Falta de dragas no mercado ameaça aprofundamento dos portos.

A falta de dragas no mercado internacional poderá “colocar lama” no projeto do Governo Federal de aplicar R$ 1,4 bilhão no aprofundamento dos portos brasileiros. Para alguns empresários desse setor, os contratos para a retirada de sedimentos e construção de ilhas artificiais, na Ásia por exemplo, são mais atrativos do que a execução das dragagens nos portos nacionais.

Fonte: A Tribuna

Comentário (exagerado) do Blog: se a coisa não melhorar nessa área, os problemas da MB de não ter meios para proteger as rotas comerciais estará resolvido por si só.

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Ozawa

Melhor que isso só secando o mar…, daí nem precisaremos nos preocupar com o aspecto naval do PND…

Pergunta incidente ao blog: O recente encalhe de um “containero” na baía de Guanabara/RJ, conforme aqui noticiado, teria alguma conexão com tal problema, mesmo concorrendo com eventual falha humana ?

Fábio Max

Não se preocupem caros amigos do blog, porque REQUIÂO, o governador que sempre tem razão, também tem a solução!

Faz 6 anos que ele não draga o canal da Galheta, do Porto de Paranaguá. Alega que os preços do serviço estão altos, que são frutos de monopólio, que isso é coisa de neo-liberal, etc…

A solução que ele propôs é comprar uma draga de uso exclusivo do governo do Paraná (onde há apenas uma baía portuária). Outra brilhante idéia que ele aventou, foi de criar uma companhia pública de dragagem, que seria administrada por algum de seus irmãos…

Nimitz

É impressão minha, ou está indo tudo por água abaixo? ou melhor, por lama acima?
Foram tantos anos de abandono, somando é claro os 8 anos de FHC, que agora a casa está caindo de vez.

Paulo Costa

Se no mercado internacional,está em falta de dragas,pode-se
comprar ou fazer aqui mesmo.Me parece que existem leis no
pais que impedem concorrencia internacional,talvez esteja ai
a fonte de termos mais dragas.

João-Curitiba

Quanto tempo leva para fazer uma draga e quanto custa?

Marcelo Ostra

Sobre o canal da Galheta em Paranagua, o calado maximo em Paranagua era 12,20 m, agora está reduzido a 11,30 m e ninguem faz nada …

MO

Nunão

O problema é que a dragagem costuma ser resolvida com o mesmo planejamento que a manutenção das estradas, na base da “operação tapa-buraco”, só que, no caso, é “operação cava-buraco”.

Isso desde que eu me conheço por gente.

No caso do Ostra e do Zé, que são de Santos, creio que é desde que eles se conhecem por feto…

Marcelo Ostra

enquanto não houver cultura maritima e naval, nadam udo por aqui, tudo para imgles ve e tudo nas coxas

PS: agora tem mas uma “quando é que chega o Bedivere ?? ”

Fernandinho, olha ai um largo exemplo de nossa cultura naval …

Zzzzzzzzzz…
MO

Marcelo Ostra

os maiores calados para operação com NT´em Paranagua

Terminal da Cattalini berço externo: 11,88 m

Terminal da Appa/Vopak – berço externo: 11,58 m

CaLADO MMAXIMO DEVIDO AO ASSOREAENTO DO CANAL DA GALHETA: 11,30 M

Mai um episodio dos “Greatest biggest du Brazil in the meio Maritmu

Estrelando APPA

MO

Nunão

E como é que tá Santos, Ostra? Melhorou um pouquinho nos últimos 2 meses? É que já li sobre planos de aumentar o comprimento das vagas nos cais para navios de 300 e tantos metros, aproveitando o aumento do calado, blablabla, mas comenta-se tudo isso antes mesmo do calado realmente aumentar.

Os poucos compridões que eu vejo foto ou ao vivo, sempre estão saindo com aquela faixona vermelha bem larga na linha d’água…

Marcelo Ostra

Vc se refere aos cllasse F da Maersk ? se for ele, a linha d´agua é a cinza, confunde muita gente com a faixa vermelha toda para fora, mas o disco de plimsoll esta na faixa cinza Bom, aqui o calado alterou de 12,80 m para 13,10 m, ma ainda insuficiente para os grndes navios, exemplo um Panamax não sai totalmente carregadom o canl da cosipa (aonde vão os carvoeiros para cosipa (em sua maioreia panamax de 75.000 dwt x 14,0 m de calado) carregam no maximo 55.000 tons pela canal da cosipa de 10,36 m no maximo ?Quanto ao… Read more »

Norberto Pontes

Dragas tá em falta, mas em compensação drogas é que não falta…

Nunão

Ostra, quando escrevi faixa vermelha foi mais pro genérico, pra não ter que detalhar muito, que uns dá pra ver o cinza, outros até o bulbo da proa etc. Mas seu detalhamento respondeu minhas dúvidas.

Quanto ao que li sobre as vagas, ou melhor, os pontos de atracação, é isso aqui:

http://www.encontrodigital.com.br/santosexport/?p=379

Marcelo Ostra

Caraca Nunão

Tacerto que meu teclado esta com problemas, esta traxando e varias letra nao saem qdo é digitado, mas vc coonseguiu entender o que escrevi, caracxa, soh agora que vi, que m….a

MO

Nunão

ahahaha… Estou acostumado desde muito tempo a entender letra feia, pra digitação feia é só um pulinho…

Abraço!

[…] de médio e longo prazo que devem ser objeto do PNE/PORTOS, há também importantes gargalos a serem solucionados, e com urgência, em relação aos complexos portuários brasileiros – o que foi frisado […]

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[…] NOTA DO BLOG: para conferir como estava a questão da disponibilidade de dragas para os portos brasileiros, no ano passado, clique aqui. […]