‘Kronstadt’, segundo submarino da classe Lada, entra em serviço na Rússia
O navio entrou para o serviço ativo em uma cerimônia no Admiralty Shipyards, em São Petersburgo, no dia 31 de janeiro.
Especialistas do Admiralty Shipyards construíram Kronstadt de acordo com um projeto ajustado. O sistema de controle técnico do navio, o sistema de propulsão elétrica e o complexo de navegação foram modernizados.
O submarino iniciou os testes de mar em dezembro de 2021. A quilha foi lançada em julho de 2005 e a cerimônia de lançamento foi realizada em setembro de 2018, 13 anos após o início da construção.
“Estamos aceitando um submarino não nuclear de nova geração na frota. Durante os testes, o navio demonstrou todas as melhores qualidades que os projetistas colocaram nele e confirmaram suas características de combate. O projeto ganhou vida pelas mãos de ouro dos construtores navais do Admiralty Shipyards. Este é o primeiro submarino a ingressar na Frota do Norte”, afirmou o Comandante-em-Chefe da Marinha Russa, Almirante Nikolai Evmenov.
Os submarinos do Projeto 677 são a quarta geração de submarinos diesel-elétricos da Marinha Russa, medindo 66,8 metros de comprimento. Eles podem mergulhar a uma profundidade máxima declarada de 300 metros e operar sem parar por 45 dias com uma tripulação de 35 pessoas. Eles deslocam 1.765 toneladas enquanto estão na superfície e possuem seis tubos de torpedo.
A quilha do primeiro submarino da classe, Sankt-Petersburg (B-585), foi colocada em dezembro de 1997, com lançamento em outubro de 2004. O submarino foi entregue à Marinha Russa em abril de 2010 e comissionado em maio de 2010.
A Marinha Russa planeja comprar um total de oito submarinos da classe Lada.
FONTE: Navaltoday.com
VEJA TAMBÉM:
É um equipamento muito adequado para operações em zonas costeiras e mares fechados.
Tudo bem !!!
O País está em conflito armado com o vizinho, mas não tá atrasada a entrega não ?!
Se for mesmo nível dos carro lada coitados dos russos
Lada Laika, Lada Samara e Lada Niva.
Depois de Vesta, Kalina e Granta, agora vem Iskra.
Considerando que Iskra em russo significa faísca, podemos esperar alguns problemas com o carro…
hahahaha provavelmente ele se movimenta com motor de serralheria tirado da ucrania.
Um Niva puxa até arado usado por trator. Quem tem, quem teve que quem quer ter sabe…
Quem teve não quer. Lada são veículos de baixíssimo custo e a primeira coisa que um russo faz qdo ascende socialmente é se desfazer do carro. Se vc pesquisasse um pouco veria isso. Mania de brasileiro de defender produtos antiquados, inseguros e desconfortáveis. Esses veículos só tem penetração no leste europeu e mesmo esses tendem a escolher outras marcas, por isso as marcas russas “tradicionais” vem perdendo fatias enormes do mercado para as chinesas e europeias (essas saíram depois da invasão russa).
O pai de um amigo da escola teve um Lada Samara. Sabíamos sempre quando estava estacionando por perto por causa da buzina. Sempre que virava o volante totalmente para qualquer um dos dois lados, o carro buzinava.
O carro é um lixo, quem comprou teve prejuízo e nunca mais vai apostar em carro russo, mas tem quem goste de se iludir…sai da bolha, cara
o Yuri Gagarin que deu a volta na órbita da terra, a trocentos anos atrás tá rindo de ti muito… e se perguntando, o que esse brasileiro tem de bom no país dele sem ser soja, boi e carne de porco
Boi é bom churrasquinho com picanha é outro nível…Gabarito não recusaria isso…e nossos carros mesmo sendo fracos nem se comparam com o lada..
E desde quando nos fabricamos carros?
