Marinha desativa o submarino ‘Tamoio’ – S31, primeiro construído no Brasil
PORTARIA Nº 224/ MB/MD, DE 11 DE SETEMBRO DE 2023
Dá baixa, do Serviço Ativo da Armada, no Submarino “Tamoio” e dá outras providências.
O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 4° e 19 da Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso V do art. 26 do anexo I ao Decreto n° 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:
Art. 1° Dar baixa, do Serviço Ativo da Armada, no Submarino “Tamoio”.
Art. 2° Proceder à alienação do casco do ex-Submarino “Tamoio”, na forma da legislação em vigor.
Art. 3° Após a Mostra de Desarmamento, o casco do ex-Submarino “Tamoio”, ficará sob a guarda do Comando da Força de Submarinos (ComForS), até a destinação definitiva do mesmo.
Art. 4° Esta Portaria entra em vigor em 14 de setembro de 2023.
MARCOS SAMPAIO OLSEN
NOTA DA REDAÇÃO: O Submarino Tamoio – S31 (IKL 209/1400) marcou uma realização nacional nos anos 1990, a incorporação do primeiro submarino construído no Brasil, pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). O Tamoio também será sempre lembrado pela grande façanha de ter “afundado” o porta-aviões espalhol Príncipe de Astúrias, durante a Operação Linked Seas em 1997 com a OTAN, ao largo de Portugal, penetrando a bolha de proteção de navios escolta e aeronaves.
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Agora descansará após ótimos serviços! Afinal… dentre outras façanhas ‘afundou’ um porta aviões da OTAn!
E quando vão dar baixa em 30% do pessoal excedente? É assustador a gestão temerária da MB.
né?
Apaga isso ou vai ter gorpe kkkkkkk.
Calma….2087 chega rápido
Boa noite, excelente pergunta. Também gostaria de saber.
Continua com esses papo que não vai demorar a kombi preta te visitar !!! Kkk
Caro. Provavelmente, a Kombi está na oficina, sem o motor e com pneu murcho. Desdentada.
Vai nessa… Na atual situação que o pais está rapidinho alocam dinheiro para colocar na ativa e cheia de dentes, isso se já não fizeram.
Riso. As peças da kombi preta usaram na kombi branca, que está sendo usada para levar o pet da Madame para tosar o pelo. riso. Dente só na boca do poodle de Madame.
Tropa de elite :a moto do comandante não pode dar baixa, hora de pegar o arrego pra tomar aquela cervejinha.
No caso da kombi nao pode da baixa pq é usada para visitar quem incomoda o sistema !!!
Relaxa, é só não ser desocupado de sair da sua casa pra ir pra Brasília quebrar tudo que tá tranquilo, não precisa chororô kkkkkkk
Senhores, a discussão está fugindo totalmente do tema da matéria.
Mas só para encerrar a discussão, as Kombis da Marinha não são pretas, são pintadas de cinza. Já peguei carona numa delas, entre Ladário e Corumbá.
Riso. Não tinha kombi, mas fretaram um ônibus. Deu no que deu. riso
Pessoal, já avisei pra mudarem o rumo dessa prosa.
Daqui a pouco um editor com menos paciência que eu volta da hora do almoço.
Olá Nunão… tem piada que vem pronta. riso. Não dá para perder.
Ok, me informa como você desliga pessoal concursado de uma hora para outra? Não é uma empresa privada.
RACIONALIDADE . essa palavra não é conhecida dentro da força.
Submarino nuclear? loucura! bilhões gastos pra 1 unidade. Bastava sistemas ANTI NAVIO litorâneos seria o suficiente. Com essa grana gasta nesse projeto , dobraria o alcance do MANSUP para 400 km, passava de 4 TAMANDARÉS para 12, e logico, … os Scorpéne .
Esta mais do que certo da baixa nesse submarino.
Para colocar ele na atividade de novo se gastaria muito dinheiro e nesse momento a marinha nao tem,esta contando as moedas !!
Complicado falar que não tem quando o MD tem um dos 15 maiores orçamentos de defesa do planeta. Na frente de Israel, Turquia, etc. Agora gastar com toneladas de camarão tem! Alias, o tropa para gostar de camarão.
Devido a inversão de prioridades.
Continuará assim. Infelizmente.
90% gasto com pessoal e 10% com equipamentos.
As pensões e penduricalhos comem tudo
Lamentável
Sonharam com duas esquadras, dois PAs CATOBAR, submarino nuclear, Gripen naval e agora acordaram numa realidade bem diferente, com uma força naval capenga, envelhecida e mal manutenida.
Nem o primeiro Riachuelo a gente vê notícias se está navegando ou em manutenção ainda kkk tá difícil o negócio.
É o que acontece quando você faz planos megalomaníacos totalmente descolados da realidade.
Um dia a fatura e a relidade chegam. Pode demorar, mas chegam.
Devem existir chefes militares que pensam:
“A nossa sorte é ser cercado de vizinhos fracos e que saem de uma crise para entrar em outra…assim podemos brincar com a sorte indefinidamente!”
Lembro de ter lido há uns anos atrás que o o Brasil não duraria um ou dois dias em uma guerra frontal. Bons tempos. hoje, em 1 hora ou pouco mais não conseguiriamos nem ligar a geladeira.
Um único míssil de cruzeiro “bem dado” em Itaipu e pronto. Acabou…
Caro Luiz. Dificilmente uma guerra eclode sem que tenha existido uma escalada Então, em condições normais, nenhum país possui uma capacidade militar apropriada para uma agressão de média ou grande intensidade. Por exemplo, os estoques de munição possuem validade. Não faz sentido um país, como o Brasil ou Chile manter enormes arsenais sem que exista uma ameaça ou uma escalada que levaria a um agravamento militar. Então, com exceção de países que estejam engajados em um conflito, acho improvável que qualquer país tenha condições de responder a uma agressão externa de intensidade. Parece-me que mais importante do que ter um… Read more »
Menos. A geladeira dos oficiais está zero bala.
Já há um bom tempo se fala na baixa dele, bem antes dos outros. Acaba não sendo muita surpresa.
De qualquer forma, é o terceiro classe Tupi baixado esse ano.
Neste momento há relatos que o S30 Tupi foi visto suando frio e fazendo uma reza para Netuno… 😂😂
Bota +1 SBR no carrinho e que venha o Betão!
Kkk fiz um comentário em outra página sobre o próximo ser o Tupi, o administrador disse que ele vai navegar por um bom tempo ainda, pois segundo ele passou por uma manutenção de grande monta, vamos ver.
