Aeronave embarcada KJ-600 AEW da China foi avistada novamente durante voo de teste
A nova aeronave embarcada KJ-600 AEW (Airborne Early Warning) da China foi avistada realizando voo de teste juntamente com um caça J-15B, provavelmente propulsado com novos motores chineses WS10.
As novas aeronaves deverão operar em breve a bordo do novo porta-aviões Fujian, de 80.000 toneladas, dotando de catapultas eletromagnéticas.
O KJ-600 AEW é o mais recente avião de alerta aéreo antecipado desenvolvido pela China, projetado especificamente para operações a bordo de porta-aviões.
VÍDEO: KJ-600 e J-15B em voo
Desenvolvido pela Xi’an Aircraft Industrial Corporation, o KJ-600 foi concebido para ser uma peça-chave na estratégia de defesa aérea chinesa. Equipado com um radar avançado de varredura eletrônica ativa (AESA), o KJ-600 é capaz de detectar, rastrear e identificar múltiplos alvos aéreos e marítimos a longas distâncias, fornecendo uma vantagem tática crucial em operações navais. Este sistema de radar é comparável ao E-2D Hawkeye dos Estados Unidos, que tem sido um padrão ouro em sistemas de alerta aéreo antecipado para a Marinha dos EUA.
O KJ-600 vai integrar-se perfeitamente com outros ativos navais e aéreos, fornecendo dados em tempo real para a frota. Isso inclui a coordenação com caças, mísseis antinavio e outras plataformas de vigilância, criando uma rede de defesa integrada e robusta. Além de suas capacidades de detecção, o KJ-600 também desempenhará um papel vital no comando e controle das operações aéreas.
Ainda se faz uso desses aviões de alerta com tantos satélites em orbita baixa hoje?
Tenho quase certeza que satélites não teriam precisão ou transferência de dados rápida o suficiente pra ser usado num teatro de operações dessa forma, fora que sua rota é previsível…
Satélite para conseguir rastrear aviões por radar precisam de uma potencia elétrica a bordo muito grande. Um radar aerotransportado de alerta antecipado consome facilmente mais de 60kw, como referência a ISS que é do tamanho de um campo de futebol gera uns 100kw de potência média. Os radares utilizados a bordo de satélites normalmente são de menor potência, destinado ao mapeamento de solo e detecção de embarcações e só funcionam uns 10 minutos a cada orbita de cerca de 90 minutos.
Agradeço pelos esclarecimentos caros colegas
Como bem explicou o Aéreo, abaixo, você está confundindo radar SAR, para imageamento, com radar de tráfego aéreo. São duas coisas bem distintas.
Alternativas. Plano A e plano B.
o que acho graça nos projetos chineses é que tenho certeza que eles copiam igualzinho a aparencia de outros aviões por puro deboche.
Nem precisa. mas pelo deboche mesmo. 🙂
2 belas cópias.
copiaram e colaram o Grumman E-2 Hawkeye. Que falta de imaginação.Como disse Lavoisier, nada se cria tudo se copia.
KJ-600 LawkEye