Sob a liderança da STM, dois Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos (NRE+) projetados para a Marinha Portuguesa serão construídos na Turquia.

A Cerimônia de Assinatura do Contrato dos Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos foi realizada em 17/12, em Lisboa, marcando a primeira exportação de uma plataforma naval da Turquia para um país membro da União Europeia (UE) e da OTAN.

O Navio Reabastecedor de Esquadra e Logístico (NRE+), conhecido internacionalmente como Auxiliary Oiler Replenisher and Logistics Ship (AOR+), é uma embarcação multifuncional de apoio projetada com casco deslocante do tipo monocasco e estrutura de duplo casco. Sua missão é fornecer suporte logístico às plataformas navais no mar, tanto em carga seca quanto líquida, durante tempos de paz e de guerra.

Projetados para atender da melhor forma aos objetivos estratégicos e requisitos operacionais da Marinha Portuguesa, os navios contarão com um design único, capaz de realizar projeção de forças conjuntas, operações anfíbias e funções de reabastecimento no mar.

Comparados a outros navios similares, essas embarcações oferecerão maior velocidade e capacidade de carga, além de fornecer suporte logístico e capacidades de comando e controle para operações conjuntas.

Equipados com um Sistema Integrado de Comunicações (ICS), os navios permitirão uma coordenação avançada da frota, por meio de recursos modernos de comando e controle.

As embarcações contarão com configurações avançadas de sensores e sistemas de armas, projetadas para todos os principais tipos de guerra naval, com ênfase especial na Guerra Antiaérea (AAW).

Em conformidade com normas e padrões navais internacionalmente reconhecidos, a plataforma será equipada com um Sistema de Propulsão Diesel-CPP com Motor Elétrico (PTI/PTO), garantindo eficiência operacional e desempenho superior.

Dimensões Principais

  • Comprimento Total (LOA): 137,06 m
  • Comprimento na Linha d’Água (LWL): 128,76 m
  • Boca (B): 19,10 m
  • Calado de Projeto (TDESIGN): 6,70 m
  • Deslocamento (Δ): 11.000 toneladas

Características Gerais

  • Velocidade Máxima com Propulsão a Diesel: 18+ nós
  • Velocidade Máxima com Propulsão Elétrica: 6+ nós
  • Velocidade de Cruzeiro: 14 nós
  • Alcance: 14.000+ milhas náuticas a 14 nós
  • Autonomia: 90 dias
  • Tripulação:
    • 50 pessoas
    • Acomodações para 50 pessoas adicionais
    • Acomodações temporárias para 100 passageiros

Capacidades de Carga

  • F-76 (Combustível Diesel): 4.000 m³
  • F-44 (Combustível de Aviação): 350 m³
  • Água Potável: 650 m³
  • Carga Geral: 700 m³
  • Contêineres: 6 x 20 pés
  • Óleo Lubrificante: 50 – 60 barris
  • Barril de Gasolina: 4 x 2,5 m³
  • Munições: +

FONTE: STM

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Esteves

E Logístico. E logístico. Leva container, helicóptero, canhão rápido. Tá certo?

Não é pro nosso bico.

Carlos

Poderia ser porque Portugal já tinha 150 milhões de euros para contruir ou comprar um reabastecedor já que o reabastecedor que participou na guerra das Falklands foi retirado do ativo porque não tinha condições de segurança e a Marinha Portuguesa fez um projeto e consultou vários estaleiro e encontrou dois que o fariam por 50 milhões de euros e aí a MP preferiu construir dois por 100milhões do que comprar um por 150. Neste vídeo feito em 25 de Maio de 2023 na rubrica Renovação da Esquadra, descreve o que a marinha pretendia fazer e onde afirma que a Marinha… Read more »

TJLopes

Enquanto isso, seguimos deitados em berço esplêndido.

Welington S.

Eu não entendo absolutamente nada de construção naval e suas complexibilidades, contudo este tipo de navio me passa a sensação de ser mais “simples” e “rápido” de ser construído e que não possui tanta complexibilidade se comparado com a construção de um navio de guerra mesmo. Estou errado? Por ser um “Tanker”, é mais complexo a construção do que se imagina?

Burgos

A única complexidade na construção seria a do casco duplo o resto vai de boa 👍

Diego

Nós temos estaleiros com capacidade para isso basta o governo por a grana.

Esteves

Quais estaleiros?

Carlos

100 milhões de euros é o custo desses dois reabastecedores

Santamariense

Esse valor, certamente, deve ser pelos cascos. Envolve a parte metalúrgica, desde o batimento da quilha até o lançamento. Depois, todo o recheio, incluindo sensores, eletrônica, motores, e todo o resto, deve exigir um investimento muito grande que não está incluído nesses 100 milhões. Um navio patrulha de 500 toneladas, completo, tem custo entre 35 e 50 milhões de dólares. Não tem como um navio de 10 mil toneladas ter o mesmo custo de um navio com deslocamento 20 vezes menor.

