” a empresa apresentou argumentos semelhantes.
A OceanGate disse no post que, como sua nave Titan era tão inovadora, poderia levar anos para ser certificada pelas principais agências de avaliação. “Trazer uma entidade externa a par de todas as inovações antes de colocá-las em testes no mundo real é um anátema para a inovação rápida”, escreveu a empresa.
Um porta-voz da OceanGate se recusou a comentar a carta de 2018.
Outro signatário da carta de 2018 do grupo industrial, Bart Kemper, disse em entrevista que ele e outros membros estavam preocupados com o fato de o Titan não ter seguido os procedimentos de certificação padrão.
“Essa carta basicamente pedia que eles fizessem o que os outros submarinos fazem, especialmente os de passageiros”, disse Kemper, um engenheiro forense que trabalha com projetos de submarinos, citando a Atlantis Submarines, uma empresa canadense que opera passeios submarinos, como um exemplo.
Outro signatário, Charles Kohnen, que é irmão de Will Kohnen, disse que toda a indústria estava preocupada com a Titan. “Tínhamos preocupações”, disse ele na terça-feira, “e as abordamos na carta e garantimos que a OceanGate recebesse nossas preocupações”.
Mais recentemente, a OceanGate mencionou alguns problemas técnicos com o Titan em um processo judicial.
“No primeiro mergulho no Titanic, o submersível encontrou um problema de bateria e teve que ser conectado manualmente à sua plataforma de elevação”, escreveu o consultor jurídico e operacional da empresa, David Concannon, em 2022 em um processo no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia, que supervisiona assuntos relacionados ao Titanic. O submersível sofreu danos modestos em seu exterior, escreveu ele, levando a OceanGate a cancelar a missão para que pudesse fazer reparos.
Ainda assim, Concannon escreveu no processo, 28 pessoas puderam visitar os destroços do Titanic na embarcação em 2022.
O Sr. Concannon convidou a juíza federal que estava ouvindo o caso, Rebecca Beach Smith, para se juntar à empresa para uma expedição, de acordo com um processo separado, algo que a juíza parecia interessada em fazer.
“Talvez, se outra expedição ocorrer no futuro, eu possa fazê-lo”, escreveu a juíza em maio, acrescentando que depois de ouvir por décadas sobre os destroços do Titanic, “essa oportunidade seria bastante informativa e apresentaria uma primeira visão” à vista do local do naufrágio pelo Tribunal.”
FONTE: The New York Times / INFOGRÁFICO: Graphic News
O importante é fazer dinheiro.. sesse caso só está tendo essa repercussão porque envolve os bilionários ..
Enquanto isso no mar Mediterrâneo..
https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2023/06/5102114-dezenas-de-criancas-perdidas-em-naufragio-no-mar-mediterraneo-na-grecia.html
Acho que não. É porque o Titanic e tudo em torno dela vem atraindo o interesse do mundo há quase 110 anos.
Há outros casos que também renderam grande repercussão mundial mesmo sem o envolvimento de gente rica, como o acidente com o ARA San Juan e o tal padre do balão.
Há 111 anos. Ele naufragou em abril de 2012.
1912
Ele falou do Titanic…
Exato. Eu que né confundi no momento de digitar.
Não tem problema ter essa repercussão, só não acho que 5 vidas sejam mais importantes do que as dezenas de crianças que morreram no naufrágio ..
Assim como esse refugiados vão em barcos ilegal os 5 aí também sabia da situação do (submarino) e dos riscos tanto que tiveram que assinar um documento..
Beleza mas o problema de imigração ilegal eles TB sai dos riscos, sei que é um assunto profundo..mas é isso imigrante abandonando seus pais devidos a guerra e miséria gerada por ditadores.
Como você disse é um assunto profundo .. por exemplo você acha que a Venezuela estaria naquela situação se não fosse as sanções ?
Maduro é um ditador.
Se os Estados Unidos já tivessem tomado providência, Cuba, Venezuela e Nicarágua não estariam na situação em que estão.
O comunismo promete _______
___________
___________
COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Sim, a culpa da Venezuela de está naquela situação é dos EUA, e não do ditador que a comanda a punho de ferro, prendendo, torturando e assassinando opositores e a população. Já visitou Roraima colega?
Olha a China e Rússia também são ditaduras e vc vê a mesma situação lá ?
