Movimentação intensa no Estaleiro Jiangnan em Xangai com construção simultânea de 13 grandes navios de superfície
O estaleiro Jiangnan em Xangai, China, está fervilhando de atividade com a construção simultânea de 13 grandes navios de superfície. Entre eles, destacam-se seis destróieres (DDGs) das classes Type 052DL e Type 055, duas fragatas (FFGs) Type 054A, dois navios de assalto anfíbio (LHDs) das classes Type 075 e Type 076, e três grandes navios patrulha (Large Cutters) destinados à Guarda Costeira Chinesa.
Além da construção dessas embarcações, o estaleiro está conduzindo testes marítimos do novo porta-aviões chinês, o Fujian (CV-18), também conhecido como Type 003. A atividade frenética no estaleiro Jiangnan sublinha o rápido avanço e expansão das capacidades navais da China, refletindo seu compromisso com a modernização e fortalecimento do seu poder naval.
Essa movimentação reforça a posição da China como uma potência naval emergente, com capacidades significativas tanto para operações de defesa quanto para a projeção de poder em águas internacionais.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
não tenha dúvidas, as Filipinas estão ai para provar.
É questão de tempo até a China começar um conflito, Taiwan a bala já está na agulha, só falta puxar o gatilho. Filipinas toda hora está tendo mini confusões com a China, Vietnã, Camboja, Brunei e Japão, podem colocar as barbas de molho e investir pesado em defesa.
É questão de tempo!
Eu “larguei” no 4.
Sempre adorei, mas oh atividadezinha consumidora de tempo (e de madrugadas)!
Depois de muita terapia e do apoio dos civilizationoólicos anônimos, eu larguei o produto e não mais sou usuário há mais de 2.000 dias!
Pancadaria para a china apanhar até dizer chega
A maior parte desses são navios de escolta. Natural para quem tem a maior frota comercial do mundo
Os chineses estão construindo não apenas navios de superfície e submarinos… Enxames de drones submarinos mimetizando a fauna marinha estão em implantação…um exemplo são os “submersíveis biomiméticos modelados em arraias manta — “…o submersível nada naturalmente como uma arraia manta. (…) Ao imitar a forma como as arraias nadam, os submersíveis biomiméticos provavelmente terão maior resistência, maior alcance e melhor discrição acústica do que os submarinos e veículos subaquáticos não tripulados de formato tradicional (…) Em 2023, um protótipo de 460 quilogramas passou em um teste de profundidade de 1.025 metros no Mar do Sul da China, com múltiplas variantes… Read more »
Só uma correção: São dois estaleiros, Jiangnan e Huadong, claro que isso não tira o merito.
16.06.24 – domingo btarde, Digo, só em destroieres e fagratas, eles em construção possuem mais que a MB com as que estão operacionais.
…..eles teem construção
MB não é parâmetro para nada. Vou contextualizar melhor, só nessa imagem tem mais VLS do que a Royal Navy.
A GC do Japão tem mais navios e aeronaves do que a MB.
Deve ter mais tonelagem em construção nessa imagem do que a atual frota da MB.
Como disseram abaixo, a MB não é parâmetro pra nada.
Triste constatação. 🤦♂️
Nenhuma outra marinha do mundo consegue esse ritmo de construção. Nem a americana.
Não sei se esses navios são bons, mas provavelmente devem ser mais baratos do que os modelos ocidentais.
Talvez a MB devesse parar com essa mania de transferência de tecnologia e comprar navios de guerra de “prateleira” dos chineses para montar uma marinha de guerra de verdade e não essa paródia que temos atualmente. Depois a gente faz engenharia reversa como os chineses vivem fazendo com os equipamentos dos outros. 😂
Foram convidados. Não apareceram.
Qdo. A Marinha Chinesa solicitou assessoria na doutrina de porta aviões, pediram um urino.
Quem revoluciona e busca tecnologia por baixo do pano está na cadeia.
Fazer engenharia reversa se alguém o fizer, devolvem as cópias com certificado de serem as únicas.
Estratégica russo de combate…a quantidade e um qualidade .
A questão não é o ritmo de construção,
é óbvio que, nisso, ninguem bate a China.
