O estaleiro Fincantieri entregou oficialmente em 29 de novembro, no estaleiro de Muggiano, o navio de desembarque anfíbio LPD “Al Fulk” ao Ministério da Defesa do Qatar, marcando a conclusão de um importante programa naval para a Marinha do Qatar.

A cerimônia contou com a presença do Comandante das Forças Navais do Emirado do Catar, Major-General Abdulla Bin Hassan AlSulaiti, e do Diretor da Direção de Pessoal Militar da Marinha Italiana, Vice-Almirante Andrea Gueglio, recebidos pelo nosso CEO, Pierroberto Folgiero, e pelo Gerente Geral da Divisão de Navios Navais, Dario Deste.

Esta unidade, equipada com um grande convés de voo capaz de receber helicópteros NH90, um amplo hangar com duas rampas para veículos e uma doca interna alagável para o lançamento de embarcações de desembarque, foi projetada de acordo com os padrões RINAMIL.

O navio garante desempenho excepcional em operações aéreas, marítimas e terrestres, permitindo uma ampla gama de missões, desde ajuda humanitária até operações de defesa e suporte a forças terrestres.

O grupo Fincantieri se orgulha de entregar mais uma embarcação inovadora, com tecnologias de ponta e características únicas, para enfrentar os desafios do futuro e tornar os mares um lugar mais seguro.

Status e Dados Técnicos do Navio:

  • Status:
    • Início da construção: 5 de junho de 2021
    • Lançamento: 24 de janeiro de 2023
  • Dados Técnicos:
    • Deslocamento: 8.800 toneladas
    • Comprimento: 142,9 metros (469 pés)
    • Boca (Largura): 21,5 metros (71 pés)
    • Calado: 5,3 metros (17 pés)
    • Velocidade: 20 nós (37 km/h)
    • Alcance: 7.000 milhas náuticas (13.000 km) a 15 nós (28 km/h)
    • Tripulação: 150

Propulsão:

  • 2 motores a diesel Wärtsilä 12V32 (12.000 kW / 16.000 hp)
  • 2 eixos / 2 hélices / propulsor de proa

Armamento:

  • Sistema Vertical de Lançamento Naval Group Sylver A50 (2 x 8 células) para mísseis SAM MBDA Aster 15 e/ou Aster 30
  • 1 canhão Leonardo 76/62 super rápido
  • 4 sistemas de armas Leonardo MARLIN 30

Capacidade Anfíbia:

  • Transporte de 400+ tropas
  • Convés para veículos
  • Doca alagável para embarcações de desembarque mecanizadas (LCM)
  • Embarcações de desembarque em turcos

Sistemas:

  • Sistema de Gerenciamento de Combate Leonardo (CMS)
  • Radar Multifuncional AESA de Longo Alcance Leonardo Kronos Power Shield
  • Radar de Controle de Fogo Leonardo NA-30S Mk 2 e Sistema EO/IR para o canhão 76/62
  • Sistema Eletro-Óptico de Controle de Fogo Leonardo Medusa MK4/B para o Marlin WS
  • Sistema de lançamento de contramedidas Lacroix Sylenia

Aviação:

  • Convés de voo com 2 spots de pouso e hangar para até 3 helicópteros NH90

FONTE: Fincantieri

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Wagner Figueiredo

Vou falar q serve p MB?! Lógico!!!! Brasil poderia fazer logo uma bela parceria com a Itália, eles tem muita coisa pra gente .mas já q não fez… vamos de resto da Royal navy mesmo…rsrs

Heli

Daqui a pouco a MB teria mais navios de desembarque do que fragatas, corvetas e patrulhas.

Wagner Figueiredo

Só essa aí tem poder de fogo igual as Tamandaré..rsrsrs

Dalton

Navio pequeno com cerca de 7.000 toneladas de deslocamento padrão onde todo espaço foi muito bem aproveitado, uma grande melhoria quando comparado aos 3 “LPDs” italianos da classe San Giorgio projetados na década de 1980 que rendeu uma versão melhorada construída para à Argélia mais similar a esse entregue ao Qatar.