Sanções pra Venezuela funcionam, mas pra Rússia não?
Que guerra? Que miséria?
A extrema esquerda ______
________
________
COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Putz! Tava demorando.
Que que o c* tem haver com a calça? Quer dizer então que não se pode lamentar aqui porque automagicamente você é um bolsonarista matador de criancinha?
Você não tem simancol não? Não existe um ____________
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. VOCÊ JÁ RECEBEU MAIS DE UM AVISO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Meteu bolsonarismo no meio sem ninguém nem ter citado o inominável, se doeu e vestiu a carapuça kkkkkkkkk
Se viu kkkk nem falei nada ..
Oxi ? 🤣
Você deveria ter esse mesmo pensamento, quando comenta da guerra da Ucrânia no Forças Terrestres.
Taí…ao menos uma vez eu concordo contigo.
E outra: Empresas privadas fazendo m… e depois jogando nas costas do Estado, se tirar o logo OceanGate e colocar qualquer banco grande o resultado é o mesmo.
Voce está preocupado com crianças ou em divulgar esse discurso vitimista da
___________
___________
COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO NEM ATACAR OS DEMAIS COMENTARISTAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Um caso não anula o outro. Estes naufrágios no mediterrâneo se tornaram tão corriqueiros que é natural que as pessoas os ignorem. Já o desaparecimento de submarinos é raro e chama a atenção. O que eu vejo é muita gente usando este caso para desdenhar das vítimas só porque elas são ricas, como se fosse algum pecado ter dinheiro.
Porquê a Rússia teria que abrir as portas para esses imigrantes?! Não é problema deles…
Quem pariu Matheus que os embale, manda lá para aquela ilha italiana que recebe todo mundo….
Sendo bem sincero, se você é maior de idade e se você paga caro, do próprio bolso, pra ir em algo que não passou por nenhum processo de certificação de segurança, então a responsabilidade é tanto sua quanto da empresa que te ofereceu o passeio.
Tah uma coisa na qual concordo! Tipo essa gente que faz rapel ou algo do tipo, Vai mesmo correndo os risco, pq ? Sei lá! Enquanto uns morrem sem saber outros morrem sabendo… só por nós do pai celestial!
Pelo que entendí, o tal mini-submarino não era nem ligado por um ou mais cabos com a nave-mãe que poderia puxá-los de volta em caso de algum problema?
Isso provavelmente inviabilizaria a missão já que o propósito era explorar os destroços do Titanic, um cabo desses poderia facilmente se emaranhar com o navio ou limitar a manobrabilidade do submersível.
Cabos são um risco até mesmo quando se trata de scuba diving se não houver cuidado.
Dificilmente o Titan entraria nos destroços. Ele faria apenas um périplo em close. Se a plataforma do Titan fosse submergida até próximo aos destroços e dai, liberado, o Titan seguisse seu curso, o perigo teria sido menor e o cabo poderia sustentar fiação de comunicação em tempo real de banda larga. Ademais, poderia haver um segundo cabo de comunicações da plataforma ao sub – bastaria mantê-lo longe de enroscamentos evitando cruzar os destroços e com alguma pequena tração… Sei lá.
Como o Alex bem explicou, a missão não era entrar nos destroços do Titanic…..risco altíssimo de entrar e depois não conseguir sair.
Todas as missões até agora, foram assim…..uma câmara controlada a distância pode entrar em destroços para filmar o interior….em caso de emergência o cabo que guia a câmara pode ser desconectado do submerssível,
Eu nunca disse que a missão era entrar nos destroços. A questão é que além da escuridão quase absoluta, há correntes subaquáticas que poderiam ter arrastado o equipamento para dentro dos destroços, sendo assim seria muito mais difícil de se libertar caso fosse preso por cabos.
Tecnologia muito utilizada em pipas.
Daria pra desbicar o submarino no fundo do mar, seria bem manero.
Acredito que a alta pressão não permitiria algo conectado a ele.