A questão é que, nessa foto, em construção, tem mais tonelagem e poder de fogo que a MB jamais teve, tem, ou terá a curto e médio prazo.
Porque não temos uma política de estado que tenha interesse nisso, infelizmente. Potencial e dinheiro o Brasil tem para construir. Vide os quase R$ 1 trilhao que injetaram na economia na epoca da pandemia entre insentivos e auxilios. A questao é prioridade. Não tem cabimento a oitava econômia do planeta com quase U$400bi em reservas, viver com as forças armadas sucateadas.
Nem precisa engenharia reversa. Os chineses venderam mísseis balísticos de curto alcance aos turcos e depois os ajudaram a desenvolver versões “nativas” com alcance até 10 vezes maior
Pais que leva defesa a sério é outra coisa, 13 navios sendo construídos a mesmo tempo,e aqui no brasil a MB operando uma corvetinha de 80 anos e nao consegui verba para para contruir 10 corvetinha pra ontem,uma piada !!!
Não temos sequer…sequer mão de obra para construir 13 navios para guerra oceânica.
Literalmente. Para ter essa mão de obra é necessário ter um setor de construção de navios comerciais proporcional
Bingo, mas foram ineficiente em construção da base indústria naval, o outro destruiu o pouco que tinha. Nossa!!! Haja dinheiro rsrsrs
Enquanto isso, os Estados Unidos estão atolados até a tampa em encrencas e guerras e mais guerras. E por outro lado, o dólar se desvalorizando e o domínio global Americano ruindo e perdendo forças. Como tudo na vida passa, chegou a hora do domínio global Americano virá fumaça. Avante China!!
A frase deveria ser: “Avante Brasil”.
Falou pouco, mas disse tudo!
👍
Os EUA jogaram muito dinheiro fora com o LCS, e os destroyers da classe zumwalt
Vai morar na China então. Brasileiro adora torcer contra o Brasil e a favor dos outros.
Verdade.
Se não é a favor da China é a favor dos EUA.
Na verdade torcendo pela China está torcendo pelo Brasil. Já que com a queda do EUA que é nosso sabotador costumaz quem sabe poderemos nos desenvolver e progredir
Qual país a China “ajudou” progredir e desenvolver?
E nem tinha como,a própria China está se desenvolvendo agora.
China só se tornou relevante de verdade de 2010 para cá.
A China já se desenvolveu, não está se desenvolvendo.
Nos anos 90 já era uma das maiores economias do mundo. Nos anos 2000 virou a segunda( tudo, óbvio, graças às reformas capitalistas liberais dos anos 70 ).
Só mantém o status de país em desenvolvimento/subdesenvolvido porque convém.
Classificada como pais em desenvolvimento, a China participa da OMC.
Não mudaram essa classificação por pressão da própria China.
Levou mais de 40 anos. Acelerou nos últimos 20 anos.
O problema da china é somente o dominio político atual. Quemjá esteve em algum lugar na china sabe da s condições de vida e trabalho impostas.
Existe muito exagero nessas afirmações sobre “trabalho escravo” na China.
Laos e Camboja tem rodovias e ferrovias recentemente construídas pelos chineses, ligando áreas até então isoladas e propiciando um boom de crescimento no país inteiro.
No Cazaquistão, a linhas ferroviárias da nova rota da seda estão também levando a um boom econômico.
No Peru, talvez o maior porto da AL está sendo construído, junto com ferrovias para o escoamento da produção, inclusive brasileira.
Sem falar nos vários projetos de aeroportos, rodovias, hospitais, etc na África, com empréstimos renegociáveis que são por vezes perdoados.
É só pesquisar “Belt and road initiative”
Sim, estou vendo, muito que esses países estão crescendo.
Como se a construção desenfreada de ferrovias e aeroportos se traduzissem em crescimento econômico real e melhoria na qualidade de vida da população. Spoiler: não se traduz. Pelo contrário, ao longo prazo, só piora.
Não acredito que li isso. Deus tenha piedade do Brasil.
E é verdade. O que você acha que causou o inferno inflacionario dos anos 80 no Brasil se não a industrialização desenfreada do Brasil na era vargas e na ditadura?
