A Saab assinou um contrato com a Administração Sueca de Materiais de Defesa para modernizar a capacidade de mísseis antinavio costeiros da Suécia. O valor total do pedido é de 800 milhões de coroas suecas, e as entregas começarão em 2026. A maior parte do pedido foi registrada no terceiro trimestre de 2024.

O contrato inclui o míssil antinavio RBS15 Mk3 da Saab, integrado a um módulo de lançamento instalado em um caminhão. Atualmente, a Suécia utiliza o modelo anterior, o RBS15 Mk2. A capacidade de mísseis antinavio costeiros foi reintroduzida nas Forças Armadas Suecas em 2016 e agora será complementada com o RBS15 Mk3 em novas plataformas de lançamento.

“A Suécia receberá um aumento significativo de capacidade com um míssil antinavio que apresenta um buscador de alvos mais avançado, maior alcance e uma ogiva maior. O RBS15 foi desenvolvido especificamente para o ambiente complexo e as condições climáticas adversas do Mar Báltico”, disse Görgen Johansson, chefe da área de negócios Dynamics da Saab.

O RBS15 Mk3 possui alcance de mais de 200 km, pode ser lançado de navios e caminhões, e é utilizado principalmente contra alvos navais. O sistema é desenvolvido e produzido pela Saab.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança, com a missão de ajudar nações a proteger suas populações e manter a sociedade segura. Com 24.000 funcionários talentosos, a Saab ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas submarinos. Com sede na Suécia, a Saab possui operações importantes em todo o mundo e faz parte da capacidade de defesa doméstica de várias nações.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments