Soluções de propulsão Wärtsilä selecionadas para o Navio Polar da Marinha do Brasil
O grupo de tecnologia Wärtsilä fornecerá o principal sistema de geração e conversão de energia para um novo navio de apoio antártico de 103,16 m que está sendo construído para a Marinha do Brasil. O pedido foi feito pelo estaleiro brasileiro Estaleiro Jurong Aracruz e será reservado com a Wärtsilä no terceiro trimestre de 2023.
O novo Navio Polar – Navio Polar Almirante Saldanha (NPo) – será operado pela Marinha do Brasil e tem importância estratégica para manter a presença brasileira no continente Antártico e garantir a continuidade das pesquisas científicas que vêm sendo realizadas no Comandante Estação Antártica de Ferraz.
O escopo completo do Wärtsilä para a embarcação inclui três grupos geradores a diesel Wärtsilä 32, um sistema de conversão de energia diesel-elétrica e dois sistemas de propulsão de proa, bem como o Sistema de Gerenciamento de Energia. A solução energeticamente eficiente de baixas emissões da Wärtsilä garante um desempenho ideal, combinado com alta redundância e disponibilidade, graças aos longos intervalos entre revisões e ao baixo consumo de combustível. graças aos longos intervalos entre revisões e ao baixo consumo de combustível.
“Com a longa e extensa experiência da empresa em tecnologia marítima, confiamos na Wärtsilä para fornecer alta qualidade e confiabilidade em todos os seus produtos e sistemas. Essas embarcações especializadas exigem desempenho superior e estamos confiantes de que as soluções Wärtsilä selecionadas atenderão a esse requisito”, afirma Maicon Batista Pinto – Gerente de Projeto –Navio Polar, NPo.
“Estamos muito orgulhosos de que Jurong tenha depositado sua confiança na Wärtsilä para ser o fornecedor desta ampla solução para o Navio de Apoio Antártico. Graças às tecnologias avançadas da Wärtsilä, a solução geral da Wärtsilä foi otimizada para fornecer a melhor eficiência possível para as operações da Marinha do Brasil. Esta eficiência também minimizará as emissões, o que está alinhado com a nossa estratégia central de aumentar a sustentabilidade sempre que possível”, afirma Simon Riddle, Diretor Geral de Vendas Navais, Wärtsilä.
O equipamento Wärtsilä está programado para entrega ao estaleiro a partir de 2024 e o navio deverá ser comissionado em 2025.
Sobre a Wärtsilä
A Wärtsilä é líder global em tecnologias inovadoras e soluções de ciclo de vida para os mercados marítimo e energético. Enfatizamos a inovação em tecnologia e serviços sustentáveis para ajudar nossos clientes a melhorar continuamente seu desempenho ambiental e econômico. A nossa equipa dedicada e apaixonada de 17.500 profissionais em mais de 240 locais em 79 países molda a transformação da descarbonização das nossas indústrias em todo o mundo. Em 2022, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram 5,8 mil milhões de euros. A Wärtsilä está listada na Nasdaq Helsinki. www.wartsila.com
Sobre a Wärtsilä Marine Power
A Wärtsilä Marine Power é líder global em soluções de energia, propulsão e ciclo de vida para o mercado marítimo. Desde o nosso planejamento completo do ecossistema digital até ao desenvolvimento futuro de combustíveis, a Marine Power está impulsionando a indústria naval na sua jornada rumo a um futuro descarbonizado e sustentável. Nosso amplo portfólio de motores, tecnologias digitais, sistemas de propulsão, tecnologia híbrida e sistemas de trem de força integrados oferece a eficiência, a confiabilidade, a segurança e o desempenho ambiental necessários para apoiar nossos clientes. Nossa oferta inclui insights em tempo real sobre operações, desempenho e uso de energia, acordos baseados em desempenho, soluções de ciclo de vida e uma rede global incomparável de experiência marítima. www.wartsila.com/marine
FONTE: Wärtsilä
Show!
Empresa finlandesa com quase duzentos anos de existência. Começou como serraria, virou siderúrgica e passou a fabricar motores com ajuda da Krupp.
Eu acho que o dinheiro investido nisso deveria ser gasto com escoltas, nem que seja para ajudar a pagar 50% de uma…não consigo ver sentido em gastar dinheiro da marinha com um navio para auxiliar pesquisa na antártica…marinha tem que proteger território, fiscalizar o litoral, não auxiliar em estudo…enfim, minha humilde opinião.
Gabriel,
Só um reparo: sem prejuízo da sua argumentação e opinião (ainda que eu não concorde) o valor do contrato do navio polar representa cerca de 30% do custo de uma fragata classe Tamandaré.
Uma das funções da Marinha também é projetar poder. Por mais que não pareça, esse navio polar garante a presença do Brasil na Antártica e com isso a permanência do país entre o grupo que toma as decisões a respeito do continente gelado. Por hora o status do continente é que ele não é de ninguém, nenhum Estado pode clamar soberania sobre qualquer parte do continente. Os países podem apenas realizar pesquisas científicas, coisa que o Brasil faz e que são importantes para a ciência e para a população brasileiras. Se de uma hora para outra o tratado da Antártica… Read more »
Por que essa estrutura na proa do navio? Só sinalização?
Não… Esse tipo de estrutura pode abrigar alguns equipamentos dedicados a coleta de amostras de ar ou para verificação de condições meteorológicas.
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A razão desta estrutura estar ali, é que evita turbulências geradas por outras estruturas do navio, bem como evita que se contamine amostras com partículas provenientes do sistema de exaustão do próprio navio.
Entendi, você tem razão, o próprio navio poderia atrapalhar muitos instrumentos científicos que necessitam de precisão. É que na foto aparecem luzes ali que, não devem ser obrigatórias porque nenhum navio tem mas… vai saber.
Obrigado por explicar.
O navio antártico chamar-se-á “Getulio Vargas”, pelo que se comenta. Interessante.
O Navio já tem nome: Almirante Saldanha. Inclussive, está no texto…
De onde será que aparecem essas lendas…
É o que comentei algumas horas atrás: sexta-feira é o dia mais bizarro na área de comentários.
Pessoal deve sextar e depois de ter tomado umas e outras vem aqui comentar.
Pode ser impressão minha, mas a plataforma de operação de helicópteros parece muito pequena, curta, na realidade.
Nuñao, não seria interessante a MB aproveitar todo esse Knew How do Álvaro Alberto e construir um quebra gelo de propulsão nuclear? assim poderíamos apoiar a base Antártica Comandante Ferraz até no inverno. Ou seria inviável?
F-39,
Não vejo necessidade disso.
Compare e decida se precisa um trambolho desses:
https://metsul.com/gelo-polar-em-minimo-recorde-pode-piorar-efeitos-do-el-nino-no-brasil/
https://www.marinha.mil.br/secirm/pt-br/proantar/eacf
Aqui no blog já falaram que aquela bahia da ilha do Rei George congelaria durante o inverno, por isso me veio essa dúvida.