O Naval Group, Chantiers de l’Atlantique e Technicatome foram notificados para serviços de longo prazo, nomeadamente propulsão nuclear, para o porta-aviões de nova geração da França (PANG).

Desta forma o grande parque industrial francês começa a ser mobilizado. A entrada no serviço ativo do novo porta-aviões está planejada para 2038.

O Programa de Porta-Aviões de Nova Geração (PANG) é um projeto ambicioso da França, que visa modernizar sua capacidade naval e assegurar sua presença como uma potência marítima no século XXI. Este novo porta-aviões vem para substituir o Charles de Gaulle, único porta-aviões da Marinha Francesa e o único de propulsão nuclear fora da frota dos Estados Unidos.

O PANG está sendo desenvolvido para ser maior e mais capaz do que seu antecessor. Enquanto o Charles de Gaulle desloca cerca de 42.000 toneladas, o novo porta-aviões terá um deslocamento estimado de cerca de 75.000 toneladas, proporcionando uma plataforma substancialmente mais robusta e versátil para projeção de força. O projeto é uma resposta às crescentes necessidades de uma marinha que opera globalmente, com capacidades que permitirão à França manter e projetar seu poder naval em qualquer região do mundo.

O porta-aviões de nova geração será equipado com uma variedade de aeronaves, incluindo a próxima geração de caças, provavelmente uma versão navalizada do futuro caça FCAS (Future Combat Air System), que está sendo co-desenvolvido com a Alemanha e a Espanha. Além disso, espera-se que o PANG possa operar drones e outras aeronaves de vigilância, ampliando suas capacidades de comando e controle, vigilância e reconhecimento.

O design do PANG será marcado por tecnologias de ponta, incluindo sistemas de defesa aprimorados, automação extensiva e talvez até mesmo elementos de inteligência artificial para auxiliar em operações de combate e análise de dados. O foco estará em maximizar a eficiência operacional e a eficácia em combate, garantindo que o porta-aviões possa enfrentar as ameaças modernas em ambientes marítimos desafiadores.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments