Submarino Tupi, tipo IKL 209

Submarino Tupi, Type 209/1400

Segundo o site Zona Militar, a Armada Argentina, que está há seis anos sem operar submarinos, está analisando a opção de incorporar um dos submarinos da classe “Tupi” (Type 209/1400) recentemente desativados pela Marinha do Brasil.

De acordo com a matéria do site, durante a Operação “Fraterno”, realizada entre o final de agosto e o início de setembro deste ano, pessoal da Armada Argentina foi destacado a bordo do submarino Tikuna (S34) realizando diferentes ações guerra submarina com as unidades empregadas pelas duas marinhas, incluindo as fragatas União e Independência da classe “Niterói” e o destróier Heroína (Meko 360H2)

A classe “Tupí” é uma evolução da classe Type 209/1200 operada pelo Comando da Força de Submarinos. O ARA Salta (S31) atualmente é utilizado como submarino de treinamento na Base Naval de Mar del Plata (BNMP) e pelo ARA San Luis (S32) desativado em 1997, com notável participação na guerra das Malvinas.

Depois da descontinuidade da construção dos submarinos TR 1700/1400 e da perda do ARA San Juan e de sua tripulação em 2017, o submarinos Salta e do Santa Cruz tiveram sua modernização de meia vida interrompida, deixando a Armada sem submarinos operacionais.

Embora não tenha sido revelado qual seria a possível incorporação de um dos “Tupí”, a transação poderia ser realizada pela modalidade de arrendamento mercantil, ou venda tradicional. Existem também interesse da Argentina por novos submarinos da classe “Riachuelo”, construídos no Brasil no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Submarinos argentinos ARA Salta, ARA Santa cruz e ARA San Juan, em foto de arquivo
Submarinos argentinos ARA Salta, ARA Santa Cruz e ARA San Juan, em foto de arquivo
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Koprowski

Blá…bla…bla…

Camargoer.

Pois e. Eu cantei essa bola antes da pandemia….

Wiillber Rodrigues

MB e seu Alvaro Alberto;
A Armada Argentina e sua bsca por um sub navegável.

Cada país com sua novela interminável particular….
No mais, se os argies realmente pagarem por eles ( adiantado, de preferência ) e se pagarem pela PMG que deve ser feito AQUI, eu não veria nenhum problema em vender esses subs pra eles.

Rodrigo

Tem dois porens e são os dois pagarem e se Milei ganhar ou dá calote ou nao compra

Sandro medeiros

O problema é saber se não teremos um.calote .

Wiillber Rodrigues

Por isso sou a favor de já adiantarem 50% do pagamento, pra não ter riscos ( pra gente, obviamente )

Brown Silas

Nossa, amigo, vc é excelente negociador de submarinos, parabéns.

Nelson Junior

Mais um calote para nós pagarmos

Renato B.

Pagador com histórico ruim paga mais nos financiamento, a vida é assim. O risco maior tem preço e faz parte do cálculo.

Wiillber Rodrigues

Já deixa adiantado 50% do pagamento, e a entrega só depois que o $$$ pingar na conta, nada de entregar antes do pagamento, ein?

Agora falando sério, os caras estão a uns 5 anos ou mais batendo cabeça e juntando moedinhas pra escolher qual caças eles vão comprar, e até hoje não tem nada concreto, acham mesmo que eles terão grana pra caças + submarinos, fora as outras trocentas coisas que as FA’s deles precisam adquirir ou modernizar pra ontem?

EduardoSP

Mas nesse período tem feito diversas aquisições de material de segunda mão, e até novos, como os Bell 407, Beechcraft TC-12, Boeing 737, H215-M.

Wiillber Rodrigues

Ok, mas essas comprar de usados só se concretizaram após se arrastarem por anos e por sucessivos governos da Casa Rosada.
A única coisa realmente nova e cheirando a carro 0 km que a Argentina comprou nos últimos 15 anos foram as L’Adroit. E lí, não lembro aonde, talvez no próprio Zona Militar, que esses navios passam mais tempo no cais do que navegando, por falta de verba.

Brown Silas

igual fizemos aqui com alguns navios da MB………………… navios parados, estacionados com freio de mão puxado…………………

Marcelo

Se eu fosse o governo eu doaria o submarino para os argentinos mais obrigando eles pagarem um pouco mais caro e fazer o pmg aqui no brasil !!!

Alexandre

É o mínimo que se espera da MB.
Vender esse 3 submarinos desativados, e empregar os recursos obtidos em um novo scorpene diesel elétrico, ou alguns navios de patrulha de 1800t, ou ainda, navios de patrulha de 500t.
O que não pode, é deixar de molho e depois doar para o uruguai!

Stene Pires

Exatamente isso.