Caro Ivan, eu vi seu comentário rsrs
Depende do que é “bom tempo”. Pelo o que me lembro os Tupi tem mais ou menos uns 10 anos entre PMGs. O S30 Tupi saiu de seu segundo PMG em 2016, então teria uns 3 anos pela frente. Contudo, as condições do navio devem impactar nisso, e ele passou por uma manutenção PMA em finais de 2020. Não acho (e não tenho propriedade alguma pra afirmar isso rsrs só um palpite) que ele tem no máximo uns 5 anos pela frente. Qual a opinião dos colegas mais experientes?
Bom BK, conhecendo nossa marinha se o Tupi chegar vivo até o fim dessa década será uma grande vitória.
Já teve gente da própria marinha que comentou aqui que o “Tupi” teria como meta 35 anos de serviço, ou seja, até 2024 e isso parece bem razoável. . Para ir além disso seria necessário um novo “PMG” como o que o “Tamoio” estava passando e não completado, então, fora de questão outro para o “Tupi”. . Dependendo das condições em que o “Tupi” esteja seria possível estender seus serviços por um ano, valendo-se de manutenções de rotina, mas, é bem possível que os 3 “Riachuelos” devidamente operacionais em 2025 – com o quarto a ser entregue até o fim… Read more »
Caro Dalton, obrigado pela resposta! Eu vou apostar então entre 2024 e 25. Próximo ao “””prazo””” de +/- 10 anos do PMG e a MB parece estar bem disposta a se livrar dos Tupi. Realmente, também não acho que vão estender a vida dele. Ainda mais se precisarem da tripulação dele (ou parte dela) para um dos SBR, afinal as tripulações do Tupi e Tikuna são, no momento, as com mais experiência recente.
Com essas baixas o segundo lote dos Riachuelo já deve virar prioridade na marinha que está mais do que claro que irão tomar o lugar dessa classe Tupi,espero que também negociem mais Tamandaré,pois as Niterói logo devem vir mais baixas.
Segundo lote kkk se isso acontecer vou correndo aqui de Presidente Prudente até a base naval de Itaguaí rsss
Não esqueça a garrafa de pinga kkkkkk
Eles iniciaram a conversa para mais submarinos scorpene,querem mais e ainda vender para outros países como Marrocos.
Esta será provavelmente uma mostra de desarmamento curiosa e pouco usual, dentro de uma oficina.
Pergunta….essa tripulação bem treinada e experiente, será aproveitada no proximo SUB que entrara em serviço ou….
Os submarinos Scorpenes possuem outros sistemas de navegação diferentes dos IKL. Tripulação experiente…da baixa.
Tem muita escrivaninha para ser navegada.
Acho que boa parte da tripulação que servia no submarino quando em atividade já deve ter seguido carreira na ForSub ou em outros meios há tempos. O Tamoio está na oficina desde 2014.
Desde 2014? Quase 10 anos sem operar….
Todos os scorpenes já tem seus tripulantes formados e treinados e os submarinos adicionais de outros lotes também devem ter seus tripulantes treinados e esses tripulantes das tupis boa parte já deve estar a mais de 20 anos de serviço nesses submarinos.
Olá Nunão. Talvez seja possível fazer em um gabinete, com uma maquete, uma foto ou um slide do powerpoint.
Caro Camargoer, se quiserem fazer cerimônia podem também pegar um dos outros Tupi’s desativados e colocar o indicativo dele, licença poética rsrsrsrs
O risco é pintarem “S31” na vela do “S41”.
Meramente ilustrativo rsrs
Powerpoint não. Teve um problema com isso em Curitiba…
Olá Esteves. Falando em powerpointi, terça-feira estive no IPEN participando de uma banca. Quase perguntei de vocẽ para o pessoal mais velho, mas não deu tempo.
Esteves foi passante. Esteves nem fincou raiz.
Lembro do Othon e do Carneiro com aquele cachimbo. Passados Estevesianos.
Mestre,
Vai haver Feira Bovina Industrial em Curitiba? Para submarinos.
Caro Nunão, vou apelidar o Tamoio de “Pejô“, entrou na oficina só sai com baixa no Detran rsrsrsrs Me pergunto, com o fim dos classe Tupi e transferência da ForSub para Itaguaí, o que se construirá na atual oficina de submarinos? Será que a construção no Arsenal volta de vez? Achei uma matéria aqui que diz que construiria blocos para navios de superfície para serem montados no dique Alte. Régis ( https://www.naval.com.br/blog/2015/05/28/reforma-do-amrj-no-futuro-oficina-de-submarinos-servira-a-construcao-de-navios-de-superficie/). A pergunta é: blocos de que? Napa 500? NaPaOc 1800? Já se fala em construir NaPas em Itaguaí… Outra classe de corvetas ou fragatas? Enfim, a resposta por… Read more »
“ Me pergunto, com o fim dos classe Tupi e transferência da ForSub para Itaguaí, o que se construirá na atual oficina de submarinos? Será que a construção no Arsenal volta de vez?” Já está sendo usada há anos como oficina para construção de cascos de pequeno porte, como embarcações de desembarque. Já vi mais de uma ser construída ao lado do casco aberto do Tamoio. Com a retirada do Tamoio, vai sobrar espaço para a construção de blocos maiores de navios-patrulha, que poderão ser transportados para união final tanto na carreira quanto no dique, ambos próximos à oficina de… Read more »
Porque não fazem um pedido para que seja conservado como museu já que é o primeiro made on Brasil.
Em vez de in ficou on
Só se for um museu coberto para abrigar um submarino de casco aberto.
Pode até ser interessante.
Obrigado, caro Nunão. Talvez, num primeiro momento, poderia expandir a produção de LOpRib, se essa desLANCHAr (perdão rs) no requerimento do EB.
Seria bacana, no futuro, produzir patrulhas completamente no AMRJ. Pelo o que sei a demora na finalização do Mangaratiba é devido aos poucos recursos financeiros. Adoraria saber o ritmo de produção de patrulheiros de 500 ton. no Arsenal (no estado atual) com financiamento pleno.
Quem diria, dando baixa num sub que poderia navegar muito bem em qualquer esquadra da região.
dando baixa em + um, né?
Caro colega. O Brasil é um país riquíssimo. Pode se dar ao luxo de baixar subs meia-vida. Não se espante numa baixa precoce de um Scorpene daqui há uns oito ou dez anos. Afinal, temos que preservar o bom nome da nossa engenharia naval e não expô-la a constrangimentos.
É… Tão aí as Niterói que confirma sua afirmação.
“O Brasil é um país riquíssimo”
Tão riquíssimo que não teve dinheiro pra fazer um PMG.
É, dizem por aí que é melhor ler isso do que ser cego.
Ele foi irônico amigo.
Espero que sim mas eu não o e tendi desse jeito.
