Índia pode comprar 26 jatos Rafale Marine e mais 3 submarinos Scorpène
NOVA DELI: Índia planeja comprar até 26 Rafale aeronaves de caça e três submarinos convencionais adicionais da classe Scorpène submarinos para sua Marinha, disseram fontes à ANI antes da visita do PM Modi à França.
As propostas de compra foram colocadas perante o ministério da defesa pelas forças armadas e provavelmente serão anunciados durante a visita, disseram fontes do governo.
De acordo com as propostas, a Marinha da Índia receberá 22 aeronaves Rafale Marine monopostos, além de quatro bipostos de treinamento.
A Marinha Indiana vinha pressionando para adquirir esses caças e submarinos com urgência, uma vez que têm enfrentado escassez estratégica em vista de vários desafios de segurança, especialmente a ameaça representada pela China no Oceano Índico.
Os porta-aviões INS Vikramaditya e Vikrant estão operando os MiG-29s e precisam dos Rafales para operações nos dois navios.
Enquanto isso, os três submarinos da classe Scorpène seriam adquirido sob a cláusula de repetição pela Marinha.
Fontes disseram que o governo provavelmente buscará preços e concessões no negócio e estaria insistindo em ter mais conteúdo ‘Make-in-India’ no plano.
Fontes da indústria disseram para o acordo Rafale M, Índia e França espera-se que formem uma equipe conjunta para negociar o acordo como foi feito para o acordo anterior do Rafale para 36 caças da Força Aérea Indiana.
As propostas foram discutidas no Ministério da Defesa já em reuniões de alto nível e provavelmente serão colocados perante o conselho de aquisição de defesa nos próximos dias e espera-se que seja concedida a Aceitação de Necessidade pelo governo antes do anúncio na França.
No ano passado, a versão naval dos caças Rafale da França e o americano F/A-18 Super Hornet demonstraram suas capacidades operacionais.
A Marinha Indiana registrou suas opções e apresentou um relatório ao governo para uma decisão final sobre a aquisição do melhor caça para seu porta-aviões recém-lançado.
O Rafale-M, como o F/A-18, é adaptado para decolagem curta e pouso enganchado necessário para operação no convoo do INS Vikrant, que usa uma rampa de curva ascendente para lançamento.
O Rafale-M tem poder aéreo superior em comparação com o atual MIG-29K operado no porta-aviões.
O primeiro-ministro estará na França de 13 a 14 de julho, durante o qual seré o Convidado de Honra no Desfile do Dia da Bastilha.
FONTE: The Times of India
É meu amigo, quando se leva a sério a defesa do seu pais, vemos isso ai!
A Índia investe 2,5% do PIB em Defesa. Se eles reduzissem para 1,2% do PIB como faz o Brasil, sabe o que aconteceria? Ficariam piores que o Brasil. rss 53% do orçamento da Índia vai no pagamento de militares Ativos e Inativos. Então sobra 47% para custeio e aquisições. O pessoal adora ver o poder militar da Índia, de Israel, da Turquia e comparar com o Brasil, mas quando se cogita 2% do PIB para a Defesa a maioria é contra. Inacreditável. Não existe mágica. Todos os países bem equipados investem 2% do PIB em defesa ou mais, salvo raríssimas… Read more »
“O pessoal adora ver o poder militar da Índia, de Israel, da Turquia e comparar com o Brasil, mas quando se cogita 2% do PIB para a Defesa a maioria é contra. Inacreditável.Não existe mágica.” Cara, eu discordo disso. O pessoal é contra os 2% do PIB para o MD não porque detestamos as 3 forças, mas simplesmente porque na última década o Ministério não se mostrou dinâmico o suficiente em ter um nível de força/prontidão condizente com o que recebe (um dos maiores orçamentos tanto nos governos de esquerda quanto de direita). Desde a criação do MD, quais foram… Read more »
Não vi nenhum projeto megalomaníaco. Possuir + 10 submarinos, 3 lotes de 36 caças que totalizaria 108 caças, 2.000 blindados Guarani e uma 2a esquadra, nada disso é megalomaníaco. Existem países bem menores e com menos dinheiro que possuem mais de 100 caças, aliás, mais de 200, mais de 300. Outra coisa, a Educação e a Saúde não são financiadas exclusivamente pelo orçamento federal, essas áreas recebem muiitooo dinheiro de estados e municípios, sem falar nos recursos Privados. Muita gente estuda em escolas e universidades particulares e muita gente possui plano de saúde particular. Já as forças armadas não recebem… Read more »
Realmente,não sei o que há de megalomaníaco em renovar os equipamentos militares com novos navios,caças,submarinos,tanques,blindados e artilharia e também melhorando adquiririndo equipamentos necessários como defesa antiaérea de longo alcance e submarinos Nucleares.
Esteves mostra. Não mais que os outros. O mesmo dos outros…incluindo essas despesas que o legislativo aprova ofendendo a autonomia do executivo.