Pelo menos a Rússia fabrica o lada e pode chamar de 100% nacional.
Se é pra ter um Lada pra chamar de seu, prefiro importar um VW, Honda, Toyota …
Recorrente, diga-se; quando se refere a Rússia, Irá e outros países dissidentes dos EUA.
Enquanto isso não produzimos coisa elementares. Muitas delas que fabricamos no passado. Seguindo essa política de que é melhor importar produtos estrangeiros “melhores” do que fomentar a indústria nacional.
De 55% a 75% dos componentes dos carros fabricados no Brasil é nacional. Essa estória de montadora é do século passado.
Nosso carros?
Não temos indústria nacional…
Enquanto isso muita gente aqui no Brasil ficam fazendo chacota dos carros russos… Que não conhecem, diga-se…
O Irã também tem indústria automobilística.
Mas claro, nos que devemos estar certos subsidiando montadoras estrangeiras…
Estudar o nome “Togliatti”, Fiat 124, FiAT e Lada 1966… Ver as correlações.. pronto saberás que essa “genuína marca russa” é na verdade uma obsoleta fábrica da Fiat remasterizada na Rússia… E o Lada que tantos falam não passavam de um Fiat 124. Sem mais. Prefiro a nossa original Brasília com um motor alemão de 1933 anabolizado.
Exatamente …bravo . Até que enfim . Inclusive, nós anos passados, contei a história dessa epopéia italiana em terras soviéticas lá no forte. Abs
“Pequena curiosidade para quem não reparou o nome, nada russo, da cidade mencionada no texto: TOGLIATTI. Essa è uma pequena grande história, quando na década de 60 a cidade foi escolhida como sede daquela que seria a nova fábrica de automóveis VAZ: uma joint venture entre a Fiat e o governo soviético. A cidade recebeu o nome de ” Tolyatti” em homenagem a Palmiro Togliatti, líder político italiano do PCI , que foi o fulcro e facilitador nas negociações com a Fiat. A cidade moderna foi construída e pensada como extensão da fábrica, ainda hoje a AvtoVAZ é fulcro da… Read more »
?
O que isso tem a ver com o fato que a a Rússia tem uma indústria automobilística?
A Brasília nunca foi “nossa” mas sim da VW…
kk não se fabrica carros no Brasil, …. se monta, tipo receita de bolo, peça A na Peça B e assim vai. Mas gostamos de reclamar de Peugeot (A França lança satélites e submarinos no mundo todo), gostamos de reclamar de produto “xing ling” e os caras em 50 anos se transformaram numa potencia global, entregam um Destróier a cada 6 meses… A Índia, pousou um veículo na lua cara,,,, e o Brasil? Veja quantos indianos em empresas de ponta e de tecnologia… sinto dizer que nosssa arrogância e prepotência é a estrada de nossa derrocada… Bahia está a 9… Read more »
“kk não se fabrica carros no Brasil, …. se monta, tipo receita de bolo, peça A na Peça B e assim vai.” Claro que se fabrica. Você está confundindo linha de montagem final, que toda fábrica possui, com fabricação de componentes. Creio que esteja precisando pesquisar mais sobre indústria automobilística no Brasil. Os componentes mais diversos são fornecidos tanto por fábricas de autopeças no Brasil ou fora do Brasil, tanto de propriedade da marca quanto de terceiros, boa parte vem de fora, é fato, por conta das cadeias de fornecimento que foram globalizadas, mas boa parte também é produzida aqui… Read more »
“ kk não se fabrica carros no Brasil, …. se monta, tipo receita de bolo, peça A na Peça B e assim vai.” Isso não é verdade. Existem vários exemplos em várias marcas, mas vou pegar apenas 3 exemplos da VW: – nos início dos anos 70, engenheiros brasileiros da filial brasileira da VW, projetaram inteiramente aqui o veículo que ficou conhecido como Brasília, que foi sucesso no mercado interno e foi exportado para vários países; – também no início dos anos 70, da mesma maneira que a Brasília, foi projetado e produzido inteiramente aqui o esportivo SP1/SP2. É considerado… Read more »
O que eles tem de bom? Quantos produtos manufaturados deles nós necessitamos? Quantos produtos importamos deles? Quantos produtos Russos você compra na Shoopee??? Nem vou falar dos tanques deles com torres ejetáveis e dos aviões deles que são “Rainhas de Hangar ou de Show Aéreo”. O russo fazem um monte de coisas que são imprestáveis para nós… mas como diria o nosso presidente em exercicio: “o russo fica feliz quando abre aquela vodikinha e come aquela picanhinha brasileira bem tostadinha”… falar de fertilizantes… na Ucrania tem melhor e mais barato.
