A História Naval e o Cinema: Hawaii 5.0 e a Marinha dos EUA
Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)
A partir de setembro de 2010 até abril de 2020 foi exibido na TV norte-americana, no canal CBS, a série Hawai 5.0. Esse drama policial foi uma refilmagem da série original exibida entre 1968 e 1980. Da mesma forma que a versão original, sua trama mostra uma unidade policial de elite criada para combater o crime no estado do Hawaí, quinquagésimo estado a ser incorporado à união.
A série teve como protagonista o ator Alex O’Loughlin, que interpreta o comandante Steve McGarrett, personagem fictício designado como comandante da força-especial 5-0. Ele é um oficial de marinha que havia servido durante cinco anos na Inteligência Naval e era oriundo do SEALs (Sea, Air Land), principal força de operações especiais dos Estados Unidos América. McGarrett escolhe o detetive Danny Williams, interpretado pelo ator Scott Caan, do Departamento de Polícia de Honolulu como seu principal parceiro.
No primeiro episódio da série, Steve MacGarret ainda na Marinha Norte -Americana, está fazendo uma escolta de um terrorista internacional, que acarreta a morte do pai de Steve.
Quando chega no Hawaí, Steve recebe da governadora o convite para liderar uma força-tarefa para capturar o grupo terrorista.
Os principais elementos que compõem os episódios são: espionagem, ação, investigação, o mito do herói, o bem contra o mal, música tema, composta por Morton Stevens, e tecnologia.
Acompanhei a série e achei tão boa quanto à original e acabei lembrando de uma que
havia esquecido completamente chamada “JAG” que a precedeu sobre advogados da marinha dos EUA.
Boa tarde Dalton; Que deu origem ao NCIS (assim eu li na sinopse do seriado) que já se encontra na 21ª temporada (já estão fazendo a 22ª temporada). Atualmente encontra-se essa e mais o NCIS Hawai em cartaz O NCIS Los Angeles e New Orleans terminaram. Parece que tá rolando um na Austrália também. Obs: NCIS é um órgão único sediado em Washington DC a beira do Rio Potomac. Não existem outros espalhados pelo País os demais aqui enunciado são meramente fictícios. É um serviço de investigação naval que tem agentes com status de agentes federais que investigam crimes dentro… Read more »
Bem lembrado Burgos !
Na verdade, o primeiro elemento que compõe a série, e que foi sua liga até a 6ª temporada, é a expressão ʻohana… Os entendedores da série entenderão. Acompanhei a série com avidez até a 6ª temporada, mas a saída dos personagens Detetive Tenente Chin Ho Kelly e Oficial Kono Kalakaua, interpretados pelos excelentes atores Daniel Dae Kim e Grace Park (linda em todas as línguas), por divergências salariais, vez que eram (bem) menos remunerados que os intérpretes do Tenente Comandante Steven “Steve” McGarrett e do Detetive sargento Daniel “Danny” “Danno” Williams, trincaram a ʻohana que dava química à série. A… Read more »
Boa série 👍
Mas como o vc enunciou e eu achei que os 3 últimos anos da série perdeu sua essência por causa de todas as divergências relatadas por vc no seriado.
Concordo 👍
Obs: o Taylor Wily fez algumas passagens de cena também no Magnum PI e que citaram o Hawai 5.0 e o Steve
McGarrett
Não vi essa série. Nem lembro de nada da original, além do tema extraordinário de Morton Stevens (deu uma treta de Copyright entre a CBS e os herdeiros deste). Música e mulher bonita me chamam a atenção: tem a Grace Park, coreana-americana de fechar o comércio. Ela esteve em Battlestar Galactica, junto com a estonteante canadense Trícia Helfer; e Helfer participou no The Rookie, outra série de polícia e bandido com pouco bandido com um tema de abertura esfuziantemente desinteressante. Park e Helfer são excelentes atrizes.
Excelentes atrizes e cinquentonas…😆 Mas com muita lenha pra queimar…😅
O que eram as doze colônias perto das Cylons?
Cara… a Grace Park é…. inspiradora, por assim dizer hehehehe. E ainda fico na cabeça que ela faz o papel da ‘Boomer’ que na série original era o ator Herbert Jefferson. Mas ‘Boomer’ era meu apelido de infância, porque era o nome do meu Optimist, e todos na flotilha me chamavam de ‘Boomer’ 😛
Quando a Katee Sackhoff contou ao seu pai que iria atuar na ‘nova’ série Galactica, o velho ficou todo feliz e perguntou qual personagem ela faria. Quando ela respondeu ‘Starbuck’, o velho cuspiu o chá e disse ‘wait, what?’. Mais um dos clichês da indústria cultural, inverter o gêneros nos remakes, como antes trocavam loira por morena 😀
Eu confesso, quando eu soube que uma mulher ia fazer Starbucks eu fiquei P da vida. Achei que fosse ficar uma porcaria woke da vida. Fui provado o contrário! Ficou bem legal!
E gerou essa foto em uma certa cafeteria:
Ah, sim, a famosa Starbucks in Starbucks pic 😆