Ele foi irônico. Você normalmente leva tudo ao pé da letra. Observe a sutileza nos comentários e vai perceber quando é ironia.
Baterias. Provavelmente manutenção de baterias. Talvez tenham que abrir o casco para removê-las, enviar à Alemanha para recondicionarem ou comprar novas. Conta de dezenas de milhões de dólares. Ou euros.
“ Talvez tenham que abrir o casco para removê-las”
O casco do Tamoio foi aberto (cortado) há mais de 6 anos para o PMG. E assim ficou.
https://www.marinha.mil.br/content/arsenal-de-marinha-realiza-corte-do-casco-do-submarino-“tamoio”
as baterias são revisadas e fabricadas em SP. Ja estive inclusive na Fabrica. Inclusive acho um erro as baterias do riachuelo serem de chumbo e não Litio como os subs mais modernos são. O Chumbo pesa mais e é menos eficiente.
Pela matéria do link era para ter voltado ao mar em 2019! Nossa que coisa!
Se deram baixa no Tamoyo é porque ele não podia navegar muito bem em lugar nenhum. Se a MB não tem dinheiro para fazer o sub voltar a navegar, com certeza nenhuma outra marinha da AS tem.
Estou é super curioso para ver se afinal o nosso Álvaro Alberto vai ter design de Scorpene alargado ou de Barracuda.
Só nossos Tatara netos poderão saber
Será. Tinha esperança que dá qui a 20 anos iria velo sendo lançado ao mar kkk
Eu vejo um otimista!
Vai ter o design dele mesmo.
Não sei qual será o design final do Álvaro Alberto, mas seu “eu poético” certamente é o de uma enorme draga….de recursos.
Complementando meu comentário acima, a MB não consegue dar conta de manter menos de meia dúzia de submarinos convencionais, meia dúzia de fragatas dos anos 70 e sonha em manter um submarino nuclear.
E não vejo ninguém contestando a capacidade da Força em operar e manter a supracitada embarcação atômica com segurança.
Bom, até aí brasileiros operam e mantém em segurança duas usinas nucleares há bastante tempo. Não acho que a parte nuclear do submarino seja tão problemática em termos de segurança comparado a usinas.
Usinas nucleares produzem algo (energia elétrica) que é vendido e gera receitas que cobrem os custos de manutenção.
Submarinos nucleares só geram custos, que tem de ser cobertos com o orçamento geral da Marinha.
Otímo…temos navios demais!
Foi lançado ao mar em 1996? Duvido que a tecnologia tenha evoluído tanto a ponto desse submarino se tornar obsoleto…mesmo se fosse, ainda caberiam atualizações que o deixariam em perfeitas condições…a marinha deveria manter os tupis em funcionamento junto com o Tikuna e os Riachuelos, mantendo uma frota de 09 subs convencionais (o que seria uma frota de respeito). Como sempre, perdemos a oportunidade.
Grana?
Todos esses são subs vigentes na região. Todas as Marinhas e Armadas da região e digo TODAS, poderiam operá-los sem nenhum problema.
Só o Brasil se dá ao luxo de esticar vida de fragatas e encurtar a de subs… luxos de quem pode, o resto (Entre eles nos) apenas olhamos e nos perguntamos “como?”
Esse é um dos problemas. Ter o que todos têm.
O que não entendemos não é a baixa, é o destino.
Para responder precisa saber os custos de operar e manter esses navios. Navios de superfície X navios submarinos. Incluindo a disponibilidade de tripulações, exercícios, aprestamento, inventários.
Esses IKL pertencem ao passado quando submarinos foram pensados para afundarem navios de superfície. Veja os subs convencionais russos…a disponibilidade de torpedos anti submarinos, mísseis anti navio, tecnologia para conter ruídos e tosses.
Vai ficar com navio obsoleto pra que? Ok. Ele ainda representa um perigo…pode afundar algo. Mas seria perseguido e destruído tão rápido como agiu.
Tomam decisões para décadas. A obsolescência chega primeiro.
Então, segundo o que o amigo diz, tá certa a MB, tem que descartar subs com menos de 30 anos.
Nãooooooo.
Precisa rever essas decisões de ir fazendo sem saber se haverá orçamento para operar e manter atualizado.
Nos anos Ikalianos houve contaminação. Diziam que seríamos o país do futuro.
Tá.
“Vai ficar com navio obsoleto pra que?”
Esse navio não é obsoleto. É um sub vigente no hemisfério todo de grandes capacidades e principalmente, seguro para operar.
Faz parte de uma classe dos anos 1980. Sem mísseis. Não tem “rótulo”.
Tivessem recursos para manter todos não teriam deixado o submarino com as tripas abertas desde 2016.
A explicação do Dalton faz sentido. Navios de superfície são mais importantes.
Submarino é pra quem pode.
É igual bici. Esteves picava grana com bike cara pensando que ficava pra trás por conta disso. Esteves queria bike chique.
A idade é que pesa.
“Faz parte de uma classe dos anos 1980. Sem mísseis. “
è só incorporar a eles essa capacidade. Os U 209 do Chile e do Equador possuem esta capacidade com Exocet. os do Peru com certeza a terão depois da modernização pela que estão passando.
Amigo,
Leia os comentários do Nunão. O navio está parado desde 2014. Aberto desde 2016.
Parece uma pirâmide.
Isso não quer dizer que o sub é inoperante. Apenas que a MB não teve condições de planejar o PMG.
Vendam para Argentina ou Peru. 30 milhões de dolares cada e a PMG seria feito no arsenal da Marinha.
“Tivessem recursos para manter todos não teriam deixado o submarino com as tripas abertas desde 2016.”
Bom aí já tem quem discorde de nos.
Teus amigos argentinos passaram por isso quando abriram o IKL deles.
Big surprise.
Os do Chile e os do Equador passaram por isso também e voltaram com capacidade de mísseis e isso contando com uma destruição massiva do estaleiro no meio do processo.
Não adianta tentar justificar, pra mim, deixaram chegar nesse ponto. O por que? Aí já precisaríamos conjecturar.
Você pode Estar certo. Temos que trazer essa gente aqui para explicarem.
Tu é chileno. Acho que não contariam mentiras aos chilenos.
“Vai ficar com navio obsoleto pra que? Ok. Ele ainda representa um perigo…pode afundar algo. Mas seria perseguido e destruído tão rápido como agiu.”
Se é pra seguir MESMO essa linha de pensamento, pode mandar 90% ( e tô sendo generoso aqui ) dos meios da MB pro desmanche então…
Teve matéria aqui sobre isso.
Não 90%. Mas o que não se pode manter por obsolescência, envelhecimento, orçamentos e projeções…como essa arma Estará daqui X anos.
