Novo marco no Programa Fragatas Classe Tamandaré: início da construção da fragata ‘Cunha Moreira’ (F202)
No dia 13 de novembro, a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul sediou a cerimônia de corte da primeira chapa de aço da fragata “Cunha Moreira” (F202), a terceira embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), um dos mais importantes projetos de defesa do Brasil.
O PFCT alcança um feito inédito, tornando-se o primeiro projeto a construir três fragatas simultaneamente no país, com uma elevada proporção de conteúdo local.
A “Cunha Moreira” tem previsão de ser lançada ao mar em 2026 e deve ser incorporada à frota da Marinha do Brasil em 2028, reforçando as capacidades de segurança e defesa nacional.
FONTE: thyssenkrupp Brasil
Muito bom, o programa está andando rápido. Espero que os cortes no orçamento da defesa não atrase esse programa, que na minha opinião é um dos mais importantes,haja vista que daremos baixa em todas as fragatas atuais até 2028.
Com certeza Bernardo, seria necessário no mínimo mais 4 fragatas Tamandaré. Aí quando todas estiverem operacional, pensar em 2 ou 3 de maior deslocamento (entre 5k e 6k Ton).
Fora esse, seria de grande valia pelo menos mais 1 sub Riachuelo.
Aguardemos os próximos capítulos, torcendo que tudo ocorra bem !
Na reunião do G20 o Macron vai oferecer um pacote de armas em troca de insumos minerais. Estão falando de Rafales como carro chefe desse “escambo”, mas eu optaria por FREMM, 2 ou 3 FREMM. Se isso se concretizasse, o programa Tamandarés não precisaria nem crescer (em tonelada e armas) futuramente, poderia apenas aumentar o número de unidades e o Brasil já teria uma força naval de superfície de bom porte: 8 Tamandarés + 2 ou 3 FREMM já consolidaria a espinha Dorsal para a MB pelos próximos 30 anos no mínimo.
A França parou de produzir as FREMM para produzir as FDI, ao contrário da Itália…
A França possui 8 no seu inventário. Seria 2 ou 3 dessas, eu não veria problemas, são navios novos e modernos. O problema é se os franceses estariam dispostos a abrir mão dessas unidades.
Acho que nenhuma marinha veria algum problema em ter FREMM’s. Até mesmo a US Navy não viu nenhum problema…
Mas os Franceses não devem ter muita vontade em vender 25% desta classe e sem ter nada para substituir durante algum tempo…
Tão cedo não deverão produzir fragatas deste porte. A prioridade são as FDI, depois talvez substituir as Horizon e por fim substituir as FREMM. E com muitas outras classes pelo meio, como Porta aviões, reabastecimento, patrulha, etc…
E MLU, etc…
Eu digo “problema” por, nesse caso, se tratar de pegar de segunda mão.
Não custa tentar essa negociação, afinal, os franceses querem nada mais nada menos que parcela das reservas de urânio do Brasil, não é pouca coisa e diferente de Fragatas não tem como repor minerais. Então cada um vai ter seus bônus e ônus.
Do jeito que o mundo está caminhando ninguém vai se desfazer de escoltas que possuam relevância num cenário de combate. Só um louco faria isso.
Escolta agora ou você constrói a sua ou compra de quem constrói nova e entra na fila.
E quem hoje está disposto a trocar recursos minerais – fonte para indústria, energia, divisas – em troca de armamentos de segunda mão? Ônus e bônus, é isso ou paguem em dólares pelo urânio.
França ofereceu um tempo atrás fragatas Belharra e corvetas Gowind,acho que esses a MB deve pegar junto a um segundo lote dos Riachuelo e o reator nuclear para o Álvaro Alberto.
Esses são bem mais caros, a FREMM custa menos, ainda mais de segunda mão. Então é uma questão de “até que ponto a extração do urânio pagará”.
As Fremm são quem carregam a fama de serem bem caros de se manterem,se a França ceder de prateleira, acredito que Itaguaí deva oferecer suporte para a manutenção.
Imagina então o que a China deve estar oferecendo.
Poderiam trocar “dinheiro” pra variar.
Penso em 4 Meko 400 de 7200 toneladas de deslocamento…se houver verba é claro
Aí sim… Seria um sonho. Mas é meio complicado pensar nesse tipo de investimento no Brasil. Temos muitos “irmãozinhos politicamente corretos” que acham o investimento em defesa um “gasto desnecessário” porque, teoricamente, “não temos inimigos”.
8 a 10 FCT e mais essas 4 Meko 400 seriam um cenário muito bom….
Concordo.
Uma para cada DN com acesso ao mar mais duas para cobrir embarcações que esteja em eventual manutenção ou para atuação internacional.
Boa tarde Merlin;
Só uma observação.
Navios de escoltas não são sediados em Distritos Navais eles são sediados somente na Esquadra 👍
Para os DNs ficam somente rebocadores, navios de apoio Distrital, Navio Patrulha e Navios Patrulhas Oceânicos.
SDs
A famosa “marinha da guanabara”.
Bom dia Burgos.
Sim. Citei os Distritos para facilitar o entendimento da divisão por área e não que as embarcações ficariam sob seu comando.
Acredito que uma fragata ficar responsável por uma área distrital já definida ficaria de bom tamanho.
Esquadra não é subdividida, no caso teria que ser criada a Flotilha ou Esquadra do norte e a do sul como a MB queria futuramente.
Navios de Guerra não lotam em DNs, e também não são subordinados a DNs
Fica a observação 👍
Obs: Servi a MB por 30a 8m e 29d nunca vi nenhum navio de guerra ficar subordinado a DN.
Como eu coloquei no comentário anterior, não ficar subordinado ao DN.
Apenas distribuiria as mesmas, em áreas como as DN, para uma eventual atuação, de modo mais rápido.
Caso necessário um agrupamento, usa-se as de “reserva”.
Acho um erro deixar todas no RJ, normalmente no BNRJ. Torna as embarcações subutilizados principalmente na conjuntura atual, relacionada à segurança, de nossa Zona.
Merlin, pra complementar o q o nobre Burgos colocou, os navios da esquadra não fazem patrulha. Isso é um equívoco comum q muitos imaginam… pensam em kms de costa e imaginam os navios da esquadra distribuídos por esse perímetro. Estes suspendem apenas para comissões programadas como parte do seu adestramento e prontidão, mas não faz sentido nem a ganho algum em colocar os navios em outras regiões ‘para mostrar bandeira’. A centralização da esquadra em um único lugar facilita em muito a logística e diminui os custos, mas evidentemente q em caso de conflito (ou conflito eminente) os meios da… Read more »
A esquadra cuida das linhas de comunicação marítimas, principalmente, não do litoral.
Quem cuida do litoral no mar são os navios patrulha e em terra, o EB, tudo com apoio da Patrulha da FAB.
A sede no RJ é só a Base pra manutenção.
Merlin, com tão poucos combatentes de superfície não vejo maior eficiência ou mesmo uma situação que necessite “espalhar” tão poucos navios mesmo porque isso não aumentaria a disponibilidade nem se teria necessariamente um capaz de zarpar “imediatamente” porém em caso de conflito como na II Guerra fez e faria sentido novamente uma melhor distribuição. . Muitas vezes é melhor concentrar e daí utilizar de maneira sóbria o total do que espalhar diluindo uma força já pequena ainda mais que esse número será ainda menor por conta de manutenções de rotina, mais complexas e ciclos de treinamento. . Também se teria… Read more »
De acordo Dalton. Me convenceu.
Referente ao postado pelo Índia Mike acima, sempre vi as Tamandaré não apenas como escolta mas para eventuais patrulhas.
A princípio, fragatas não são utilizadas para tal, mas em algumas marinhas, corvetas fazer o trabalho tanto de escolta quanto patrulha.
Uma vez que a Meko 100, em seu projeto básico é uma corveta, acreditava que também assumiria papéis desta classe.
No caso para os DNs podemos concluir as Macaé e iniciar em Itaguaí os Npas 500 BR.
Esse seria o cenário ideal.
Mas entre esse cenário, onde a MB ter uma quantidade de navios patrulhas suficientes para atuação e a realidade, existe um buraco chamado abismo.
Atualmente, nossa costa é uma peneira. Tanto para contrabando quanto narcotráfico.
Traficantes atravessam todo o continente para enviar, do Brasil, drogas para todos os cantos do mundo.
O combate à estes ilícitos não é responsabilidade única da MB. Envolve PF e outros órgãos. Mas o mar é a última porta de saída. Por isto ela precisa estar mais bem equipada para este trabalho.
Vamos aguardar a proposta francesa no G20,podemos pegar deles um segundo lote dos submarinos Riachuelo e escoltas pesadas e até navios de contra medidas de Minas para substituir a classe Aratu em Salvador.
