Segundo o jornalista Claudio Dantas, no próximo encontro do G20, uma vitrine de ofertas militares promete movimentar as relações internacionais. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estarão entre os líderes que chegam com propostas robustas de venda de equipamentos para o Brasil.

Meloni busca promover a versão de caça leve do M-346, enquanto Macron chega com um amplo portfólio de defesa, incluindo 24 caças Rafale, 50 helicópteros Airbus H145, 36 obuseiros Caesar sobre rodas e um submarino Scorpène adicional.

Segundo o jornalista, um ponto-chave nas negociações será a disposição de Macron para transferir a tecnologia de miniaturização do reator do submarino de propulsão nuclear, uma condição essencial para que a parceria avance.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Vieira

Tecnologia para reator nuclear em troca de um lote de Rafale e um sub convencional a mais? Aí a italiana vem com um lote de M346 (podia botar uma FREMM aí na oferta). O patrão ficou maluco, é a Black Friday do G20!

Pena que nós somos os pobres que só passa na frente da loja e olha a vitrine.

Rafael

Talvez com os cortes no orçamento que serão anunciados em breve sobre um espaço para endividamento futuro…

Fabio

Cortes do orçamento que ele mesmo triplicou, vai ser difícil.

Camargoer.

Olá Rafael… é preciso atenção quando se fala no orçamento federal. O orçamento é uma lei aprovada no ano anterior. Nada pode ser gasto além do que etsá aprovado. Contudo, é possível aprovar leis orçamentárias ao longo do ano que mudam o orçamento, reorganizando as despesas. Pode-se cortar despesas de um lugar e remanejar os recursos para outros programas. É possível incluir programas novos… é possível redimensionar programas … mas tem que ser aprovado em lei ordinária Outra coisa é a lei de responsabilidade fiscal… ela coloca várias diretrizes para os gastos… uma delas é a proibição de gastar além… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Até parece que serão cortes na Defesa, né? Não serão, e todo mundo sabe onde (rubricas sociais). Eu não sei em que mundo o pessoal vive…

Camargoer.

Oi Alex..

a questão é entender se são cortes, remanejamentos ou reprogramação de gastos.. são trẽs coisas diferentes que podem acontecer com o orçamento público, seja no nível municipal, estadual ou federal

Camargoer.

O Poggio publicou um excelente artigo sobre a questão do Gripen, Considerando os pontos levantados por ele, acho nem o Rafale nem o M346 são viáveis para a FAB. O Rafale foi descartado pela FAB no passado durante uma gestão do atual presidente… macaco velho não coloca a mão em cumbuca. Os obuseiros franceses são outra história. Nada obriga o governo a realizar o contrato de uma licitação. Ela pode ser simplesmente cancelada. Como as compras de material militar dispensam a licitação, é possível sim escolher o equipamento francês. Depende apenas de uma costura política entre todos os envolvidos para… Read more »

Emmanuel

Eu ri agora…
Mas é bem isso.
Nem a Amazon faz melhor.

Marcelo Brandão

Fico só imaginando o Haddad falando para o Lula: “tá… na volta a gente compra!”

Camargoer.

Gastos dependem da decisão da Fazenda e do Planejamento.. por isso estas duas funções tem que ser separadas… quem avalia a pertinência do gasto tem que ser difernte de quem autoriza o gasto,

Gabriel BR

Os bancos franceses e italianos tem bala na agulha , podem financiar nossas compras de uma forma bem camarada. Mas os Suecos também podem fazer contraproposta comprando C-390 da Embraer em troca da compra de mais 36 gripens E pelo Brasil.

Saldanha da Gama

Pelo andar da carruagem, os suecos fariam esta proposta, pelos 36 originais…

Last edited 3 horas atrás by Saldanha da Gama
GFC_RJ

Rapaz…
Pra empatar na equivalência de 36 Gripens em KC-390, o suecos teriam que comprar mais de 20 unidades. Not happening!

Ademais, o pagamento de Gripens é inteiramente do Governo. Enquanto que o ganho do KC390 é, na maior parte, das empresas, principalmente a Embraer. Ou seja, a conta não fecha.

Gabriel BR

Não é permuta , é uma espécie de compensação…

Esteves

A Embraer é uma empresa privada.

Camargoer.

Caro. A decisão de qualquer operação financeira do governo brasileiro depende de uma avaliação dos ministérios do Planejamento e da Fazenda que encaminham a proposta para o Senado, que pode ou não aprovar…

Suponho que os bancos europeus, Japão e EUA tenham situações fortes (apesar de lembrar da falência do Lemman Brothers)

O fato do país fazer uma exportação ajuda na balança comercial, mas tem impacto baixo sobre o orçamento federal.

Jagderband#44

5% de comissão.

Dworkin

Viu no zap ?

Victor Filipe

E mais uma vez o brasil recebe um passe com a bola na cara do gol e sem goleiro.

Estou ansioso para ver o nosso pais jogar a bola pra fora e começar a comer a grama do campo de novo…

Fabio

Vão roubar a bola

mauricio pacheco

Melhor comentário da trilogia, nos últimos 10 anos

Gabriel BR

A França é nosso melhor aliado , essa tecnologia do reator tem um valor inestimável.
Por mim podem fechar com o Macron.

ChinEs

Se tudo correr bem, é melhor o Brasil fechar com a França, é melhor esquecermos esse alinhamento com os BRICS, a parceria com a França é a mais sensata, nesse caso França e Italia.

Gabriel BR

O lugar do Brasil é no BRICS e assim deve permanecer , o acordo com os franceses é unicamente comercial .