Não tem sido fácil.
“Mas o que não se pode manter por obsolescência, envelhecimento, orçamentos e projeções…como essa arma Estará daqui X anos.”
Como eu disse, se for seguir mesmo esse critério, MUITA coisa na MB já teria sido mandada pra desmanche a muito tempo.
Os Aratus são exemplo perfeito pra isso.
O Gastão Motta tá fazendo hora extra a muito tempo, já deveria ter virado panela a uns 10 anos, pelo menos.
Almirante Saboia, idem.
E nem vou falar das Niteróis…
Esse é o problema criado pelo outro problema. Tá tudo velho e mal mantido.
Wilber, quanto ao “Gastão Motta” foi incorporado em 1991, portanto tem 32 anos, nada mal para um navio auxiliar, levando em conta que o “Marajó” serviu por + de 45 anos e a própria US Navy tem planos para aposentar alguns dos seus classe kaiser com 40 ou quase 40 anos de serviço.
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Enfim, tem coisa mais urgente para substituir não se justificando uma baixa no ” Almirante Gastão Motta” dez anos atrás, com 22 anos.
Não havia recursos para revitalizar os 3 “Tupis” ainda mais com novos e mais caros submarinos em construção; não havia como “dobrar” o número de unidades agora conservando os mais antigos e adicionando os novos já que a realidade é e tem sido de 4 submarinos em média ao longo de décadas, para, com muito otimismo, mudar na próxima década quando se terá um panorama fiscal melhor. . Esticar a vida de um combatente de superfície é até mais necessário pois os novos submarinos entrarão em serviço antes das novas fragatas, além do mais, submarinos podem ser mais “perigosos” para… Read more »
Concordo com tudo o que vc postou mas, vc concordará comigo que, dar baixa nesses subs, sem ter um destino (Uma outra frota, Peru, Colômbia, alguma nação africana, etc.) apenas mostra que pararam eles e deixaram “apodrecer” voluntariamente.
Glasquis, nenhuma nação se interessou por eles muito menos uma nação africana e houve alguma especulação de que o Peru poderia beneficiar-se
deles, mas precisaria pagar pela revitalização, preferindo revitalizar – de novo – seus próprios submarinos.
.
Houve na década passada um plano para aumentar o número de submarinos conservando alguns antigos e adicionando os 4 novos, então não é que se deixou eles “apodrecerem” apenas que o plano a exemplo de tantos outros no passado não deu em nada.
Ninguém se interessou ou, dificultaram o interesse?
Você compraria submarino alemão com 2 ou 3 décadas de uso? No estado que se encontram?
Certamente não ofereceram por preço baixo.
Dele sendo do preço, sim. O Peru, Equador e o Chile poderiam ter comprado eles pra operar ou até pra treinar tripulações.
Ao menos aqui no Brasil o orçamento da marinha teria que ser aumentado significativamente para pagar pela revitalização de submarinos de segunda mão disponibilizados para venda enquanto
ao mesmo tempo se continuaria a pagar pela operação e manutenção de rotina dos próprios submarinos.
E porque dificultariam ? Será que o Chile teria trocado seus 2 “209s” que li terão suas vidas estendidas para 45 anos ou seja cancelando essa revitalização para pagar pela revitalização de submarinos brasileiros ? Ou mesmo, ter aumentado o número de submarinos dos 4 atuais, sendo 2 “Scorpene” e 2 “209” para 6 unidades ? . Se a segunda opção é viável, me é estranho porque o Chile tem mantido historicamente “apenas” 4 submarinos e não adquiriu outros 2 “Scorpenes” anos atrás ! . Pelo que entendo não é porque há navios e submarinos de segunda mão a venda… Read more »
“que li terão suas vidas estendidas para 45 anos…” Já foi feito em 2020. Isto obedece a um plano de modernização da frota silenciosa e mostra como os U209 da MB poderiam ter sido mantidos pois são até mais novos que os da ARCh. Esta modernização é comum no caso da ARCh que tendo em mente a otimização dos recursos destinados, tenta “espremer” ao máximo os seus meios. ” Ou mesmo, ter aumentado o número de submarinos dos 4 atuais…” Não caso específico do Chile, a força é proporcional à percepção de ameaças com as quais se estipula o HV4. Na… Read more »
Glasquis os “209s” não foram ofertados particularmente à ninguém como as fragatas Oliver Perry da US Navy que deram baixa, também não foram, e sim comunicou-se que estariam disponíveis para venda e ninguém mostrou muito interesse, o Chile incluído. . Manter um submarino por 45 anos é perfeitamente possível, mas não há muitos exemplos disso e pelo que li isso pode até mesmo significar certas limitações quanto a profundidade que pode mergulhar, seja como for, é uma medida extrema, quando não se tem os recursos no momento para adquirir novos, você pode até contestar isso mas foi o que li… Read more »
“Manter um submarino por 45 anos é perfeitamente possível, mas não há muitos exemplos disso…” Chile, Peru, Equador, Colômbia… “os “209s” não foram ofertados particularmente à ninguém…” Achei que tinham sido oferecidos a Polônia, Peru e a Argentina mas, devo estar enganado. “E não existe isso de “obedecer um estrito planejamento, este que deveria prever janelas de aquisição dos meios dados de baixa, pra nações amigas” Acho que o amigo entendeu errado. Seria lógico planejar desvincular material em condições de operação (caso dos Subs) em momentos oportunos de conseguir ofertar eles a outras nações. Pra isso se calcula a janela… Read more »
Essa expectativa de um panorama fiscal melhor é uma ilusão porque o dever de casa não esta sendo feito. Estavamos caminhando bem pós pandemia, mas agora tudo foi pro saco. Do jeito que estão gastando e gastando mal, vamos ter mais uma década perdida pela frente.
O PROSUB drenou tanto dinheiro da força , que sofreu contigenciamento, atrasos e já deve ter duplicado o orçamento original dos S-BR.
O Novo PAC vai ser o capitulo 2 dos contigenciamentos , atrasos e custos absurdos, fora a tendencia de nossa moeda depreciar e aumentar expressivamente o custo.
O que é “dever de casa”?
Contigenciamentos, atrasos e custos absurdos…leio isso desde os anos 1970.
Queria que você estivesse errado Vitor, daí ter incluído “muito otimismo” no meu comentário, porque, se depender do que já lemos de revistas antigas – ainda tenho dezenas delas das décadas de 1980/1990 com previsões para
10/20 anos depois – não será nada fácil ! 🙁
Há controvérsias sobre “caminhando bem pós pandemia”. A situação fiscal já estava crítica, sendo tratada à base PEC’s anuais para permitir expandir o gasto, especialmente no ano da eleição.
explicativo, obrigado Dalton.