Acho que nem todas,algumas Niterói devem ser modernizadas até pelo menos vir mais escoltas para substituir elas,espero que elas sejam preservadas depois de aposentadas.
Seria umamo4na desmanchar todas. São navios históricos e a MB deveria preservar algo da classe Niterói. Assim como, a meu ver, foi um erro grosseir
Foi um erro grosseiro o envio do Minas Gerais para o desmanche.
Uma pena, mas, não um “erro grosseiro”. . Seria necessário “alguém” que bancasse a conversão para navio museu encontrar algum local adequado que não atrapalhasse, mas também não ficasse distante de tudo e todos, pagar todas as contas do mês, fazer as pequenas manutenções e eventualmente reboca-lo até o Dique Almirante Régis para manutenção de maior monta interferindo o mínimo possível com os trabalhos por lá. . Muitos NAes museus nos EUA encontram dificuldades e contam muito com mão de obra voluntária, não a toa, o “Midway” foi o último 20 anos atrás não concretizando-se o uso como museus do… Read more »
Acho que já é momento de assinar mais duas… A cadência pode ser menor… Um navio a cada dois anos… O problema são os desembolsos anuais…
A F204 para 2031 e a F205 para 2033 por exemplo
Que venham mais encomendas.
No mínimo de mais 4 unidades.
O MD já vai ter cortes e vocês ainda nessa de segundo lote. Pessoal viaja demais rsrsrs.
O governo atual termina em 2026, quando o novo entrar esses cortes serão revistos e mais embarcações, com certeza, serão adquiridas. Questão de tempo e esses cortes representam apenas um pequeno revés naquilo que se cristalizará mais dia menos dia.
.
Pensamento positivo, vai dar certo sim, mais fragatas serão compradas e quem sabe não batemos as 8 ou mais que tanto precisamos.
Santa ilusão.
É só ver a quantidade de coisas que foi adquirida durante o período paulo Guedes.
Tivemos uma pandemia e nenhum Projeto foi interrompido, so isso ja e um grande feito!!!
Fábio… os gastos estão limitados pela lei do arcabouço fiscal… antes era bem pior porque eram limitados pelo artigo constitucional do teto dos gastos. Qualquer governo que for eleito em 2026 terá que equilibrar os gastos ao que diz a lei do arcabouço. Existem algumas alternativas. A primeira é acabar com a lei. A segunda é aumentar o PIB que resultará no aumento da receita tributária, mas o crescimento do PIB demandaria outras ações, como por exemplo a redução dos juros da Selic. Outra alternativa é alterar a distribuição de recursos entre os ministérios… lembrando que os gastos com educação… Read more »
A composição financeira de leasing, independente de ser suficiente para as atuais 4 ou não, é formatada para a MB pagar a ENGEPRON. Ou seja, fosse tudo na base zero de uma planilha, em “X” tempo a Engepron terá recebido o valor das 4 fragatas de volta, possibilitando nova encomenda…esta capitalização comporta-se como um fundo de investimento permanente….e assim, mais uma vez sem entrar no merito se o orçamento bateu ou não, haverá em “X” anos grana suficiente para encomendar a 5a, depois a 6a. e daí por diante….se tudo bater, a engepron ficaria com os 4 bilhões de volta… Read more »
Espero que em breve tenha novidades sobre a 1 que foi lançada, e a 2 que está em construção.
achei interessante que na arte aparece Mansup ER hehe acho que vai emplacar mesmo
Já estava sentindo falta de notícias das nossas fragatas. A única coisa que me deixa preocupado é esse vls só com 12 mísseis. Mas enfim vamos torcer para que a MB consiga fazer pelo menos oito Tamandarés.
Para a América Latina é o suficiente
Construção em ritmo chinês!
Com certeza!
Daqui a pouco sofreremos embargos por temerem nossa poderosa frota naval.
falei em ritmo e não em escala …você sabe a diferença né?
Em 3050 chegaremos lá!!
12 Tamandaré e o Brasil terá a força naval mais poderosa da América Latina
24 Navios Patrulha 1800 ton
12 Corvetas 3800 ton
12 Fragatas 5800 ton
04 contra topedeiros 8400 ton
04 Porta Aviões 20000 ton
12 Submarinos AIP
Isso que seria uma Marinha de verdade e que o Brasil deveria e poderia ter.
