A fragata da classe Constellation foi selecionada como finalista no processo de aquisição de fragatas pelas Forças Armadas da Noruega, conforme anunciado pelo Ministro da Defesa norueguês, Bjørn Arild Gram.

Resultado de décadas de experiência em engenharia naval, essa fragata, escolhida pela Marinha dos Estados Unidos e baseada na plataforma FREMM, oferece capacidades avançadas e alinhamento estratégico com as necessidades de defesa da Noruega.

Em parceria com a VARD, aguardamos a decisão final, prevista para o próximo ano, para integrar novas unidades de ponta construídas localmente, reduzindo o tempo de construção e entrega, minimizando riscos e apoiando as ambições navais futuras da Noruega.

FONTE: Fincantieri

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio

Rapaiz, pelo visto não estão com pressa, essa classe nem existe ainda e apresenta várias falhas de projeto devido ao redimencionamento.

Victor Filipe

A questão é o recheio. a constellation foi redimensionada justamente pra conseguir ter as capacidades de um sistema AEGIS com o radar AN/SPY-6

E sim, isso deu dor de cabeça, mas um sistema de combate integrado igual o AEGIS é algo que pouca gente pode oferecer ou tentar fazer igual, então eles devem estar pensando que pra eles vale a pena esperar para ter um navio com essas capacidades

Angelo

Você falou no AEGIS lembrei da construtora espanhola a Navantia , já que ela faz embarcações com o AEGIS ela deveria buscar atender essas demandas.
Tem tempo que não ouço falar nela.
Os construtores italianos já são ótimos se juntar com o AEGIS então…

Leonardo

A Navantia pelo que eu me lembro tentou oferecer as fragatas F-100 com o Aegis para o Brasil, mas todos sabemos que além de ser um sistema bem caro, precisa de autorização dos Estados Unidos.

Marcos R

Me parece que as constelalation sofreram modificações para ampliar as capacidades de sobrevivência em combate em relação ás freem.

No One

“Alinhamento estratégico” são as palavras chaves . A plataforma em si não é decisiva. A Noruega está buscando mais que simples combatentes de superfície. Se o foco de verdade fosse apenas a melhor unidade ASW disponível, as escolhas mais interessantes seriam as FREMM italianas nas versões ASW e provavelmente a futura TYPE 26 britânica. Nas Constellation removeram até o sonar de casco, como poderia ser a unidade ideal se estão procurando uma unidade com foco nesse quesito? Obviamente não é. Sem mencionar os custos proibitivos para uma nação e uma marinha relativamente pequenas. O fato é que a defesa norueguesa… Read more »

No One

Ah obviamente, outro “pequeno” detalhe, a proprietária da VARD é a Fincantieri.

Mercenário

Acrescento que o modelo de fragata alemã também está no shortlist, assim como a FDI e a Type 26.

Do ponto de vista naval, a parceria com os alemães não parece ser tão profunda como em relação aos americanos (usam o P8 e, como você disse, AEGIS, além do NSM norueguês fazer parte do inventário da USNavy) e mesmo dos britânicos (torpedo Sting Ray e interesse mútuo na região do mar do norte).