Carlos

Na Turquia a energia necessária é muito mais barata, a mão de obra não é paga como no Ocidente e ainda as leis laborais são quase nulas, segundo um turco que conheci, na Turquia é melhor ser policia ou militar e por isso existe na Alemanha mais de dois milhões de turcos e descendentes muitos dos quais com dupla nacionalidade como é o caso de Mesut Ozil que era jogador alemão mas o presidente para ele era Erdogan, como tal os custos de produção são muito mais baixos, matéria prima e mão de obra. Não sabia que seria os primeiros… Read more »

Santamariense

Mesmo com tudo que tu escreveu, não tem como um navio desse porte, com tudo incluído ( considere que a Turquia não fabrica tudo que vai no “recheio” dos navios) custar apenas 50 milhões. Simplesmente não tem como! Somente o sistema de propulsão (principalmente o elétrico) tem um valor muito elevado. Não sei qual o modelo do motor diesel escolhido, mas nunca esses motores são baratos. Resumindo, navio desse porte, completo, por 50 milhões, nem na china tu consegue.

Last edited 30 dias atrás by Santamariense
Carlos

Meu caro num dos vídeos recomendado intitulado “Visão do CEMA para a Marinha” feito em 25 de Maio de 2023, mas apenas disponibilizado no início deste ano, podes ouvir a explicação do Alm. Gouveia e Melo onde é bem explicito a falar nesse montante, não fui eu que o inventei e apenas admito que possa não ser porque a inflação neste ano e meio foi grande para os padrões europeus e podes ver também o vídeo feito pela STM https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa/videos/463517273372468/

Santamariense

Tà bem. Vamos aguardar quando estes navios estiverem prontos e os custos finais totais forem divulgados. Até lá, continuo duvidando. Mas, se eu estiver errado e eles custarem apenas 50 milhões, reconhecerei meu erro e incredulidade, sem problema algum.

Esteves

Não temos esses projetos.

EduardoSP

A complexidade aqui me parece ser menos da construção do meio e mais do desenvolvimento do projeto.

Quem projeta tem de saber qual a melhor forma de inserir diversas capacidades no casco de forma que todas as funções sejam executadas da melhor forma possível. Para isso é preciso conhecimento e muita interação entre o demandante e o projetista.

NBS

Um meio que nos faz falta. Parabéns à Marinha Portuguesa.

Last edited 1 mês atrás by NBS
Willber Rodrigues

Portugal comprando logo dois navios logísticos da Turquia.

Enquanto a MB ficando olhando pro céu e rezando a Deus pra que a RN se livre de dois Wave Ruller pra que ela “talvez” possa comprar um.

Que beleza…

Marcelo

Você tem que dar graças a Deus que RN esta vendendo esses 2 usados porque esse dois talvez encaixam no orçamento da MB.
Ja os navios tanque novos pode esquecer.

Carlos

Os projetos são da Marinha Portuguesa que através de consultas encontrou dois estaleiros que construiriam por 50milhões de euros cada e daí a opção de dois navios (vê vídeo acima recomendado por mim)

Carlos

Como o meu comentário anterior não aparece apenas te deixo o titulo de um vídeo “Visão do CEMA para a Marinha” vídeo feito em 25 de Maio de 2023 mas apenas disponibilizado em Janeiro de 2024 onde o CEMA (Chefe de Estado Maior da Armada) explica os projetos da Marinha, projetos de vária ordem mas para o caso apenas nos interessa a rúbrica “Renovação da Esquadra”

Cadu

Uma excelente oportunidade para a MB de adquirir algo novo, deixando de lado os usados da RN.

Uma parceria Brasil-Portugal-Turquia iria muito bem nesse caso.

Augusto José de Souza

Além desses navios ainda tem outros meios navais como fragatas pesadas para complementar as Tamandaré,corvetas e navios de patrulha oceânicos, literalmente existe um oceano de oportunidades para explorar com a Turquia.

fewoz

Aproveitar que a Akaer já começou a colaborar com os turcos e aumentar esta parceria, indo para outros campos. De certa maneira, a Turquia, assim como Índia e Brasil, tenta ser independente. Uma maior colaboração com estes países é necessária.

Leonardo

O destróier deles é sensacional, 8.000 toneladas se não me engano. 64 vls.

Marcos

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Augusto José de Souza

Seria uma boa mesmo para a MB,quem sabe depois de ampliar as fragatas classe Tamandaré com outros lotes esses destroiers venham como navios de maior tonelagem

brutus

interessante nao sabia dessa dimensões dele

Leonardo

Como demonstrado nas imagens dá pra perceber que o destróier é praticamente 100% turco. Armas, sensores, vls, todos produzidos localmente na Turquia.

Augusto José de Souza

Sim seria uma boa uma parceria na área de blindados como o Altay e quem sabe os leopard 2a4 deles modernizados esteja a disposição já que eles tem fileiras deles.