Na falta de recursos, vejo que o ideal seria a marinha colocá-los a venda, com os respectivos PMG´s a serem realizados aqui e incluídos no pacote da negociação. Entretanto, não sei se a marinha tentou fazer e não apareceu interessados
Tentou Guilherme, mas, não houve interesse, seja porque para algumas nações a revitalização para torna-los navegáveis novamente seria cara optando daí por revitalizar seus próprios submarinos ou porque já tinham tratativas para adquirir submarinos mais novos e capazes, me parece o caso respectivo para Peru e Polônia.
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Segundo um especialista de defesa, “um problema torna inviavel sua recuperação”. Agora ficou invendável rsrsrsr
Alguém fez m*?
Leitura correta do Nunão : …desarmamento curiosa e pouco usual, dentro de uma oficina”.
Olha,
Nilo, veja bem. Qualquer dia desses Esteves antecipar-se-á ao Nunão.
Ai quero ver.
“O último Período de Manutenção Geral (PMG) do navio ocorreu no final de 2014 no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, procedimento repetido a cada seis anos.
Em 1996 o Tamoio em um exercício de tiro afundou o casco do contratorpedeiro Marcílio Dias.”
Veio, viveu 28 anos, não prestou pra muito…o conhecimento da construção jaz no Arsenal da Marinha e, provável que o estado geral do navio mostre degradação. Agora vai…junto com os recursos públicos e as mentes.
Os Scorpenes, por tradição, seguirão o mesmo rito.
As mentes vivas da Marinha estão junto com as obras vivas?
“ O último Período de Manutenção Geral (PMG) do navio ocorreu no final de 2014”
Ele não “ocorreu”, no sentido de completude. Começou mas não acabou. O “load in” na oficina foi em 2014, o corte do casco foi em 2016 e em algum momento nos anos posteriores a coisa desandou.
O médico diz ao freguês que é rotina. Substituição. Será uma cirurgia de 2 horas.
O paciente sobe ao quarto após 8 horas. Lutou contra duas sedações.
— Doutor, o que houve?
— Fibrose. Eu me preparei para retirar uma contratura.
A Crise Financeira começou em 2015, portanto sofremos cortes em 2016-17-18 começamos a respirar em 19 e aí veio o COVID. Mesmo periodo em que o PROSUB drenava todo orçamento.
No caso do Tamoio acho difícil dizer que o problema foi dinheiro, ou que tenha sido só dinheiro. Houve dinheiro para começar e terminar o PMG do Tikuna (em dique) nesse meio-tempo em que o Tamoio ficou com o casco aberto na oficina: https://www.marinha.mil.br/noticias/arsenal-de-marinha-conclui-provas-de-cais-do-submarino-tikuna No caso de outros submarinos que nem iniciaram seus PMGs no período, como o Timbira e o Tapajó, a justificativa financeira se sustenta, mas iniciar o PMG do Tamoio com um complexo load in pra oficina (com seus devidos custos e riscos), cortar o casco e deixar o serviço inacabado, é porque houve outro problema, de… Read more »
Será que eles respondem? Fiquei receoso de ligar no IPEN pra perguntar cadê o Reator Multiproposito que só mostram maquetes.
— Esteves…passa amanhã.
Esse país vive em crise. “Os gastos do governo, nos últimos 20 anos, cresceram em média a uma taxa 6% acima da inflação. Tal comportamento dos gastos pode ser explicado em grande parte pelo aumento de despesas obrigatórias determinadas pela Constituição Federal. Tal crescimento de gastos foi financiado recorrendo sistematicamente ao aumento de tributos. Porém, é claro que não há mais espaço para aumentar impostos. Assim, há a necessidade de contenção de gastos, especialmente de gastos obrigatórios.” visão de 2019. 2019/2020/2021/2022 foram anos de fortes reduções de investimentos provocados por “teto da meta”, “meta do teto” e outros absurdos que… Read more »
A constituição de 88 é uma corda no pescoço do país.
Vamos eleger o Esteves. Reformar é Construir será um lema. Outro lema pode ser Construir a Reforma.
Bora.
Aposentado com pouco mais de 30 anos.
Um estrangeiro pode ver essa notícia e pensar que somos riquíssimos a ponto de achar que temos tanta grana que podemos nos dar ao luxo de “jogar fora” um sub que, em qualquer outra Marinha, serviria por mais 15 ou 20 anos.
Mas nós, brasileiros que acompanhamos essa trilogia, sabemos a verdade…
Falando sério, não há nenhuma tentativa da MB em tentar vender esses subs e tentar fazer algum caixa com eles? Esses subs estão tão deteriorados assim, que não vale a tentativa?
Fazem leituras. Estudam os Almirantes das outras Marinhas. Entendem as Marinhas dos outros Almirantes. Outras e outros norte-americanos, franceses, alemães, italianos. Promovem encontros, eventos, apresentações, simpósios e palestras. Reunidos celebram o que farão. Navios. Navios à partir de conceitos alienígenas como jeune ecole, Richmond, Mahan, Disney e quem sabe até Tirpitz. — Chegou tarde. — É que fizeram apresentações inovadoras sobre o Almirante Tirpitz. Disseram que precisamos de atualizações. Sair da caixa para ver além do periscópio. — Tenho orgulho de você. Depois escreve o nome completo desse Almirante…deve ser suíço. Passado o efeito das bebidas e comidas, afundam os… Read more »
O povo Brasileiro – não me perguntem como – terá, cedo ou tarde, por amor ou dor decidir o que deseja realmente de suas forças armadas. É evidente que não servem ao propósito de uma guerra pra valer. Também não querem o desgaste de uma guerra de bai intensidade contra o inimigo interno. Baixam a cabeça e submetem-se ao poder político mais escroto do planeta com medo das repercussões na capital do hemisfério norte. Então pra que, ” forças armadas?”
“Marinha desativa o submarino ‘Tamoio’ – S31, primeiro construído no Brasil.”
A ideia de que as Forças Armadas devem possuír algum papel no funcionamento institucional do Estado brasileiro é abominável e precisa ser extirpada – a fogo e ferro, se preciso – da mente dos militares brasileiros. Ouso dizer que deveríamos alterar o juramento para que ele seja, não mais ao país, mas à sua Constituição Federal. Talvez assim, finalmente entendam que lugar de milico é no quartel, longe da política. Uma realização que passará também pela diminuição do quadro de efetivos das forças, principalmente exército, que se organiza mais como se força de ocupação fosse, do que uma força de… Read more »
Olhando por esse prisma…lendo que a intervenção federal no Rio foi armada, ops, criada para superfaturamentos e…somando as viaturas caveirões comprados pela PF e…militares metidos com o golpe fracassado.