É curioso como se permite que um sujeito dito “empreendedor” resolva estabelecer uma “empresa de turismo subaquático”, sendo que o “turismo subaquático” acontece a quase 4 km de profundidade, e nenhuma autoridade se preocupa em verificar com cuidado a estrutura e os meios que o “empreendedor” emprega. E não adianta dizer que os caras que entraram a bordo “são maiores de idade”. É mais ou mns a mesma coisa que deixar um cara pular de um avião sem paraquedas e dizer que a responsabilidade é dele. Não é. A responsabilidade é dele e de quem o deixou entrar no avião.… Read more »
Verdade….além disso, já surgiu um ramo novo:
O “Turismo Espacial”…..várias empresas no mercado…..levando os turistas para ver o planeta a altas altitudes e em breve para a lua….de acordo com a propaganda.
Cedo ou tarde acontecerá um acidente!
Eu discordo em partes da sua opinião. Qualquer meio de transporte que transporte civis exige uma infinidade de certificações e testes, você não libera um avião para transportar passageiros sem passar por uma bateria testes e certificações. Então o principal ponto aqui é: O submarino foi certificado e homologado? Não, então porque estava transportando civis? Qual era o entidade responsável por fazer a fiscalização? O que ela estava fazendo para evitar essa tragédia? Outro ponto que eu não estou vendo ninguém questionar, é a questão criminal. A bordo tinha milionários ou bilionários, quem se beneficiaria com morte deles? Do meu… Read more »
Não cara, o Estado é malvado, fiscalizar é ruim. Deixar o livre mercado ir moldando os submarinos, a morte das pessoas vai desestimulando a demanda… Kkkkkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKK esse foi o melhor
Posou de sabidao.
Ainda bem que na Venezuela esse problema não existe.
O estado controla tudo…
A petroleira é estatal e o pais se beneficia de ter as maiores reservas de petróleo do mundo.
______
COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Deixemos bem claro: não sou contra nenhuma iniciativa privada e nem estou querendo discutir os EUA e Venezuela, Lula ou Bolsonaro, pq acho que não é este o espaço para isso. O que estou afirmando é exatamente o que vc falou: a função do estado é a certificação, tanto do projeto quanto da execução, de modo que as “atividades privadas” sejam encaminhadas lícita e corretamente e não acabem matando gente. Ninguém mergulha com um “veículo experimental” cheio de gente cuja única habilitação é o “gosto pela aventura”. Todo submarinista é intensivamente treinado e sabe o que fazer se der ruim… Read more »
Livre mercado é isso, se os governos resolvem regulamentar aí vão dizer que estão metendo a mão onde não deveria… A gente sempre reclama mas não paramos para entender como funciona e como são benéficos os órgãos reguladores. Sem eles a gente tem que esperar dar a mer*da para responsabilizar o cara
Discordo completamente. É uma iniciativa privada, com riscos assumidos por eles.
Cabe a você achar que o estado deve ou não resgatá-lo; mas não cabe a você achar que pode proibir o indivíduo de praticar exploração subaquática.
É tão absurda a sua pretenção que, para quem não tem a mente dentro da bolha do funcionalismo público, chega a parecer piada.
Imagine.. Eu , leigo, não sei nada sobre o funcionamento de um mega submarino. Tenho dinheiro e vontade. Vem uma empresa e oferece o tal serviço dizendo que é tudo seguro , com algum risco obviamente, mas fala que seu produto foi feito para aguentar tal profundidade. A empresa, do seu lado, quer lucro, arma trambique para o tal submarino fazer o que faz e aí vem me dizer que é normal a inciativa privada assumir riscos ? Eu diria que é normal criar riscos para ter lucro, se ninguém fiscaliza a gente estava na roça. Ou você acha que… Read more »
Existem 8 bilhões de pessoas no mundo e ao menos centenas de milhões delas tem disposição para empreender aventuras de alto risco por conta própria mas você vai queimar a imagem de todas elas por causa de um velho milionário desocupado e um quarteto de imprudentes?
Você tem cara de ser um desses que se acha no direito de tomar as rédeas da vida dos outros pois na sua cabeça elas tão tem essa capacidade de o fazer por si mesmas.
Entra quem quiser, amigo.
E, diga-se de passagem, que o que garante a segurança de um navio não é o Estado, são as certificadoras privadas. Subornar funcionário público é fácil. Subornar essas certificadoras privadas não é fácil, porque todo o negócio delas depende da reputação.
Se pessoas maiores e capazes decidiram se expor a um risco, o problema não é nosso.
Denúncia grave.
A industria aeronáutica é tão rigorosa pq se começar a cair avião de todo jeito a industria como um todo quebra por falta de confiança.