Esses caras são tão exportadores de produtos simples (petroleo, gas, fertilizante, boracha sintetica (derivada da industria de oleo e gas) que não podem ser considerados tão importantes assim. No comercio entre os paises Russia e Brasil as nossas importações de produtos manufaturados nao passou de 80 Milhoes em 2022… dinheiro de pinga até para nosso atual presidente em exercicio.
E nos oq temos de bom ? até a nosso setor agropecuário so funciona importando maquina e produtos de fora, inclusive fertilizantes da Rússia.
Eles tem diesel, o qual importamos pra caramba em 2023…
É explícito que não conheces absolutamente nada da indústria russa.
A questão são Política de Estado.
Se tivéssemos 1/10 da atual capacidade industrial e tecnológica russa substituiríamos a maior parte da importação de produtos manufaturados que hoje pressionam nossa balança comercial (na relação entre produtos básicos/industriais) e alavancaríamos nossos Interesses e Soberania Nacional.
Mas, pelo que parece, para muita gente a política de relação metrópole-periferia com América do Norte e Europa Ocidental está ótima…
https://br.rbth.com/estilo-de-vida/86014-os-10-carros-mais-populares-russia-fotos
O design dos carros da Lada é atrasado em ao menos uma década em relação aos de outros países.
O fato do Brasil ser muito atrasado em tecnologias (e é, mesmo), não muda o fato de os carros russos e soviéticos serem uma porcaria extrema.
O Yuri que continue rindo. Não troco meu carro alemão pelo carro soviético dele. E talvez nem ele, quando vivo, poderia ter a liberdade de escolha que nós temos.
concordo, mas talvez não tenha entendido o contexto. A Russia, apesar de alguns produtos de qualidade duvidosa, tem peso, é uma nação que peita ONU, OTAN, EUA. É um povo que tem valor (o Adolf alemão que o diga), os russos estão a anos luz de nós e todos os aspectos. Vi um vídeo do carnaval na Bahia, começa uns 5 dias antes (pré carnaval, micareta) aí vem o Carnaval (+ 3 dias de farra) e depois o galo da madrugada (+ 5 dias de cachaça) e assim vamos. Prêmio Nobel brasileiro = NINGUEM
Queres falar em consumo de álcool abordando a Rússia ? Tens certeza que esse argumento beneficia a sua argumentação ? Rsrsrs
O Galo da Madrugada começa no sábado de carnaval (ele acontece durante o carnaval mesmo), é em Pernambuco e dura umas 12 horas (mais ou menos). Menos um candidato pro Nobel. Os russos (ainda hoje) colhem frutos de uma educação de alto nível (de primeiro mundo, digamos), resquício ainda da União Soviética. Muito embora a Rússia não seja um país lá muito desenvolvido nas condições que enfrenta hoje. A Rússia por ex. ainda forma muitos (excelentes) engenheiros. E paga eles muito mal, pq pra todos os efeitos é um país relativamente pobre e aí eles saem. Esse, por ex, seria… Read more »
Carnaval
Temos a Paolla de Oliveira, mais respeito rapaz!