Olhando por essa janela, digo:
Como é que um ou uma digital influencer ganha 25 milhões por mês?
Se você ter a audácia, pachorra e indecência de propor isso, capaz deles te taxarem de “cumunixxxxta”, traidor da pátria e tentarem um golpe.
Senhores, a discussão está saindo do foco.
E pensar que quando comecei a acompanhar a trilogia (2017) embarquei no sonho de termos 9 subs convencionais operando simultaneamente… quão inocente eu era…
Sonho mesmo. Porque não lembro de terem contado isso.
Existe um evidente descompasso sobre o que pensam e contam com o que fazem e mostram.
Não temos orçamento e os Scorpenes serão um revival.
Não precisava não acenar
Não precisava não promessas demais
Não precisava não acenar
Tanta felicidade é um rio que vai
O rio que vai, o rio que vai me levar
Não passa na sua cidade
Que penúria na MB. E ainda não se enxerga nem uma mínima luz no fim do túnel. Ainda bem que o Brasil é um “pais pacifico.”
EDITADO:
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14/09/2023 – quinta-feira- bnoite, João, voce estava detido, a muito….muito tempo, não tem aparecido postagens suas, seja bem vindo.
Obrigado amigo. Abs
João. Se o Brasil estivesse em guerra, as despesas do país estariam priorizando os gastos com defesa. È assim em todo o mundo. Países que estão envolvidos em conflitos demandam maiores gastos militares, ao contrário dos outros países que vão priorizar gastos sociais ou em infraestrutura. Não faz sentido fazer o contrário.
A estrutura desse gasto é mais importante que o gasto.
Exato. É aquela ideia sobre a qualidade do gasto, ainda que exista um piso abaixo do qual é impossível implementar qualquer política (seja de defesa, de educação ou de saúde pública). Contudo, acima deste piso, é preciso implementar programas de qualidade de gastos e criar, como vocẽ mencionou, uma estrutura eficiente e eficaz. Hoje, a estrutura militar é anacrônico e perdulária. O resultado são forças armadas mal treinadas, mal equipadas e desfuncionais
Exato.
A MB dá mais baixa nos seus meios do que repõe !! Bem República isso !! Faz pouco tempo em pleno século 21 antes da chegada do Porta Helicóptero Atlântico, a MB deslocava menos toneladas que a Marinha Imperial do Brasil! no século 19. Fato
Não precisa retroceder tanto. Vinte anos atrás, em 2003, a marinha contava com o recém incorporado NAe São Paulo e planos para revitaliza-lo, modernizar até 18 dos 23 A-4s e contava com 18 combatentes de superfície/escoltas, 6 classe Niterói, 4 classe Greenhalgh 4 classe Pará e 4 classe Inhaúma e a bordo desse “São Paulo”, um novo presidente – acredito que não teria feito diferença se o outro candidato tivesse vencido – discursou sobre o compromisso de recuperar 15 anos perdidos para as forças armadas. Quanto ao “Império” já foi desmistificado aqui mesmo no blog a real situação da marinha… Read more »
O pior de tudo é que fica a impressão de que os anos da galinha dos ovos de ouro foram os que mais mal fizeram à MB.
Quais anos foram esses?
Meu comentário foi no sentido que houve muito mais tonelagem 20 anos atrás do que no mítico século XIX , não havendo necessidade de incluir o “Atlântico” na conta, independente de maior ou menor grau de sarcasmo. . Quanto aos anos da “galinha dos ovos de ouro”, se é que houveram, e se estão relacionados ao maior número de meios da Esquadra, vivia-se o pós guerra fria e havia meios de segunda mão em bom estado disponibilizados para venda não necessariamente levando em conta uma rápida obsolescência nem garantia de recursos para se ter tantos meios de forma sustentável, tanto… Read more »
Merecia virar um monumento como virou o U995 na Alemanha. Um marco na nossa história
Marco de desperdício.
Me desculpem mais as noticias da MB de desativação são constantes… É desanimador…
Não tem jeito.
Com 88% do orçamento comprometido com folha de pagamento e, provável que atinjam 90% de comprometimento, é um alento que ainda existam meios.
Inteiros não…meios mesmo.
Culpa do baixo orçamento ou culpa do Governo em não querer aumentar o investimento para manutenção e aquisição de meios?
No Brasil primeiro se paga o salario, depois ve o que sobra. é o Governo federal inteiro assim.
Sim. O orçamento não é baixo ou alto. O orçamento é o que é. As obrigações e as autonomias de municípios, estados, autarquias e da própria União concedidos pela CF de 1988 tornaram a despesa um tormento para uns que pagam e um Sol para quem recebe. O governo ou governos não têm capacidade para aumentar despesa com manutenções e aquisição. O governo entrega o quinhão de cada Ministério já deduzida a grana da folha e…não fosse assim até salários seriam negados. Podem fazer PACs e planos como fizeram PAEMB e PEAMB, PROSUPER e probióticos. Mas são planos apoiados em… Read more »
Os Riachuelo irão definitivamente substituir essa classe Tupi,agora a MB precisa ir atrás do segundo lote mais do que nunca ou vai ficar com cinco submarinos,a mesma coisa em relação as fragatas Tamandaré já que logo as Niterói também serão aposentadas.
Então…faz sentido. Não vão adiante com as 500tonas porque falta espaço no Arsenal.
Retirando o S31 podem avançar.
é o que da pro Arsenal construir. Tentar fazer algo maior e mais complexo vai ser puro devaneio.
Parece que será. 500tonas no Arsenal e patrulhas oceânicas aos estaleiros.
Ai…começa o mimimi de governador.
Esses patrulhas podem ser construídos por diversos estaleiros e Itaguaí parece que é a favorita para construir eles,deveriam também adquirir mais lotes desses submarinos Riachuelo para suprir a demanda dessas baixas nos tupis e navios caça minas.
Itaguaí é e estará dedicada aos submarinos Riachuelo.
Augusto,
Tu tem bom coração. Tu escreve frases boas. Tu deseja tudo de bom pra MB.
Mas não vamos ter nada adicional. Do jeito que fizeram é o jeito que Estará.
Ou mudo meu nome para Istivis.
A marinha se desfazendo dos seus melhores submarinos, com menos tempo de uso do que as fragatas. Num momento que mais necessitamos de armas, é uma decisão que necessita de uma boa justificativa !
Normalmente submarinos tem vida útil menor do que combatentes de superfície, então
uma fragata de 45 anos pode estar em melhores condições e/ou ter tido uma disponibilidade maior e/ou ser mais segura para navegar que um submarino de 45 anos.
