VÍDEOS: Cerimônia de batimento de quilha do ‘Miramar’, 5º Navio-Patrulha da Classe Macaé da Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil realizou, nesta quinta-feira (28), no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), a cerimônia de Batimento de Quilha do Navio-Patrulha (NPa) “Miramar”. Esse marco dá início à construção do quinto navio da Classe Macaé, que será totalmente fabricado no estado do Rio de Janeiro e tem previsão de lançamento para 2028.
O significado da expressão “Batimento de Quilha”, que é um evento tradicional na construção de navios, refere-se à colocação de um dos blocos estruturais no local onde o casco será montado. No caso do “Miramar”, o bloco central, pesando 11 toneladas, foi posicionado para dar início à sequência de montagem das demais seções, do casco e da superestrutura. Este método reflete o avanço tecnológico na engenharia naval, permitindo maior eficiência e precisão nos processos.
As embarcações desse tipo têm um papel relevante e estratégico na proteção do território marítimo brasileiro. O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, explica o que isso significa para o País. “Os navios-patrulha garantem a segurança do tráfego aquaviário, auxiliam na fiscalização das águas jurisdicionais e atuam no combate a crimes como: contrabando, pesca ilegal e tráfico de drogas. Além de contribuir para a geração de empregos, eles também desempenham um papel vital em missões de busca e salvamento e no apoio à população em áreas isoladas”.
O ICN pode continuar a construção dos demais Macaé junto a mais submarinos Riachuelo,já que ambos são projetos em parceria com a França,isso seria ótimo para o estaleiro e para os distritos navais recebendo novos patrulhas.
Esses NPa…pequenas quantidades…demora na conclusão…é para rir ou chorar ? Nossa Marinha colocando inveja na chinesa…
3 anos para fazer 1 barquinho desses ? aí é brincadeira né ? Isso é a prova que o único órgão que funciona no Brasil é a Receita Federal e a Estadual …