Tem que ser muito __________ pra resumir o Br a isso…
EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Esse Lada virou febre no Brasil, em meados de 1994 e 1997.
Em qualquer esquina do RJ, vc via um.
Tenta você rodar com seu gol bolinha lá no ambiente Russo
Tem neve no Brasil? A neve que acontece aqui no RS em alguns invernos não conta. O Gol não é feito para condições extremas de neve e gelo porque simplesmente não precisa ser feito para isso. Então, a comparação não cabe,
“O submarino iniciou os testes de mar em dezembro de 2021. A quilha foi lançada em julho de 2005 e a cerimônia de lançamento foi realizada em setembro de 2018, 13 anos após o início da construção.”
Atente ao erro de tradução/digitação
se não for erro, os Russos sabem voltar no tempo hahaha
Não entendi. 2018 (lançamento) menos 2005 (batimento de quilha) não é igual a 13 (anos de construção)?
Do original:
“ The submarine started sea trials back in December 2021. The keel was laid in July 2005 and the launching ceremony was held in September 2018, 13 years after the construction started.“
Talvez o uso do termo “lançada” para a quilha não seja uma tradução das melhores, mas o entendimento é claro: 13 anos de construção.
Na verdade o erro foi meu mesmo. eu li errado
Desculpem.
Acontece!
Que velocidade… para quem estaria em Paris em três dias esses caras são bem lentos.
São vários revezes que a Rússia tem que enfrentar nestes treze anos, os embargos patrocinados pelos EUA, a perda do parque industrial naval da Ucrânia que era parte do complexo russo de construção naval, os grandes recursos com destino ao conflito com Ucrânia, a reconstrução do sistema degradado herdado da era Soviética.
Ué, não são uma Hiper-Potencia?
E se os Super Estados Unidos sofressem sanções na mesma medida e proporção que impõem aos outros países, será que se sairiam melhor? Olha que mesmo sem elas já estão passando vergonha para a China.
Como o Camargo escreveu em algum post aleatório por aí: “não existe SE nos livros de história”.
O passado.
O futuro aceita conjecturas.
O complexo industrial militar dos EUA depende criticamente de importações, tanto de matérias-primas quanto de insumos e componentes estrangeiros.
Quanto a bens de consumos, veja por si, quantos produtos eletro-eletrônicos que tens em casa (ou na de conehcidos) são fabricados nos EUA atualmente.
Imagine se fossem embargados.
Dependência mutua, quem vai embargar os EUA pra perder bilhões em exportação fora a retaliação?
China e Rússia já fazem.
E a referência é sobre a suposta “independência tecnológica” dos EUA. Os tempos mudaram.
“Quanto a bens de consumos, veja por si, quantos produtos eletro-eletrônicos que tens em casa (ou na de conehcidos) são fabricados nos EUA atualmente.”
Não são fabricados nos EUA porque é mais barato ou gera mais lucro sendo fabricados na china, Taiwan, etc. Mas, as marcas, tecnologias, projetos, etc, são dos EUA. Havendo necessidade, no caso de um embargo, tu acha que eles não poderiam produzir em território americano? Ora, por favor …
ou em outro país. já aconteceu de empresas saírem da china pra irem pra coreia ou taiwan por ex. alias, ate recentemente, mesmo saindo mais cara a fabricação. como o mercado é muito grande, pode abrir em qualquer país que seja mais barato (e tenha mao de obra) ou lá mesmo havendo necessidade. não se faz por ser bem mais caro, não teria sentido. eles só restringem alguns segmentos muito específicos (militar e “segurança nacional” e mesmo assim nem tudo. ai em segurança nacional entra foguetes civis tb tipo space X e algumas coisas por fora). mas mesmo assim podem… Read more »
Yasen-M, Borei e Lada, que time de submarinos.
18 Classe Ohio, 50 Los Angeles, 21 Virginia (66 planejados)…
Nos atuais preços dos submarinos dos EUA e contexto econômico acreditas que os Los Angeles e Ohio serão substituídos na proporção 1/1?