.
O que se sabe é que são previstos para um submarino “209” 3 “PMGs” durante sua vida operativa ou 6.000 horas navegando submerso e não é algo que se possa ignorar ou protelar por conta da segurança da tripulação.
Como estão entrando os Riachuelo é plausível que encostem os já antigos Tupis e logo devem ser as atuais fragatas da classe Niterói quando vierem as Tamandaré. Fica a questão se esses dois projetos serão expandidos em mais lotes e até outras derivações de seus modelos para ampliar e renovar a frota naval decentemente.
Olá Augusto. Acho provável que a MB busque lotes adicionais de FCT, mas acho que serão apenas 4 Scorpenes mesmo. O objetivo do ProSub é chegar ao SBN. Os Scorpenes é apenas uma etapa para chegar ao SBN.
Será que se corrasse o concurso para oficiais nos próximos 4 anos? não daria para garantir pelo menos, o mesmo tempo de uso dessa arma, já que praticamente ficaremos só a ver navios no cais.
Eu li e reli os comentários várias vezes. Acho que não Estávamos preparados para uma Constituição Cidadã que retribui as decisões. Nos últimos dias prefeitos irritados com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios, outra dádiva constitucional, pediram PEC para manterem gastos acima da capacidade de pagamentos dos municípios socorridos por repasses do Tesouro. Teve um fórum aqui sobre despesas militares norte-americanas e a irritação de alguns congressistas de lá sobre o atendimento de demandas sociais X corte das verbas com Defesa que prejudicaram o empenho construtivo norte-americano. Talvez uma desculpinha para justificarem a atômica expansão chinesa. Talvez. Hoje… Read more »
Analise perfeita. Todo mundo quer tudo de graça e não existe almoço gratis.
Acho que o último parágrafo ficou confuso. O estado precisa de preservação.
Há lobos na floresta.
será que não teria como deixar ele guardado para reativação quando o orçamento desafogar, visto que o PROSUB suga as receitas da MB, estamos com uma guarda costeira, com sonho de que o governo vai dar dinheiro para concluir o SUBNUC, e pra nosso azar colocaram ele no programa mais pé frio da história do mundo, o PAC
Ta lá o corpo estendido no chão. Desde 2014. No meio do caminho de outras obras que poderiam ir à vante mas não vão com a desculpinha que há morto fedendo.
O PAC como todo programa de crescimento conta com a arrecadação. Arrecadação depende da atividade econômica que o próprio estado pode gerar. Atividade econômica depende de investimentos privados e públicos. Investimentos dependem de bancos. Bancos…
Bancos…se tu fosse banqueiro. Tua grana estaria aonde?
se eu fosse banqueiro meu dinheiro estaria na Suíça e nos EUA
Pois é. Quem tem grana no Brasil faz isso.
Deixar ele “guardado” ainda assim sugaria recursos como em pessoal para inspeções regulares contra alagamento por exemplo, lidar com a ferrugem, retirar equipamento sensível para ser preservado em terra, etc, para que quando finalmente o “orçamento desafogasse” se teria que recomeçar a revitalização interrompida, que com o passar dos anos se tornaria mais cara, treinar uma nova tripulação, além das dificuldades de estender duas cadeias logísticas diferentes, uma para submarinos novos e outra para os antigos. . Se de fato o “Tupi” for retirado de serviço até 2025 quando terá 35/36 anos o que é razoável supor pelo tempo de… Read more »
Vendo os comentários, a impressão que dá é a de que a culpa por não termos esse ou aquele equipamento é tão somente da Marinha. Não foi do contingenciamento de verbas, desvio de verbas (sim, ok, tb pela MB, mas, só por ela?). Foi tudo, somente, por conta das pensões das filhas dos milicos e porque tem gente lá fazendo nada. Nossa, que análise complexa e cansativa, não?
Povo sem memória é triste…
Pois é, contingenciamento de verbas, impossibilidade de aumentar o orçamento, etc, existe há mais de 30 anos, e nesse período enorme de tempo a MB não foi capaz de fazer um planejamento flexível que permitisse manter uma quantidade de meios com o orçamento disponível. Preferiu deixar rolar, se aparecesse o orçamento solicitado tudo bem, se não aparecesse continuaria deixando crescer a proporcionalmente enorme folha, com crescimento vegetativo certo, e os meios que se explodissem. Afinal, a culpa não seria da Marinha, mas do governo, que não entregou o orçamento necessário. Ora, ao longo de todos esses anos, deveria ter reduzido… Read more »
“Orçamento necessário” não existe.
Existe orçamento para pagamento das despesas com pessoal. Existe gasto discricionário onde cada governo decide as urgências públicas.
Esse é o de 2021. A despesa de 2022 cresceu mas a estrutura do gasto é a mesma.
blob:https://www.naval.com.br/d7c414e2-a16f-4104-bdec-cac960da1c5f
Olá Esteves entenda orçamento necessário como o orçamento de gasto discricionário solicitado pela MB para atender às suas necessidades de investimento em meios e a operação dos mesmos. Esse orçamento solicitado, via de regra, é muito maior do que o orçamento acatado pela área de orçamento do governo e depois incluído no PLOA (projeto de lei orçamentária). Tipo assim, a Marinha pede 5 bi para o projeto do subnuc, no PLOA só vai 1 bi, que é o que cabe no orçamento. E isso ocorre ano a ano, represando as necessidades. Ora, se o represamento é a regra, então outro… Read more »
Investimentos são feitos após o pagamento das obrigações com pessoal.
Cada pasta decide quanto e no que investir.
A MB tinha pedido 7 Bilhões para as Tamandarés. 10 bilhões saíram do Tesouro como capitalização da Emgepron para enfrentar esse investimento (projeto Antártida também) que no fundo no fundo e na MB tudo vai ao fundo, é uma despesa.
Conceito de investimentos e despesas depende de cada alma.
Não consegui grudar. Veja a execução da despesa do governo federal. Teve matéria.