Burgos

Itália como sempre inovando e se superando em projetos. Fantástico !!!
Parabéns a todos os envolvidos 👍⚓️

Heinz

Projeto fantástico! Curioso o canhão na frente do navio, se chama Proa?

Dalton

Não é errado “dizer” proa, que é a extremidade dianteira de um navio, mas, aquele local específico onde o canhão encontra-se entendo como “castelo de proa” mesmo estando no mesmo nível do convés principal.

Heinz

Obrigado pelo esclarecimento

Jagderband#44

Castelo

Adriano madureira

Muito bonito, bem diferente dos tradicionais LPD…

Vítor

Qual o preço que o Catar pagou por essa embarcação?

Bernardo

Show de bola e com boa capacidade de autodefesa (mesmo sendo escoltado, sem dúvida). Projeto muito inovador.

No One

Na realidade se quebra o paradigma aqui, pois a frota do Qatar será centrada nessa unidade que de fato irá atuar em conjunto com as corvetas Al Zubarah/ Classe Doha… É um navio sui generis, enquanto a função principal será fornecer cobertura aérea para a pequena esquadra naval do Qatar, coordenando a defesa aérea de área… O Kronos Power Shield era demasiado grande para ser instalado nas corvetas ( de “apenas” 3.300 toneladas) e aproveitar todo o seu potencial, é por isso que se optou por essa solução (corveta + LPD) para atender ao requisito exclusivo da marinha do Qatar.… Read more »

EduardoSP

É realmente um conceito incomum, um LPD que proporcionará cobertura aérea. Operar helicópteros, transportar e desembarcar tropas, hospedar um sistema antiaéreo de área, tudo isso um casco relativamente pequeno, pouco menor que um Arleigh Burke.

Camargoer.

que navio feio… parece feito com caixas de papelão e caixas de sapato amontoadas e pintado de cinza

Dalton

Feio é você 🙂

Camargoer.

RIso… nem lembro mais qual é a resposta..

tem aquela que ficou clássico… “sou meio mas sou cheiroso”. riso.

Camargoer.

Tem um trocadilho bem pior..

“O “Al-Fullk” é feio sim, mas o pai dele o Al-FabioJr” é linddddoooo”

trocadilho horrível.. riso

paulop

Essa certo que nasceu em um papo descontraído junto da gurizada, certo Camargo? Você também é professor, correto? Deve ouvir muita coisa..kkkkk
Abraço

Camargoer.

Pois é… também tem os trocadilhos de química..
são horríveis.. mas fazem sucesso.

ninguém aguenta quase duas horas misturando tabela periódica, mol, estequiometria e cálculo. Por isso, professor de química precisa ser Jedi…. e ter a capacidade de fazer lavagem cerebral, fazer amigos e influenciar pessoas..

“it’s showtime, folks” (só os cinéfilos conhecem esta referência)

Wagner Figueiredo

Mano..ri alto aqui .kkkkk…🤣🤣🤣

Maurício.

De frente, até que não achei tão feio, mas de lado, parece um navio remendado com partes de outro navio.

Marcelo Brandão

De frente parece de lado, de lado parece de frente. Kkkkkkkk

No One

Em menos de 8 anos a Fincantieri, a Leonardo e GSE Trieste ( por meio de uma empresa de fachada denominada M23) entregaram uma marinha de bolso completa para o Qatar.

1 LPD ( 8800 ton.)

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4 corvertas ( 3300 ton.)

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2 OPV ( 720 ton. )
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2 submarinos midgets

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… E mais 28 helicópteros e sistemas de bateria para defesa costeira centrado nos mísseis Exocet e Marte ER.

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È coisa pra caramba para uma nação que é menor de qualquer estado brasileiro, feita exceção do Distrito Federal

Guizmo

O mais interessante é que o Qatar é notório financiador de grupos terroristas que a Otan combate em proxy wars……daí vemos que no fim do dia, são apenas negócios.

Maurício.

