Valiant Shield 24: aliados dos EUA se reúnem no Indo-Pacífico
Forças conjuntas do Comando Indo-Pacífico dos EUA, junto com forças aliadas e parceiras, participaram do exercício Valiant Shield (VS) 2024, de 7 a 18 de junho, em Guam, nas Ilhas Marianas do Norte, em Palau e no mar ao redor do Complexo de Faixas das Ilhas Marianas.
VS24 é um exercício multinacional bienal focado na integração de interoperabilidade em um ambiente multidomínio. O exercício desenvolve a proficiência real em sustentar forças conjuntas ao detectar, localizar, rastrear e engajar unidades no mar, no ar, no espaço, em terra e no ciberespaço em resposta a várias missões.
Exercícios como o VS24 permitem que as forças no Indo-Pacífico integrem Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais, Exército, Força Aérea, Guarda Costeira, Força Espacial e nações parceiras para treinar em efeitos multieixos e multidomínios precisos, letais e avassaladores, demonstrando a força e versatilidade da Força Conjunta e Combinada. Com o envolvimento do Comando Espacial dos EUA e do Comando de Transporte dos EUA, o VS24 expande a colaboração multidomínio entre Comandos Combatentes, essencial para qualquer exercício ou operação em larga escala.
“O Valiant Shield nos oferece uma oportunidade única de operar e engajar com nossos aliados e parceiros e de demonstrar nosso compromisso compartilhado com a segurança e estabilidade globais”, disse o Almirante Stephen T. Koehler, comandante da Frota do Pacífico dos EUA. “Todos nós precisamos manter um Indo-Pacífico seguro, estável e seguro, enquanto flexionamos nossas capacidades conjuntas e combinadas para avançar nas operações multidomínio.”
O exercício prepara a Força Conjunta e Combinada para responder rapidamente a crises e contingências em um espectro de operações, desde assistência humanitária e alívio de desastres até conflitos armados.
O VS24 ajuda as forças dos EUA, aliadas e parceiras a desenvolver capacidades de projeção de poder regional e global. O treinamento integrado permite que os países participantes aprimorem as habilidades necessárias para defender seus interesses compartilhados na região.
Este foi o 10º exercício Valiant Shield, que começou em 2006.
FONTE: U.S. Pacific Fleet Public Affairs
Imagina uma pequena frota chinesa, logo após o raio operacional do exercício, só observando…
Daria ainda mais aquele climinha de guerra fria.
Acho que os chineses não dão a mínima pra nada que não aconteça no – que eles consideram – mar territorial deles. Na verdade é melhor que seja assim, a estratégia geopolítica dos EUA nas últimas décadas foi criar um desgaste político e militar a partir da suposição de uma resposta bélica de quem eles consideram como o inimigo no momento; Iraque, Líbia, Panamá, Vietnã, Afeganistão, Síria…
Fica meio difícil manter a retórica de um risco existente se os chineses acabarem por não invadirem ninguém.
A China vai invadir e vai usar a força pra defender seus interesses, bobo é você que acredita que eles são bonzinhos. Acorde pra realidade, the war is coming
E bobo é voce que acha que os USA são bonzinhos.
Não são, porém a China moderna, é uma distopia pura, os EUA, são o mal menor.
Me fala os números da Mega…
3,15,18,27,33,42
Vão Atirar com canhões de Agua nesses aí?
Não quero ser pessimista nem nada, mas será inevitável.
Estão estimando que vai “estourar” uma guerra Mundial para daqui uns 3 a 4 meses com a previsão de mais de 15 a 20 milhões de mortos.
Tomara que não !!!
Venho acompanhando todos os conflitos pelo mundo e não se vê ninguém recuando ou fazendo algum acordo de Paz, pelo contrário a escalada dos conflitos só se intensifica.
