Fragata HMS Richmond assume patrulha do Mar Vermelho no lugar do destróier HMS Diamond
À medida que os ataques dos Houthis contra embarcações comerciais continuam, o navio de guerra da Marinha Real HMS Richmond (F239) assume do HMS Diamond (D34) para garantir a liberdade de navegação no Mar Vermelho.
O HMS Diamond juntou-se à Operação Prosperity Guardian, uma força-tarefa internacional para proteger o transporte marítimo na região, em dezembro e manteve uma presença quase constante em uma “área de alta ameaça” do Mar Vermelho. O destróier foi alvo de três ataques separados por rebeldes Houthis apoiados pelo Irã, destruindo com sucesso nove drones usando seu sistema de mísseis Sea Viper de classe mundial e armas.
O Reino Unido continua na vanguarda da resposta internacional aos ataques ilegais dos Houthis a embarcações comerciais – participando da Operação Prosperity Guardian, interceptando o contrabando de armas para o Iêmen, impondo sanções para responsabilizar membros dos Houthis e realizando ataques necessários, proporcionais e direcionados contra alvos militares Houthis no Iêmen.
O HMS Diamond agora passará por um período de manutenção e reabastecimento enquanto HMS Richmond assume sua importante missão. O HMS Richmond, que partiu de Plymouth no início de janeiro, tem uma tripulação de 200 marinheiros e fuzileiros navais e um sistema de mísseis Sea Ceptor, capaz de proteger a navegação espalhada por uma área do tamanho da Grande Manchester – cerca de 500 milhas quadradas de oceano.
O HMS Richmond também está armado com uma variedade de armas médias, metralhadoras, armas pequenas, torpedos, uma equipe de abordagem dos fuzileiros navais e um helicóptero Wildcat, que pode procurar vastas áreas em patrulhas por ameaças hostis na água – e destruí-las, se necessário, com mísseis antinavio Martlet.
O HMS Diamond navegou quase 20.000 milhas náuticas em patrulhas desde que deixou Portsmouth no final de novembro – quase o suficiente para levá-la ao redor do globo – enquanto seu helicóptero Wildcat voou mais de 53 horas de missões sobre o Mar Vermelho e o Golfo de Áden, tornando sua tripulação a mais ocupada da Marinha Real.
FONTE: www.gov.uk