Mas gasta-se dinheiro sem prudizerem nada.
Da pra conquistar a Argentina!!!!
È preciso entender qual o papel da MB na defesa do país. Obviamente, usar a MB como uma força de agressão contra um outro país está fora dos objetivos.
Certo.
Se já é caro comprar ou construir tudo isso, agora imagine os custos para manter todas essas embarcações.
Se a gente chegar a ter
6 Tamandaré
1 Atlântico
12 NapaOc
6 sub
1 subnuc
Já será um milagre!
Já tem, agora está ficando muito mais moderno,agora é aguardar esse segundo lote e depois um terceiro,12 Tamandaré já é excelente para suprir as demandas e depois navios mais pesados.
Impressionante a rapidez desse programa, se comparado a entrega dos gripens
Uma pena a linha de produção já está quase no fim.
A Engepron foi capitalizada…o problema do Gripen é falta de pagamento
O Mundo está atônito.
Tem o infográfico com mais quatro fragatas planejadas,então deve ter uma continuação.
Bem bom.
Navio de verdade, construção de verdade. Agora é arrumar grana pra terminar as 4 e sossegar.
E da pra sossegar com apenas 4 navios?
Que os almirantes não te ouçam Sr. Esteves.
Sossego é o que menos temos. É se virar nos “trinta” e conseguir mais um lote de 4.
A MB precisa de pelo menos 8 fragatas modernas.
Foto atualizada da Tamandaré alguém tem? Como anda o ‘fitting out’? Algum sistema de armas ou sensores instalados já? Obrigado
Bem que alguém lá de Itajai podia dar um sobrevoo com um drone e tirar uma fotos/ filmagem para ver como tá equipagem da Tamandaré se evoluiu alguma coisa e como tá o andamento da construção da Jerônimo de Albuquerque 👍👀🤔
E postar aí pra gente vê
Valeu !!!
Bom dia a todos ☀️
Fui !!!
A mué tá me chamando pra baldear o quintal 😞
Faxina 😰
Tem no vídeo do canal da Marinha no youtube: https://youtu.be/emu8DVLmXCg?si=dTyrew-Az3WdTu4n
Como é bom ver um projeto ir pra frente, e cumprindo o cronograma. Vamos ter as 4 fragatas operando na MB antes da FAB receber todos os 36 gripens, gzuis
Pra você ver como é demorada a entrega dos gripens. Já está quase na metade do programa tamandaré e nem chegou na metade dos gripens. Sei que a quantidade de gripens é maior, mas a construção de um navio é bem mais demorado.
A construção do navio é mais demorada e mais cara. Pra você ver o elefante branco que é esse projeto financeiro do gripen
Já pagamos até 2023 SEK 24 bilhões, dos quais, suponho, aproximadamente metade são juros (2,2% + 0,85%, anuais). Portanto, já pagamos ~ SEK 12 bi pelas aeronaves, o que dá ~30% do custo dos Gripens e equivaleria a 11 unidades. Só recebemos 9 (1 dos quais não nos pertence ainda). Mas tem a inflação sueca de 30% acumulada de 2015 a 2023 que possivelmente deixou a fabricação mais cara. O contrato recebeu um aditivo de 25%, passando de 40 pra 50 bi de coroas suecas (ainda pelos mesmos 36 JAS-39) e seu prazo de pagamentos e entregas, esticado. Ano que… Read more »
Quem definiu que 1,39bi de SEK corresponde a 126 milhões de USD?
Na verdade é uma extrapolação: ninguém garante que até o fim da aquisição a cotação SEK-USD permaneça na cotação atual de ~11 SEK por cada USD. O dólar, de 2015 a 2023, se valorizou 25% frente aa coroa sueca, foi de SEK 8 pra ~SEK 10. Frente ao Real, o dólar, no mesmo período variou quase de 120%, de BRL 2,6 pra ~ BRL 5,8.
Sob algumas daquelas tabelas de cronograma de entrega dos Gripens, junto ao valor do contrato, que Nunão partilhou se lê o aviso aviso: ‘sujeito a variação cambial’. Então, o câmbio variou pacas…
Quem tem tal volume de coroas suecas é o banco sueco. Quanto o banco sueco quer pelas coroas suecas que o Brasil precisa ter para pagar ao banco?
O banco sueco não recebe em dólar. Quem determina a cotação das coroas suecas?
Variação cambial é uma coisa. Pagamento é outra.