Vitor Botafogo

o problema é receber…

Alexandre

A Argentina é nosso 3 parceiro comercial por mais de 20 anos, e sempre recebemos . Uma dificuldade de momento não quer dizer nada, basta amarrar os contratos em garantias reais, como o gás natural deles.

Wiillber Rodrigues

“Uma dificuldade de momento não quer dizer nada”
Essa “dificuldade de momento” deles tá durando uns 20 anos, mais ou menos….

Alexandre

Vc falta com a verdade, a Argentina tem sido um excelente parceiro comercial do Brasil ao longo de décadas.
E isso é tão verdadeiro, que nenhum Presidente, seja de direita, centro ou esquerda, tentou acabar com essa parceria.

Diego Tarses Cardoso

A Argentina imprime dinheiro loucamente, está com inflação de 120% ao ano, não tem dólares e não consegue pagar seus funcionários públicos sem imprimir mais dinheiro.

Quer vender algo para eles ainda ?

Camargoer.

Caro. A expansão monetária na Argentina é consequência da inflação, não a sua causa. Em um processo hiperinflacionário com componente inercial, é preciso ampliar a base monetária para comportar o aumento de preços generalizado. Os mais velhos vão lembrar do processo de sucessivos cortes de zeros na moeda brasileira e a necessidade de carimbar as notas, já que era inviável imprimir novas notas. Atualmente, a maior parte das operações financeiras é feita eletrônicamente. Acho que aquele imagem de uma carriola cheia de dinheiro nunca mais vai acontecer. Você tem razão em lembrar que o nível das reservas argentinas está baixo,… Read more »

Diego Tarses Cardoso

Não conseguem comprar Guarani de R$ 1,5 milhão cada, imagine submarino.

Juarez

A venda de três Subs.para a Argentina esbarra na falta de dinheiro para honrarem o o pagamento. Hoje, eles nos devem quase dois bilhões de dólares e nem sombra do dinheiro.
E ainda, a venda dos três mal daria para pagar um terço do valor de um Scorpene

Alexandre

A Argentina já está concluindo um gasoduto que vai ligar as reservas da Vaca muerta até o Brasil, é só amarrar as garantias.
Historicamente, numa relação comercial de mais de 30 anos, a Argentina sempre honrou com seus compromissos com o Brasil.
Uma dificuldade de momento, não pode sobrepor uma relação histórica.
Pergunte aos empresários do Sul do País, se eles querem romper as relações comerciais com os hermanos. A resposta vai lhe surpreender.
E não falei que a venda desse submarinos da pra pagar 100% de um scorpene novo, mas com certeza, daria para cobrir uma parcela dos custos.

Rodrigo

Argentina não respeita garantia, deu calote no FMI, muda governa eles rasgam o acordo, caloteiro só a vista.

Alexandre

Deu calote no FMI, mas no Brasil não deu!

Diego Tarses Cardoso

Gasoduto bancado com nosso dinheiro, lembra que Lula falou no começo do ano que o BNDES ia bancar ?

Brown Silas

a venda, a que se faz referencia, é de apenas 1 unidade de sub Tupi, basta ler no título do post

Marcelo Andrade

Pra vender tem que ter quem compre, não é assim tão facil!

Alexandre

Aqui na região, temos Argentina, Perú, Colombia, Venezuela, Equador e Uruguai que , ou não tem submarinos (Argentina e Uruguai) ou estão com submarinos muito mais velhos que os nossos(Perú, Colombia, equador e Venezuela). A questão do pagamento pode ter garantias em contrato, como por exemplo, o fornecimento do gás da vaca Muerta na argentina ou do fornecimento de energia elétrica feita pela Venezuela para Roraima. É só amarrar bem as coisas. É bom dizer que historicamente, apesar de haver alguns casos de atrasos nesses pagamentos, sempre são quitados no final. E fora Argentina e venezuela, no caso dos outros… Read more »

gari

Se eu tivesse o poder supremo de decisão, venderia o jogo completo, todos os 5 com todos os mísseis e equipamentos de manutenção + treinamento e se possível a manutenção aqui. Vender no Pacote deve ser mais fácil e com o dinheiro da venda investia em mais Riachuelo ou no Subnuc.

Brown Silas

a MB reduziu a quantidade de subs pq não pode operar tantos, e nosso ________ quer inserir mais unidades de volta, isso é muita sapiência, putzzzzz

EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Esteves

Esse continente e seu interminável atraso tecnológico.

Glasquis7

Como um estrangeiro vindo do sul disse ao amigo há pouco tempo atrás… Exatamente 19 dias atrás:

dando baixa num sub que poderia navegar muito bem em qualquer esquadra da região.”

Dalton

Desde que haja interesse por essa “esquadra da região” Glasquis , que pague pela revitalização e pelo treinamento, que você chegou a inferir o Brasil não teria interesse em oferecer ou mesmo dificultar uma possível venda, que não foi o caso.
.