Lamentável 😔
Prezado! Não seja tão pessimista; o mundo já passou por várias crises piores e a III Guerra Mundial ainda não começou. Foi a mesma conversa na Crise de Suez, Cuba, Vietnã, Coréia, Berlin, Guerra dos Seis Dias, Afeganistão, Iraque entre vários outros. Uma certeza e uma segurança absoluta nunca poderemos ter, mas apesar de tudo, sou da opinião que o mundo hoje é mais seguro do que no auge da Guerra Fria, quando dezenas de SSBN de vários países estavam prontos para lançar os seus mísseis…..ou quando a USAF tinha vários bombardeiros armados com armas nucleares 24 horas no ar… Read more »
Bom dia Franz;
Queria ter metade do seu otimismo, mas não consigo🤷♂️😔
Mas como dizem por aí !!!
“Segue o baile”
E eu aqui continuo acompanhando tudo isso, e vamos torcer para algum cessar fogo pelo menos em algum desses conflitos mundo afora que vem ocorrendo.
Abs
Os conflitos são só entre potências e cachorros mortos, e quando as potências não atuam diretamente, usam seus capachos para fazerem guerras por procuração.
Em época de nukes, não existi mais guerras mundiais, já que a destruição mútua é assegurada, o máximo é essa espécie de guerra fria 2.0, nada além disso.
Essa guerra já começou, my friend!
Ela é, no entanto, mais sutil e nem por isso menos letal.
Os mais sensíveis ja percebem, sentem, dolorosamente e temos a maior onda de suicídios da história em tempos e territórios livres de ocupação militar.
É só acompanhar o noticiário da – pra evitar a censura – GN.
Se vai escalar pra ação militar total?
É provável.
Tudo que vem volta e vice versa.
Uma hora Os machos, aqueles que ainda honram as calças reagem e o pau vai torar!
Nostradamus não teria a coragem de falar em guerra mundial em 3 meses kkkk e 14 concordaram. A internet é linda
Algo me pareceu “estranho” na foto por conta dos indicativos e sabendo de ante mão algo sobre o exercício e resolvi investigar sobre os 2 helicópteros MH-60S e descobri que estão participando não do “Valiant Shield” e sim de outro exercício o “Baltops”.
.
Apesar de ambos pertencerem a um esquadrão baseado na costa oeste foram “emprestados” para o Baltops por também terem capacidade anti minas demonstrando flexibilidade de se deslocar elementos de uma área (Pacífico) para outra (Báltico) rapidamente.
.
Excelente observação, Mestre Dalton.
Uma águia, aliás um sea hawk rsrs
Um abraço.
Foram minutos bem gastos tentando desvendar o “mistério” , sem trapacear 🙂
Suando pra garantir a navegabilidade no Ormuz (sem conseguir) e querendo contrapor a China em sua arena? o mundo mudou e esses conquistadores não aceitam…estou realmente ansiosos para ver como será o combate no teatro do Mar da China…
Tens que torcer que a china não vença meu amigo
Bom dia Joelson e um abraço. Por que eu deveria torcer contra a china, nosso maior parceiro comercial e que jamais nos agrediu ou planejou uma agressão militar contra nós? Aliás, China e Rússia tem sido um cobertor protetor para o Brasil em certos momentos naquele circo chamado “Conselho de segurança da ONU”.
“… estou realmente ansiosos para ver como será o combate no teatro do Mar da China…”
Ansioso para ver uma guerra?? Deve ser um adolescente que passa o dia jogando vídeo game.
Engraçado você dizer isso. Os Americanos têm as Forçar Armadas mais treinadas do Mundo e os chineses atiram canhões de Agua em barcos pesqueiros Filipinos
Suando ? pode até ser…mas continuam navegando por lá , sem muitos dilemas…
Esse é o PA italiano, Cavour , que recentemente cruzou o Mar Vermelho a caminho do Pacífico, podes observar o mesmo conduzindo manobras navais com o Ike da USN … observando bem é possível observar os buracos gigantes no ike, devido aos danos dos mísseis Houthis rsrsrs…tá quase afundando.
