Armada do Chile: Missão Antártica 2024-2025
Entre novembro e abril, será realizada a Missão Antártica 2024/2025 (COMANTAR), com o objetivo de apoiar pesquisas científicas, fornecer suporte logístico e garantir a segurança nas águas antárticas.
O rebocador ATF-60 “Lientur” terá um papel de destaque em sua primeira participação nesse tipo de missão, acompanhado pelo patrulheiro OPV-83 “Marinero Fuentealba” e pelo quebra-gelo AGB-46 “Almirante Viel”, formando um grupo de operações conhecido como “Trinomio Antártico”. As embarcações realizarão diversas atividades, incluindo transporte de carga e pessoal, fiscalização pesqueira e sinalização marítima.
Essa missão reforça o compromisso do Chile com a conservação e proteção do ecossistema antártico, além de incentivar a cooperação internacional, por meio de operações conjuntas com outras nações.
Além disso, a COMANTAR fornecerá apoio logístico a várias bases científicas, garantindo a continuidade e o sucesso das pesquisas realizadas no continente antártico.
VÍDEO: Missão Antártica do Chile 2024-2025
FONTE: Armada de Chile
Impressionante a quantidade de bases chilenas na regiao antartica. Parabens a eles!
Gosto da idiossoncrasia das Forças Armadas Chilenas: pés no chão, dentro da realidade deles, vão comprando de prateleira os armamentos, alguns eles fazem localmente, e nessa política estão muito bem armados: Fragatas de segunda mão, porém muito bem armadas, Leo 2a4, F-16, Scorpene. E já operam esses vetores há anos. O país tem níveis socioeconômicos relativamente bons, apesar de problemas típicos de América Latina. Mas vamos lá: o Chile pretende ter essa parte da Antártica, assim como a Argentina e Reino Unido. Mas vamos ser sinceros… quais às chances de isso ocorrer? o Chile não terá porte para isso. A… Read more »