Wiillber Rodrigues

Aliás:
Eu sou a favor de vender ( a vista, diga-se de passagem ) os subs aos argies, e ainda dar “de brinde” os Cascavéis do EB pra eles.
Todo mundo sai ganhando: os argies tem um sub pra navegar mais 15 anos, recebem veículos “blindados” pro Exército deles, nós ganhamos grana pra investir em mais Scorpenes, e o EB acaba com aquela sanha em gastar grana com modernização de Cascavel.

Dalton

Concordo, havendo pessoal e disponibilidade no estaleiro por parte do Brasil, com o submarino, se, ainda em bom estado depois de anos na reserva para passar pela revitalização necessária paga pela Argentina
é bom para ambos.

Glasquis7

A Argentina não vai pagar a revitalização deles. Ela vai querer que a própria ARA se vire com isso pois, já tem experiência em PMG desses subs, embora o ARA San Juan tenha sido o resultado dessa “expertise”

Wiillber Rodrigues

“(…) já tem experiência em PMG desses subs, embora o ARA San Juan tenha sido o resultado dessa “expertise”

Eu ia dizer a mesma coisa, mas como você já se adiantou…
No mais, continuo batendo na tecla que, se os argies quiserem levar esses subs, o PMG deve ser feito no Brasil, e isso não é negociável. Mantém estaleiros e pessoal no Brasil ocupados e ganhando $$$ por isso.

Dalton

Ter “experiência” não significa necessariamente que condições como mão de obra especializada, estaleiro em boas condições, etc, estejam
disponíveis e quanto mais tempo levar para se criar as condições pior o estado do submarino que terão que revitalizar.
.

Glasquis7

Como disse antes:

embora o ARA San Juan tenha sido o resultado dessa “expertise””

às vezes não é fácil que essa analogia entre na cabeça das ceboshitas.

Glasquis7

Pra ficar mais claro:

“Sabe como se suicida um argentino?…

Sobe no seu próprio ego e se lança ao vazio.”

Sunda

Prezado colega o que seria ceboshitas ?

Glasquis7

Antigamente existia uma telenovela infantil na Argentina que tratava de um time de futebol infantil que nunca conseguia conquistar um título, sempre perdia na final e ficava como vice.

Antes desta última copa (presente da FIFA ao Messi) a Argentina só ficava vice, entre esses vices, duas vezes seguidas pro Chile.

Depois disso os Chilenos apelidamos os Argentinos com o nome do time da novela mas, com o sotaque argentino apenas perceptível na américa hispana.

O time se chamava “Cebollitas FC” que pelo sotaque se escuta “Ceboshitas”.

Camargoer.

Olá Glasquis. O Brasil teve o Fittipaldi, Piquet, Senna… e teve o Barichello.

Nilo

É temerário, pensar na possilidade de modalidade de arrendamento mercantil para aquisição dos Tupis pelos argentinos, com a manutentação sob responsabilidade destes, visto a manutenção que viseram com o ARA San Juan.

Dalton

Bom aí seria problema deles, caso sentissem que poderiam fazer a revitalização necessária, pessoalmente, acho que não compensaria mobilizar recursos para atualizar estaleiro, mão de obra etc para apenas um submarino que pelo que entendi seria um “tampão”.

L Grande

Mestre Dalton. A grande verdade como sempre falei é que MB dá baixa em navios e submarinos que ainda poderia navegar pôr mais 20 anos. Eu não entendo até hoje motivo. Não venham me falar em dinheiro. Parece que temos quinta coluna que não aceita que o Brasil tenha 10 submarinos em atividade. Muito estranho parece que tem uma ordem superior. De quem. De quem. Mistério. Eu ainda estou tentando entender.

Dalton

Não é nada disso e sim que o orçamento é “pequeno” ainda mais quando 60% – esse percentual aparentemente aumentou nos últimos 30 anos – destina-se ao pagamento de ativos e inativos. . Veja que você menciona navios que poderiam navegar por mais 20 anos, mas, desde que sejam revitalizados e isso exige dinheiro, mão de obra e espaço em estaleiro que não está sobrando. . A maioria das unidades da marinha tem sido usadas até além do que se havia pensado, veja as “Niteróis” a “Rademaker” o NT “Marajó” e tantos outros e as corvetas da classe “Inhaúma” nem… Read more »

Rafael

Vamos empurrar pra eles os AMX e F-5 também!
E se quiserem levar os Leopard 1 e M60 será um favor que nos fazem.

DanielJr

Não podem esquecer dos Urutus, Cascavéis, FAL, jipes, M113 etc. Basicamente repassar 60% dos equipamentos daqui pra lá.

Rafael

É uma pena não poder repassar as viúvas e filhas de almirantes para o orçamento da Argentina.