RSmith

A MB necessitaria de dois desses mais como atualmente praticamente não tem navios para compor uma forta pode esperar mais uns 30 anos.

BrunoFN

Bom , parabéns para Portugal , pragmatismo .. mais um bom exemplo para a MB (serve para as 3 ) ”aprender” a para com a frescura de ”made in” … focar nas oportunidade de parcerias com fornecedores dispostos a ”somar” , qualidade do projeto , custos , sem palhaçada de ”tt”, etc … num mundo ideial , era o que a MB precisava para substituir os ”Gastao motta” +…e como n vamos construir nada do tipo por aqui , lado positivo dessa noticia é, menos um concorrente na disputa pelos ‘Wave’ …ja que se cogitava-se um deles por la também

Augusto José de Souza

Turquia pode ser uma excelente parceira na área naval com esses navios abastecedores e outros meios navais como corvetas e fragatas maiores e navios de patrulha oceânicos.

Leonardo

Eu acho excelente. A STM possui projetos bem interessantes.

Augusto José de Souza

Podemos comprar esses navios tanque e também os projetos só STM que podem interessar a MB como fragatas maiores,corvetas e patrulhas oceânicos.

Carlos

Este projeto é da Marinha portuguesa e podes ver num vídeo recomendado por mim logo num dos primeiro comentários

fewoz

Antes foi o porta drones, agora este navio super interessante. Portugal vem fazendo compras bastante interessantes ultimamente. Boa visão de Marinha.

Carlos Campos

Enquanto isso sonho com os Wave

Rodrigo

Nem.adianta olhar isso, a marinha nossa iria abastecer o que, mal temos navios..ou seria para levar bebidas para eventos

adriano Madureira

O Brasil há anos assinou acordos de cooperação na área de defesa, tecnologia entre outras áreas, mas até agora nada,

Os turcos já mostraram suas qualidades na área de defesa e sua BID é vasta, pena que nossos militares tem Pedigree europeu, e só adquirem produstos do velho mundo.

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Poderíamos adquirir produtos da BID turca, de prateleira mesmo,apenas para reforçar nossa marinha.

Augusto José de Souza

Dependendo do ritmo de produção dos turcos podemos encomendar de fábrica,OPVs eles tem Excelentes opções para os distritos navais e corvetas também.

Dr. Mundico

Creio que o Brasil não precisa ficar babando ovo para Portugal ou Turquia no que se refere a esse tipo de embarcação.
É um navio relativamente fácil e barato de ser construído. No fim das contas são várias cisternas dentro de um mesmo casco, algo como um caminhão-tanque.
O que nos falta é pesquisa, projeto e interação fabricante/cliente.
E suspeito que se for para obter apenas duas unidades, sai mais barato comprar feita.

BVR

Dr.Mundico, vc “esqueceu” colocar 2 outros componentes na sua excelente lista, faltaram o $$$ e a vontade política.
Saudações

Fabio

Alcance 14.000 milhas apenas, vai precisar de reabastecimento

Carlos Campos

tu acha 14k pouco?
Da para navegar até a India

Last edited 1 mês atrás by Carlos Campos
Fabio

precisa voltar, não? Seriam 7000 alcance máximo pra abastecer alguém e retornar

Carlos Campos

mesmo assim, 7000 milhas náuticas dá para cobrir bem todo o atlântico sul

TeoB

olha acho que Portugal deveria ter condições para construção local de um navio desses…
fiquei surpreso em ver que compraram fora

Bruno

Portugal até tem condições para construir estes dois navios novos, mas neste momento temos os estaleiros a construir 6 novos navios.

Em 29 de dezembro de 2023, a Marinha Portuguesa assinou um contrato para a aquisição de seis novas unidades de seus Viana do Castelo Offshore Patrol Vessels (OPVs) com a empresa de construção naval portuguesa West Sea – Estaleiros Navais. Os navios devem ser construídos no estaleiro de Viana do Castelo. O projeto terá um valor total de cerca de 300€ milhões.

Last edited 30 dias atrás by Bruno
Carlos

Em Portugal já se construíram super petroleiros. Aqui no Poder Naval podes ver o estaleiro da Lisnave https://www.naval.com.br/blog/2024/04/27/visita-a-lisnave-estaleiros-navais-com-a-confraria-maritima-liga-naval-portuguesa/, os estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo construi navios tão grande ou mesmo maiores do que estes mas de duas uma ou está cheio de trabalho e não podia ou o preço não agradava à marinha Portuguesa, mas penso que seja a primeira opção porque vai construir 6 NPO para a marinha por 300 milhões de euros

Abdullah

Having a shipyard is not enough. This ship is equipped with the Advent ship management system. Without such a software and hardware package, building the ship in your own shipyard is not only extremely difficult but also, even if you manage to build it, the ship still won’t truly be yours.

Leonardo

Na imagem, o provável futuro presidente de Portugal a partir de 2025.