Quanto o Alex quer pela F40 dele?
O banco sueco paga a SAAB em coroas suecas (já a SAAB deve pagar o motor e computador de dados de vôo do Gripen em dólares…). Mas nós pagamos o Banco sueco com Real convertido. O banco é intermediário financiador mediante juros. 2,2% anuais nestes dez anos de carência (1,022^10~1,24; o banco lucra em dez anos mais de 24% do valor das 36 aeronaves ToTizadas, uns 8 Gripens 😉). Tem o tranche de armamentos no valor de USD 245 milhões com juros de 3,3% anuais (1,033^10~1,38; lucro na década de 38%, mais de um terço do custo do armamento) do… Read more »
O que é Real Convertido? Não temos coroas suecas. Quem tem esse volume de coroas suecas é o banco sueco. Quanto o banco sueco quer pela retirada de coroas suecas para efetuarmos o pagamento em coroas suecas? Banco sueco aceita Real? Não acredito…no volume do contrato. Banco sueco aceita Euro? Não acredito nessa moeda. Banco sueco aceita as coroas suecas que estão no contrato. Quanto o banco sueco quer pelas coroas suecas que somente ele tem? Alex tem a única F40 no Brasil. Quantos dólares Alex quer pela F40 que somente ele tem? Câmbio…variação…conversão…isso é pra casa de câmbio. Contrato… Read more »
Não entendi seu ponto, Esteves: a exclusividade de moeda (a Coroa Suéca, SEK ou Skr) e bem (JAS-39 Gripen) não tem importância porque sistema financeiro internacional e europeu está integrado. O AB Svensk ExportKredit, também conhecido como SEK, criado em 1962 como economia mista mas desde 2003 pertencendo exclusivamente ao governo da Suécia (é estatal) tem hoje meros 265 funcionários. Ele concede empréstimo pra comprador estrangeiro adquirir bens suecos o que se traduz como incentivo aos exportadores suecos. Aqui: https://www.tradefinanceglobal.com/export-finance/export-credit-agencies-eca/sek-sweden-eca/ Se formos exportar C-390 pra Suécia, acho que vai ser pela ABGF (Brazilian Guarantees and Fund Managements Agency) que está… Read more »
Alex, Reza o contrato que o Brasil deve pagar ao banco sueco em coroas suecas. No volume do contrato. Os bancos aceitam a moeda brasileira para pagar ao banco sueco em coroas suecas? Quem tem coroas suecas? O Brasil não têm. Como o Brasil paga contratos internacionais? Com a reserva cambial em dólares em câmaras de compensação. O contrato estabelece coroas suecas. O Brasil pagará o banco sueco na cotação e na moeda compensatória que o banco sueco exigir porque somente o banco sueco tem coroas suecas e ele faz a conta. Como único possuidor da moeda do contrato, o… Read more »
Se a exclusividade não tem importância por que ela está em contrato?
Fizeram em coroa sueca porque a cotação da época nas câmaras de compensação mandavam fazer. Era mais vantajoso fazer em coroa sueca X dólares.
Quem faz a conta da vantagem? O banco que possui a moeda do contrato.