…
No atual contexto essa frota de submarinos varre qualquer coisa que boie em qualquer oceano do mundo.
É: e a frota de superfície da Us Navy?
Que sequer da conta do Ansar Allah do Iêmen?
Na sua calculadora, 18+50=66???
e orçamento militar de 1 trilhão de dólares, pô amigo… comparação injusta chefe. Rússia não é a URSS, a guerra fria já acabou faz tempo e os países não são equivalentes nem e população quanto mais e poderio econômico ou militar.
US$ 1 trilhão nos preços absurdamente superfaturados do Complexo Industrial-Militar dos EUA… Várias vezes mais caros que qualquer coisa fabricada na China ou Rússia.
Além do que PIB já não é referência, unilateralmente, para se avaliar poderio econômico.
Os da Clase Moskva entram em serviço quando ?
Classe Moskva?? Alguma nova classe de submarinos?
Foi uma piada, já cansativa, com a perda do Moskva na Ucrânia, Franz.
Ahhh…..obrigado rsrs….agora “caiu a ficha” 🙂
coisas boas sempre devem ser lembradas…
Sempre rsrsrs
Projeto Husky , submarino de 5ª geração russo … sabe-se lá para quando..rs
Parece feito para ser um novo Alfa
Segundo fóruns gringos:
Será menor que o submarino do projeto 885M “Yasen-M”.
Receberá um casco leve feito de materiais compósitos, o que reduzirá a visibilidade e o peso do submarino
Deslocamento subaquático do submarino será de 11.340 toneladas.
A autonomia do submarino pode chegar a 90 dias / Velocidade 35 nós.
Poderá transportar mísseis de cruzeiro “Caliber” e “Onyx”, bem como mísseis anti-navio hipersônicos 3M22 “Zircon”.
Entra em serviço antes ou depois do Armata e do CheckMate?
Seguindo a doutrina russa… antes da Sibéria devido ao aquecimento global produzir trigo…🙃
O unico Moskva da russia agora serve como base de recifes de coral no fundo do mar…
Lembremos que durante estes 18 anos, outras várias unidades foram entregues e entraram em operação sem reveses, inclusive SSBN´s. Essa demora está me parecendo mais uma questão de reajuste de alguma funcionalidade com o projeto já em andamento ou inclusão de nova capacidade, inicialmente não prevista…
Trocaram os computadores PC-XT por um notebook gamer chines… desculpa não resisti a piada… seria legal o Blog comparar essa unidade russa com os nossos diesel-eléricos (sim, são Made in Brazil)
Imagine o esforço técnico e material para construção da Classe Borei, ainda em andamento.
Foi uma empreitada colossal. Uma classe totalmente nova.
Os Ohio dos EUA, em comparação, foram fabricados entre 1976–1997…
Era a prioridade absoluta da Marinha Russa (junto com seus sistemas de armas).
Que ótima oportunidade para a MB.
Pode-se marcar uma série de jantares e cerimônias comemorativas, além da cunhagem de medalhas relativas ao feito, a serem distribuídas entre as nossas altas autoridades dos Três Poderes, além de pessoas gradas.
Afinal de contas estamos colaborando firme, foram 4,5 bilhões de dólares que pagamos para a Rússia em 2023.
Sem falar numa comissão de alto nível, de militares, diplomatas e políticos, que demandará a Rússia, via Paris e Roma, para tomar contato com a tecnologia e manter a doutrina e boas relações entre países livres.
Na verdade a hipotética comitiva pode passar por uma saia-justa e ter que explicar por que a “colaboração” diminuiu em 2023 (no caso dos seus dados estarem corretos).
Afinal de contas estivemos colaborando firme em 2022, quando o Brasil acumulou déficit de 5,9 bilhões de dólares no comércio com a Rússia.
https://comexdobrasil.com/comercio-brasil-russia-inicia-2023-em-desaceleracao-apos-forte-alta-em-2022/
Vamos comentar o tema da matéria? É melhor.