“essa insistência em projeto megalomaníacos (ProSuper que ia criar uma 2ª esquadra, ProSub que iria construir 10+ Riachuelos, FX-2 que originalmente teria 3x lotes de 36 caças, 2000+ Guaranis, etc.)” Legal essa classificação sua, vale lembra de algumas coisas, 3 lotes de 36 Gripens é muita coisa ? não vai trocar nem 1pra 1 com oq tem e vale lembrar que é um projeto de 20 anos ja, agr se vc ta dizendo que comprar 108 caças em 20 anos é um projeto megalomaniaco com o Brasil tendo uns dos maiores PIBs do mundo. Quanto ao ProSuper e o ProSub,… Read more »
E como não era megalomaníaco? Tem comandante da FAB já afirmando que irão cortar o 2º lote para ter no total 66 aeronaves. O terceiro lote nem se fala, acho que virou fumaça. E não vou nem mencionar o C-390, um projeto de uma empresa 100% brasileira (Embraer) que também teve diminuição em relação ao pedido original (e só não foi maior porque era probido pelo contrato). Em relação ao ProSub/ProSuper, você chegou a ler o PEAMB de 2008? Aquilo ali era tão maluco que acho que ninguém inteligente acreditava. 2 NAes, 4 LHD, 30 escoltas, 5 subs nucleares… Além… Read more »
Vou te lembrar o orçamento militar do Brasil na época do PAEMB e as expectativas otimistas que tínhamos…(Fonte SIPRI em Dólares):
2008 = U$ 24,4 bi
2009 = U$ 25,6 bi
2010 = U$ 34 bi
2011 = U$ 36,9 bi
2012 = U$ 33,9 bi
2013 = U$ 32,8 bi
2014 = U$ 32,6 bi
2015 = U$ 24,6 bi
…
2021 = U$ 19 bi
Hoje o pensamento é 66 Gripen, porque nosso orçamento despencou.
Lá em 2008 o orçamento era maior do que hoje e em 2011 chegou em cerca de U$ 37 bi.
Infelizmente para o Brasil houve a desvalorização do real frente ao dólar. Mas agora com o declínio do dólar o real vai se valorizar novamente. Estudos indica que nos próximos anos o real vai sair de um valor que era 5,50 para cada 1 dólar para 4 reais por 1 dólar então em dólar o orçamento de defesa do Brasil vai crescer muito e entrar no top 10. Vamos estudar pessoal.
Você está parcialmente certo mas era óbvio na época que aquele aumento orçamentário era uma exceção possível apenas num contexto econômico muita favorável mas que claramente não seria o novo normal.
O planejamento da FAB era adquirir no minimo 65 Gripen para substituir os 50 F-5M e 15 Amx-M.
O que o Governo comprar além de 65 unidades é lucro para a FAB.
Sem contar que nesses valores aí a situação é pior do que aparenta, não tem atualização… Se atualizar a gente vai ver que o negócio piorou.
Interessante saber quem governava.
Você acha mesmo que se o orçamento aumentar para 2% esse dinheiro extra vai ser usado em aquisições de equipamentos? Qual é essa realidade alternativa em que os militares brasileiros fariam isso?
Porque nessa aqui a primeira coisa que fariam seria “reajustar” salários e benefícios e abrir concursos públicos. Aquisições estariam bem longe do topo da lista.
Engraçado ter vários likes nesse texto. Os militares Não podem aumentar os próprios salários e também Não podem aumentar os efetivos além do número pré aprovado pelo congresso.
Agora veio o ministro da defesa com a proposta de 2% do PIB na defesa,tomara que vá dessa vez,na minha opinião deveria ser até mais.
20%?
Aí seria demais e o Brasil viraria de vez uma superintendência,mas se passar 2% já é uma luta vencida.
Maioria acha 2% um absurdo. A Polônia está se transformando em uma potência militar, principalmente terrestre, e para isto aumentaram o orçamento militar para 5% do PIB.
O Brasil também deveria colocar 5% do PIB na defesa e investir pesado com equipamentos militares e cortar gastos pessoais. Espero que além do congresso aprovar esses 2% aumente para pelo 5%
AVISO DOS EDITORES
PREZADO “EDUARDO”, “AUGUSTO JOSÉ De SOUZA” E AFINS:
POR FAVOR UTILIZE SOMENTE UM NOME DE USUÁRIO.
DO CONTRÁRIO PODERÁ TER OS SEUS COMENTÁRIOS BLOQUEADOS AUTOMATICAMENTE PELO SISTEMA.
Não aditanta gastar 2% do pib com defesa sendo que 80% desse valor vai pra custeio de pessoal. O orçamento da defesa é muito superior a de vários países e em termo de equipamento estamos na década de 50… enquanto não houver uma reforma na estrutura da defesa pode investir 110% do pib que vai pro ralo…
+ de 80% é gasto com pessoal por 3 motivos principais: 1) previdência militar mal feita que recentemente foi melhorada 2) aumento do efetivo no segundo mandato do Lula porque as perspectivas eram boas e a intenção era transformar o Brasil em uma potência militar 3) correção dos salários e redução do orçamento, antes o orçamento era de 1,5% do PIB, hoje está em 1,14%. Mas a única maneira de corrigir esse problema no curto prazo é aumentando o orçamento, SEM aumentar o número de efetivos. Se o orçamento militar aumentar para 2% do PIB, imagine, se isso ocorresse em… Read more »
Se o PIB de 2% ou mais na defesa for concretizado as forças armadas podem se modernizarem sem interferência com gastos pessoais e a MB também pode receber verba extra destinado exclusivamente a renovação dos meios navais com fragatas,corvetas,submarinos e navios patrulha oceânicas e fluviais todos novos. As baixas de pessoas pode diminuir também esses gastos e com isso sobra mais grana para novos equipamentos militares.
Rapaz… essa sua conta tá errada de diversas maneiras hein…
Qual conta? poderia explicar melhor..
Bom dia Luiz. Me permita aditar seu ótimo comentário. O Japão de pacifista não tem nada e vc na realidade sabe disso. O país é ocupado militarmente pelos EEUU, assim como a Alemanha, exatamente por que os falcões de Washington sabem que se tirarem a coleira o Japão será pior que a China. Há um componente imperialista profundamente intrincado na sociedade Japonesa, radicais, política polarizada, atentados contra chefes de estado (lembra até o Brasil em alguns aspectos negativos – infelizmente). Resumindo: o japão é “pacifista” por que mandam ele ser. Tira a coleira pra ver…
E Detalhe a Índia Compra mesmo que não seja com transferência de tecnologia, mais tem que ser com construção no país, o que gera empregos e industrialização.. SU-30 ,T-90 , Scorpene , E o vikamanditya que ajudou pra sair o Kikaant, Alem das Fragatas Classe Grigorovich , mais pra Brasileiros tem que ser 1.2% do PIB, Grippen que é 20 anos pra ter só 40 , Fragatas e Submarino 15 anos pra ter , Agora o Centauro2 que levará 16 anos pra ter 100 unidades..
