Berlim, 29 de janeiro de 2025 – O Comitê de Orçamento da Alemanha está prestes a aprovar garantias estatais no valor de até 4,1 bilhões de euros (US$ 4,27 bilhões) para auxiliar a empresa Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) na conquista de um contrato com a Argentina para a construção de três submarinos, segundo fontes do comitê consultadas pela Reuters.

O contrato, avaliado em aproximadamente 2,2 bilhões de euros, ainda não foi formalizado, e há concorrência com um estaleiro francês, que também está na disputa pela encomenda argentina.

Caso seja concretizado, o acordo cobrirá a construção e entrega de três submarinos do Type 209, além de peças de reposição e treinamento para a Marinha Argentina. De acordo com um documento do comitê analisado pela Reuters, o estaleiro alemão está em negociações diretas com o Ministério da Defesa da Argentina, e as entregas estariam programadas para 2034 e 2035.

Um dos principais requisitos para que a Argentina firme o contrato com a TKMS é a oferta de financiamento a longo prazo, algo que a aprovação das garantias pelo governo alemão ajudaria a viabilizar. A expectativa é que o Comitê de Orçamento aprove as garantias ainda nesta quarta-feira.

A Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) não comentou oficialmente sobre o caso até o momento.

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Bernardo santos

”Entregas previstas de 2034 e 2035”, os argentinos vão ter que escolher ao menos 1 unidade usada nesse período.

Willber Rodrigues

Ou não.
A Armada não tem mais nenhum sub operacional desde 2017, quando o San Juan afundou…

TeoB

Depois do Acidente trágico com o ARA San Juan não acredito que eles comprem algo usado, mas uma coisa que dava pra negociar era entregar um SBR nosso com venda de prateleira e agente encomendar um outro pra manter a produção… poderia ser o S42 ou o S43, seria bom para eles e para nós!
aí eles esperam nos novos para 2034

Last edited 4 horas atrás by TeoB
André Sávio Craveiro Bueno

Que, aparentemente, espionava as Falklands.

EduardoSP

Para entrar em operação em 2034 poderiam escolher um submarino mais moderno, como o 214.

Alexandre Galante

Será um Type 209 NG.

JGF

MTA emoção pensar que a Argentina de fato vai concretizar essa compra! Quando se trata de Argentina, só acredito quando realizarem o primeiro teste de mar! Até lá muita água ainda vai rolar por baixo e por cima desses submarinos

Last edited 5 horas atrás by JGF
Pedro Curti

O custo e demasiado, o 209 atende e tem preco mais acessivel

Pedro Fullback

Enquanto isso, temos um presidente orgulhoso que é incapaz de separar indiferenças pessoais.

São nesses casos que o Brasil deveria negociar com a Argentina. Além do mais, boa parte dos componentes do Guarani e Kc-390 são feitos na Argentina, e isso seria um bom motivo para argumentar.

“Calma aí Hermanos, vocês fazem parte de um produto com alto teor tecnológico ( Kc-390 e Guaranis), não fazem encomendas, então, compra aí 3 Riachuelos, e eu compro 2 pra fazer escala de produção”. `

Willber Rodrigues

Mesmo que os PR’s brasilero e hermano fossem melhores amigos ( e, lembrem-se, não são ), você estaria dispostos e financiar bilhões de reais pra que a Argentina compre 390, Guaraní e Riachuelo? Quer mesmo arriscar? Os argentinso sempre viram o Guaraní como “um carro de brinquedo”, até pouco tempo, compartilhavam da opinião que o 390 é um “carrinho de mão”, e se a MB ja está sentindo na pele que operar Scorpéne é mais caro que operar IKL, imagine a Armada. Não, desse mato não sai cachorro. Por isso que torço pro 390 ganhar na Índia, e as peças… Read more »

JS666

Mas amigo, a maioria dos países tá f** de orçamento tbm, se nós formos 100% seletivos quanto a clientes não vamos exportar nunca. A Alemanha vai financiar os caras e não tá nem aí. No caso da Argentina imagino que nós ainda teríamos uma vantagem, podíamos incluir “escambos” no contrato como garantia, “se não pagar determinada parcela a Argentina fornece X motores do Guaraní” ou algo similar, podia até ser gás natural do novo campo que vão começar a explorar.