Tão bom, mas tão bom que a primeira unidade já virou sucata por inúmeras deficiências. O desempenho foi tão ruim que a marinha simplesmente recusou a unidade e só entrou em serviço anos depois, permanecendo um protótipo fracassado, os custos para a modernização ficaram absurdos que opção mais óbvia foi virar sucata.
O primeiro da classe foi descomissionado esses dias. Os russos não aceitaram pois não cumpriu com os requisitos. Mas se basear nisso para condenar o segundo não tem cabimento, pois sabemos que a classe foi totalmente reprojetada é um submarino xomoletamentee diferente do primeiro e este foi Aceito, inclusive além dos dois que estavam em construção em 2019 a marinha russa encomendou + 2, totalizando 5 unidades. O primeiro foi descomissionado porque o custo para as alterações ficou muito alto, mas o segundo entrou em serviço, o terceiro está em testes de mar e o quarto e quinto foram encomendados… Read more »
Como assim ? Quase trinta anos desde o lançamento da primeira unidade e a primeira já foi sucateada por erros de projeto gravíssimos que inviabilizaram a classe que deveria substituir os kilos , mas claramente é um sucesso. A promessa era substituir os kilos, a espinha dorsal da força submarina (convencional )da Rússia – mas depois de 27 anos estamos na segunda unidade e ainda sequer entregaram o sistema AIP. Tá certo… 20 unidades planejadas estamos na ? 2ª A grande esperança para o mercado de exportações que nunca se concretizou Claramente um sucesso estrondoso. Eu aprendi aqui, com os… Read more »
Se você afirma que as deficiências do projeto foram solucionadas e superadas eu acredito… Afinal estamos falando de uma superpotência, com a segunda ou terceira marinha por deslocamento a nível mundial, uma das melhores, não há motivos para não acreditar nos planejamento e declarações dos russos.
A classe teve problemas, ninguém nega isso. A classe Lada é considerada um submarino de 4a geração, enquanto que a classe “kilo” considerada de 3a geração. Quando o desejo é fazer algo muito diferente, algo muito mais avançado, muita coisa pode dar errado e realmente deu. O que eu disse é que os russos interromperam a produção desta classe que inicialmente previa a construção de 20 unidades por causa dos problemas, mas não ficaram sem alternativas, retomaram a classe Kilo com várias melhorias na chamada classe “improved kilo” e comissionaram de 2014 a 2023 (9 anos), 11 unidades, sem falar… Read more »
4ª geração ? Em relação a quem ? Quando essa quarta geração entregará um sistema AIP operacional ou baterias de lítio ? Claro que tiveram que retomar os kilos, o lada fracassou e não cumpriu as promessas. Sobre ter aprovado o comissionamento, não quer dizer muito. Simplesmente não podem se dar o luxo de jogar no lixo unidades que já estavam em construção, tentaram dar um jeito, mas o projeto ficou muito aquém das expectativas e continua não entregando no que prometia além da pavorosa cadência de produção. 2 unidades depois de 30 anos, a primeira além de ter permanecido… Read more »
Apesar da classe Lada ter fracassado inicialmente, a marinha russa não ficou à mercê de apenas esta classe e melhorou bastante sua frota submarina com 11 Improved Kilo nos últimos 9 anos, além de vários submarinos nucleares. Os problemas foram corrigidos e agora receberam o submarino que ao que tudo indica, cumpriu com os requisitos e foi aceito. Então podemos dizer que foi o 12º submarino convencional incorporado em cerca de 10 anos, o que não é nada mal. O sr. insiste em dizer que o submarino é uma porcaria se baseando nos problemas da primeira unidade, ocorre que os… Read more »
A comparação não tem cabimento.