Produção mínima industrializaçao mínima empregos mínimos..
Mais muitos aplaudem
É o famoso agr vai que nunca da certo,o problema é que na India o dinheiro chega,agr no Brasil tem o projeto,tem a verba e na hr que o projeto começa a engrenar vem cortes do governo dai que os projetos não vai pra frente mesmo, agr pensa como vc vai construir no Brasil se vc não tem escala, vale lembrar do caso dos Navios-patrulha Macae que a marinha tentou construir no Brasil, onde nenhum estaleiro queria construir e o que quis simplismente não tinha tecnologia e conhecimento pra fazer a ponto de os navios virem cheios de problemas de… Read more »
Minima industrialização??? Onde mesmo estão sendo construidos os Scorpene e os Gripen?
E as Tamandaré,tudo nacionalmente e ainda vai vir o Centauro 2
Agora eu quero ver os ingleses fazerem o mesmo que fizeram no passado com esse povo. E agora imaginem uma união econômica e militar entre China, Rússia e Índia. Esse é o maior medo do ocidente! Sabe a diferença do povo dos países grandes como a Índia e do braziu? Os dos países grandes respeitam, reconhecem, celebram e preservam sua real cultura, trabalham para melhorar o lugar onde nasceram, se unem para criar medidas para desenvolver o país, está disposto a se sacrificar pelo país, vê importância na educação, no desenvolvimento científico e tecnológico, além de produzir produtos com valor… Read more »
Índia com cheque em branco…
terceiro maior orçamento militar do mundo, atrás de EUA e China.
Mais de U$ 80 bi por ano.
Maior que o orçamento do Japão e a Itália somados.
rafale até entendo, mas esses scorpenes mesmo com conteúdo nacional não acho legal.
All scorpene will eventually end up with drdo AIP
Mais 6?
https://www.indiandefensenews.in/2023/07/l-spains-navantia-sign-pact-to-build.html
Impressionante a quantidade de submarinos adquiridos de fabricantes diferentes pelo os indianos !!!
Franceses, alemães, espanhóis, russos…marinheiro na Índia tem que ser esperto em 5 idiomas.
India mostrando os dentes.
China é amiga, segundo pessoal daqui. Não vejo motivos para a Índia se preocupar.
Quem escravizou a Índia foi o ocidente e não a China.
Disputas por fronteiras. Aquela gente vive disputando fronteiras desde Gengis Khan.
Realmente,
O Império britânico era enorme.
Mas bem perto dele em termos de tamanho estavam o Império Russo e o Chinês
Ah! Mas esqueci que os russos e chineses com seus impérios e seus métodos não podem ser criticados porque não são ocidentais e a métrica moral é outra.
Perdão!
Bosco, o provocador.
Não foi o Bosco que trouxe um assunto alheio a matéria.
Pipoca. Assuntos correlatos pipocam.
Os britânicos não foram tão ruins para a índia como querem os antiocidentais justiceiros. Foi ele que transformou a Índia em um Estado moderno. Se tivesse sido ruim ela teria abdicado desse “Estado” quando da independência e claramente não o fez.
Os que criticam a colonização britânica tem muita empatia com as elites da Índia mas faz pouco caso com o povão. Para os 200 milhões de miseráveis que habitavam a Índia tanto faz como tanto fez quem tomava as decisões lá nos palácios.
As elites também não podem reclamar porque nunca ganharam tanto com a “escravização” britânica.
Vale salientar que todas as ex-colônias britânicas são amigas do odiento e cruesl RU hoje.
O mesmo já não se pode falar do “bondoso” Império Soviético (URSS).
Mas o que você tem a dizer sobre os outros impérios que citei? Ou só se interessou pelo Império Britânico?
Só uma coisa. Quer dizer que antes dos britânicos a Índia era um paraíso na Terra, sem miseráveis? Gostaria de saber mais sobre isso.
Você perdeu a vergonha mesmo em,agora ta passando (pano ) um vaselina pra dizer que colonização não é ruim.
Esta a tempo ainda de influenciar as pessoas com coisas boas aqui no blog já que você é muito importante e agregá muito valor nos debates aqui no blog.
AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Não! Você entendeu errado.
Eu acho todas as colonizações ruins. Os chineses, os russos e os soviéticos faziam coisas horríveis também em suas colônias.
Sou contra todas as colonizações, incluindo as disfarçadas de nomes pomposos.
Minha influencia aqui no blog é gritar em alto e em bom som que toda forma de opressão é nociva, venha ela do Ocidente ou não, seja ela evidente ou disfarçada.
AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
“toda forma de opressão é nociva, venha ela do Ocidente ou não, seja ela evidente ou disfarçada.”
Bosco, o conciliador.
AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Quem a URSS colonizou ?
A URSS era um ajuntamento de países colonizados/invadidos/anexados,chame como quiser.
Mas as “adesões” desses países não foram expontânea,foram?
Negativo, “just another union”, como me disse uma estoniana ao perguntar como era entrar pra UE.
Boa pergunta.