JS666

Quiçá podem até levar uns almirantes de brinde, acho que temos muitos para poucos navios. rs

Glasquis7

Tal vez a minha colocação tenha sido pouco clara… Problemas de idioma. O que eu quis dizer é que, a MB fez a desativação destes subs sem nenhuma programação. Pretendia fazer o PMG e depois de ter parado os navios percebeu que não teria verba. Disso discorro que, se ela programa-se melhor as baixas de seus médios, poderia fazer “calçar” junto com a janela de compras de oportunidade de algumas forças pois, especificamente estes subs, são os mais novos da sua classe na região e estariam sendo descartados antes que os demais. Quando digo que “não há interesse” me refiro… Read more »

Esteves

Vamos por partes se o amigo permite minha intervenção.

Respeito ao dinheiro público não há.

“Calçar” ou fazer dentro de “janelas de oportunidades” como fazem os times de futebol também não, porque isso revelaria que pensamos fora da caixa…qualquer caixa.

Quer saber? Passou do tempo desse continente olhar adiante, integrar-se e mover-se por modernidades. Afastar o passado pré histórico.

Glasquis7

“Calçar” ou fazer dentro de “janelas de oportunidades” como fazem os times de futebol também não, porque isso revelaria que pensamos fora da caixa…qualquer caixa.”

E como foi que souberam da baixa do Bahia ou do Atlântico?

Não foi anunciada com antecedência uma e programada a outra?

Grandes Marinhas assim o fazem. Por que a MB, Marinha do maior país de Hispano América não poderia também fazê-lo?

Esteves

O afundamento do ARA San Juan contribuiu para a Marinha encostar os IKL.

Tu sabes muito bem que existe ponte de safena entre aqui e a Europa. Mas veias latinas…pode esquecer.

Filipe Prestes

Ney Matogrosso visionário incompreendido já tinha cantado essa nos anos 70 e só agora no séc. XXI compreendemos o porque

Filipe Prestes

Aí tu comprou uma briga ad aeternum chamando a gente de hispano-americano. Não é o meu caso, mas tem gente nesse país que nem se considera latina. Enfim…

Sobre programação, PMG e planejamento, novamente concordo com o Esteves. Bons planejamentos nunca foram o forte do almirantado da MB e isso já é secular em terra brasilis.

Glasquis7

Realmente o amigo está certo, não tinha dado atenção ao detalhe. Seria Ibero americano

Dalton

Ficou mais claro Glasquis, mas, não se pode colocar a culpa na marinha que corretamente colocou ambos na reserva a partir do momento que deixaram de ser seguros para navegar aguardando verbas para o “PMG” disponibilidade de mão de obra, espaço no estaleiro e coisas assim que não foram disponibilizadas. . Muitas vezes é preciso escolher o caminho que é menos ruim, veja a baixa dos “LCSs” da US Navy por exemplo, certamente há trabalho para eles principalmente no Caribe, mas, não há recursos nem tripulantes suficientes então se usará espera-se, os recursos que seriam reservados a eles em meios… Read more »

Glasquis7

“não se pode colocar a culpa na marinha que corretamente colocou ambos na reserva a partir do momento que deixaram de ser seguros para navegar aguardando verbas para o “PMG” disponibilidade de mão de obra, espaço no estaleiro e coisas assim que não foram disponibilizadas.” E quem deveria ser então, o culpado por não prever o desgaste de equipamento da MB? Desculpe mas o amigo está justificando algo que me parece cada vez mais injustificável. “O Brasil tinha então 4 submarinos em construção ou já contratados, mas não orçamento o bastante para aumentar o número de unidades com os novos… Read more »

Esteves

Amigo,

Prever desgaste? Onde existe isso? O navio tem as manutenções programadas que dependem de orçamento.

Quando a Marinha divulgou que operaria Scorpenes juntamente com IKL?

Glasquis7

O navio tem as manutenções PROGRAMADAS que dependem de orçamento.”

BINGO!

Esteves

Comprar é mais fácil que manter.

Tu já viu celebração ou evento pra manter submarino?

Dalton

O desgaste foi corretamente previsto ainda mais quando se trata de submarinos sabe-se exatamente quando eles devem ficar atracados mas o governo é que tem que fornecer os recursos não a marinha ! . Como escrevi acima, não é a primeira vez que não se consegue aumentar o número de submarinos conservando os mais antigos e incorporando novos, você ficaria estarrecido com o que revistas de defesa dos anos 1980/1990 previam para 2000/2010. . Não é culpa da marinha se o país não cresce de forma sustentada se cortes no orçamento são feitos, se promessas de presidentes com relação à… Read more »

Glasquis7

O amigo entenderá que neste ponto, concordo em discordar.

