Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

Comandante é um drama de guerra Italiano, lançado em 2023, baseado no livro homônimo de Sandro Veronesi e co-escrito por Edoardo de Angelis. O Longa, protagonizado pelo ator Pierfrancesco Favino, foi inspirado numa história verídica. Ela diz respeito a vida de bordo no submarino italiano, Comandante Cappellini, em patrulha durante a Guerra Aeronaval no Atlântico na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

“Sou Italiano, tenho 2.000 anos de
 civilização sobre meus ombros.
 Afundamos o navio inimigo, mas o
 homem? O homem nós salvamos”.

A história se passa em 1940, quando o submarino Cappellini, comandado por Salvatore Todaro (1908-1942), identifica o navio mercante belga Kabalo, que participava de um comboio transportando material bélico para os britânicos. O navio mercante possuía um canhão, estava nas proximidades da Ilha da Madeira e navegava com as luzes apagadas. Mesmo assim, ele foi atacado e afundado com tiros de canhão do submarino Cappellini.

Após o afundamento, o Comandante Todaro decide, de forma inusitada, resgatar, por meio de embarcações salva-vidas, 26 náufragos. Com essa decisão, ele é forçado a navegar na superfície durante 3 dias, pois estava rebocando as embarcações salva-vidas. Dessa forma, transportaria os sobreviventes para o porto seguro mais próximo (Vila do Porto, Ilha de Santa Maria – Portugal), porém tornava o seu próprio submarino mais vulnerável as múltiplas ameaças, em especial, aos bombardeiros britânicos.

Posteriormente, ele faria o mesmo ao afundar o Navio Mercante Shakespeare, ou seja, resgataria náufragos, que, neste caso, foram levados para Cabo Verde.

O Almirante Karl Dönitz, Comandante da Força de Submarinos da Marinha Alemã, discordava das ações humanitárias do Comandante Salvatore Todaro e o chamava de “Dom Quixote do Mar”.

Submarino italiano Cappellini

O filme é intenso e o ambiente de pressão a bordo é percebido no comportamento da tripulação. A liderança do comandante é marcante. O Comandante Todaro era culto, diferenciado e possuía características de um líder carismático. Ao longo da história, apesar de criticado por sua conduta nos diversos salvamentos dos náufragos inimigos, a Marinha Italiana o condecorou e o homenageou ao denominar uma corveta (F550) e um submarino (S 526) com o seu nome.

  • Filme: Comandante (2023)
  • Diretor: Edoardo de Angelis
  • Atores:  Pierfrancesco Favino, Johan Heldenbergh, Massimiliano Rossi

Referências Bibliográficas e Sites Consultados

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno

Deixo aqui minha sugestão: The Silent Service, série da prime video. Infelizmente conta com legendas apenas em inglês.