O grupo de tecnologia Wärtsilä fornecerá o principal sistema de geração e conversão de energia para um novo navio de apoio antártico de 103,16 m que está sendo construído para a Marinha do Brasil. O pedido foi feito pelo estaleiro brasileiro Estaleiro Jurong Aracruz e será reservado com a Wärtsilä no terceiro trimestre de 2023.

O novo Navio Polar – Navio Polar Almirante Saldanha (NPo) – será operado pela Marinha do Brasil e tem importância estratégica para manter a presença brasileira no continente Antártico e garantir a continuidade das pesquisas científicas que vêm sendo realizadas no Comandante Estação Antártica de Ferraz.

O escopo completo do Wärtsilä para a embarcação inclui três grupos geradores a diesel Wärtsilä 32, um sistema de conversão de energia diesel-elétrica e dois sistemas de propulsão de proa, bem como o Sistema de Gerenciamento de Energia. A solução energeticamente eficiente de baixas emissões da Wärtsilä garante um desempenho ideal, combinado com alta redundância e disponibilidade, graças aos longos intervalos entre revisões e ao baixo consumo de combustível. graças aos longos intervalos entre revisões e ao baixo consumo de combustível.

RV Investigator, projeto de base do futuro Navio Polar Almirante Saldanha

“Com a longa e extensa experiência da empresa em tecnologia marítima, confiamos na Wärtsilä para fornecer alta qualidade e confiabilidade em todos os seus produtos e sistemas. Essas embarcações especializadas exigem desempenho superior e estamos confiantes de que as soluções Wärtsilä selecionadas atenderão a esse requisito”, afirma Maicon Batista Pinto – Gerente de Projeto –Navio Polar, NPo.

“Estamos muito orgulhosos de que Jurong tenha depositado sua confiança na Wärtsilä para ser o fornecedor desta ampla solução para o Navio de Apoio Antártico. Graças às tecnologias avançadas da Wärtsilä, a solução geral da Wärtsilä foi otimizada para fornecer a melhor eficiência possível para as operações da Marinha do Brasil. Esta eficiência também minimizará as emissões, o que está alinhado com a nossa estratégia central de aumentar a sustentabilidade sempre que possível”, afirma Simon Riddle, Diretor Geral de Vendas Navais, Wärtsilä.

O equipamento Wärtsilä está programado para entrega ao estaleiro a partir de 2024 e o navio deverá ser comissionado em 2025.

Wärtsilä 32
Uma instalação de motores Wärtsilä 32 em terra

Sobre a Wärtsilä

A Wärtsilä é líder global em tecnologias inovadoras e soluções de ciclo de vida para os mercados marítimo e energético. Enfatizamos a inovação em tecnologia e serviços sustentáveis para ajudar nossos clientes a melhorar continuamente seu desempenho ambiental e econômico. A nossa equipa dedicada e apaixonada de 17.500 profissionais em mais de 240 locais em 79 países molda a transformação da descarbonização das nossas indústrias em todo o mundo. Em 2022, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram 5,8 mil milhões de euros. A Wärtsilä está listada na Nasdaq Helsinki. www.wartsila.com

Sobre a Wärtsilä Marine Power

A Wärtsilä Marine Power é líder global em soluções de energia, propulsão e ciclo de vida para o mercado marítimo. Desde o nosso planejamento completo do ecossistema digital até ao desenvolvimento futuro de combustíveis, a Marine Power está impulsionando a indústria naval na sua jornada rumo a um futuro descarbonizado e sustentável. Nosso amplo portfólio de motores, tecnologias digitais, sistemas de propulsão, tecnologia híbrida e sistemas de trem de força integrados oferece a eficiência, a confiabilidade, a segurança e o desempenho ambiental necessários para apoiar nossos clientes. Nossa oferta inclui insights em tempo real sobre operações, desempenho e uso de energia, acordos baseados em desempenho, soluções de ciclo de vida e uma rede global incomparável de experiência marítima. www.wartsila.com/marine

FONTE: Wärtsilä

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Gabriel BR

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Underground

Empresa finlandesa com quase duzentos anos de existência. Começou como serraria, virou siderúrgica e passou a fabricar motores com ajuda da Krupp.

Gabriel

Eu acho que o dinheiro investido nisso deveria ser gasto com escoltas, nem que seja para ajudar a pagar 50% de uma…não consigo ver sentido em gastar dinheiro da marinha com um navio para auxiliar pesquisa na antártica…marinha tem que proteger território, fiscalizar o litoral, não auxiliar em estudo…enfim, minha humilde opinião.

Fernando "Nunão" De Martini

Gabriel,

Só um reparo: sem prejuízo da sua argumentação e opinião (ainda que eu não concorde) o valor do contrato do navio polar representa cerca de 30% do custo de uma fragata classe Tamandaré.

Fernando Vieira

Uma das funções da Marinha também é projetar poder. Por mais que não pareça, esse navio polar garante a presença do Brasil na Antártica e com isso a permanência do país entre o grupo que toma as decisões a respeito do continente gelado. Por hora o status do continente é que ele não é de ninguém, nenhum Estado pode clamar soberania sobre qualquer parte do continente. Os países podem apenas realizar pesquisas científicas, coisa que o Brasil faz e que são importantes para a ciência e para a população brasileiras. Se de uma hora para outra o tratado da Antártica… Read more »

Fernando Vieira

Por que essa estrutura na proa do navio? Só sinalização?

Bardini

Não… Esse tipo de estrutura pode abrigar alguns equipamentos dedicados a coleta de amostras de ar ou para verificação de condições meteorológicas.
.
A razão desta estrutura estar ali, é que evita turbulências geradas por outras estruturas do navio, bem como evita que se contamine amostras com partículas provenientes do sistema de exaustão do próprio navio.

Fernando Vieira

Entendi, você tem razão, o próprio navio poderia atrapalhar muitos instrumentos científicos que necessitam de precisão. É que na foto aparecem luzes ali que, não devem ser obrigatórias porque nenhum navio tem mas… vai saber.

Obrigado por explicar.

Salomon

O navio antártico chamar-se-á “Getulio Vargas”, pelo que se comenta. Interessante.

Bardini

O Navio já tem nome: Almirante Saldanha. Inclussive, está no texto…

Fernando "Nunão" De Martini

De onde será que aparecem essas lendas…

É o que comentei algumas horas atrás: sexta-feira é o dia mais bizarro na área de comentários.

Fernando Vieira

Pessoal deve sextar e depois de ter tomado umas e outras vem aqui comentar.

Santamariense

Pode ser impressão minha, mas a plataforma de operação de helicópteros parece muito pequena, curta, na realidade.

F-39 Gripen

Nuñao, não seria interessante a MB aproveitar todo esse Knew How do Álvaro Alberto e construir um quebra gelo de propulsão nuclear? assim poderíamos apoiar a base Antártica Comandante Ferraz até no inverno. Ou seria inviável?

Fernando "Nunão" De Martini

F-39,

Não vejo necessidade disso.

Alex Barreto Cypriano
F-39 Gripen

Aqui no blog já falaram que aquela bahia da ilha do Rei George congelaria durante o inverno, por isso me veio essa dúvida.