Não adianta gastar teu latim com essas pessoas, eles simplesmente não intendem, para eles o mundo é uma dicotomia de um lado os mocinhos de outro os bandidos, quase como se estados-nação fossem indivíduos.
OBS: o mocinho deles atirou 2 bombas atômicas em um país derrotado, e tocou o terror na antiga indochina, fez uma balbúrdia no Iraque, Afeganistão, e outros lugares mas isso não conta.
Por que o “país derrotado” não rendeu-se antes então ? . Não foi o cruzador Indianapolis afundado poucos dias antes das “bombas” causando grande número de baixas ? Os ataques de aviões e embarcações suicidas, o banho de sangue em Iwo Jima e Okinawa a continuada luta contra os chineses, o péssimo tratamento a prisioneiros, isso tudo tinha que parar. . Não fosse pelas “bombas” os EUA teriam que invadir a partir de novembro, a população japonesa continuaria a sofrer com bombardeios convencionais e o rigoroso inverno e claro milhares de vidas americanas também se perderiam. . Para quem tiver… Read more »
Boa noite Dalton.
Além dos motivos corretamente mencionados por voce, creio que além desses, houve mais alguns outros motivos:
1. Mostrar ao mundo a nova arma; precisamente para a URSS, que os americanos já contavam como futuro inimigo.
2. A curiosidade mórbida de saber como uma bomba atòmica funciona contra alvos humanos.
3. Apressar o fim da guerra que estava custando muito dinheiro e vidas de soldados americanos.
Oi Franz, há vários “mitos” a respeito do uso da bomba e alguns desses procuraram e procuram mostrar os EUA como o grande vilão como por exemplo essa “curiosidade mórbida” que você mencionou. . A “bomba” matou menos do que o grande bombardeio de Tóquio em março quando foram utilizadas bombas incendiárias, não se sabia ainda exatamente os efeitos da radiação que causaram mais mortes depois, mas, morte é morte, não importa muito para um pai se os filhos morreram por um tipo de bomba ou outra. . Se queria evitar a invasão e mesmo assim possivelmente foi a combinação… Read more »
Dalton
Em nenhum momento procurei mostrar os EUA como o “grande vilão”.
A curiosidade mórbida é algo natural do ser humano.
Nenhum país investe tanto tempo, dinheiro, tecnologia e esforço numa nova arma revolucionária sem querer ver como funciona na prática contra um inimigo.
A história quis que os EUA fossem os primeiros a fabricar uma arma nuclear….poderia ter sido os soviéticos, alemães, japoneses ou os peruanos.
Quem quer que fosse, iria testar contra um inimigo!
Graças a Deus, apesar de milhares artefatos construídos, somente 2 foram usados contra seres humanos….torcer que fique nessas 2 vezes e nunca mais.
“…EUA que é nosso sabotador costumaz..”
A China nosso sabotador costumaz do futuro rsrs
A China é igual os estados unidos, deixa ela vira a maior potência que você vai ver. todas as potências aproveita-se dos países em desenvolvimento, por isso nós deveríamos ser um potência mais não somos.
Históricamente a China 🇨🇳 sempre foi a maior economia do Mundo até 1830 e nunca foi colonizador para explorar outros países alheiros.
Não, imagina, só tinham varios estados vassalos que pagavam impostos abusivos para o império chinês, como a Coreia, que tinha todas as suas riquezas sugadas por eles.
Fora a violenta anexação de territórios como xinjiang pela dinastia qing. Muito boazinha que a China era
Vc viajou agora cara. Falta de conhecimento em história da China. A China só cobrou tributos se outros Estados vassalos quando foi governada pela Dinastia Yuan que eram nada mais que os mongóis. Ou seja, era civilização exterior e não chinesa de fato.
Não. Os tributos absurdos cobrados aos estados vassalos vem desde a dinastia tang, os mongóis eram piores, mas isso não apaga o que os tang fizeram.
Inclusive, as dinastia Ming e qing continuaram com essas práticas.
Os chineses não tem os políticos que nós temos.
A China é uma ditadura, os políticos de lá são até piores que os daqui.
Toda potência ao longo da história é igual impõe sua vontade ao mais fraco e ponto, concordo com vc quanto ao ponto de precisarmos nos fortalecer para não ficar sob julgo de ninguém.