” Se tivesse sido ruim ela teria abdicado desse “Estado” quando da independência e claramente não o fez.” Conversa pra boi dormir. O Império britanico faliu, teve que abdicar de suas colonias e depois para amenizar a vergonha ”ofereceu liberdade” para os povos escravizados. Não se engane Bosco, se o Império britanico em 1947 tivesse a força que teve no século XVIII a Índia até hoje estaria na coleira britanica. rs Os britanicos foram tão benevolantes com a India que deixaram o Paquistão de presente. AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG: 6 – Mantenha-se o máximo possível no… Read more »
O que vc entendeu não foi o que eu disse.
Sorry you do not have the moral right to say what you said
The day you loose 100 million of your countrymen and 50 trillion dollar of wealth looted out of your country, then feel free to jump in joy for the so called illusion or pittance of so called modernity.
Kindly don’t speak on matters which you don’t have the moral right to speak on
AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Nostra, A Índia é a maior democracia que existe no mundo e devia então mostrar todo o seu rancor com o Reino Unido rompendo as relações diplomáticas ou pelo menos saindo da “Commoonwealth”. Em não fazendo passa uma impressão errada para estrangeiros ignorantes como eu. E não se engane. Aqui nesse blog os que se pronunciam “indignados” com a colonização britânica na Índia não o fazem por empatia com o sofrimento do povo indiano mas por repulsa ao Ocidente, no caso, representado pelo RU. Repulsa essa de aspecto exclusivamente ideológico e que se traduz tão somente no plano argumentativo/narrativo, porque… Read more »
”Aqui nesse blog os que se pronunciam “indignados” com a colonização britânica na Índia não o fazem por empatia com o sofrimento do povo indiano mas por repulsa ao Ocidente”
É que acontece com os justiceiros de Xinjiang aqui do site ou da internet ocidental em geral. Palestinos massacrados na mão de sionistas, neguinho invadindo Iraque, Afeganistão, Siria etc mas disso importa porque a revolta seletiva contra a China dá mais ibope. rs
Tu importas-te muito com povos colonizados ou sem liberdade, que apoias a Rússia na Ucrânia.
Depois o Iraque, Afeganistão ou Síria, foram invadidos, para depor ditadores que não tinham apoio do próprio povo, não tinham chegado no poder em eleições justas e livres, oprimiam o seu povo.
Não aceitavam oposição política, fazendo-a desaparecer, muitas vezes para sempre.
”Mas agora quem pretende lhes roubar terras e negar acesso ao mar é a China” Você provavelmente nem sabe o que fala. As disputas territoriais entre China e India têm origem justamente no periodo colonial da Índia. Não existe nenhum acordo assinado entre esses dois países, ambos estão se escorando em demarcações não oficiais do Imperio britanico e pela rivalidade paranoica entre as duas civilizações mais importantes da Asia. O tema reparece com força após a anexação indiana de Tawang em 1951 quando a China lutava na guerra da Coreia, a China não tinha o que fazer, mas o troco… Read more »
Disputas territoriais existem muitas por aí. Aposto que nunca te falaram sobre a disputa entre Taiwan e Japão né. rs
Esquece, empurra essa para debaixo do tapete, negocio é focar na China porque lá tem o PCCh e eu tenho um ódio mórbido pelo PCCh, logo odeio a China e tudo que se opõe de foma justa e injusta contra a China tem meu apoio. rs
A colonização inglesa na Índia pegou o estado indiano que era um puxadinho de canato da Horda de Dourada, e jogou ela para a Idade Contemporânea. Em termos sociais, praticamente fundou ou refundou tudo. Porque não existia nem sistema educacional. Em termos de transportes para aquela população imensa, deu àquele país a mais extensa malha ferroviária do mundo. Você definitivamente não conhece nada de Índia, muito menos de como é o hindu. Deixa eu falar um pouco mal do hindu pra você, porque afinal, adoro aquela cultura então eu posso: O hindu “não colonizado”, não tem nenhuma noção de higiene.… Read more »
Seu comentáro flerta com algo muito perigoso amigo, não se esqueça que H1tl3r também julgava outros povos de uma maneira muito parecida em que um povo supostamente mais moderno e superior passa a ter o direito de ”endireitar povos inferiores”. Sabemos muito bem os metodos empregados para o endireitamente desses ”povos inferiores’, não somente por H1tl3r mas por outras potências também. Se o Império britanico tivesse boas intenções teria tratado os hindus com respeito e dignidade desde o inicio e não teria os escravizado(mesmo sabendo que esses hindus não tratavam outros hindus ou outras etnias com respeito e dignidade), não… Read more »
Ninguém está chamando ninguém de inferior. Não coloca palavra na bouca de outro carinha.
Você trouxe aspectos negativos sobre a Índia na tentativa de atenuar a atrocidade que foi a colonização britanica da Índia.
Essa mentalidade está conectada a ideia de que povo X é superior a povo Y, logo povo X pode se dar o direito de endireitar povo Y.
A ideia de ser superior aqui não é apenas de raça, é social, cultural e a capacidade de um povo ou estado se defender de ameaças estrangeiras.
Na Índia mesmo existe uma elite indiana que se acha mais branca que outros indianos, a origem disso você já saber…
Vc está distorcendo as coisas,ninguém justificou a colonização britânica da Índia.
O que se mostrou foi que tb houveram alguns aspectos em que a India se beneficiou ao se modernizar ‘por tabela’. Isso não apaga e nem justifica sua colonização pelos britânicos.Tb se evidenciou hábitos culturais da maioria dos indianos,coisa pública e notória.
Sociedades humanas e suas interações não são dicotômicas,e é preciso deixar o anacronismo de lado ao se analisar o passado.