O papagaio dos Gripens pra nós entrou no montante da Dívida Externa, em dólares, a qual em Dezembro de 2023 ultrapassou USD 604 bilhões. Lembremos que dólar é moeda de referência mundial (ao menos, ainda é – no futuro…). Eu não entendo o por quê dos desembolsos terem sido tímidos: o empréstimo estava acertado, o montante mobilizado e já contando juros – por quê não se utilizou o que já estava separado no AB Svensk ExportKredit pra pagar aa SAAB? Segundo o Nunão, era só fazer uma ordem de pagamento aa SAAB de SEK 4 bilhões por ano e já… Read more »
Era só fazer uma ordem de pagamento em coroas suecas… O Brasil tem coroas suecas? Quem tem dólares? Qualquer país metido com negócios internacionais tem dólares. O banco sueco aceita qual moeda? Coroas suecas, está no contrato. Como conseguir as coroas suecas na cotação do contrato? Comprando as coroas suecas de quem tem coroas suecas: o banco sueco. Não estamos falando em volume de moeda que se negocia em casas de câmbio. Estamos falando em bilhões de coroas suecas que serão convertidas por uma moeda…por uma moeda com cotação, com demanda, com procura, com valor: dólar. Quanto o banco sueco… Read more »
“Para pagar uma dívida em coroas suecas (SEK), você pode seguir os seguintes passos: 1. Entenda os Termos da Dívida Certifique-se de saber o valor exato em coroas suecas e a data de vencimento. Verifique se há taxas adicionais, como juros ou encargos. 2. Escolha o Método de Pagamento a) Transferência Bancária Internacional Solicite ao credor os detalhes da conta bancária na Suécia, incluindo IBAN e código SWIFT/BIC. Use o seu banco ou plataformas de transferência internacionais para enviar o pagamento. Bancos tradicionais costumam cobrar taxas mais altas e ter taxas de câmbio menos competitivas. b) Plataformas Online de Transferência… Read more »
É um assunto complexo e que entendo pouco. Baixei o contrato de financiamento, 70+ páginas em inglês cheio de definições e especificações e isenções e obrigações. Estou lendo. Já devia ter lido antes, mas eu odeio contratos, ainda mais de financiamento. Emprestamos do AB Svensk ExportKredit SEK 39 bilhões E USD 245 milhões (o contrato é dual currency). Abrimos uma conta naquele banco e recebemos o empréstimo ali. Mediante aviso da SAAB, emitimos uma ordem de pagamento pra esta, que também tem conta no AB Svensk ExportKredit. E temos, ainda, que pagar ao banco a taxa de juros (2,2% ou… Read more »
Se bobear vamos ter oito fragatas e um possível terceiro lote em construção e a FAB ainda recebendo os Gripen a conta gotas e tem mais nove caças adicionais sendo negociados em troca do C-390 para Suécia.
Augusto,
A Embraer é uma empresa privada. Aumentar a aquisição dos Gripens depende da disponibilidade orçamentária da FAB.
Negócio de areia movediça das Arábias feito no nevado Circulo Polar Ártico… De ilusão também se vive.
Alex e Esteves O que vocês estão discutindo é totalmente fora de tópico. Não faltam matérias sobre o Gripen no Poder Aéreo. E outra: continuam discutindo sem aparentemente ler o contrato financeiro nem acessar na íntegra as tabelas sobre pagamentos (incluindo os de juros) já realizados. Já disponibilizei os links para as fontes primárias e os artigos feitos a respeito inúmeras vezes e continuam debatendo sobre pontos que estão lá mas vocês ignoram. Muita elucubração, muita teoria da conspiração e pouca leitura. Não dá nem pra debater. Sugiro que leiam primeiro, e com atenção, se quiserem abordar o assunto com… Read more »
Desculpas pelo off Topic, Nunão. Mas é um assunto tão enrolado, tão cheio de detalhes e segredos e enganos que fica virtualmente impossível entender algo. Nos gráficos e tabelas da execução financeira os valores não batem entre si, não dá pra saber o quê é juro ou pagamento as SAAB, e quando vem especificado o valor pago em juro, a taxa não bate com a fixada no contrato… Eu sei que você fez várias matérias e um super trabalho de investigação mas quanto mais leio, mais dúvidas tenho…
Alex, já te mostrei várias vezes. Nas tabelas do último relatório de gestão da FAB tem os dados exatos do que já foi pago de juros e comissão ano a ano. São dados apresentados ao TCU e que este revisa ano a ano. Se não bate com as suas contas, sinto dizer que, provavelmente, você está fazendo errado as contas… Sobre as conversões de moedas, tudo isso está especificado no contrato financeiro, que também já lhe mostrei o link para o texto original. Reparei também que você anda fazendo uma conta meio bizarra relacionando aviões entregues e valores utilizados do… Read more »
Sim, eu faço ‘conta errada’ (inclusive adotando anatocismo, juro sobre juro, quando devia ser apenas soma, mas isso é provocação minha) porque não há clareza sobre o processo e grandezas envolvidas (que levam inclusive ao psitacismo) Pergunto, Nunão: os juros incidem sobre o desembolso ou sobre o total do empréstimo? Eu acho que deveriam incidir sobre o total do empréstimo (estoque) que, por definição não foi devolvido ao banco (só será após o processo de repagamento). As tabelas mostram pagamentos de juros de grandeza desigual, o que faz pensar que incidem sobre desembolso, o que é especioso…
Alex, como já escrevi: sugiro ler o contrato financeiro, está disponível na íntegra. São cálculos diferentes do que você fez. A dívida assumida refere-se a valores utilizados, pelo que me lembro da leitura do contrato e da gestão financeira da União (não tratei detalhadamente desse tema específico do cálculo dos juros nas matérias, então sugiro você ler, estou escrevendo de memória). É mais fácil você ler e analisar do que eu lhe explicar e menos trabalhoso pra mim. Mesmo porque estou fora de casa e a bateria do celular está no fim. Contratos financeiros, com todas as suas cláusulas, assim… Read more »
Grato, Nunão. Vou estudar o assunto com mais vagar. Certamente, aqui ou no PA não faltará oportunidade para voltarmos a isso.