E quem garante que a China na verdade não seja até pior que os EUA?
Cada um tem suas estratégias. Um pode ser o gato. O outro pode ser o rato.
O importante é comer o queijo.
terceirizando a culpa pelo nosso fracasso, nosso sabotador, somos nós mesmos. Ainda não prendeu isso?
Na China vc não vai ver trabalhador assassinado a caminho do trabalho por causa de um celular
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.
2014 foi a invasão Russa da Crimeia, 2019 foi a pandemia logo após aos protestos em Hong Kong, 2021 foi a retirada apressada das forças da OTAN do Afeganistão, 2022 a Invasão Russa da Ucrania, e ao longo desse tempo todo foi o fortalecimento historico da industria naval chinesa, o desenvolvimento da China esta intrinsicamente acoplado ao comercio e ao dominio dos mares, a China esta tentando controlar o seu quintal, a Asia e o Pacifico, dá para ver que a China ainda não esta preparada militarmente para enfrentar a OTAN , mas em 2035 o cenário será diferente, ou… Read more »
Não vai ser fácil, ninguém sabe quem vai ganhar a 3 guerra mundial
O Brasil deveria considerar seriamente adquirir um lote de 4/6 destroyers chineses. Aparentemente, são navios construídos em escala, com velocidade, qualidade e boas capacidades. Além disso, tem o Banco do BRICS pra financiar.
Não sei os destróiers mas com certeza as Fragatas Type 054A. 06 unidades seria sensacional. 32 VLS um bom poder de fogo.
Para quem já comprou o Vital de Oliveira, dá para comprar mais produtos de defesa chineses, desde a Avibrás …
Brics não financia Defesa.
A FAB em dificuldades com o Gripen. A MB no fundo do tacho com os Scorpenes e Mekos.
Tão cedo não sai nada. Nem entra.
Se fosse o caso, os bancos chineses poderiam financiar tranquilamente a compra dos navios.
Não sei se eles são bons, mas provavelmente seriam bem mais baratos.
Todo banco é bom até quebrar. A China está acelerando a operação especial chamada expansão marítima. É o foco. Dizem que querem surfar na Califórnia.
Não ligam muito para a AL. Exceto carros elétricos.
E a MB construindo uma mísera fragata de 3.500 toneladas e sem nenhuma perspectiva de aumento de embarcações, são sempre para substituí ou até fica abaixo do meios que temos.
Não é a MB que está construindo. É o estaleiro ThyssenKrupp Brasil Sul em Itajaí/SC.
Eu sei é só uma forma de falar
A Çhina, vive seu momento histórico, conseguiu desenvolver uma sociedade fortemente técnica, caminha para ser um país de cientistas e engenheiro ( STEM- ciência, matemática, física e tecnologia- principalmente computação e informática) . Poucos países atingiram este estágio. A China será a dona dos mares ? O ocidente coletivo irá se contrapor ao poder naval Chinês? O que isso representa para o mundo ?
Representa o fim da polaridade EUA-Rússia ou liberalismo X autocracia. Apesar da China ainda ser uma ditadura, construiu uma sociedade de consumo com índice de população economicamente ativa maior que 60% ou uma força de trabalho de 900 milhões de chineses.
O Ocidente coletivo (ĺiberalismo norte-americano e o socialismo democrático europeu) está ameaçado pelo ressurgimento da direita.
Haverão domínios regionais: a Rússia prepara avanços contra o continente europeu em terra e a expansão no Polo Norte; a Índia tenta assegurar o Índico; a China dominará o Pacífico…EUA e Europa serão reinventados.
Pra variar…a AL ficará de fora.
Achei que a construção das Type 54A tivesse acabado com a introdução de sua provável substituta a 54B. Mas ao que parece vão continuar com os dois modelos. Fui pesquisar e consta o número de 54A planejado de 50 unidades!!! Esperando pra ver quantas 54B irão construir. Ritmo assombroso, em se tratando de um “período de paz”
Como o amigo sabiamente constatou, ritmo assombroso em tempos de paz…tic…tac…
Não estamos em paz, todos estão em guerra.