”O que se mostrou foi que tb houveram alguns aspectos em que a India se beneficiou ao se modernizar ‘por tabela’.” O mundo militar também se beneficiou por tabela da Al3mah4 N4z1st4, não é por isso que vamos pegar leve com essa escória. É perigoso trazer pro debate supostos elementos positivos dentro uma brutalidade injustificavel porque se você não se expressar de uma maneira absoluamente clara passará a impressão que você está tentando atenuar a brutalidade. Quando o seu Bosco digita ”Os britânicos não foram tão ruins para a índia como querem os antiocidentais justiceiros…” fica muito claro isso. Imagine… Read more »
Claro amigo.
Os russos não foram tão ruins assim para a Alemanha Oriental, Polônia e todo o leste europeu, bem como Afeganistão e países do centro asiático.
Tudo certinho.
Só tem uma coisa: colonização/exploração sempre estiveram no DNA humano, não importa o país que seja.
Ninguém tá ‘pegando leve’ com ninguém ao expor fatos verdadeiros,ou só a parte que te interessa deve ser levantada?
Não precisa ser infantilmente sarcástico ao dizer ‘ seu Bosco’ ao defender seu ponto de vista. Imagino que o Bosco não precisa de advogados,ele sempre se defendeu sozinho e costuma colocar no bolso seus detratores. Enfim…
“Imagine um indiano lendo isso?” Que tal fazer essa pergunta ao atual premier britânico?
Vc é anacrônico ao analisar essa questão.
A parte que interessa quando se trata de imperialismo é a brutalidade e os efeitos devastadores da pratica e não uma meia dúzia de elementos positivos gerados não pela benevolência dos invasores, mas sim porque acabam sendo assimilados ou forçados na população dominada. “Imagine um indiano lendo isso?” Que tal fazer essa pergunta ao atual premier britânico?” Aquele indiano que pisa na Índia só para turistar? De 1,4 bilhão de indianos você escolheu o menos qualificado em defender os interesses da Índia e talvez o indiano mais qualificado em defender os interesses da Inglaterra. rs ”Não precisa ser infantilmente sarcástico… Read more »
Podemos muito bem discutir as invasões russas, chinesas e americanas( ou já se esqueceu que Texas, California, Novo Mexico eram terras mexicanas?), só que o debate acontecendo aqui não é sobre esses invasores mas sim sobre o invasor britanico que escravizou a Índia.
Ainda assim esse assunto mesmo já desviou do post inicial que é a compra 26 jatos Rafale Marine e mais 3 submarinos Scorpène por parte da Índia.
WSilva, O outro forista está colocando a visão dele e você está muito próximo de acusar ele de flertar com a ideologia nazista. É um absurdo. A posição dele sobre o suposto avanço social e em transportes poderia ser contestada por você de outra forma e não simplesmente o acusando de flertar com algo muito perigoso. Ademais, eu concordo com a sua colocação no sentido de que houve exploração das riquezas indianas. É uma prática comum pelos colonizadores (o que não a torna correta, obviamente) e que o Brasil também enfrentou. Aproveitando a oportunidade e verificando que você parece ter… Read more »
”Aproveitando a oportunidade e verificando que você parece ter conhecimento e gostar do tema, como é o tratamento do chinês com o povo Uigur? Será que está recheado de boas intenções?” A narrativa ocidental é que existe genocidio em Xinjiang praticado pelo governo chinês, isso não se sustenta quando observado o crescimento da população muçulmana daquela região e também seu poder de compra, a região nunca foi tão prospera. Agora autoritarismo do governo chinês contra essa etnia de fato existe, mas muito longe de ser genocidio ou campos de concentração, isso na verdade são mantras repetidos milhares de vezes com… Read more »
A China é amiga. Da China.
Esteves e eu somos amigos do Esteves
No momento daqui a 50 anos tudo muda. Vamos estudar pessoal.
A Índia já comprou “recentemente” o P-8 e o MH-60 entre outras coisas.
AH-64E Apache, Chinook, C-130J e C-17.
Estava pensando apenas na marinha, o P-8 é utilizado por algumas forças aéreas, mas na Índia é operado pela marinha, há outros itens como o “Harpoon” o “MK 54” e o “Hellfire”.
.
Mas de fato ainda tem os itens que você mencionou !
O Super Hornet foi um dos dois candidatos e havia quem na marinha indiana o favorecesse conforme li em foruns indianos, mas, o que pesou foi o fato da Força Aérea já utilizar o Rafale não o seu ” nem pensar” !
.
A Índia, goste você ou não aproximou-se significativamente dos EUA nos últimos anos.
India e EUA tem muitos interesses comuns e isso tende à aumentar, em que pese o fardo imposto pela posição em relação à Rússia, que temos que concordar, foi fornecedor histórico de material à India, que por sua vez foi líder do movimento dos países não-alinhados durante a Guerra Fria.
It has not, not to my knowledge Let’s put it this way until india is economically and militarily in a stronger position , she is going going to indulge in chanakya neeti. Indian navy favoured rafale from the beginning bec rafale ecosystem already in place, rafale guarantees operational sovereignty (nukes) Plus 1 week ago I already mentioned india is baiting eg. F404 deal with US forces France to give us better deal for codeveloping engines, France has more or less agreed Indian navy is going for interoperability with US for geopolitical reasons IAF and IA will not And we need… Read more »
Super Hornet was a disappointment but had chances, anyway . “Modi’s U.S. visit has been hailed by both sides as bringing the relationship to a new level. Besides the defense deals, the two countries also signed agreements on chips, space, artificial intelligence and critical minerals.” . “India is also a member of the QUAD alliance with the U.S., Japan and Australia, which deepens its ties with the West but does not replace its decades-old relationship with Russia.” . “Derek Grossman, a Rand Corporation defense analyst, said the U.S. would always be cautious in what military hardware and technology it shares… Read more »
Tem também C-17, C-130J, MQ-9, AH-64, CH-47, entre outros sistemas de armas
Vocês devem ser fanático pela Fórmula 1. Adoram esse negócio de quem está na frente e quem está sendo ultrapassado.
rsss
Deni, Para um país periférico como o Brasil , deitado eternamente em berço esplêndido, tanto faz como tanto fez se o mundo será dividido em 2, 3 ou 4 partes ou se será governado por uma entidade paraestatal mundial não eleita. Em relação a “isso é que determina como será o Mundo” duvido muito que um mundo com uma China ou Índia dominante faça diferença para nós. Aliás, o brasileiro já se mostrou receptivo à obedecer ordens emanadas de seres iluminados, não legitimados pelo voto, e em vista disso , tanto faz se o iluminado em questão for brasileiro ou… Read more »
“seres iluminados, não legitimados pelo voto”
Bosco, o navegador.