Todos os programas convencionais fora severamente afetados pela crise catastrófica do choque neoliberal na Rússia nos anos 1990.
Já o problemas dos EUA é cartel do complexo industrial-militar que superfatura, e muito, qualquer coisa que fabrica…
O “choque neoliberal” foi nada mais nada menos que a queda do império soviético . Perderam capacidade técnica( muitas empresas estratégicas ficaram fora da Rússia) e econômica para tocar todos esses projetos simultaneamente, perderam acesso a muita mão de obra qualificada e as infraestruturas sem adequados investimentos apodreceram …
Um verdadeiro LADA dos mares rsrs
Recentemente houve a cerimônia de lançamento do submarino de propulsão nuclear projeto 955A Borei A “Príncipe Pozharsky” será o 8° submarino da série geral da classe Borei .
Desde o batimento de quilha até o serviço ativo de fato, levou mais tempo que a corveta Barroso! 😳
Classe Lada… como não lembrar das piadas em relação aos Ladas (carros) que foram importados na “Era Collor”???
Segue a piada:
“qual a diferença de um carro brasileiro para um Lada?
Segue o jogo, as regiões costeiras da Rússia estão mais protegidas agora, todo cuidado é pouco contra a mais poderosa frota de submarinos do Mundo (ninguém fala isso no Blog) que é a temível frota de Submarinos dos USA.
Podiam fazer um comparativos com os nossos novos “diesel-elétricos”.
“A quilha foi lançada em julho de 2005¨
Lembra aqueles memes….10.000 mil anos depois…
Quase 20 anos… Daqui a pouco nos superam.
Senhores editores da Trilogia…
Penso que o assunto aqui é tecnologia, capacidades, quantidade etc.
Concordo plenamente com a liberdade de expressão/opinião, mas….
Quando o ser começa comparar carros com submarino muda completamente o assunto.
Nesse caso os comentários poderiam ser excluídos por vocês.
Até agora ninguém falou sobre números de lançadores de torpedos, minas, mísseis etc.
Entro aqui pra ter um pouco mais de conhecimento, não para desmerecer um ou outro.
Sou brasileiro.
Desculpe o desabafo.
Muito obrigado e um grande abraço pra todos!
José:
Muito louvável sua iniciativa.
Fique à vontade para inaugurar os comentários sobre características técnicas, tubos de torpedo etc, a partir do próprio texto da matéria:
“Os submarinos do Projeto 677 são a quarta geração de submarinos diesel-elétricos da Marinha Russa, medindo 66,8 metros de comprimento. Eles podem mergulhar a uma profundidade máxima declarada de 300 metros e operar sem parar por 45 dias com uma tripulação de 35 pessoas. Eles deslocam 1.765 toneladas enquanto estão na superfície e possuem seis tubos de torpedo.”
Para informações adicionais:
https://www.naval.com.br/blog/2021/12/28/estaleiro-russo-conclui-1a-fase-de-testes-de-submarino-diesel-eletrico-classe-lada-melhorado/
https://www.naval.com.br/blog/2021/12/10/russia-vai-incorporar-dois-novos-submarinos-convencionais-do-projeto-677-lada-em-2022-e-iniciar-a-construcao-de-mais-duas-unidades/
https://www.naval.com.br/blog/2009/03/20/primeiro-lada-sera-comissionado-em-2010/
https://www.naval.com.br/blog/2023/07/03/os-submarinos-da-russia/
Muito obrigado.
Sempre aprendendo com vocês.
Para a feita do Norte lutar no mar báltico , Mar Negro …. bom e barato ….
Invistam vinte minutos em assistir a pesquisa do Aaron (SubBrief, YT) sobre a epopéia dos SSK classe Lada. Vale a pena. Aqui:
https://youtu.be/hqsvuTmWzAk?si=Pm2TsYQL46gGS662
😆
Essa Russia é mesmo impressionante, acabou de lançar um na Criméia agora outro kkkkkkk