Paz em 2024. Em 2035…
Aprende, Brasil!!!
Esse crescimento da marinha chinesa vai ao encontro do cescimento de desempregados e sub-empregados na China, a quantidade da pessoas com mestrado e doutorado trabalhando com serviços semelhantes a uber eats é impressionante.
poderia citar as fontes dessa informação?
5,2% em 2024 de desemprego, para um país em desenvolvimento isso não é nada absolutamente nada demais.
“País em desenvolvimento”
Sério?
Percebo isso em outro país, mas deixa pra lá…
Boa tarde estou lendo o que meus caros colegas estão escrevendo a china se tornou potência dos anos 90 em diante graças a revolução cultural de 1965 de mao se tinha e outra os estados unidos nunca declinaram apenas está passando por crises o poderio econômico multar e diplomático da América e incontestável no mundo o cenário mundial e esse daí estados unidos e china brigando pela hegemonia do mundo e outra muitas tecnologias nasceram nos estados unidos e um país que ainda tem o monopólio de muitas coisa em suas mãos
Em 1980 a economia da China(PIB) suplantou a do Brasil. Motivos do Brasil não crescer como a China: 1. Instabilidade Política e Econômica: O Brasil enfrentou períodos de instabilidade política, incluindo ditaduras, crises econômicas, e recentemente, impeachments presidenciais. A falta de continuidade nas políticas econômicas prejudicou o desenvolvimento sustentável. 2. Burocracia e Corrupção: A burocracia excessiva e a corrupção generalizada criaram um ambiente difícil para os negócios e investimentos. Isso desincentivou o investimento estrangeiro e a eficiência empresarial. 3. Dependência de Commodities: A economia brasileira é altamente dependente da exportação de commodities, como soja, minério de ferro e petróleo. Essa… Read more »
E o Brasil se lascando, raspando o fundo da panela pra construir uma fragata leve, e um submarino nuclear.
Vejam a diferença!
Vê se tem como as forças armadas ter recursos suficientes para ela. https://youtu.be/zE45H1eQZFQ?si=FBbVP15sUlUiRSJB
Enquanto isso os americanos e o ocidente em geral perdendo tempo com frescuras progressistas… Talvez financiados pelos próprios chineses adeptos de Sun Tzu com o intuito de causar discórdia no território dos inimigos. Ninguém constrói tanto navio assim querendo paz, logo mais vai rolar um conflito. Podem marcar…
Essa fabricação de escoltas da China supera dos EUA durante a segunda guerra e no pós, na guerra fria nos anos 50/60 ???
Até porque anos 70 e 80 houve uma desaceleração
Não, nas décadas de 60 e 70, por exemplo, os EUA construíram 9 combatentes de superfície de propulsão nuclear e na década de 1980 se chegou muito próximo de se alcançar a meta de uma marinha com 600 unidades – incluindo os primeiros de 27 “Ticonderogas” – com o então revolucionário sistema Aegis – encabeçada por 15 NAes e 4 encouraçados, estes últimos construídos durante a II Guerra reativados na década de 80 revitalizados e armados com mísseis “Tomahawk” e “Harpoon”. . O que a China está fazendo é impressionante, mas, ainda nem de perto com o que os EUA… Read more »
Se continuar nesse Ritmo os pescadores Filipinos ficarão sem peixes !
É esse esforço de guerra enorme, sem ter nenhuma guerra que acaba com a economia de um país
A União Soviética quebrou justamente por isso, não conseguiu manter toda aquela força de tanques, avioes, programas em um mundo pós guerra.
O Brasil era para estar a fazer o mesmo com a sua marinha a rapidez que a China equipa a sua força naval é imprecionante
Já é a maior potência naval do mundo e reforçará este poder quantitativo em combate quando surgir para saber se também tem qualidade seus homens , seus almirantes e seus equipamentos….. a ver ..
Pois a marinha americana embora inferior já quantitativamente é testada em combate frequentes embora diante de forças assimétricas …. vejamos ou melhor desejemos nunca ver um combate entre estes 2 Titans !!!
As demais forças navais do mundo irão estar de um lado ou de outro subsidiando aos protagonistas mas sem poder de solução no combate .