Dalton

Não convencerei você, mas, como último argumento lembrei do USS Enterprise (CVN 65) que em sua última revitalização 2008-2010 ao invés de 16 meses previstos se deu em 24 meses e o custo foi de 50% maior que o previsto. . Considerado vital para a defesa dos EUA o dinheiro apareceu, só que ao invés de permanecer em serviço até 2014 foi inativado em dezembro de 2012 apesar de por lei a US Navy ser obrigada a manter 11 NAes, mas, um acordo foi conseguido com o Congresso para ficar com 10 até a incorporação do “Gerald Ford” que se… Read more »

Wilson Look

Quando o PROSUB começou em 2008, se falava muito de que o ministério da defesa receberia 2% do PIB nacional como verba, e todo o planejamento da época rondava esse cenário.

Falava-se de 108 caças, 2044 guaranis, segunda esquadra, etc…

Glasquis7

Até entendo a sua colocação mas, a MB tem um orçamento enorme.

Mesmo sem esse “2% do PIB”

Wilson Look

Mas ela tem também um contingente bem grande, e ainda é do seu orçamento que se paga pelos inativos(só esses já comprometem quase metade do orçamento do ministério da defesa).

Dalton

Orçamento “enorme” até pode ser, mas, há um comprometimento dele muito grande para despesas com pessoal – sem entrar no mérito aqui se é correto, porque não posso fazer nada quanto a isso – sobrando
relativamente pouco para novas aquisições e revitalizações e isso não é de agora está lá nas minhas revistas antigas também.

Glasquis7

Orçamento “enorme” até pode ser, mas, há um comprometimento dele muito grande…”

E voltamos ao tópico “planejamento”.

Dalton

Só se você acreditar que a marinha inflou seu quadro para 80.000 pessoas quase 20 anos atrás – houve uma diminuição gradual desde então – por conta própria e não respaldada pelo governo que teve como consequência aumento de inativos também. . Não se pode simplesmente “demitir” pessoal da ativa e deixar de pagar os inativos o que se pode fazer é diminuir esse número de forma gradual o que levará anos. . Se o governo autoriza a marinha aumentar seu efetivo isso é falta de planejamento da marinha ? Se o governo autoriza aumento do soldo elevando ainda mais… Read more »

Glasquis7

Enquanto houver uma força com um orçamento menor que consiga operar a sua frota com eficiência, considerarei que a falha no orçamento da MB é um erro de planejamento.

Juarez

Tempo dos sonhos, delírios e viagens ao mundo “Hellmanns”, o tempo veio e se mostrou senhor das verdades.

Wilson Look

Não foi só a gente, me lembro da imagem do Cristo Redentor decolando em uma revista importante de economia na época, para uns anos depois essa mesma revista mostrar ele caindo descontrolado.

Eu diria que houve realmente uma oportunidade para o Brasil, mas ela foi desperdiçada por má administração pública.

Filipe Prestes

Pelo que li na mídia argentina, eles querem qualquer um da classe Tupi e não necessariamente o S-30. Além disso, se eles estão interessados em alguma unidade dessa classe, seja porque talvez já tenham se decidido pelo U-209 NG no futuro programa de aquisição de outro submarino. Pensando bem, faria sentido já que eles já operaram o Salta e San Luis dessa classe.

No mais, tenho que concordar com o Esteves. Exceto os Scorpènes, os nossos e os chilenos, no restante do continente só tem banheira velha.

Santamariense

O S-30 só se for depois da baixa dele, pois encontra-se operacional.

Glasquis7

“No mais, tenho que concordar com o Esteves. Exceto os Scorpènes, os nossos e os chilenos, no restante do continente só tem banheira velha.” As Armadas da região tem subs dentro do planejamento. Veja o caso da ARCh. (sempre a coloco pra explicar meu ponto de vista por que é a que eu melhor conheço), comprou seus U 209 novos e operam desde 1984. Passaram por duas modernizações, uma entre 2.007 e 2.009 e a outra entre 2.020 e 2,022. Deverão operar sem problemas até 2.035. Tem capacidade de lançamento de mísseis assim como os Scorpene, capacidade de submersão até… Read more »

Gabriel Moreira

Caso a MB se preocupasse menos com picanha, cargos e pensões, chegaríamos no final da década com 09 submarinos convencionais, sendo os 4 da classe Riachuelo, 04 da classe Tupi e o Tikuna. Esses submarinos desativados já eram os mais modernos da América Latina (com exceção dos Scorpene do Chile). Um absurdo sem tamanho, na minha opinião, uma marinha com poucos meios se livrar de cascos ainda com capacidade de combate.

André

Só se for com pagamento à vista…

Glasquis7

Se não vender pra eles, vai vender pra quem, ou prefere deixar eles apodrecendo na Guanabara?

Esteves

Vendem nada. Historinha velha.

Glasquis7

Se a Argentina não comprar a Bolívia vai querer.

Filipe Prestes

Maldade kkkkkkk

Bueno

As FARCs kkkk
Se a Alemanha deixar

Satyricon

Houve no passado a menção de que a Polônia também estaria interessada (e essa tem caixa). Não sei se o interesse se mantém, mesmo porque, a situação polonesa hj é beeeem diferente.