Bosco, vou te dar uma dica. Não posso comentar o nick original desse cara sob pena de ser apagado pela moderação, mas é ele mesmo hehehehe
Desculpe… Quem seriam os seres iluminados não legitimados pelo voto?
Olá Fernando. A gente se encontra em 2030.. riso.
Fernando, Poderia te dar vários exemplos , uns muito recentes e outros , menos, de estarmos sendo governados por seres iluminados. Um exemplo, há uma lei no Brasil que proíbe o fumo em locais públicos fechados. Você saberia citar o candidato ao Executivo Federal, ou um candidato à Câmara dos Deputados ou um candidato ao Senado Federal que teve essa bandeira durante a sua campanha eleitoral? Ele ganhou? Como então somos proibidos de fumar em locais coletivos fechados se vivemos em um democracia representativa e nunca votamos em alguém que defendia essas medidas? *Obs: eu não fumo. Passo a bola… Read more »
COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES SOLICITARAM MAIS DE UMA VEZ PARA FOCAREM NO TEMA DA MATÉRIA, QUE NÃO TEM NADA A VER COM LEIS SOBRE TABAGISMO E COISAS DO TIPO.
COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES SOLICITARAM MAIS DE UMA VEZ PARA FOCAREM NO TEMA DA MATÉRIA, QUE NÃO TEM NADA A VER COM LEIS SOBRE TABAGISMO E COISAS DO TIPO.
In the past few years, the United States has authorized the sale of weaponry to India, totaling more than $6 billion. These deliveries include transport aircraft, helicopters including the Apache, Chinook, and MH-60, missiles, air defense systems, naval guns, and P-8I Poseidon surveillance aircraft.
Os americanos já estão oferecendo o F35 pra força aérea indiana como contraponto ao J20 chinês.
”Os americanos já estão oferecendo o F35 pra força aérea indiana como contraponto ao J20 chinês.”
Se acontecer, possivelmente uma versão cheia de limitantes.
Como disse acima, a Índia pelo laço com a Russia não é confiável na visão do ocidente.
A Índia será cortejada pelo ocidente até certo ponto enquanto ajudar na estrategia de contenção americana da China, se China e Índia se acertarem, a Índia será descartada.
Por acaso já viste bem a diferença do pib????
Pode até vir a passar, mas se acontecer, demorará muitas e muitas décadas, senão mais.
Índia tem potencial, assim como o Brasil.
Em PIB PPP parece que passa antes de 2040 segundo algumas projeções.
”Armas americanas?
Nem pensar!”
A realidade é bem diferente, com um estalar de dedos os EUA podem proibir que seus aliados vendam armas para a Índia.
Ainda assim, você nunca verá as melhores armas da OTAN sendo vendidas para a Índia por conta do laço economico e emocional de Índia com Russia, e de Russia com China.
Resumindo, a Índia não é confiável.
Outro problema da Índia é que tá acumulando muita coisa que não é ela que produz e que sozinha não consegue produzir.
Há alguns dias, noticiou-se um memorando entre os alemães e os indianos para a aquisição de submarinos do tipo 216. Bem. Talvez a Ìndia faça contrate Scorpenes e 216. Talvez nem isso nem aquilo, mas aquilo outro.
MOUs between indian private / PSUs and foreign OEMs has no relevance to government
Only when government declares result of competition only then it is worthwhile
Me parece que os Indianos são bem racionais, em nao colocar todos os ovos em uma só cesta… Ou em não comprar todos os ovos de uma só galinha.
Eu tenho alguma dificuldade em entender a estratégia dos indianos em torno da aquisição de equipamentos militares. Mais importante que adquirir material de diferentes países é desenvolver uma industria local que garanta a manutenção e a produção de munição. É preciso ver que a diversificação do material indiano tem mais a ver com outras dificuldades (como acesso a crédito, sanções em torno do programa nuclear, pêndulos geopoliticos) do que com o espectro de fornecedores.
Consideran-se que a Força Aérea Indiana já tem Rafale, a Marinha Indiana ter Rafales seria o mais natural pra eles.
Se a marinha indiana for pautada pela lógica da força aérea indiana, eles vão querer diversificar. Talvez fiquem até decepcionados ao perceber que há poucos caças navais disponíveis. A salada não terá ingredientes muito variados.
A prioridade é submarino de propulsão nuclear, com 2 já incorporados e outros 2 que são
ligeiramente maiores, em construção, basicamente pequenos SSBNs com outros 3 que serão bem maiores, também SSBNs na fase final de desenvolvimento que irão aprimorar
a tríade nuclear da Índia.
Em algum momento achei que estavam falando do Bradil.
Nossa!