Willber Rodrigues

Eu não estou dizendo que devemos ser 100% seletivos na hora de vendermos algo porque, como você mesmo disse, nenhum país do mundo está com 100% do “nome limpo na praça”.
Mas tem países em que você ainda pode negociar algo, pois sabe que pode pagar;
E tem países em que você SABE, de antemão, que é 100% certo de que vai passar raiva e calote.

A Argentina se encontra na segunda categoria acima.

JHF

Perigo de calote ….

Willber Rodrigues

Como tudo vindo da Argentina, eu lhes desejo boa sorte, e desejo que eles consigam.

Como tudo vindo da Argentina, só acredito vendo.

Emmanuel

A Classe Tupi é baseada no projeto U-209-1400.
O que a MB deveria ter feito? Evoluído o Tupi para uma embarcação maior, deslocando acima de duas mil toneladas.
O que a MB fez? Comprou o Scoperne achando que teria submarino nuclear.

A marinha argentina usava um 209 (ARA Salta), e dois TR-1700 (Thyssen). O que a Armada provavelmente irá fazer? Financiar submarinos alemães.

Essa é diferença de uma marinha que pensa em meios e outra que pensa em ToT. Bom senso.

EVERTON UCHOA SBRISSE

kkkkkk, argentinha pensa tanto em meios, que ficou sem nenhum. A Classe Riachuelo causa inveja nos nossos irmãos sulamericanos.

Emmanuel

Claro.
Acho que mais surpresa que a inveja deles é a surpresa do Almirantado em saber o custo operacional do Riachuelo.

https://www.naval.com.br/blog/2021/05/02/marinha-se-surpreende-com-o-custo-operacional-dos-submarinos-classe-riachuelo/

A Armada está fazendo o racional. Diferente da MB que fez o irracional. Largou um ToT por outro. Mas como é contribuinte quem paga por esse devaneio, então está tudo bem.

Augusto

O Comitê de Orçamento da Alemanha (obviamente, do Estado) lutando para dar dinheiro público para auxiliar a empresa TKMS (privada, naturalmente) a vender. Está aí um Estado que se mexe para promover metas privadas que, ao fim e ao cabo, acabam abrangendo interesse público. Temos muitos que aprender.

RPiletti

Embraer recebe auxilio do BNDES, o que nos falta é outras empresas para os bancos financiarem as exportações de industrializados deste nível.

Augusto

Se você acompanha este blog há algum tempo, deve saber do parto que foi chegar ao ponto de o BNDES financiar exportações de materiais de defesa e, até onde sei, esse financiamento é só para a Embraer, por causa de um acordo específico. O Banco do Brasil com sua presidente woke encerrou expressamente o financiamento da base industrial de defesa brasileira e o mesmo ocorreu com bancos privados brasileiros.

EduardoSP

Atualize-se.
A orientação do BB foi revertida pouco depois de divulgada.

Last edited 3 horas atrás by EduardoSP
Matheus R

Afinal qual é o melhor, o Scorpene brasileiro ou o 209 NG?

Gabriel BR

Riachuelo sem duvidas.

Jagderband#44

Estão gastando todo o dinheiro em Balneário Camboriú.

Gilson

A marinha do Brasil, ( MB ), já tem dois ( submarinos classe scorpene SBR, em operção ), e vai colocar mais em operação, total: três submarinos e falta mais um pro ano que vem 2026. Em 2026 teremos quatro submarinos classe scorpene SBR, e em 2033 esta previsto o lançamento do SNB, o Alvaro Alberto. A previsão da primeira entrega de um submarino pra Argentina é só em 2034 ou 2035. Eu, penso que: poderiamos até ampliar a construção de mais dois scorpene SBR, até 2035, e, lá poderiamos estar com seis SBR, convecional e um nuclear.

Top Gun Sea

Ele tem que fazer esse negócio é com os EUA, pois ele é ventriloquo do Tio San e está cheio de moral com o homem laranja.