“daí vemos que no fim do dia, são apenas negócios.”

Negócios com muita hipocrisia, que no fim do dia, se mostram tudo farinha do mesmo saco.

Talisson

A OTAN não combate os proxys do Catar. Em algumas frentes são até aliados.
Quem os combate são Irã e Russia.
E como disse, são só negócios.

Underground

Que navio mais feio.
Parece que juntaram um porta helicópteros com uma fragata.
Cairia bem na MB.
Já temos uma Frogeta, agora teriamos um NaMuProgeta.

carvalho2008

Adoro este projeto derivado do San Giorgio….sou até suspeito, pois vai de encontro com os conceitos que defendo….faz tudo….
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carvalho2008

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carvalho2008

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carvalho2008

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TeoB

LPD de pequeno porte (que é uma navio a ser escoltado) com mais capacidade antiaérea que as fragatas Tamandaré (que é um navio de escolta) sou fã das Tamandaré, acho as dimensões, motorização, sensores canhão tudo ideal para a MB, mas 12 seaceptor com lançador cogumelo é uma heresia…
Voltando a falar do LPD da matéria para nós acho pequeno, sou mais os dois navios de assalto que o Rey Charles quer vender junto um tanque classe Wave

Carvalho2008

Sendo pequeno e econômico, vc pode ter bem mais que um ou dois deles…

Uns 4 por exemplo…e co sideral que ele pode fã,er mais de um tipo de missão

No One

Dimensões e capacidade de carga me parecem bem próximas ao Makassar peruano, ou estou errado?

carvalho2008

Parece similar sim…prefiro o Italiano, pois o convés é corrido…. Genericamente, salvo exceções, acredito que a maioria dos navios independete da tonelagem, deveria ter este tipo de design….o elemento aereo hoje em dia…de misseis conteiraveis, avulsos, do exercicito fuzileiros, artilharia de boca…não importa….no pega pra capa…voce põe no convés…voce escolhe se na missão colocara varios helis, varios drones, varias baterias antiaereas ou de superfície, ou ainda…simples carga…sem duvida são mais lentos…mas como espelhei aqui mais de uma vez…a motorização do Makassar e seu grupo gerador eletrico, tem a mesma potencial que os NapaOc classe Amazonas… Eu usuaria para tudo….só dispenso… Read more »

Esteves

Feio ou não é uma solução. Eu batizaria o navio como Tipo Carvalho.

Apesar que para nós…pensando bem…não ia dar. Não presta pra desembarcar em Brasília.

Carvalho2008

É disto que estou falando….este aí, óbvio tem algumas Características diferentes de uma Tamandare….mas no todo, nos sistemas e nas armas, pode replicar quase 100% do que uma Tamandare faz ….Orestes caixote de aço, com a vantagem de fazer várias outras missões….

E no frigir dos ovos, creio eu custo o mesmo que as Tamandares….muito parecido….

Então…..

Só de drone,heli ou material de boca ou mísseis dos fuzileiros que podem ficar em pronto emprego no convés…..para mim é vantagem abandonar o design ortodoxo proa-ponte-popa

Esteves

“Um acordo de € 5 bilhões entre a Itália e o Catar para a construção de sete navios de guerra foi assinado em 2017. Sete navios de superfície, dos quais quatro corvetas com mais de 100 metros de comprimento, um navio anfíbio e dois navios de patrulha serão construídos sob este contrato. A Fincantieri e o Catar também assinaram recentemente um Memorando de Entendimento (MoU) em Doha com o objetivo de iniciar discussões sobre os padrões de educação e treinamento do pessoal da QENF. Segundo o memorando de entendimento, a empresa e a Marinha planejam aprofundar as discussões sobre o… Read more »

Marcelo

bem peculiar, é um “mini LPD de Defesa Aérea”

adriano Madureira

Os italianos estão usando esse novo design de bulbo de proa, certamente se mostrou eficiente nos Pattugliatore Polivalente d’Altura (PPA), e agora foi implementado em outra classe de navio.

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