?resize=750%2C423&ssl=1
%3Fwidth%3D640%26crop%3Dsmart%26auto%3Dwebp%26s%3Db834f05c718c88d89a9e784df18d210d42b546d3
%3Fwidth%3D640%26crop%3Dsmart%26auto%3Dwebp%26s%3Dc282ebad3654984bd8f2327f37e080f1e7c499b0
%3Fwidth%3D640%26crop%3Dsmart%26auto%3Dwebp%26s%3Daf55372c66fc62cd14f90d167cac231447aea492
O Cavour (C 550) e o USNavy USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69) no Mar Vermelho… Pouco mais de uma semana atrás.
https://x.com/NavyLookout/status/1800078971272597843/photo/1
Passar um barco com 500 defesas aéreas é fácil. Fala isso pro shipping que tá dando volta na África
Os países sobreviverão e continuarão evoluindo apesar disso, enquanto os
“Houthis” continuarão sendo o que são.
Eu acho que enquanto ñ se resolve a situação com Ucrânia a China ñ invade Tawian. Até porq ela deve contar com os Russos e outros aliados dispostos no apoio.
Invadir Taiwan não é pra ontem. É pra 10 anos. E em 10 anos a USN vai estar negada nos mares territoriais chineses.
Dentro de algumas semanas o USS Ronald Reagan que ficou baseado no Japão por quase 9 anos se encontrará com o USS George Washington – no momento ancorado em Callao no Peru – em San Diego, quando haverá troca de parte da tripulação para então dirigir-se ao norte para Bremerton onde eventualmente entrará em um dique seco para uma muito necessária revitalização que deverá durar cerca de 18 meses. . O USS George Washington seguirá para Yokosuka no Japão onde deverá – salvo mudança de planos – permanecer pelos próximos 8 anos. . Outra “troca” deverá também ocorrer ainda esse… Read more »
Falando em trocas; estava previsto ainda para 2023, a troca do USS Green Bay com o USS San Diego, mas pelo visto até agora nada aconteceu…
Vc escutou alguma coisa a respeito?
Sim Franz, isso também deverá acontecer em breve, serão quase 10 anos no Japão para o “Green Bay”, apesar de não ser um recorde de permanência por lá será melhor contar com um substituto que recém passou por revitalização como o “San Diego”.
Bom dia. É uma questão de tempo (pouco) até uma belonave militar “ocidental”, ser atingida novamente por forças assimétricas apátridas. Por enquanto só transportadores foram pro saco e isso se o PA não foi danificado em certa medida e estão encobrindo o fato, mas a escalada continua e estou ainda mais ansiosos para ver o desenrolar dos combates…
Tá danificado mesmo, é possível identificar os danos causados pelo houthis através dessas imagens publicadas no 07.06.2024
:
😅
O único dano ao “PA” foi causado pelo Departamento de Defesa que o está mantendo
na área por mais tempo que o ideal, já passou de 8 meses desde que deixou Norfolk
e o máximo ideal é de 7 meses incluindo ida e volta.
.
O “Eisenhower” é o segundo NAe mais antigo da US Navy incorporado em 1977 mas o fato dele ser capaz de cumprir desdobramentos superiores a 8 meses atesta o bom investimento feito nele ao longo de décadas e também a boa logística na forma de navios
que totalmente carregados superam 40.000 toneladas de deslocamento.
Eu não considero grande coisa, o NAM Atlântico fica no mar muito mais tempo que 8 meses de cada vez hm
Não sei se é sarcasmo, mas, caso não seja, não se trata de apenas mais de 8 meses em missão continua, pois muitos meses são gastos no mar antes para toda uma série de treinamentos que culminam com o “COMPTUEX” onde por durante 5 semanas o NAe vive o mais realístico cenário possível de combate.
.
E entre um treinamento e outro todo NAe precisa formar novos aviadores e manter a proficiência de veteranos.
.
Uma coisa é um navio passar muito tempo no mar próximo da base outra bem diferente é estar a milhares de quilômetros dela.
Um adendo, durante esse exercicio, tambem foram testados o uma plataforma terrestre nao tripulada de lançamento de misseis e os misseis PrSM na versão anti navio, segunda a reportagem, dois misseis foram lançados contra um alvo maritimo em movimento.
https://www.navalnews.com/naval-news/2024/06/u-s-army-conducts-first-anti-ship-ballistic-missile-sinkex-using-prsm/