Alex Barreto Cypriano

O BRICS deveria ser meramente comercial. Tá virando ferramenta de política subimperial.

Felipe Augusto Batista

O Bolsonaro tentou recorrer aos BRICS para resolver o problema do reator, ele procurou a Rússia, se estão precisando de ajuda francesa ainda eu imagino que ele encontrou a porta fechada.

ChinEs

Acho que não, o BRICS é á maior furada diplomatica que o Brasil se meteu, sempre fomos alinhados com o Ocidente, acho mais facil o Brasil obter tecnologia francesa do que Russa ou Chinesa, ou mesmo Indiana… Além do mais a construção efetiva do submarino nuclear vai começar a todo vapor em 2025… Acho melhor ter a tecnologia francesa para adaptar rápido no Alvaro Alberto, dizem que o reator é brasileiro e o submarino é françês, mas essa integração têm sido o maior desafio de engenharia do projeto, o mais sensato é aprender com os franceses e miniaturizar o reator… Read more »

ChinEs

Espero que o Lula negocie com a França , a França é nesse momento o único parceiro credivél e fiavél do Brasil, o resto é resto, graças a França temos o maior projeto de defesa com transferência de tecnologia efetiva… o resto é o resto, a França é a verdadeira nação amiga do Brasil… O Brasil em troca pode fornecer as suas reservas de urânio…

Gabriel BR

A segurança alimentar da China depende do Brasil , e podemos construir uma conjuntura na qual a segurança energética da França possa estar em nossas mãos também e lucramos com isso.

ChinEs

A segurança Alimentar da China agora esta na Rússia (que ocupa a Ucrânia, a maior celeiro de cerais do mundo) e com a Africa ( atolada de dividas com a China, em troca esta cedendo as suas terras e riquezas)… A China nesse momento têm a Russia e a Africa, o Brasil que se cuide , não fique pensando que os Chineses dependem do Brasil para comerem… Os Chineses têm a Africa e a Rússia…

Fernando XO

Prezado ChinEs, não existe amizade no Sistema Internacional e sim convergência de interesses… na hora da conversa, é tudo bacana… ao discutir os termos, a coisa muda de figura… e os corsários não são, absolutamente, diferentes nesse sentido… abraço…

José de Souza

Só o Lulão oferecer dezenas de KC-390 e A-29 pra eles (Meloni e Macron) e tá empatado.

José de Souza

Agora, a fonte é um “jornalista” do BRASIL PARALELO? Ah tá, entendi!… Ele vive num mundo paralelo!

Last edited 3 horas atrás by José de Souza
Klesson Nascimento

…. ou não

Bernardo Santos

Seus Comentários sempre politizados, talvez se fosse do DCO você acreditaria.

Cadu

Meu Deus…… novamente a novela dos Rafale…..Isso já deveria ser assunto encerrado e enterrado. Se vierem (hipoteticamente falando), será a pá de cal final na FAB. Não vai ter dinheiro pra mais nada, vai ter uma logística de peças infernal e já era qualquer chance de lote adicional de Gripen (isso se não cancelarem o contrato já vigente). Sobre o reator nuclear…. piada de mal gosto…. enquanto a MB não ser completamente varrida da face da terra, e ser iniciada do zero com uma gestão realmente interessada em fortalecer a força, continuará viajando em devaneios megalomaníacos de comandantes pirados totalmente… Read more »

ChinEs

Dos 24 Rafales, 12 para a MB , 12 para a FAB, e com a provavel aquisição de um Portaviões em 2040, a MB já fica com um caça 100% naval e testado em combate…

Alex Barreto Cypriano

A pergunta que me veio aa cabeça:
Lula – “Legal, mas precisa pagar pelo Scorpene?”
Mas como ninguém é bobo,
Macron – “Non, companheiro Lula, Non precisa de l’argent. Mah nous non entrrega!” 😅

Last edited 2 horas atrás by Alex Barreto Cypriano
737-800RJ

A Itália poderia ser mais ousada, mesmo sabendo das nossas dificuldades orçamentárias, e oferecer umas FREMM com condições camaradas de pagamento…

Alex Barreto Cypriano

Entre Macron e Meloni, fico com a Meloni (esqueça os jatos de brinquedo) que é gata (fascista, sim, mas ninguém é perfeito 😅).

Leandro Costa

Ela aprova!

comment image

Burgos

Atual Governo pra mim tá querendo dar “pedalada” ou pular processo de licitação por vantagens que não haverá nenhuma.
Traduzindo: pura especulação política o TCU vai ter dor de cabeça 🤕 futuramente.
Aguardem cenas dos próximos episódios 😏

Welington S.

Em relação aos caças… Seriam para à FAB? Se for, não vejo com bons olhos (apesar de gostar muito do Rafael!). O certo é mais Gripens. No mais, eu super apoio mas com uma condição na questão do Sub… Que sejam 2 e não 1. Os helicópteros nós literalmente precisamos de mais.

Bueno

mesmo tendo o estaleiro , tem que comprar da França UM 5º Submarino convencional ?
e a TOT?

Tomcat

Sim, pois o projeto não é nosso. Estamos construindo eles sob licença. O contrato inicial eram pra 4, se for construir mais que isso precisa de novo contrato e pagar os royalties.

Para construirmos quantos quisermos e sem dar satisfação pra ninguém, o projeto tem de ser nosso, feito no Brasil

Fabio

O ponto chave na Negociação é a transferência de tec nuc que já estava prometida no programa de submarinos, “MAS NÃO FOI CUMPRIDA”.

Leandro Costa

Não. Toda a tecnologia de reator, propulsão, é Brasileira. Não tem nada de Francês nisso.