A primeira das quatro aeronaves Lockheed Martin P-3 Orion, adquiridas pela Marinha Argentina do Reino da Noruega, pousou na Base Aeronaval Almirante Zar, em Trelew.

A compra foi realizada por meio do Projeto de Investimento Público Nacional com o objetivo de melhorar as capacidades operacionais e logísticas das aeronaves de busca e exploração do Comando da Aviação Naval.

O P-3 Orion versão C oferece capacidade de exploração de longo alcance, além de controle e vigilância das áreas marítimas de responsabilidade nacional, como a Zona Econômica Exclusiva da Argentina. Essa aquisição visa fortalecer o treinamento do Poder Naval Integrado e aprimorar as operações conjuntas entre aeronaves e navios.

A cerimônia oficial de recepção ocorrerá em setembro na Base Aérea Militar Aeroparque, em Buenos Aires, com a presença de autoridades políticas e militares, além de representantes diplomáticos da Noruega e dos Estados Unidos.

VÍDEO: Armada Argentina recebe primeira aeronave P-3C Orion adquirida da Noruega

FONTE: perfil.com / IMAGENS: Armada Argentina

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Quem acompanha o ZM sabe o parto que foi a compra e incorporação dessas aeronaves.

Meio OFF, mas a Armada Argentina deu baixa no ARA Granville, seu último navio da classe A-69

curisco

Quem te viu quem te vê hermanos…

Mas que bom que veio esta aeronave

Sérgio Cintra

Estão incrementando a atividade, pois em 1996 depois de 20 anos de negociações, comparam 6 P3 B dos EUA,e operaram 4, sendo 2 para scrap , a partir de 1997. Existe matéria aqui no Poder Naval de 01-05-2015 referente ao assunto, onde há menção de ter-se 8/9 unidades para cobrir a área deles.

Rodrigo LD

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

curisco

ixiiii… lembrei da jabuticaba brasileira que é avião usado pela marinha ficar na FA. A marinha podia aproveitar e requisitar os barcos do exercito e o exercito tudo que anda na terra das outras FA

Marcelo Andrade

é! A RAF, RNZAF, RAAF, RCAF, etc, tb são responsaveis pela patrulha nos seus paises e ninguem reclama!

Sergio

Ao que parece a FAB, surpreendentemente, ofereceu os P-3 à Marinha, que refugou.

Tenho quase certeza que já li a respeito em comentários aqui dos foristas.

Se me equivoquei, desculpas antecipadas.

Fabio

Boa noite amigo Rodrigo os P3AM da FAB pode lançar mísseis haarpoon?

Sérgio Cintra

Se entendermos UM DIA o conceito: Forças de Defesa e aplica-lo, acaba com esse conceito de “guetos” que come uma dinheirama replicada e multiplicada por 3. Lembrando só: gabinetes, escolas, barcos, helis, hospitais, administração, pesquisa e desenvolvimento (misseís, munições,…) um monte multiplicado por 3. Cria-se somente especialidades, que são específicas a certas operações de armas, mas dentro de uma mesma forja para complemento de atividade fim.

Emmanuel

De grão em grão, os hermanos vão melhorando as suas forças armadas.

Rudi PY3TO

Là….e a Marinha que opera o Orion, pelo que entedi!

Aéreo

A aviação naval argentina há mais de 50 anos dando baile na brasileira.

Angus

Nos últimos 20 anos, quais são as capacidades e equipamentos da aviação naval argentina superiores aos SH-16, AH-11B, UH-15 A/B, RQ-1, UH-17, UH-12? sinceramente, desconheço essa capacidade que você relata, particularmente ao que se refere a asas rotativas e aeronaves remotamente pilotadas. Em relação a asas fixas, particularmente não sou a favor da Marinha operar o AF1 B/C, porém até nesse ponto a aviação naval argentina está atualmente mais defasada. Agora, se está se referindo a aeronaves de asa fixa, vocacionadas a patrulha/esclarecimento/antissubmarino, bom ai realmente está a frente porque essas atividades são desempenhadas pela FAB no Brasil (algo que… Read more »

No One

Sinceramente, essas pérolas sem mínimo embasamento são apenas torcida ou trolagem, não há nem o que debater… A aviação naval brasileira é de longe a maior e mais diversificada da America do Sul… Só ignorância ou trolagem permitem discordar dos números .

Marcelo Andrade

“No ar, os homens do mar!”

Fabio

Boa noite amigo one vc sabe quantos aviões P3AM estão operacional?

Marcelo Andrade

putz, mais um caramelo no blog!

Aéreo

A capacidade de operar embarcados desse a segunda metade dos anos 70, com os A-4 durante décadas foi algo que o Brasil demorou muito tempo para igualar e assim o fez, apenas em um breve período com o A-4 e São Paulo.   A capacidade de operação de mísseis antinavios com o Super Etendard e Exocet eles já possuíam há 42 anos e o Brasil nunca teve essa capacidade. Os programas de modernização dos S-2 argentinos renderam frutos operacionais nos anos seguintes. O programa de modernização do S-2 no Brasil foi uma piada, com erros de engenharia. A operação dos… Read more »

No One

Doutrina de museu, nem sequer possuem helicópteros para embarcar nos patrulhas, um único coitado e cansado Fennec para os 4 ARA Bouchard… Patrulhas relativamente caros e até com hangar, para que mesmo ?

Dizem que os recursos para adquirir
uns 4 AW109 estão disponíveis, mas conhecendo as novelas argentinas é melhor esperar o contrato e ver a primeira unidade chegar( sabe-se lá quando) .

Quando muito a aviação naval argentina deve ter uns 6 helicópteros , na MB são mais de 70! Quem dá baile em quem?