Manutenção do porta-aviões chinês ‘Liaoning’ entra nos estágios finais
A manutenção regular em curso do primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, entrou na fase final, uma vez que o navio saiu recentemente da doca seca, com analistas dizendo que o porta-aviões deverá regressar ao serviço ativo dentro de um ano com capacidades de combate melhoradas.
Atracado em um píer no estaleiro Dalian, na província de Liaoning, no nordeste da China, o porta-aviões homônimo começou recentemente a repintar seu convoo e a instalar equipamentos relacionados, enquanto sua manutenção entrava nos estágios finais, informou o site de notícias wenweipo.com.
Depois de terminar a pintura do convoo, um processo que provavelmente levará cerca de um mês, o porta-aviões deverá acionar as máquinas e fazer uma viagem de teste, disse a reportagem.
A manutenção e reforma do porta-aviões Liaoning já dura mais de sete meses desde que retornou ao Estaleiro Dalian, em 28 de fevereiro.
Depois de completar cerca de meio ano de manutenção na doca seca, o navio saiu da doca pouco antes do início de outubro com uma aparência nova, com armas e sistemas de radar reinstalados, informou o wenweipo.com.
Nenhuma mudança importante na aparência do porta-aviões foi observada, disse a reportagem.
O Liaoning, antigo Varyag soviético, foi comissionado na Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) em 2012 como o primeiro porta-aviões chinês. Passou pela primeira manutenção regular no Estaleiro Dalian em 2018.
Ao longo dos últimos anos, o grupo de ataque do porta-aviões de Liaoning conduziu uma série de exercícios marítimos distantes no Pacífico Ocidental, além da primeira cadeia de ilhas, organizando missões de aeronaves, entre outros treinamentos, em águas a leste da ilha de Taiwan e perto de Guam, uma ilha na segunda cadeia de ilhas militarizada pelos EUA para conter a China.
Após a manutenção atual, o Liaoning provavelmente retornará às suas funções este ano, disse um especialista militar baseado em Pequim que pediu anonimato ao Global Times..
Ele irá navegar com o segundo porta-aviões do país, o Shandong, em exercícios marítimos distantes e missões de alerta de combate para aumentar as capacidades de operação de porta-aviões da Marinha do PLA e salvaguardar a soberania nacional, a integridade territorial e os interesses de desenvolvimento, disse o especialista.
A China lançou o seu terceiro porta-aviões, o Fujian equipado com catapultas eletromagnéticas, em Junho de 2022, e os especialistas esperam que o novo e mais poderoso porta-aviões realize a sua primeira viagem de teste em 2023.
FONTE: Global Times
SAIBA MAIS:
A transformação do navio-aeródromo russo ‘Varyag’ no chinês ‘Liaoning’
Tá bonito o dragão.
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Me pergunto se com o amadurecimento das catapultas eletromagnéticas da china e com a maturidade do J35 a China poderá reformar um de seus navios com rampa para usar esse tipo de catapulta.
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Com trabalhos longos que essas manutenções necessitam e com o histórico das mudanças de projeto de varias classes no decorrer de suas vidas úteis me veio a dúvida. Seria viável? Mais barato que um novo?
ser viável e barato é irrelevante no governo Chinês pq eles são uma ditadura eles não precisam dar satisfação do custo/processo. isso ai é problema de pais democrático que o governo tem que dar satisfação do que ta fazendo para população continuar apoiando ele
mas voltando ao navio é perda de tempo, melhor seria focar nos os trabalhos na próxima unidade CATOBAR, seja ela normal ou nuclear. Até pq CATOBAR ja provou ser superior
Então é possível que este seja o ultimo grande NAe que será oportunizado para terceiros num futuro não distante.
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Oportunidade para MB em 20 anos?
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Pesado.
O segundo NAe chinês, “Shandong” – primeiro construído totalmente na China –
é uma versão ligeiramente melhorada do “Liaoning” então pela sua linha de raciocínio poderão ser 2 os NAes “oportunizados para terceiros”.
Importante pontuação, mestre Dalton.
Obrigado pela resposta.
Mas imagina pegar o Liaoning que já foi soviético e vai ser bem usado pelos chineses por vários anos ainda.
Vai chegar na MB em estado pior que o São Paulo chegou.
Olha, vejo o Liaoning como um laboratório (enorme) para a aviação embarcada Chinesa. Mesmo tendo sido concebido pelos soviéticos é um casco que ficou inacabado/inoperante na Ucrânia, sendo comprado pela china numa manobra diferente e que não enfrentou muitos mares até chegar a China. . Logo é um navio menos desgastado e, aparentemente, usado de maneira menos recorrente que outros, como o Foch. . Acredito que o Liaoning tem servido como escola para as forças Chinesas e que pode vir a ser usado valendo se necessário. Quando, e se, engatarem um 3⁰ navio com catapultas acredito que ele poderá ser… Read more »
“Oportunidade para MB em 20 anos?”