Rafael

À vista.
Em dólares.
Sem intermediários.
Com garantias.
Pelo valor justo.

carlos alberto soares

Vinhos, melhor que charutos.

Rudney

Eles estão numa crise absurda e querem comprar tudo… é submarino usado, é submarino novo, é Guarani, é F16… imaginem se tivessem dinheiro…

Glasquis7

Argentino fazendo “argentinície”

Carlos Campos

até subnuc eles queriam só ver a matéria, é muita inveja, dias atrás na infodefensa teve gente brigando que o Sub Scorpene da MB não é superior aos outros da AL.

Marcelo

A Argentina… achoo vai arrumar dinheiro agora……
comprar submarino……
Com esse pedágio que inventaram pra tomar dinheiro ou reter e confiscar os navios e cargas das balsas brasileiras…..
que navegam no Rio Paraguai ….

Filipe Prestes

Não somente brasileiras mas paraguaias e bolivianas também e ainda mais grave no caso desses países sem acesso ao mar.

Carlos I

Estão devendo milhões e milhões de dólares para o Paraguay e ficam retendo balsas e caminhões de gás deles, querem cobrar um pedágio 700x maior dos navios dos outros países que dos deles, devem 2 bilhões de dólares para o Brasil e não pagam, mais alguns milhões de gás para a Bolívia.

A esquerda colocou a Argentina em uma situação tão precária que estão devendo para países muito pobres como a Bolívia e ficam cantando de galo por aí.

Parabellum

Será uma camaradagem como foi o episódio do Porto de mariel. Um par de IKL assim de graça não se pude

RDX

Óbvio. Ainda tem bobo que acha que eles pagarão o valor de mercado.

AMX

Sim.
O grande timoneiro tupiniquim dirá que é em prol da UNAçuL.

Marcos

Se for para não pagar, eu também compro.

Glasquis7

Nessas condições, até a Bolívia quer submarino.

Roberto

Estou estudando comprar um Aston Martin , já estou no segundo livro.

Glasquis7

Eu também estou lendo um desses só que no meu caso a capa diz “Como pegar a Dua Lipa”.

Muitos tomos.

Rodrigo Maçolla

Bem lembrado “Dua Lipa” essa é boa hein !!

Orlando Rios

Pode vender desde que a Marinha Argentina não atualize estes subs e terminem como o ARA San Juan. Deixem como estão!

Oremos !

Antônio Peter Osório

Boa tarde ! Vender para “levar o calote” ?. Melhor vender como sucata para a Gerdau DERRETER ! Terá mais retorno financeiro !

Camargoer.

Olá Antonio. A Argentina está com dois problemas urgentes neste momento. O primeiro é o baixo nível de reservas cambiais. Estas reservas são usadas para financiar o comércio exterior. Por exemplo, cada vez que um importador argentino precisa fazer um pagamento no exterior, ele compra dólares do banco central que faz o pagamento. Quando o banco central não tem reservas, o importador não pode mais pagar as importações futuras nem pagar as parcelas dos contratos em vigência. O empréstimos do FMI servem para sustentar estas operações de crédito. Perceba que não há relação entre os empréstimos do FMI e o… Read more »

Esteves

Ele disse que vai explodir o Banco Central deles. E acabar com essas coisas…reservas, inflação, FMI, câmbio.

Camargoer.

Sim. Será um grande laboratório libertário. Espero que ele aplique os conceitos libertários em toda a sua extensão, incluindo pacifismo (o que implicaria na extinção das forças armadas argentinas), sexuais (incluindo a oficialização de todas as relações afetivas), direito irrestrito ao aborto e a completa descriminalização das drogas para uso recreativo. Tem que ser o pacote completo.

Carlos Campos

aborto fere o principio de não agressão, não é um verme que se alojou na pessoa, e sim um feto fruta das atitudes da mulher

AVISO DOS EDITORES A TODOS NESTA SEQUÊNCIA DE COMENTÁRIOS:

A DISCUSSÃO SOBRE LIBERTÁRIOS E ABORTO NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM A MATÉRIA E NÃO LEVARÁ A LUGAR ALGUM.

JÁ DEMOS VÁRIOS AVISOS, DEPOIS NÃO RECLAMEM.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Pois é. “um feto fruta das atitudes da mulher”… riso. Lembrei da citação bíblica em Provérbios em capítulo 7: “Eis que a mulher lhe sai ao encontro, com vestes de prostituta e cheia de astúcia na alma. Ela é sedutora e espalhafatosa, seus pés não suportam ficar em casa”. AVISO DOS EDITORES A TODOS NESTA SEQUÊNCIA DE COMENTÁRIOS: A DISCUSSÃO SOBRE LIBERTÁRIOS E ABORTO NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM A MATÉRIA E NÃO LEVARÁ A LUGAR ALGUM LEIAM AS REGRAS DO BLOG: 6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar… Read more »

Glasquis7

É mas, tem que combinar com o resto do mundo, principalmente os credores.