Outra vez os 2%. Na execução do orçamento, no pagamento das despesas, Defesa leva os tais 2%. Não importa se na elaboração do orçamento leva mais ou menos. Havendo capitalização como houve de 10 bilhões (9 para as Tamandarés e 1 para o Projeto Antártico), o gasto com defesa sobe ainda mais. Hoje, leva 2%. Mais de 2% em 2022. Outra vez o comprometimento com folha de pagamento. 88%. Oitenta e oito por cento do orçamento de Defesa no Brasil vai para folha de pagamento. No mundo essa despesa fica entre 55% e 65%. No mundo, investimentos em Defesa representam… Read more »
Uma das vantagens do Super Hornet sobre o Rafale é que ambas as versões, “E” de um lugar e “F” de dois lugares operam de NAes, normalmente 3 esquadrões do primeiro e um esquadrão do segundo, a versão “F” fazendo também o papel de treinador já que não existe uma versão de dois lugares do Rafale M. . Isso aparentemente não pesou muito diante da Força Aérea da Índia já operar Rafales então segundo entendi, ao invés de 18 Rafales M e 8 Rafales B,o “B” para uso apenas a partir de base terrestre, serão agora 22 “M” e apenas… Read more »
A França tomou a decisão correta em desenvolver o seu próprio caça de combate, agora está recuperando o investimento feito! Caça francês em que cada parafuso, hardware e software é francês! Totalmente desenvolvido localmente, sem ter que pedir permissão pra este ou aquele país para atualizá-lo. E as forças armadas indianas são de longe de brilhar os olhos….
“Em Munique, Susanne Wiegand, diretora-executiva do Grupo Renk, disse: “Não acredito que muito do dinheiro vai sobrar para a indústria alemã”, conforme citado pela Reuters
O governo de Berlim não percebeu a importância estratégica da indústria de defesa, acrescentou.
“A Alemanha não tem uma bússola estratégica para a indústria de defesa. Isso é algo que os franceses estão lidando muito melhor”, observou ela em entrevista coletiva.”
Não é bem assim, Agressor’s. Embora tenham desenvolvido o caça nacional e os principais componentes sejam nacionais, existem muitos componentes estrangeiros (ex: assento ejetor Martin Baker – embora tenham exigido a produção com a Safran), o que é até certo ponto natural, diante de uma cadeia de suprimentos globalizadas.
2 Arihant class SSBNs (S2 & S3)
2 larger SSBNs based on Arihant (S4 & S4*)
5 new design S5 class SSBNs
5 SSN with turbojet propulsion
Anyways pic of subsystems for drdo 1GW high power microwave HPM , directed energy weapon DEW
It will be scaled up beyond 1GW and used it on both ships and vehicles
As far as i know USA has around 4GW HPM DEW
Plus work started on drdo HPM DEW for anti satellite use
What is the investment value? How much?
Cost ?
No idea
To sink or seriously damage a frigate you need 2 or 3 anti-ship missiles or 2 heavy torpedoes. How to measure the efficiency of such this weapon?
I have difficulty understanding the translated question
Anyways the one I posted is basically a electromagnetic directed energy weapon, effect is similar to EMP
There are basically used against aerial targets like aircrafts missiles drones, even satellites etc
They are line of sight weapons so cannot target ships like frigates because of horizon limitation, and not useful against huge target like frigates, might destroy the electric electronic components but better to use AShM then, it will be useful against unmanned suicide boats though
Efficiency will be calculated against tests on calibrated emp emi emc hardened targets
Preliminary base design of drdo SSN
It will have turbojet propulsor and VLS modules for launching drdo subsonic, supersonic and hypersonic cruise missiles
This will take time I guess
It looks like our intention as a nuclear submarine based on the Scorpene.
Igual ao SSN Type 93b da China
1 tonelada de comentários e eu achando que alguém iria demonstrar que está ligado na geopolítica que está por trás desse artigo, mas nada. Deixa-me então brincar com o meu mais novo esporte favorito, ganhar centenas de deslikes em comentário que se prova correto no decorrer de dias:
A Índia deixará o BRICS muito em breve.
Bom dia a todos 😀
Quando acontecer. Se.
Avisa a turma.
Caro. O BRICS é um grupo cuja mais importante instituição é o Banco de Desenvolvimento. Seria uma tolice a Índia abrir mão do acesso privilegiado a um banco de investimento cujo recursos são maiores que outros bancos de investimento internacionais, como o Banco Mundial. O BRICS nem é um bloco econômico nem militar. Aliás, o advento da moeda internacional do BRICS será mais uma alternativa para bancar o comércio exterior da Índia com outros países, inclusive com a Russia. Bem, e se a Índia deixar o BRICS, isso é lá com ela. Perde eu, perde tu, perde a boca do… Read more »
Somente China e Índia decolaram. África do Sul, Brasil, Rússia não acompanharam o salto econômico dos dois primeiros. Não vejo razão para o bloco financiar países em crise fiscal + guerra e outro retornando ao tribalismo.
A Índia está obtendo financiamentos diretamente. Assim como o Egito. Não acredito que o Banco dos Brics faça financiamentos para Defesa, talvez para agronegócio e captação de energia + água doce, um problema que já já estoura.
Um bloco estranho esse Brics.
Caro. Na verdade, o Banco dos Brics se chama “New Development Bank” cujo objetivo é financiar programas de infraestrutura e de sustentabilidade. Uma consulta na página do Banco é suficiente para ver o tipo de projeto apoiado pelo NDB, inclusive a Índia tem muitos projetos financiados pelo banco. Acho improvável que o banco financie compra de material militar. Isso está fora do escopo do banco, mas ele poderá financiar portos, rodovias, irrigação, saneamento básico, sistemas de saúde, geração de energia, reflorestamento, etc. o BRICS é estranho porque é diferente. Ao contrário da Comunidade Européia, Mercosul, Otan.. etc, o Brics é… Read more »
Muito tímido.
https://www.poder360.com.br/economia/brasil-tem-maior-participacao-no-banco-dos-brics-desde-2020/
O BRICS é de uma nulidade tamanha que não faz sentido algum que a Índia deixe-o.
