China comissiona primeira fragata Type 054B, ‘Luohe’ (545), em cerimônia oficial

26

Qingdao, 22 de janeiro de 2025 – A Marinha Chinesa (PLA Navy) realizou a cerimônia de comissionamento da primeira fragata Type 054B, denominada Luohe (545), na cidade portuária de Qingdao. O evento marca um avanço significativo na modernização da frota naval chinesa.

A Tipo 054B representa um aprimoramento substancial em relação à sua antecessora, a Type 054A, destacando-se por suas dimensões ampliadas. A nova fragata possui um comprimento total de aproximadamente 150 metros e um deslocamento estimado de 5.000 toneladas, tornando-se uma embarcação mais robusta e versátil.

Entre os equipamentos de última geração instalados na fragata, destacam-se o novo radar S-Band AESA de rotação em dois planos, um sistema de lançamento vertical VLS de uso geral com 32 células, além do míssil antinavio supersônico YJ-12 e um canhão de 100 mm.

O Luohe (545) foi entregue à frota chinesa apenas um ano e cinco meses após seu lançamento no estaleiro de Hudong, ocorrido em agosto de 2023. A rápida incorporação da fragata evidencia a aceleração dos programas de defesa navais chineses e reforça a capacidade operacional da Marinha do Exército de Libertação Popular.

A entrada em serviço da Type 054B reforça a posição da China como uma potência naval em expansão, consolidando sua presença no Indo-Pacífico e ampliando suas capacidades estratégicas para operações navais modernas.

VÍDEO: Incorporação da primeira fragata Type 054B

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Cardeal

Como é bacana o desenho dessa fragata. Assim como esta sendo comum ver os vasos chineses. Sem análise técnica alguma, são de muito bom gosto.

IntenseMX

Linda demais, manda 7 dessa pra cá em troca de algumas moedas_____________

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.

Samuel Asafe

Com uma frota desse tamanho focada só naquela região do globo, não consigo imaginar como alguém conseguiria sustentar fogo contra eles. Talvez somente os americanos, mas com quantos carrier strike groups? 6? Talvez até 7.
Se em tempos de paz lançam navios como se fossem carros, imagina em um esforço de guerra.

Last edited 6 horas atrás by Samuel Asafe
Tomcat

Para ser bem sincero, meu sonho para o Prosuper era ou a Type 54 ou a KDX-II. Pena que a grana não dava.

Nativo

Não foi grande, foi o cabresto euro americano muito apertada, nos caciques militares da nação.

BVR

Salve Tomcat !
Também considero as KDX-II teriam sido uma ótima escolha para a MB.
Elas tem linhas elegantes e são muito bem equipadas para o propósito que foram construídas.

Emmanuel

Impressionante como o desenho do casco chinês evoluiu.
Essa é uma classe de navio que eu queria ver na MB.
Queeeeria.

Burgos

Bonita e Parruda ela é !!!
Parabéns aos Engenheiros 👍
Agora tem que ver se aguenta o tranco também 👀

Wellington R. Soares

Embala 8 pra viajem e passa régua. Manda o PIX !!!!

FERNANDO LARAGNOIT DE OLIVEIRA JR.

Isso sim, é uma fragata!!!
Entendedores, entenderão.

Wilton Pereira dos Santos

Nossas fragatas classe tamandare possui apenas 12 silos para mísseis antiaéreos, enquanto a fragata chinesa possui 32. Acho que nossas fragatas já nasceram bem limitadas.

737-800RJ

Esse, sem dúvidas, é o ponto fraco de nossas fragatas. Claramente há espaço para mais silos na Tamandaré… 24 seria um número de respeito. Sem contar que terão apenas 4 lançadores de mísseis antinavio, quando o padrão para este tipo de deslocamento é de 8.

“Ah, mas a maior parte do tempo os silos ficariam vazios e em caso de necessidade é só usar lançadores em contêineres ou blá, blá, blá…”

Por que tudo aqui tem que ser no jeitinho e na mediocridade?

Guizmo

Disse tudo….mediocridade! Isso descreve bem

Machado

Existem forças ocultas que não permitem nossas forças armadas ter muito poder. Forças ocultas estrangeiras e mentalidade nacional um pouco também

Substancial

E´, a corrida armamentista está a todo vapor, onde será que o Brasil vai estar presente nesse palco de guerra?

Padofull

Provavelmente do lado perdedor. E não tô falando nem do EUA e nem da China, pois seremos colônia (novamente) do que ganhar.

Marcos

Vendendo frango e soja pros dois lados

Otto Lima

40 anos atrás, a frota da Marinha do Exército de Libertação do Povo era composta por cópias locais de navios soviéticos dos anos 50 e 60. Atualmente, os chineses produzem diversos tipos de navios com tecnologias locais no estado da arte, em quantidade e qualidade.

Magaren

brasil tem quantas dessa categoria?

Guizmo

Temos 24 dessas

Claudio Moreno

Boa tarde a todos os senhores camaradas do Naval (Trilogia como um todo).

No calor de 35°C da Sampa desvairada, eu desejo apenas destacar a seguinte porção do texto: “O Luohe (545) foi entregue à frota chinesa apenas um ano e cinco meses após seu lançamento no estaleiro de Hudong, ocorrido em agosto de 2023.”

Se os nossos estaleiros e o AMRJ fossem assim, penso que não perderíamos os custos.

Pergunta: _Quanto tempo mesmo estamos patinando com a Classe Grajau (nem lembro se é esse o nome da classe do NaPaOc… triste)

Sgt Moreno

Top Gun Sea

Me dê papai! Esses Caras já se tornaram consagrados na arte de construir navios de guerra, já estão aperfeiçoando o que já é aperfeiçoado. O único problema é que somos dependentes de produtos ocidentais. Não podemos comprar armamentos chineses por que se não os ingleses, franceses, americanuuus, deixam de vender sucatas para nós. A defesa aerea tem o comprometimento de nem olhar para aviões chineses. Somos chantagiados pelo ocidente com produtos super caros e possivelmente com as mesmas qualidades e tecnologia dos chineses. Experimente fazer o famoso negócio da China e comprar um pacote de 4 fragatas pesadas Type 054B… Read more »

Last edited 3 horas atrás by Top Gun Sea
Guizmo

Apesar de estar convicto da maior importância de submarinos do que vasos de superfície, minimamente defenderia a MB com 06 Tamandarés e 2 dessas Type54, a versão D tbm cairia bem.

BVR

Rapaz, que linhas elegantes as desse navio !
Olhando superficialmente parece bem armada (canhão, lançadores verticais, defesa de ponto, mísseis antiaéreos, misseis anti-navios…). Não vi lança torpedos; mas tem hangar pro heli.

Acho que se encomendarmos 12 agora, em dezembro estaremos com umas 6 devido ao ritmo frenético de produção deles. Rsrsrsrsrsrsr…

Saudações.

Marcos

Parece que sobrou um espaço na frente que, se deslocassem para lá o canhão, comportaria um segundo sistema de lançadores VLS com outras 32 células.

Akhinos

Eu acho o Type 052D o destroyer mais bonito do mundo. E ele custa basicamente metade do preço de uma Tamandaré, por causa da economia de escopo da produção industrial chinesa.

Mas estamos proibidos de ter qlq coisa da China para não causar “mal-estar” nos nossos overlords.