Destróieres da Marinha dos EUA neutralizam ataques de armas lançadas pelos houthis no Golfo de Áden
Os destróieres da Marinha dos EUA, USS Stockdale (DDG 106) e USS O’Kane (DDG 77), neutralizaram com sucesso uma série de armas lançadas pelos houthis durante a travessia do Golfo de Áden entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
Os destróieres estavam escoltando três embarcações mercantes de bandeira norte-americana e os ataques, considerados imprudentes, não resultaram em feridos ou danos a nenhum navio, sejam civis ou da Marinha dos EUA.
As embarcações da Marinha interceptaram e destruíram com sucesso três mísseis balísticos antinavio (ASBM), três sistemas aéreos não tripulados de ataque (OWA UAS) e um míssil de cruzeiro antinavio (ASCM). Essas ações garantiram a segurança dos navios, suas tripulações e embarcações civis presentes na região.
Essas ações refletem o compromisso contínuo das forças do CENTCOM em proteger o pessoal dos EUA, parceiros regionais e a navegação internacional contra ataques de grupos houthis apoiados pelo Irã.
FONTE: CENTCOM
A US NAVY é fod…. As outras marinhas ainda tem que comer muito feijão para chegar perto dos Americanos
A marinha chinesa tem comido “muito feijão”. No entanto, ainda não há marinha no mundo com tantos meios de prontidão em locais distintos, que sejam capazes de se defender de qualquer tipo de ameaça.
Constroem muito rápido, mas quero ver interceptarem mísseis e drones de verdade. O que mostra a capacidade real é a experiência em combate, será que as cópias funcionam como os originais?
isso também por que os EUA têm bases em, acho que, mais de 80 países, possibilitando esse alcance e prontidão mais do que para qualquer país. Não basta ter uma marinha gigante, sem bases de apoio. Acredito que a marinha chinesa vai ultrapassar e logo os EUA em tonelagem e quantidade, mas só isso não determinará uma supremacia chinesa.
Os destróieres sem hangar continuam na ativa.
Nenhum Burke foi retirado ainda.
Dos “28” sem hangares, 17 já anunciados deverão ter a vida estendida para além de 35 anos ganhando entre 1 a 5 anos, incluindo o próprio USS Arleigh Burke que ganhará 5 anos dando baixa em 2031 com 40 anos.
.
Apesar de não terem hangares, podem reabastecer e rearmar helicópteros MH-60R e quando fazendo parte de um Grupo de Ataque Nucleado em NAe é comum o NAe enviar um que irá operar a partir do “destroyer” mesmo que por uns poucos dias apenas.
O DDG 77, O’Kane, foi assim batizado em homenagem ao Contra-Almirante Richard O’Kane, um comandante de submarino americano da IIGM.
Sua história, do seu mentor, da sua tripulação, e do seu submarino, todas trágicas, pode ser lida e apreciada no épico literário Fuga das profundezas, de Alex Kershaw.
Interessante observar as diferenças entre o Fight II e o Fight IIA, lembrando que o Stockdale é 10 anos mais novo.
Ué, os EUA não estavam falidos e os houthis não eram potencia militar de ponta imbatível, deu bug agora na bolha farenásea.