Encomendados já em 1972 para servir nos destróieres Tipo 42 da Armada Argentina ARA Hércules e ARA Santisima Trinidad, dois Sea Lynx Mk.23 foram entregues em 1978 e eram semelhantes aos tipos HAS.2 da Marinha Real Britânica e Mk.21 da Marinha do Brasil.

Os Lynx  da Armada Argentina foram amplamente utilizados durante a Guerra das Malvinas/Malvinas em 1982, até que falhas mecânicas aterraram ambas as aeronaves.

Um segundo lote de oito helicópteros Lynx foi encomendado quando a guerra estourou. Semelhante ao HAS.3 da Marinha Real e denominado Lynx Mk.87, a venda foi embargada e, portanto, não entregue.

Destróier ARA Hércules, Type 42

O primeiro do segundo lote, c/n 249, completou seu voo inaugural apenas três dias antes do início da guerra e mais tarde foi vendido para a Dinamarca e convertido em um Mk.90. O segundo c/n 264 não foi concluído e não voou.

Os 6 restantes não foram construídos. Os dois Mk.23 entregues não puderam ser restaurados ao status de voo após o conflito devido ao embargo contínuo e foram finalmente retirados do comando da Armada Argentina em 1985.

Westland Lynx Mk.23 da Armada Argentina pousado em um destróier Type 42. A aeronave está com dois torpedos antissubmarino Mk.44. Ao fundo, o porta-aviões ARA 25 de Mayo

FONTE: helis.com / FOTOS: @MarianoSciaroni, no X

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Willber Rodrigues

Pergunta:
Quais as diferenças entre os Mk. 21 nossos e os Mk. 23 deles?
Quantos Linx já tinhamos na época?

Fernando "Nunão" De Martini

Nove helicópteros Lynx recebidos em 1978, matrículas N-3020 a N-3028.

Rinaldo Nery

Máquinas fantásticas. Primeira aeronave militar brasileira com RWR.

Willber Rodrigues

Obrigado.

Moriah

Mais raros que mosca-branca, mas eram os helis certos nos navios corretos.

curisco

curiosidade off-topic: gosto de plastimodelismo e colecionar aeronaves. Porque é tão dificíl achar miniaturas do Lynx

Alecs

Boa noite! O que foi feito das duas aeronaves? Vendidas como sucata? Vendidas para algum usuário que já operava?

Santamariense

Exemplares do Lynx Mk23 da Armada Argentina: 0734/3-H-141, Lynx HAS.MK.23, matrícula 023, matrícula civil G-BFDT em 03/10/1977, vendida para a Aviação Naval Argentina, chegou ao BAN Comandante Espora como 0734/3-H- 141 em 27/08/1978, caiu em 22/05/1982, Desativado, vendido para a Marinha Dinamarquesa, entregue em 25/11/1987, ali registrado S-035 0735/3-H-142, Lynx HAS.MK.23, matrícula 036, vendido para a Aviação Naval Argentina, chegou ao BAN Comandante Espora como 0735/3-H-142 em 27/08/1978, acidente em 2/ 05/1982, tripulação, Tenente Rodolfo Perciacanto; O Tenente Pablo Loubet e o Segundo Suboficial Luis González saem ilesos. Os restos mortais foram recuperados em 22/05/1982, conservados no Museu da Aviação… Read more »

Francisco Soares

Mais um claro exemplo de que a “ocasião” atropelou o planejamento da invasão das Ilhas Falklands/Malvinas. A previsão da invasão era para o mês de novembro (melhores condições de mar e clima ameno). deveriam ter esperado a entrega de todos os Super Etendarts e os respectivos misseis Exocet (e sua integração com a aeronave). E nesse período os Vulcan teriam sido desativados e também dois porta-aviões.