Olha, Vamos ordenar. Contigenciamento é um represamento do recurso público porque não houve e não existe arrecadação suficiente para ordenar a despesa X. O caixa único do Tesouro está vazio…para aquela despesa frente a outras. Desvio de verbas pode ser um remanejamento técnico entre ministérios atendendo prioridades negociadas com o Congresso no mês de janeiro de cada ano lembrando que o orçamento é feito através de Lei Ordinária sempre para o ano seguinte. 2022 para 2023 e assim adiante. Despesas com pessoal estatutário, municipais, estaduais, autárquicos e federais sai do próprio orçamento. Não é exclusividade da Defesa gastar 88% do… Read more »
Olà Esteves. Quase isso. Mesmo que o Tesouro tenha caixa, as despesas estão limitadas pela arrecadação mensal comparada com a arrecadação prevista no orçamento aprovado. Então, se ocorre uma queda sazonal na arrecadação abaixo de um determinado valor médio previso no orçamento, é preciso fazer um remanejamento de despesas. Por outro lado, se já um ganho sazonal de arrecadação, só se pode fazer as despesas que haviam sido postergadas, não sendo permitido adiantar despesas. Então, existem uma diferença entre “crise fiscal” (quando o caixa o Tesouro é inferior ao das despesa) de uma variação sazonal da arrecadação. Quando há crise… Read more »
Grato pelo complemento esplêndido Professor Camargo.
Agradeço o detalhamento e esclarecimento. Falei de modo geral, como quem reclama “do governo”, mas querendo na verdade dizer “Administração Pública”, por exemplo. O ponto que quis chegar foi que – mais uma vez – pelos comentários aqui, a culpa parece tão somente da MB e da “preguiça e arrogância” dos seus oficiais. Não duvido que isso exista, porém, penso que a tônica da cobrança deveria ser outra. Se todos os que comentaram aqui enviassem alguma reclamação a um parlamentar, tb penso – de modo mto otimista, sim, mas, o que resta? -, de modo consistente e frequente (igual como… Read more »
Putz que pena…..Só tem o Tupi e o Tikuna agora? Alem do Riachuelo
E até o fim do ano deverá ser incorporado o Humaitá, então, será uma melhora significativa, quando se pensa que por alguns anos apenas o “Tupi” esteve operacional !
Pois é, alegria de pobre é comer uma vez por dia, quando só comia de dois em dois dias…
É mais ou menos por aí !
Esteves sempre operando.
Boa !
Sempre um prazer ler vossos comentários Dalton.
Vida longa. Na terra, no ar e no mar.
Tem uma coisa que Esteves localizou quando começaram com os Scorpenes Riachuelo. As sobras dos cortes. O aço arrematado em leilão. Aço bom. Aço de sub. Essa história de corte e dobra de chapa de aço depende da prensa e da guilhotina da prensa. Lâmina não afiada adequadamente pode significar maior perda. Prensa sem manutenção pode esmagar a peça cortada. O casco do Tamoio está aberto desde 2016. Sabe-se lá o que encontraram para terem interrompido a escavação. Maldição? Wer es wagt, durch dieses Loch zu gehen, wird verflucht. Quanto vale o casco…quem conta essa história do valor e da… Read more »
EDITADO:
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EM OFF:
Teve um sub nosso que “afundou” um Classe Nimitz dos EUA num exercício, alguém pode me confirmar?
Uma pena, mas mostra que a MB quer avançar e padronizar a frota de submarinos. Agora isso tem que ter um cronograma fixo e sistemático, mas aqui é o Brasil…
https://www.naval.com.br/blog/2019/12/04/a-foto-que-irritou-os-almirantes-da-marinha-dos-eua/
https://www.naval.com.br/blog/2010/04/02/tikuna-o-cacador-de-porta-avioes/
Então, hoje a MB possui em atividade o Tupi, o Tikuna e o Riachuelo. E talvez até o final do ano, o Humaitá.
Tá bom. Faz mais um e vende o resto. Não vamos conseguir manter.
Agora serão somente 04 Submarinos Classe Riachuelo. Não acredito que em 2032 a MB conclua a construção do SN Álvaro Alberto. Seria um milagre ele ficar pronto na próxima década…
Caro Tuxe. O plano da MB é incorporar os 4 Scorpenes e manter o Tikuna. Sobre o SN10, recentemente no início de setembro, a Nuclep e o ICN assinaram o contrato para a construção da seção de homologação do casco. Se isso é milagre, só Deus sabe. Para mim parece um ato administrativo.
https://www.naval.com.br/blog/2023/09/06/icn-e-nuclep-assinam-contrato-para-fabricacao-da-secao-de-qualificacao-do-submarino-de-propulsao-nuclear-scpn/
Duas qualificações na mesma matéria. Uma do Riachuelo, outra do Álvaro Alberto.
Isso, os submarinos convencionais Riachuelo ficarão todos prontos nesta década, salvo engano até 2028, agora o SN10 aí eu já n garanto que fique pronto dentro do prazo estipulado. É aquele lance, qdo tudo está no papel é bonitinho, agora, na prática…
Verdade…
Que bom que a MB vai manter o Tikuna, seria interessante um pacote de modernização pra ele…
É, de fato seria um milagre o SN10 ficar pronto na próxima década, pois com esse baixo orçamento da MB, fica cada vez mais difícil disso acontecer. Mas que bom que eles querem manter o Tikuna.
Dizem que as pirâmides do Antigo Egito foram construídos em seções. Primeiro qualificava, depois edificava. Demorou séculos. Fizeram. Obras.
Assim como o submarino brasileiro movido por reator nuclear mas não armado com armas nucleares ou SBMRNNAAN, existem e existirão polêmicas sobre pra que prestaram…tanto as pirâmides quanto o submarino nuclear brasileiro, de defesa, não movido por armas nucleares ou SNBDNMAN.
Portugueses dizem que as pirâmides iluminam o Antigo Egito com raios saintes do topo. De lá, de Portugal, veio a expressão:
— Que raios!
Na dúvida, publicaram matéria sobre nosso conhecimento para raios:
— Que tiro foi esse?
Tem momentos em que eu gostaria de saber o que tu usa …
No polêmicas. Com everyone e com todos. Especialmente dos editores que não quero ler:
— Esteves, respeitar os editores tá na regra.
— Esteves…advertência.
Esteves anda na linha. Mas cadê matérias investigativas? Cadê histórias boas? Cadê conspirações? Traições? Mineiro diz, Quedi?
Em breve? Chega demorado esse tal de embreve.
E?
A manutenção das forças armadas brasileiras e porca, os recursos são quase que totalmente direcionados para o padrão de vida classe media alta dia oficiais,os praças tem que fazer verdadeiros milagres para mandar o funcionamento da frota.
Aparentemente, sou o único feliz aqui com estas desativações. Agora todos os subs serão modernos e do mesmo tipo. Padronização de meios significa simplificação, menos custos e menos preocupação com modernização de velharias. Isso é ótimo. Melhor ainda, seria mais 2 ou 4 subs do mesmo tipo, afinal, quando temos 4, significa que temos 2, na verdade. Com 8 subs, estaríamos sempre operando 4, imagino…
Se está gerando custo excessivo em um equipamento já ultrapassado, que seja desativado logo. O que precisamos é assinar um contrato para construção de mais subs da classe Riachuelo.