Airshow China 2024: Drone Wing Loong-X é apresentado com capacidades antissubmarino
O drone Wing Loong-X, da China, foi exibido pela primeira vez com suas capacidades completas de combate antissubmarino durante o Airshow China 2024, em Zhuhai, na província de Guangdong, no sul do país. O veículo aéreo não tripulado iniciou voos de teste de rotina, conforme informado pela desenvolvedora, a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
Desenvolvido com propriedade intelectual totalmente independente, o Wing Loong-X é um sistema aéreo não tripulado de média altitude e longa duração, projetado para operações de longo alcance, com grande capacidade de carga útil e apto a realizar múltiplas tarefas, de acordo com a AVIC.
Incorporando os avanços mais recentes em tecnologia de drones, o Wing Loong-X baseia-se nas tecnologias consolidadas e nas experiências de combate da série Wing Loong, posicionando-se na vanguarda dos drones de média altitude e longa duração (MALE).
No Airshow China 2024, o Wing Loong-X está equipado com um conjunto completo de capacidades antissubmarino, incluindo pods de sonoboias, torpedos, mísseis ar-ar e mísseis antinavio, conforme observado pelo Global Times durante o evento.
O designer-chefe Tang Yong destacou que as capacidades avançadas antissubmarino do Wing Loong-X oferecem suporte essencial à segurança marítima. O drone pode realizar missões como reconhecimento e vigilância de grandes áreas marítimas, busca e ataque abrangentes a submarinos, patrulhas de longo alcance, operações antissubmarino e bloqueio regular em áreas estratégicas.
Segundo Tang, o drone foi projetado para integração em sistemas de combate, permitindo missões colaborativas que abrangem capacidades de reconhecimento armado em domínios terrestre, aéreo, de superfície e subaquático.
Além das missões antissubmarino, o Wing Loong-X também pode executar tarefas como reconhecimento e ataque em todos os domínios, suporte interdomínios, operações em ambientes contestados e resgates de emergência.
Outro modelo da série Wing Loong, o Wing Loong-6, também foi exibido no Airshow China 2024. Trata-se de um drone multimissão de média altitude e longa duração, desenvolvido para atender às exigências emergentes de combate global. Segundo a AVIC, ele oferece alta eficiência de custo e facilidade de manutenção. O Wing Loong-6 também iniciou voos de teste de rotina, conforme informado pela desenvolvedora.
Armas/equipamentos em destaque:
- CM-400AKG (míssil ar-superfície)
- Torpedo antissubmarino ET-60
- PL-108 AAM Lite (míssil ar-ar)
- PL-12AE (míssil ar-ar)
- Dispensador de sonoboia transportado por UAV
FONTE: Global Times
Que se compre uma dúzia e copie muito.
A Embraer tinha assinado um memorando de intenções com a FAB para pesquisar desenvolvimento de um drone de combate furtivo. Parece que não havia “plata”. Estranhamente a “plata” sempre aparece quando se trata de jogar dinheiro fora.
Bem Brasil, lá Plata só para se jogar para o alto com mordomias e futilidades.
Está aí um equipamento chinês que queria por aqui, provável até eles nos oferecerem num preço camarada, compraria uma dúzia pra FAB e uma pra MB só pra início