Pelo texto, parecem aventureiros.
Boeing 737 MAX.
Te lembra algo?
Sim. E a galera da indústria fica em polvorosa. Este é um problema dos oligopolios. Se concentrar demais, dá nisso. Se fragmentar demais a industria, preços disparam…
O caso do Boeing 737 MAX é mais complexo, não tendo nada a ver com oligopólios.
A Boeing não foi culpada sozinha, tão ou mais, a responsabilidade foi da FAA, o órgão controlador que falhou vergonhosamente.
Resumindo, algo como deixar um lobo cuidando de um rebanho de ovelhas!!
Velho dilema da regulamentação: se controle demais, impede avanços. Se de menos, avacalha e mata pessoas.
Neste caso, que eu lembre, a Boeing se esfregou na jaca.
Detalhe: tem trocentas denúncias de que a Boeing pulou/encurtou processos de certificação de itens de segurança do 737 MAX pra cortar custos, e os “cabeças” da Boeing sabiam disso.
Agora imagine a histeria e ranger de dentes se essa notícia, ou a notícia sobre a empresa desse submergível, fosse russa ou chinesa….
Tem uns documentários sobre o caso. A coisa foi bisonha.
Mas os anarcoliberais querem que tudo se ‘autoregule’ e os ‘dino-burocratas’ querem meter a colher em tudo.
Sempre muito complicado um ponto de equilíbrio
A Volkswagen falsificou resultados de testes pra poder fabricar e vender certos veículos. Hoje (mais de vinte anos atrás, digo) ela é mais esperta: não vive só de produzir e vender carro, ela aposta em empresas ascendentes na bolsa de valores de tal forma que seus lucros não venham de uma fonte só.
A Boeing na verdade encurtou divido a troca do motor aí fez uma gambia e não repassou treinamento, ela ocultou e foi culpada. Tem um documentário sobre isso.
Off Topic: Marinha acaba de condecorar corruptos, investigados por corrupção e condenados com a Ordem do Mérito Naval. Não sei se vem ao caso, mas a Naval poderia fazer uma matéria sobre isso, explicando como ocorre essas condecorações, seus benefícios e quem está propício a recebê-la.
É muito triste ler esse tipo de notícia, pois a descrença na MB está num nível nunca visto antes, além de não possuir combatentes de superficie e ter um quadro de pessoal inchado, ainda presenteia pessoas que só prestaram desserviço a nossa nação.
É como eu comentei na matéria anterior, a depender do que a investigação posterior revelar, isso enseja uma ação por homicídio culposo em face dos responsáveis pela empresa e/ou pessoal técnico que autorizou a viagem. Se o que está saindo na mídia é verdadeiro, não resta dúvida a respeito da existência de negligência criminosa.
Independentemente da responsabilidade criminal, a empresa sairá dos negócios.
Que nada.
É só mudar a grana pras ilhas Caimã ou outro paraíso fiscal, e começar de novo, dessa vez fazendo turismo em algum navio de guerra famoso afundado no Pacífico.
Duvido até mesmo que os responsaveis por isso fiquem um dia em cana…
We Built This City, do Starship (bleargh!), 1985, diz, num trechinho cantado pela icônica Grace Slick:
“Someone’s always playing corporation games
Who cares, they’re always changing corporation names
We just want to dance here, someone stole the stage
They call us irresponsible, write us off the page”
é só trocar o nome da empresa, pronto, novinha em folha… Vale inclusive por aqui.
Excelente música, excelente banda.
Banda subestimada mas com vários hits.
A Grace já tava quarentona. Musa Mor da geração hippie.
Essa tem história pra contar.. até chifre na Pamela Courson ela pois 😀
Grace Slick, adoooro. kkkk. Rapaz, queria encontrar uma daquelas. Sortudo foi o Kantner que fez filha nela: China (que tem até uma música dos pais estrelas em sua homenagem). Mas a Grace não gostava dos anos oitenta no Starship: muito pó e pouco prazer.
A Det Norske Veritas tem umas regrinhas sobre submarinos, se me serve bem minha memória. Mas posso estar enganado…
Tem, sim. Aqui vemos que os serviços de certificação de submersíveis tripulados da DNV.abrange profundidades de até 6 km…
https://www.dnv.com/services/manned-submersibles-1102#
Acho que houve falha catastrófica do casco na junção do cilindro de fibra com o anel de titânio. Alguma outra ‘aposta’?