O bloco – se é que podemos chamar disso – não é, nunca foi, nem nunca será uma aliança militar; não é, nunca foi, nem nunca será um bloco econômico; não é, nunca foi, nem nunca será uma aliança coesa simplesmente porque seus membros pouco compartilham entre si além de conflitos territoriais.
Desta forma, não faz sentido para a Índia abrir mão dos benefícios – ainda que poucos – de ser membro do BRICS, pois nada ganharia com a saída.
Equipamentos militares são importantes. Aviões, navios, subs, etc. Entretanto, com a atual capacidade de defesa aérea, tudo fica comprometido. A guerra na Ucrânia apresenta algumas lições que devemos aprender rapidamente. O uso intensivo de drones e uma capacidade robusta de negação do espaço aéreo não se faz com caças e sim com mísseis de curto, médio e longo alcances. Uma defesa aérea em camadas, portanto. Sem isso, pode ter segunda, terceira, esquadras, ou 108 Gripens, de nada adiantará.
Submarinos scoperne franceses muito bons . Mas infelizmente para os defensores dos submarinos na segunda G mundial a Alemanha teve em serviço 1170 submarinos. 784 submarinos alemães foram destruídos. A taxa de mortalidade entre as tripulações dos submarinos alemães foi de 75% a mais alta entre qualquer força militar. Comparável aos Kamikaze japonês. Hoje segundo informações, as tripulações dos submarinos antigos da China,latas velhas para fazer número,que são 31 convencionais em operação , vivem em estado de pânico , visto que não tem nenhuma chance de sobrevivência contra as forças navais dos EUA e Japão. Vamos estudar pessoal.
Caro LG. De fato, a industria naval alemã tem um enorme tradição na construção de submarinos convencionais, contudo um 214 ou um Scorpene são muitíssimo mais complexos e eficientes que os U-boot da II Guerra. Tem um anime japonês no qual um destróyer da classa Arleigh da marinha japonesa retorna ao passado no período da II Guerra e decide enfrentar a marinha dos EUA e vence a II Guerra. Super legal.
Mestre. Você para mim é um mestre. Não preciso mandar estudar. Está totalmente certo. Hoje os submarinos modernos estão em outro nível. Os submarinos convencionais do Japão, hoje são 20, e os submarinos nucleares de ataque dos EUA e Rússia são espetaculares. Em termos de silêncio, em poder de ataque, e principalmente sobrevivência.
MK.
KKK mim gosta muito de Esteves.
Tua senha tá vencida.
Obrigado pelas palavras. Fico lisonjeado. Eu queria lembrar o nome deste anime japonês. Também sou um grande fã da marinha japonesa.
A Marinha japonesa hoje é subestimada são 4 portas helicóptero avião f35. 40 grandes e modernos navios de superfície, melhores que o da China. E 20 submarinos convencionais, os melhores convencionais do mundo. Anos luz a frente dos submarinos dá China. Más infelizmente o poder naval não faz nenhuma matéria sobre o poder naval do Japão. Vamos estudar pessoal
“ Vamos estudar pessoal”
Que coisa chata….
Ele é capaz de mais. Bastante mais,
Deve ser da área de RH, pois fala de “estudar pessoal”.
Olha…
Esteves reconhece o esforço alheio. Tem que moderar, modular, cuidar, faturar, redigir, editar, responder, aturar o Esteves que tem dia que nem eu levo na boa e…
Essas coisas.
Bota chata nisso ! Todo comentário é isso.
O problema em mandar o pessoal estudar, é responder a uma importante pergunta: Estudar na escola de quem? Cada um puxa a farinha para o seu angú, ou no caso, interpreta a historia com seu proprio interesse.
Caro F. Já começa errado mandando alguém estudar. Isso não funciona. Por outro lado, crianças adquirem o hábito de estudar por imitação. Crianças que têm pais que estão sempre estudando costumam gostar de estudar também, além de comer brócolis e salada. Há uma metodologia de ensino de música desenvolvido por um professor japonês (método Suzuki) que tem como lema “sem pressa e sem descanso“. Funciona para música, judô, química, cálculo, inglês… mas ao invés de mandar estudar, recomendo dar o exemplo. Funciona melhor.
Sim, o exemplo dita a rotina.
Mais da metade dos submarinos construídos pela Alemanha foram do Tipo VII já considerado obsoleto em 1943, mesmo assim continuaram a ser fabricados então nem sempre quantidade é qualidade e os Tipo XXI, estes sim fenomenais surgiram tarde demais para fazer diferença. . Achei curioso esse anime Camargo, só comparando com o filme, quando o USS Nimitz “voltou ao passado” ele sim poderia ter antecipado o fim da guerra até porque havia armas nucleares a bordo na época ,década de 1980, mas, um “Arleigh Burke da marinha japonesa” armado com “apenas” mísseis AA” não teria feito muita diferença e os… Read more »
Olá Dalton. Sim. Eu também lembrei do filme com o Kirk Douglas. Era uma séria em vários capítulos, tipo “Yamato”. Eu só consegui assistir alguns dos episódios isso há muito tempo atrás. O nome do mangá que inspirou a série é Zipang e o navio (ficcional) seria o JDS Mirai. O mais legal são as questões envolvidas nos dilemas e contradições da tripulação.
Off-Topic: cadê o canal Forças De Defesa do Youtube? Sumiu…
https://m.youtube.com/@ForcasdeDefesa/featured
Grato, Nunão. Pelo seu link eu acesso o canal mas pelo meu YTbrowser não mais… estranho.
Obrigado pelo aviso.
Quem diria que o Rafale se tornaria no caça 4ªGeração++ mais vendido da história da Europa…