Esteves

Não devemos rogar praga nos vizinhos.

Esteves

Tem libertários no Chile?

Glasquis7

Claro que tem, em todo lugar tem libertários, demagogos, salvadores instantâneos da Pátria, milagreiros e por aí vai.

Camargoer.

Olá Glaquis. È preciso evitar a confusão entre luxo e luxúria, assim como entre patetas e patéticos. Agora precisamos tomar cuidado entre os libertários e os libertinos.

Glasquis7

Os libertários não são uma tendência do Anarquismo?

Camargoer.

Olá Glasquis. Eu ainda tenho alguma dificuldade em entender a cartilha dos “libertários”. Os anarquista defendem a extinção do estado, aliás de qualquer forma de autoridade, inclusive a religião. Ao que me parece, os libertários querem liberdade para fazer mas ainda querem manter a autoridade do Estado para imporem sua perspectiva. Um ponto que que incomoda é que os libertários defendem a manutenção do status quo social. Ao eliminarem as atividades do Estado na sociedade, também estão excluindo qualquer política social ou de redistribuição de renda. Tenho a impressão que os libertários são apenas liberais extremistas. Sua intenção é a… Read more »

Glasquis7

os libertários querem liberdade para fazer mas ainda querem manter a autoridade do Estado para imporem sua perspectiva. “

Segundo entendo (que não é grande coisa) os libertários querem a abolição do Estado pois este protege a propriedade privada, algo que vai contra os ideais libertários.

Camargoer.

Olá Glasquis, Pois é. A rigor, parece que os libertários seriam um movimento mais identificado com a esquerda que com a direita. Seriam anti mercado, anti capitalismo, anti estado…. fazia sentido se colocar anti sistema em uma época na qual a maioria dos Estados eram monarquias absolutistas, nas quais o capitalismo era extremamente selvagem e não existia qualquer legislação de proteção ambiental ou trabalhista. Uma coisa é se colocar contra a cobrança de impostos para sustentar uma classe privilegiada. Outra coisa é se colocar contra políticas de desconcentração de riqueza. Segundo ele próprio, MIlei é um “liberal libertário. Filosoficamente, sou… Read more »

Fabio Araujo

Se ele conseguirem o financiamento para pagar pelo submarino vai ser excelente para ele e para nós pois o dinheiro da venda pode ser reinvestido pela MB nos projetos estratégicos !

Camargoer.

Olá Fábio. O governo federal tem um caixa único. A MB só pode gastar naquilo que foi aprovado no orçamento. Assim como os recursos das privatizações ou alienações de patrimônio, os recursos oriundos da venda de material militar de segunda mão irá para o caixa único do Tesouro.

Alois

Seria uma negociação interessante para ambas as Marinhas, claro desde que os Argentinos paguem, mas o custo e o estado dos Tupi é bem interessante a uma marinha menor, mas que opera ou operou Subs, são submarinos que ainda tem alguns anos de trabalho pela frente, mesmo sem grandes PMG’s outra marinha pode ser a do Perú, se com a venda destes subs dar para comprar 02 patrulhas oceânicos de 1.500 Tons seria uma boa

Esteves

— Comandante, Co..man..dan..te. — Sim, sim. O que foi agora? Mais partes chegando? — Argentinos, Comandante. São os argentinos. — Justo hoje? É meu dia de comandar. O que eles querem? — Submarinos. Estão dizendo que querem ver os submarinos. — Ninguém me avisou. Tá na agenda? — Eu desconfio que eles querem pegar o Comandante na supresa…pra não dar tempo de tirar peça. Igual o Landau que o Comandante vendeu e entregou sem o rádio AM/FM. — Aquilo foi outro negócio…eu tenho coleção. Fala pra eles passarem amanhã. Vou lá ver o que tem nesses submarinos. A garagem tá… Read more »

Santamariense

Kkkkkkkkkkkkk…tua criatividade é incrível! Muito bom.

Gabriel BR

Uma Armada Argentina operante é algo bom para o Brasil

Esteves

Todos os países funcionando e operativos é bom. Muito bom.

adriano Madureira

Somente pagamento a vista, nada de alfajor, doce de leite ou picanha…

Mas se quiserem pagar com Lithium , prata, ouro , chumbo, zinco, estanho, cobre, minério de ferro, manganês, petróleo e urânio, acho que não há problema.

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JapaSp Jantador

Nao temos indústria manufatureira pra fazer desses recursos tecnologia. A indústria nacional está na UTI há tempos

adriano Madureira

De acordo com dados do USGS,como sempre…

Pado

As vésperas das eleições o governo argentino tá gritando alto hein!

