ICN assina novo contrato de manutenção para submarinos da classe Riachuelo
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Submarino Riachuelo - S40
No dia 5 de fevereiro, o Diretor-Presidente da Itaguaí Construções Navais (ICN), Renaud Poyet, assinou, junto ao Vice-Almirante Batista, o novo Contrato de Manutenção dos Submarinos Brasileiros (ISS 25). O acordo abrange os Submarinos Riachuelo e Humaitá, os mais recentes navios construídos pela ICN e incorporados à Força de Submarinos da Marinha do Brasil.
Este contrato tem como escopo os períodos de manutenção do IMA (Intermediate Maintenance Availability) 3, 4 e 5 do Humaitá e da SRA1 (Selected Restrictive Availability) do Riachuelo que ocorrerão durante o ano de 2025. A ICN realizará as tarefas de manutenção preventiva da plataforma e os trabalhos corretivos sob demanda do seu cliente.
A cerimônia de assinatura ocorreu nas Instalação da Diretoria Industrial da Marinha, no Rio de Janeiro e contou com a presença das autoridades como o Diretor Presidente da ICN Renaud Poyet, o Diretor Industrial da Marinha Vice-Almirante Batista, o Diretor Industrial da ICN Mário Botelho, o Contra-Almirante Cantarin, o CMG (RM1) Saint Clair, e o Assessor da Presidência da ICN Jean Marie Balcon.
A assinatura do Contrato de Manutenção dos Submarinos da Classe Riachuelo constitui um marco crucial para a ICN. É o pleno reconhecimento, por parte do seu cliente, da excelência da ICN e das suas equipes na área de manutenção. Este contrato credencia a ICN como um parceiro importante e estratégico da Base Industrial de Defesa do Brasil. A ICN agradece à DIM pela confiança renovada!
FONTE: Itaguaí Construções Navais (ICN)
Espero que seja o primeiro passo para submarinos adicionais e o segundo lote.
Não há relação. O estaleiro foi construído também para a manutenção dos Scorpenes, mas isso demanda contratos. Como a MB tem dos Scorpenes operacionais, os contratos de manutenção são para eles. Ainda tem dois Scorpenes para serem incorporados… quando acontecer, a MB terá que assinar novos contratos.
Continue esperando…
Não se preocupe, os submarinos adicionais serão encomendados daqui 20 anos, vai levar 10 anos para fazer um novo ToT e mais uns 10 para lançar o primeiro no mar.
Segundo documento apresentado ao congresso, seriam cinco convencionais e seis nucleares distribuídos todos pela costa.
Talvez o planejamento tenha sido alterado.
Se já não conseguimos de dar conta da construção de outras embarcações mais necessárias, quem dirá quatro SNBR adicionais…
Lembro de um planejamento assim… agora, o que temos certeza é do contrato de 4 Scorpenes e o SN10. Ainda não existe nenhum contrato para mais submarinos que estes 5.
Pelo menos poderiam adquirir um quinto Riachuelo no lugar do Tikuna que deverá ser desativado. O sub nuclear ainda vai levar um bom tempo.
Qualquer acordo que mantenha esse estaleiro e seu pessoal ocupados já é uma vitória.
Mas vitória MESMO seria um contrato pra +2 subs…
Salve Willber Rodrigues!!
“Qualquer acordo que mantenha esse estaleiro e seu pessoal ocupados já é uma vitória.”
Notei um “Q” de quase aflição no seu comentário. Rsrsrsrsrs…
Mas acredito que essa sensação atinja 101% dos comentaristas aqui na Trilogia.
Qual a situação atual dos “Tupi”?
O Tupo e o Tikuna estão operacionais. o Tupi deve ser retirado de serviço quanto completar o ciclo atual, é improvável que ele receba qualquer manutenção adicional. O Tikuna é o mais novo… existe um dúvida se ele vai receber mais um ciclo de manuteção ou se vai dar baixa logo depois do Tupi.
então, a MB tem hoje 2 Tupis (Tupi e Tikuna) e dois Scorpenes… acho que o Tupi vai dar baixa logo que o S42 for entregue.