A última viagem do ex-USS John F. Kennedy (CV-67)
Um capítulo da história naval está se encerrando com a última viagem do USS John F. Kennedy (CV-67), o antigo super porta-aviões da Marinha dos EUA. Desativado, o navio está partindo da Filadélfia com destino a Brownsville, no Texas, onde será desmontado. Esse momento marca o fim de uma era, já que o USS John F. Kennedy foi o último porta-aviões norte-americano movido a combustível convencional, servindo à frota por quase quatro décadas.
Enquanto essa icônica embarcação segue para seu destino final, a Marinha dos EUA se prepara para receber seu sucessor tecnológico, o USS John F. Kennedy (CVN-79), um porta-aviões da classe “Ford” projetado para revolucionar a aviação naval.
Comissionado em 7 de setembro de 1968, o USS John F. Kennedy (CV-67) foi o primeiro navio a homenagear o 35º presidente dos Estados Unidos, que serviu como tenente da Marinha durante a Segunda Guerra Mundial.
Ao longo de sua trajetória, o CV-67 participou de várias operações e eventos significativos, demonstrando a complexidade das operações navais. O porta-aviões teve um papel importante na Operação Desert Shield, em 1990, e, apesar dos desafios, continuou a se adaptar ao cenário geopolítico, apoiando a Operação Southern Watch e a Operação Enduring Freedom.
A embarcação foi retirada de serviço pela Marinha em 2005, descomissionada em Mayport, Flórida, em 2007, e permaneceu atracada na Filadélfia por quase duas décadas. Em 2021, a empresa International Shipbreaking Limited comprou o navio por apenas US$ 0,01, preparando o terreno para sua última jornada até os estaleiros de desmonte em Brownsville. O Contra-Almirante Bill Greene destacou que o navio “sempre será lembrado como um símbolo de liberdade duradoura e um farol de esperança e paz durante tempos difíceis.”
Enquanto o CV-67 realiza sua derradeira viagem, a Marinha dos EUA se prepara para receber seu substituto, o USS John F. Kennedy (CVN-79), um porta-aviões da classe Ford e o segundo a levar o nome do presidente John F. Kennedy. O novo navio incorpora mais de 23 novas tecnologias, incluindo avanços em propulsão, geração de energia, manuseio de armamentos e sistemas de lançamento de aeronaves. Essas inovações permitirão um aumento de 33% na taxa de operações de voo, além de uma economia de US$ 4 bilhões nos custos operacionais ao longo de sua vida útil, em comparação com os porta-aviões da classe Nimitz. Movido a energia nuclear, o novo USS John F. Kennedy tem sua entrega prevista à Marinha em 2025.
FONTE: www.chron.com
Um dos primeiros livros que tive sobre aviação militar foi um livro sobre os F-14A, e muitas das fotos dele em Deployment foram tiradas à bordo do JFK durante os primeiros anos da década de 80.
Bons tempos.
A configuração de esquadrões da primeira foto, com F-14 Tomcat, A-7 Corsair, A-6 Intruder e S-3 Viking é, sem dúvida, a mais legal da US Navy em qualquer época