JapaSp Jantador

Como a Argentina poderia pagar sem ser com dinheiro? A china faz isso nos países africanos, deveríamos fazer na América Latina toda

SG EL SB FERNANDO

O Submarino Tamoio foi construído no Brasil, um marco no caminho da construção do Submarino com propulsão nuclear, este não pode ser vendido, poderia ser transformado em Submarino Museu. O Brasil está tão corrompido que não consegue guardar suas memórias, está marcado pelo sexo fácil encontrado em nossas terras, sexo, drogas e sangue dos pobres!
Eu participei da construção do primeiro submarino brasileiro e acho que sou o único que tem orgulho desta façanha, é uma pena.
O comandante da Marinha também estava lá…

Renato de Mello Machado

Vende nada não.Essa gente não são confiáveis muito menos tem grana.

André Garcia

Argentina estuda comprar F16, estuda comprar caça sino-paquistanês, estuda comprar guaranis, estuda comprar subs…a lista de estudos é grande.

Luiz Trindade

E vai pagar como?!? Com carne do seu rebanho bovino? Pq dinheiro esta ruim heim… Não é melhor dar logo?

AMX

É uma possibilidade.
Os produtores de leite já estão sofrendo com a importação de leite em pó.
Importar dita carne, prejudicaria ainda mais o “agrofascismo”, inimigo do atual governo, segundo o próprio governo, claro.

FRITZ PILSEN

Vamos aos fatos. 1. O submarino será desativado em breve pela Marinha de Guerra do Brasil; mas ainda pode servir por alguns anos sob a bandeira da Armada Argentida. 2. Se for simplesmente desativado, o submarino acabará sendo desarmado e vendido como sucata por uma ninharia. 3. Se for vendido pra Argentina, de fato existe o risco de atraso nos pagamentos; mas o risco de calote absoluto é muito pequeno e difícil de ocorrer, uma vez que as duas nações possuem muitos interesses econômicos e geopolíticos atuais e futuros. Portanto, a venda parece ser interessante.

Dalton

O “Tupi” terá então 35 anos, supondo que seja retirado de serviço em 2024, porém se precisa levar em conta que para estender sua vida para além dos 40 anos precisará ser revitalizado uma última vez, e em se tratando de submarino antigo, provável que o custo e o tempo de execução serão elevados. . Então, será que interessa à Argentina um submarino antigo que precisará passar por revitalização, provavelmente tendo que ser feita no Brasil a menos que à Argentina tenha conservado um estaleiro e mão de obra para fazer esse serviço ? . E se feito no Brasil,… Read more »

Bernardo

Compra a prazo em digo não! Agora se for pagar com comodities tudo bem, sendo que precisa ser 40% adiantado.

Daniel Ricardo Alves

Legal, mas eles pagariam como? Em alfajor? Depois de aceitarem charuto cubano como garantia, não duvido de mais nada. 😂

AMX

Se “comprar”, já está bom.

Rodriigo LD

Interesse eles tem em F-16, JF-17, Guarani, Submarinos… falta apenas um detalhe: La Plata $$$ .

Brunno

O Destrói foi o ARA Sarandi e não ARA Heroína.

Alex prado

Apreendeu um navio brasileiro, e quer comprar submarino? Além de falida a Argentina _______
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EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Diego Tarses Cardoso

Com que dinheiro ? De graça não vai rolar.

luis marcelo

Puxa vida ! Como eles têm interesses em comprar ,alugar, e também comprar Novos submarinos isto é que é “foco” mesmo ! Ah Argies … sempre argies kkk

Gilson

Eu li aqui no blog, um comentário que dizia que a Argentina, poderia pagar os submarinos pelo gás ou gasoduto Argentina e Brasil, Tai uma boa ideia, pagaria os submarinos e os guaranis também é só negociar. O Brasil, já pagou caças com algodão.

Marquês de São Vicente

Trata-se de uma excelente oportunidade para o Brasil, principalmente a venda de dois ou três submarinos Scorpène para a marinha argentina, mesmo que não nos paguem. Explico: É fundamental manter nossa base instalada funcionando. Treinamos centenas de engenheiros, mecânicos e soldadores, mão-de-obra especializadíssima que precisa continuar capacitada e produzindo. Fabricamos novos submarinos, com progressivo grau de nacionalização dos componentes, fortalecemos uma marinha amiga e fazemos um negócio bilionário. Caso não nos paguem, definimos em contrato a devolução do equipamento e vendemos para um terceiro país a preço de custo.

Leandro José de Assis

Tendo em vista o namoro entre os presidentes do Brasil e da Argentina e o fato do governo brasileiro gostar de financiar o seu vizinho. Não me surpreende se esse submarino sair a preço de banana ou até como uma doação.

Renato

Preferível arriscar uma negociação com os hermanos do que ceder de graça uma refinaria de petróleo na Bahia em troca de jóias pessoais.