Boa leitura!
Sinceramente, difícil considerar esse navio em um escolta de guerra. Muito sub armado. No máximo um navio patrulha vitaminado. Míseros 4 mísseis anti navio. 12 VLS. Um canhão 76mm. Defesa de ponto 30mm. Kkkkkkkkkk Fala sério. Nossos adversários veem isso e riem de nós
Pode ser equipado com mais mísseis anti-navios.
Pode ser equipado com muito mais vide o espaço a meia nau comentado muito aqui.
Navio combatente não é avaliado somente pela quantidade de mísseis. Existe a sobrevivência, as possíveis incorporações que dependem das ameaças e das disponibilidades, os acertos decorrentes dos exercícios, o aprestamento das tripulações, a autonomia…
Um conjunto avaliado pelas Marinhas antes da aquisição.
Quem são os nossos adversários?
Bolivia e Botswana. Paraguay passou a ser amigo depois que o PCC se tornou ativo e suelo Guaraní.
Sem dúvida….
Qual adversário, mesmo?
A quantidade de mísseis antiaéreos no VLS eu também acho pouco. E pra aumentar ali é complicado.
Já sobre os mísseis antinavio isso já foi discutido aqui, ela sai com quatro mas tem espaço para mais. Não faz sentido num cenário de paz colocar 16 Exocet ou Mansup nela. Mísseis são caros e tem prazo de validade.
O importante é ela estar pronta com cablagem e software preparado para, se precisar, só chegar com os contêineres lá, parafusar o lançador, plugar na tomada e sair pro mar.
Não é complicado aumentar ali, tecnicamente: resumindo um pouco, é questão de trocar um módulo de menos silos dedicados do sistema Sea Ceptor, que são mais baratos, por outro de mais silos capazes de receber mais mísseis (além de outros tipos) por silo, o qual, porém, é muito mais caro. Também é possível, mas isso é chute meu, ocupar o espaço disponível com mais silos do sistema Sea Ceptor, uns 50% a mais eu acho que cabe no espaço. A questão a meu ver é muito mais de manter os custos dentro do limite do que de espaço disponível para… Read more »
Quem você acha que são nossos adversários?
Qualquer um que conteste ou defenda ideia que agrida nossa soberania e autonomia sobre nossas reservas biologicas e minerais em terra ou mar.
Qualquer um que não queira respeitar os tratados internacionais de ZEE
Qualquer um que conteste nossa rota maritima.
Qualquer um que ameaçe o Brasil de embargo financeiro ou tecnologico
O programa mais adiantado da história recente da MB,um verdadeiro milagre,agora quando começar a cortar a chapa da Mariz e barros já podem assinar o contrato das quatro fragatas planejadas no infográfico e a primeira ser cortada quando a Mariz e barros for montada.
Espero que ainda nesta década as 04 Fragatas Tamandaré sejam entregues à MB.
Estado onde não tem desvio financeiro e auto grau de desenvolvimento tecnológico e humano as coisas fluem com velocidade
Venha conhecer Santa e bela Catarina
A MB já deu a entender que deseja ter ao menos 8 navios da classe Tamandaré, e é o mínimo do mínimo para renovar a frota. Enquanto não for garantido um novo lote não há um horizonte para esquadra de superfície. As Niterói já estão no osso. Situação semelhante na FAB com os 32 F-5M e 5 AMX/A-1M ainda operativos mas com limitações. Segundo lote da Tamandaré e do Gripen devem ser as prioridades pra nossa defesa.
Só devem ver esse segundo lote,depois que essa primeira fragata passar pelos testes de mar e com a Mariz e barros sendo construída.
Como anda a instalação do recheio da primeira Tamandaré, já estipularam uma data para a próxima entrega?
Fabio, tem vídeo recente mostrando o andamento dos trabalhos aqui no site, além de várias matérias anteriores com o cronograma. Sugiro usar o campo busca ou clicar em arquivo, no menu da página.