FOTO: Porta-contêineres OCCL ‘Felixstowe’ e destróier Type 052D ‘Baotou’
Na foto, em segundo plano o porta-contêineres OCCL Felixstowe e em primeiro plano o destróier Type 052D Baotou da Marinha Chinesa.
A OOCL (Orient Overseas Container Line Ltd.) recebeu o Felixstowe em 8 de agosto de 2023 no estaleiro Dalian COSCO KHI Ship Engineering Co., Ltd. Ele é o quarto mega-navio com capacidade para 24.188 TEU (contêineres de 20 pés de comprimento) de uma série de doze navios e opera o serviço LL3 Ásia-Europa com seus três navios irmãos.
O OOCL Felixstowe tem comprimento de 399 m, boca de 61 m, calado de 14,8 m e velocidade máxima de 23,7 nós. O destróier Type 052D Baotou tem 161 m de comprimento, 18 m de boca e calado de 6 m.
Não entendi a materia, o Destroyers está escoltando o Porta Containers no mar Vermelho? Os Hutis estão atacando navios Chineses ?
O destróier chinês, bem ancorado em primeiro plano, está em plena operação Pirate’s Parrot (Papagaio de Pirata). Propaganda de sugestão é isso aí: associa por proximidade criando no receptor uma idéia verbalmente inexpressa totalmente fictícia.
Está se fazendo apenas uma comparação de tamanho entre os dois amplificada pelo fato do Porta Conteineres não estar a plena carga e portanto mais alto acima da linha de água.
Vale ressaltar que a Marinha Chinesa, tem uma Base Naval em Djbuti, e esse porta contêiner é chinês, logo se entende que ele está fazendo a escolta, faltou ao “jornalista” informar qual o motivo da foto e da matéria
Brasil está escoltando algum barco que sai dali?
Pelo amor de Deus, bixo.
A MB não dá conta nem de fazer patrulha em nossas águas contra pesca-ilegal…
Deixa barco de pesca chines abalroar barco de pesca brasileiro,, E NO MAXIMO solta uma notinha de repudio.
O Brasil manda bande de música para alegrar os que trabalham lá…apenas isso…eainda quer cadeira no CS.
Exportações Brasileiras não passam pelo Suez.
E mesmo que passassem iriam atacar navio de soja….
..
E quem escolta nossas escoltas sem capacidade AA?
Nossas Fragatas usam Sea-Ceptor.
Os Hutis estão a usar artilharia de Drones Suicidas no Mar Vermelho.
Que Gigante…
Entra no porto de Santos?
Por ande anda MO – Marcelo Ostra ?
Não entra,o porto de Santos suporta até 13 m. de calado, se não me falha a memória não entra nem em Paranaguá ou outro porto brasileiro.Estou surpreso com o tamanho do navio de guerra russo…Bem grande.Que farão os houtis contra um navio deste porte?? Vão atirar contra ele,??? Kkkk.
Desculpa Roberto , qual navio de Guerra Russo que vc esta falando?
Referente ao Porto de Santo, pesei que com as reformas aumento a capacidade do calado
O porto de São Sebastião tem calado de 18 metros na barra Norte, 25 metros na barra Sul e 22 metros no cais porém não tem infraestrutura para containers.
Porto do Itaqui Calado Máximo Autorizado, 22,3 m.
Pois é.
Imaginem um monstro desses sendo torpedeado e indo pro fundo do mar.
Imaginem o prejuízo pro comércio mundial da perda de “apenas” um desses.
Bolsas e economias mundiais caindo vertiginosamente.
É por isso que digo que as chances de uma guerra entre EUA x China é quase nula naquela parte do mundo, que concentra, soxinha, mais de 60% do tráfego de comércio marítimo mundial.
O problema e a conta fechar.
Enquanto os dois lados fazem os cálculos e verem que a cona não fecha, ta de boa.
a bronca vai ser quando fizerem os cálculos e conta fechar, ai pode ser o que for, comercio, economia etc. a guerra vai vir, pode ter certeza.
As duas maiores economia do mundo, ambas altamente dependentes uma da outra, fazendo guerra num lugar aonde passa mais de 60% do fluxo comercial marítimo mundial.
A menos que um dos lados resolva atacar algum aliado do outro na região ( EUA contra CN ou China contra Japão ), não vejo motivo pra fecharem essa conta.
Ela ocorrerá, Senhor, infelizmente.
.
Pode ter certeza que ocorerá.
Certa vez, um leitor perguntou na matéria do LHA quantos daqueles a China precisaria contra Taiwan….respondi que nenhum….pois Taiwan ficava a apenas 180km…
Embora a foto seja de um modelo superlativo, maior que um Porta Aviões, fica a ilustração significativa sobre quantos dos milhares de navios porta container chineses serão ou seriam usados na invasão de Taiwan….cruzando aquele estreito braço de mar….eles possuem diversas categorias de ferry boat e ro-ro, que compartilhamento especificações militares para suportar desembarques de MBTs e veículos pesados….
Isso só depois de destruir toda a ilha né, por q ja é de conhecimento geral q Taiwan está a comprar e produzir misseis terra-agua faz tempo. Até lá creio que nada vai atracar naquela ilha tão facilmente pelo mar.