Não sei o que pode ser, mas infelizmente acho que todos estão mortos.
Tem vários portais noticiando que escutaram barulho de pancadas ritmadas no local, será? Eu apostaria nessa junção também como ponto de falha, mas de repente estamos aqui considerando uma falha estrutural e o problema foi outro. Na matéria fala de um problema com baterias, quanta coisa mais não poderia dá errado? Agora eu me equivoquei nos comentários da matéria anterior, esse submarino já fez sim vários mergulhos até o titanic, e a empresa parece ter ao menos dois desses! Ah sim, vi um vídeo do CEO lá apresentando o submarino e ele fala que levam mais de um controle, em… Read more »
Falha estrutural nessa profundidade é uma alta probabilidade.
Em outra matéria, li que ele tem vários mecanismos automáticos para emergir em caso de falha ou problemas.
O pior, é que caso o mesmo teve uma falha elétrica, onde os propulsores não funcionem e ele tenha emergido, com as correntes marítimas o levando para longe no local, mesmo estando na superfície o risco de morte é altíssimo, pois não tem como sair de dentro sem assistência externa.
Aqui vemos um anti-americano, usando um celular ou computador com tecnologia americana, cuspindo no prato que come.
Legítimo socialista de iPhone
Sim claro e a matinha que tem o Kurssch (sei lá o nome) que fez um crash no fundo mar era americana?
Não se esqueça de Chernobyl
Eu lá irei me preocupar com ricos e suas brincadeiras caras e supérfluas?!
Cada um pode fazer oque quiser, até mesmo gastar $ 250 mil dólares com frivolidades.
Se saírem com vida ótimo ! Se não,foi o risco da empreitada…
Até parece que só os ricos gastam tempo e dinheiro com brincadeiras supérfluas. Você está é feliz porque um bando de milionários provavelmente morreu, pagando assim pelo terrível pecado de serem ricos.
Com 250.000 poderia-se fazer coisas mais uteis, quiseram ver uma parte da história do século XX, agora eles se tornaram história.
Eu acho que eu não teria coragem de entrar nem em um submarino da MB, ou de qualquer outra marinha, o que dirá nessa coisinha minúscula e esquisita que desapareceu, os caras tem coragem, o que eles fazem com o seu próprio dinheiro é problema deles, agora, que tem pessoas com gostos esquisitos, não dá para negar! Tomara que tudo acabe bem, mas é difícil, infelizmente.
Essa entidade não é culpada?
Não avisou as autoridades nem a imprensa…
Só uma dúvida: esse submersível não possui transmissor/localizador de emergência? Ou esse tipo de equipamento não funciona em grandes profundidades?
Imagina se esse passageiro tenha matado os outros passageiros para ter mais oxigênio e sobreviver, ele seria condenado por isso?
Bastava a empresa conectar este submarino em um cabo de aço…simples
Tem que olhar os registros de reparo do sub. Dá pra ter uma idéia do que aconteceu lá embaixo pelos reparos executados aqui encima. Conectar um cabo pra puxar o sub não é simples: a estrutura do casco tem que ter reforço na região do olhal. E eu acho que o hibridismo do casco, cilindro de fibra de carbono colado (solda fria?) a flanges/tampos em titânio (um dos tampos com escotilha de acesso parafusada e dotada de visor), não permitiria tal dispositivo sem maiores estudos. De toda forma, existiriam penetrações no casco pra conexões de controle e alimentação dos impulsores?
Concordo.
Leigo que sou, percebo que a empresa não se preparou para eventuais problemas e medidas
Com certeza houve algum dano imperceptível sem um analise profunda no casco.
O aparelho usava um joystick da logitech sem fio de uns 20 dólares a 4 mil metros de profundidade.
deveriam ter usado um Thrustmaster HOTAS Warthog…
O submarino construído pela Triton é uma obra-prima da engenharia. Foi comparada à espaçonave Apollo, descrita como o “descobridor da última fronteira da Terra”. É o primeiro submersível a atingir os pontos mais profundos de todos os cinco oceanos e foi submetido a testes de pressão de até 14.000 metros – uma profundidade que não existe na Terra.