Nunca. Brasil tomaria sanção de todos os lados por compra navio chinês desse porte. Além disso a guarda costeira não precisa de porta aviões…
PA é pra fazer o que os EUA fizeram essa semana, mover dois desses pra defender um aliado e não ficar brincado na costa como foi com MG e SP
além disso a MB não quer PA com rampa pq quem usa CATOBAR uma vez na vida não vai usar outra coisa.
“além disso a MB não quer PA com rampa pq quem usa CATOBAR uma vez na vida não vai usar outra coisa.” . Não necessariamente Henrique, os britânicos após o “Ark Royal IV” passaram a ter apenas NAes com rampa e a Índia que operou com um NAe similar ao “Minas Gerais” com uma catapulta passou então a operar com NAes com “rampa”, um já retirado de serviço e dois na ativa atualmente . . No caso da Índia essa fase de “rampa” pode ser transitória até que se possa voltar a ter um “CATOBAR”, mas, enquanto isso, NAes com “rampa” continuam… Read more »
“ os britânicos”
escolheram navio com rampa pra satisfazer os desejos das empresas nacionais… a gente tem alguma perspectiva de empresas desse tipo que faça aviões de rampa? não…
no máximo Gripen.. e não lembro dele decolar na vertical
alem disso o navio de rampa ta casado para sempre com único modelo de avião ao passo que o CATOBAR lança tudo…
a MB não precisa de Porta Aviões. precisa voltar a navegar primeiro.
Não precisa ser ditadura pra fazer isso, não: o governo americano já gastou mais de 1.5 trilhões de dólares no F-35 e nunca deu satisfação sobre isso.
A única coisa que existe em comum em todos os governos do mundo é o fato de que a voz da população sendo ouvida é um negócio muito lindo no papel.
Esse 1,5 trilhões é para o programa todo do início até quando a última aeronave for entregue incluindo modernização, longe de ser barato, mas, apesar dos críticos – alguns dos quais previram que cada avião custaria 200 ou mais milhões de dólares – o programa avança, surgem novas encomendas e o governo tem dado satisfação ao Congresso, não é mesma coisa que na China !
nunca deu satisfação … e como tu sabe que ele gastou “já gastou mais de 1.5 trilhões de dólares no F-35”?
pergunta pro governo chinês quanto ele ja gastou no programa de barquinhos que vão vira panela assim que o primeiro CATOBAR deles fizer um lançamento carregado até o talo
Essa sua opinião é tão inocente quanto um sorriso de um bebê, nenhuma potência da orelha pelo q seu povo pensa, fazem sempre pensando em seus interesses, o próprio governo americano espiona seus cidadãos, qual diferença da China?
“Essa sua opinião é tão inocente quanto um sorriso de um bebê,”
ja deu pra ver que não tinha argumentos né… senta la Cláudia
mas a diferença é que não tem campos de contração pra minoria nos eua, nem app de rank de lealdade ao PCC e o eua ainda tiveram o Edward Snowden lá pra vc vier aqui fala que o governo espiona… agora pergunta pro governo que matou o medico que alertou o governo chinês sobre o COVID o que ele fazem…
Como é inocente meu Deus, nunca ouviu falar da CIA, caso Snowden. EUA elimina qualquer um, derruba governos, fali empresas… tudo em nome da democracia e eles não estão errados, bobos somos nós brasileiros tapados para a geopolítica e sendo sempre imediatistas não pensando a longo prazo e protegendo nossa nação.
Mas e aquele subamarino chinês que afundou? Sumiu dos noticiários? Eu soube que foi pro fundo mesmo.
Fake news
Aliás, o que espalham de fakenews sobre a China não é brincadeira. Tentam de todas as maneiras desmerecer e diminuir os chineses. A resposta é essa aí. Trabalho, determinação e competência. Os cães ladram e a caravana passa.
China há alguns anos trás, estava pedindo ao Brasil know-how para poder operar NAes… Hoje, estamos nessa letargia, com praticamente todos os recursos da MB destinados à um programa de Sub Nuke que está e mantem-se claudicante… Pelos novos valores pra colocar o navio no mar, serão 25 bi. Me pergunto, com esse recurso, qual marinha convencional teríamos… Quantas fragatas, destroíeres e subs convencionais teríamos…
se for pra trocar o Sub nucelar por navios de superfície então fecha a marinha… demite todo mundo e paga pra alguém defender a costa dando a ZEE como garantia
se vc não tem submarinos hj ja ta fora da guerra antes mesmo de pensar em começar
Se não houve nenhuma modificação no bote, segundo a reportagem, então tinta deve pesar pacas: viram como o trim desapareceu depois da demão?
A matéria diz que o Fujian deve fazer sua viagem inaugural em 2023. Bom, estamos quase no fim de 2023, então a essa altura já deve ter rebocador amarrado no navio.